Manutenção: (LAND ROVER FREELANDER 2 S i6 3.2 2007)

Discussão sobre Freelanders
Avatar do Utilizador
JR@PRotheus
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 27 out 2014 20:54
Land Rover: Freelander 2 S i6 V6 3.2 (2007/2007)
RTI: 0
Localização: São Paulo / Brasil - BR

Manutenção: (LAND ROVER FREELANDER 2 S i6 3.2 2007)

Mensagem por JR@PRotheus »

Prezados Amigos deste Maravilhoso e Conceituado Fórum!

É com imenso prazer que volto à participar deste FORUM pois a quase 5 anos tive um Chrysler PT-Cruiser e não aguentei (Suspensão muito Fraca para nossas estradas que aliás digamos de passagem está um verdadeiro caos), voltei para um 4X4, indiscutível...

A cerca de 01 mês adquiri uma Fantástico exemplar (LAND ROVER FREELANDER 2 S i6 3.2 2007/2007) - 130.000km, e como quero submetê-lo em uma viagem de 4000km neste final de ano, "por mais que o antigo dono garantiu que todas as revisões foram feitas e que está tudo em perfeito estado", mesmo assim, resolvi levá-lo à uma concessionária LAND (Aqui no Brasil - São Paulo), levei e o carro ficou um dia inteiro com eles, hoje me ligaram e disseram que a manutenção iria ficar em R$ 13.000,00 "quase surtei, quase tive um ataque e um AVC"... Então, perguntei exatamente o que estaria sendo trocado nesta revisão e então me disseram, "...o senhor só terá acesso à estas informações, depois que o senhor autorizar a manutenção...". Não acreditei em estar ouvindo uma coisa tão absurda dessas... Quase um assalto à mão armada...

Falei com o antigo proprietário o fato ocorrido e ele me garantiu que seria impossível uma coisa dessas que era para eu levar à um mecânico de minha confiança e sair/correr de concessionária.

Mas ai, me gerou a dúvida: O que exatamente se troca com 130.000km?

Itens que na minha Freelander precisam trocar e/ou estão faltando:

1º) - Batentes do Capô (os pequenos e os grandes tipo parafuso) *** Faltando ***;

2º) - Suporte de Plástico (lado do motorista) que fica pelo lado de dentro "existe dois, um de cada lado" no parachoque traseiro *** Quebrado *** ;

3º) - Refletor traseiro acoplado no parachoque traseiro (lado do passageiro) *** Faltando ***;

4º) - Reservatório de Óleo da Direção Hidráulica (segundo o antigo dono - "está na hora de ser trocado") *** Dúvida ***;

5º) - Batente das Portas Dianteiras (direita e esquerda) - "Pois observei que em cada uma delas tem um buraquinho +/- 6mm no canto inferior esquerdo/direito que parece que ali encaixa um batente 'arroela de borracha com um pino para encaixe' para quando fechar a porta não fazer barulho" *** Dúvida ***;

6º) - Pneu 235/70R17. Atualmente minha Freelander está com a medida 235/65/R17 mas acho que faz muito barulho nos pequenos buracos, então anonimamente liguei numa concessionaria perguntando se eu poderia estar mudando para um perfil maior e eles 'Não dão esta informação' e também, infelizmente, não consegui achar em lugar algum se eu fizer esta mudança, no que poderia acarretar de problemas na suspensão, computador de bordo, medidores, controle de estabilidade e etc. *** Dúvida ***

Pode parecer besteira mas, me disseram que a Freelander 2 não tem correia e sim corrente e que o Óleo de Cambio só se troca com 150.000km. Foram tantas cosias que eu ouvi as pessoas dizendo que estou apavorado em função das incertezas.

Consegui um "Check List", mas lá também não fica claro essas coisas.

Por isso meus nobres amigos, peço humildemente por gentileza que me ajudem à montar uma lista de exatamente o que trocar nesse carro, considerando esta km.

Poderíamos até montar um Tópico deixando claro exatamente o que dar manutenção nos 100.000km, 130.000km, 150.000km, 180.000km, 200.000km... Seria maravilhoso para a maioria (talvez) que assim como eu não está nadando em dinheiro... Risos! (Brincadeiras a parte).

Desde já fico muito agradecido pela receptividade, acolhida e carinho de todos.

Abraços Fraternos,

Junior
Imagem
Avatar do Utilizador
Fabio Prata
master TT
master TT
Mensagens: 1518
Registado: 31 jan 2008 11:17
Land Rover: Ex Defender 90 300tdi 1995,defender 90 td5 2005,defender 110 td5 2006.Discovery 3 SE 2007.actual defender 110xs 2011
Sócio LCP: 2400
RTI: 0
Localização: England

Re: Manutenção: (LAND ROVER FREELANDER 2 S i6 3.2 2007)

Mensagem por Fabio Prata »

Bem vindo!
Eu nao percebo nada de freelanders portanto nao posso ajudar...
Boa sorte.

Fabio
Imagem
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Manutenção: (LAND ROVER FREELANDER 2 S i6 3.2 2007)

Mensagem por Freepedro »

Bem-vindo!

Ainda não há aqui no forum muitos utilizadores com Freelander 2, pelo que essa informação poderá ser mais dificil de encontrar...

Boa sorte com a máquina!
Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 992
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Manutenção: (LAND ROVER FREELANDER 2 S i6 3.2 2007)

Mensagem por Mr_Trecolareco »

13.000 reais ainda é uma conta jeitosa...

Pelo que vi online o UK a manutenção ronda estes preços:
http://carfocus.tumblr.com/post/8668565 ... cing-costs
Harwoods LAND ROVER, Edenbridge
Freelander 2 3.2 I6 HSE Petrol
First Service: 15,000 miles or 1 year - £390
Second Service: 30,000 miles or 2 years - £415
Third Service: 45,000 miles or 3 years - £390
Fourth Service: 60,000 miles or 4 years - £415
Fifth Service: 75,000 miles or 5 years - £475 - See more at: http://carfocus.tumblr.com/post/8668565 ... pkBxf.dpuf


Os teus pontos 1,2,3 e 5 não devem ser mto caros, é passar pela secção de peças e perguntar o preço das peças. Com sorte até tu consegues meter as coisas no sitio.

Ponto 4, é o reservatório que tem fuga e precisa de ser trocado ou apenas o oleo da direcção assistida?

Ponto 6, /65 para jante 17 nem é mto baixo. Mas de facto essas ruas e lombas em São Paulo matam qqer coisa. Tens a certeza que não será borrachas dos topos de suspensão? ou mesmo amortecedores? ( isso podia explicar a conta mais elevada da concessionaria )


Qto ao oleo da caixa de cambio...é normal serem de longa duração, mas nao perdes nada em trocar mais vezes. Sendo um carro em segunda mão com 130.000km's eu aproveitava e trocava. ( assim como trocava o oleo dos travões e verificava o estado de discos e pastilhas )


Tens aqui o manual de serviço do freelander 2 para veres o que deve ser trocado, quando e como.

https://www.wetransfer.com/downloads/80 ... 858/2af334


E aqui o forum do UK onde o freelander é mais comum, especialmente o 3.2 que por cá deve ser raro.

http://www.landyzone.co.uk/lz/f9/
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
Avatar do Utilizador
JR@PRotheus
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 27 out 2014 20:54
Land Rover: Freelander 2 S i6 V6 3.2 (2007/2007)
RTI: 0
Localização: São Paulo / Brasil - BR

Re: Manutenção: (LAND ROVER FREELANDER 2 S i6 3.2 2007)

Mensagem por JR@PRotheus »

Prezados amigos

Muito Bom Dia!

Gostaria de agradecer toda a dedicação e ajuda dos amigos, bem como a acolhida neste conceituado forum. De verdade, não esperava que pudesse fazer amigos especiais em outro país.

Fico muito agradecido mesmo.

Um grande e saudoso abraço para todos.
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique

Re: Manutenção: (LAND ROVER FREELANDER 2 S i6 3.2 2007)

Mensagem por mpblue »

Boas e bem-vindo:

Folha de manutenção oficial da LR para as versões europeias (atenção que os intervalos estão em milhas e não kilometros):

http://www.rcv.co.uk/Freelanders02.pdf

Algumas especificações de óleos e torques de aperto:

http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... 2s&cad=rja

Explicação dos serviços a efectuar:

http://www.freelanderspecialist.com/por ... diesel-td4

Notas sobre as dimensões dos pneus a aplicar:

http://www.freelanderspecialist.com/por ... -and-tyres

Boa sorte, e pela experiência que tenho aqui em Portugal, todos os serviços feitos na marca, são com preços proibitivos...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Avatar do Utilizador
JR@PRotheus
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 27 out 2014 20:54
Land Rover: Freelander 2 S i6 V6 3.2 (2007/2007)
RTI: 0
Localização: São Paulo / Brasil - BR

Re: Manutenção: (LAND ROVER FREELANDER 2 S i6 3.2 2007)

Mensagem por JR@PRotheus »

Olá Amigo mbblue

Muito Bom Dia!

Agradeço imensamente a sua ajuda. Obrigado mesmo.

Grande abraço amigo. Irei verificar os conteúdos dos links.