ventoinha electrica

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1996
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro

Re: ventoinha electrica

Mensagem por tomcat »

Eu começo por pedir desculpa aos membros dos "discoverys", pois estamos a entrar em OFF-topic, dado a partilha dos P38.
No entanto, a informação/experiências aqui postada, não se afasta do tema.

Eu não estou "contra" nem a "favor", se funciona ou não, porque há diversas variáveis (motores, gama de sensores, capacidade da ventoinha, se tem água ou anticongelante, estilo de condução, e muito importante e muitas vezes esquecido, a temperatura ambiente).
Cheguei mesmo a ter "agendamento" em casa de um amigo para ir para um ventoinha eléctrica....
tiobolha Escreveu:Paulo Santos, liguei as do A/C e msm assim vim a rezar.
(Nuno, foi só a "provocar" :stick: :D )

Agora a sério, Nuno eu tenho em PDF a vossa "experiência" (tua e do Sersan do FLR :cry: ), para não falar na saga3 do mpblue com resultados negativos /positivos, com a kenlowee.
A verdade é que tive uma troca de "!"$$$%" no landyzone, em que um tipo garantia, que andava só com as o AC, mesmo com 35ºC, e não tinha problemas de aquecimento com Nanocom.
Acabei por descobrir que há um membro de um P38A, aqui em Portugal, que só anda com essa configuração(fan AC) e sem stress, e esta?
tiobolha Escreveu: ...... Aqueceu no passeio que fiz contigo à Lousã (subiu um bocado de meio) e no verão andava sempre ligada, várias vezes que vinha em auto-estrada de Montemor até Lisboa e não desligava.
Nuno, pelo teu relato, tinhas que ter algum stress com o teu RR ou avaria no sensor para a ventoinha ligar (presumo que tinhas +- 88-83 e 92-87, como switch).
Pois acima de +- 70/80 Km/h, não é preciso ventoinha, seja ela eléctrica, viscoso, fixa, não está lá a fazer nada.

Paulo Jorge, o Windman não teve "aquecimentos" com a sua Kenlowee, aliás o único problema que a fez retirar, foi a folga no veio (ou algo parecido, ou seja @discomirage, cuidado.).
Aliás, o mpblue confirma que "estrada aberta" a sua não ligava(raramente) o "problema" era voltinhas ou TT, sendo o "problema", a ventoinha ligar ou manter-se ligada "bastante tempo"....
Pelos links, elas (Kenlowee) custam novas cerca de 200€, uma ventoinha usada das que foram referidas em cima custam 25 a 30€, num centro de abate...
Novo é novo, mas para quem quer "testar"..... ;)

Mas Paulo Jorge, como bem afirmas, se calhar a kenlowee não é assim tão fraquinha, como eu pensava e acima de tudo, para o meu uso do RR.
tiobolha Escreveu: Acho que devia ter um poder de arrefecimento tal que ligava-arrefecia-desligava. Andar sempre ligada não dava grande saúde à bateria e ao alternador....é a minha opinião.
Tendo em conta a questão da saúde do alternador, estou a estudar a aplicação de uma controladora PWM para ligar a uma FAN com quase 45Cms :bolas: ...

O "problema", é que o RR tornou a ser o carro da patroa, pelo que....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
gverdeg
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 91
Registado: 18 fev 2014 03:49
Land Rover: Range Rover, 1992, motor VM
Range Rover 1999, DSE.
RTI: 0

Re: ventoinha electrica

Mensagem por gverdeg »

Confirmo que em estrada aberta, no meu caso, era muito raro ligar, note-se que estou a falar de um RR com motor VM, não tenho experiência com estas ventoinhas no P38. O motor fica algo mais solto, mas não é nada de muito significativo. Talvez num P38 se note mais, pela falta de binário em baixas. Pendo que opção pela ventoinha eléctrica dependerá da aplicação, se for para TT não me parece a melhor opção.
Avatar do Utilizador
tiobolha
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 170
Registado: 10 ago 2010 09:51
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy Mongolia
Ex-Range Rover P38 DSE
Sócio LCP: 2577
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: ventoinha electrica

Mensagem por tiobolha »

Boas,

eu notava imensa diferença no andamento.

Paulo Santos e Paulo Jorge, não discordo do que vocês dizem, porque tal como disseram há muitos factores a ter em conta. Eu relatei a minha experiência, verdade no meu caso é que com o viscoso andava sempre fresquinho, mas também é vrdd que depois de vendido soube que o meu P38 tinha a cabeça estalada, por isso é bem provável que já não andasse bem de saúde.

Mas voltando ao que interessa, pela minha experiência, só não monto a ventoinha eléctrica no discovery por causa da água/lama nos passeios. Mas não digo que um dia não experimente... :D
Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1996
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro

Re: ventoinha electrica

Mensagem por tomcat »

tiobolha Escreveu:...
Paulo Santos e Paulo Jorge, não discordo do que vocês dizem, porque tal como disseram há muitos factores a ter em conta. Eu relatei a minha experiência, verdade no meu caso é que com o viscoso andava sempre fresquinho, mas também é verdade que depois de vendido soube que o meu P38 tinha a cabeça estalada, por isso é bem provável que já não andasse bem de saúde.
....
Nuno,não se trata de ter ou não razão.
Nem ninguém pode (nem está) por em causa o teu testemunho. Partilhaste a tua opinião, com base na tua experiência.
Só, como tu confirmaste, tinhas um stress no teu RR.

Para o tópico, um carro em andamento não requer ventoinha, como foi diversas vezes comentado por utilizadores.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA

Re: ventoinha electrica

Mensagem por paulo jorge »

no caso do windman ele retirou a electrica porque vendeu o p38 e o novo dono podia não gostar do sistema mas sim é verdade que depois de se retirar a ventoinha ela já não estava em grandes condições mas isso também foi depois de 3 a 4 anos a andar.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
LandFreitas
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 2
Registado: 28 dez 2020 22:40
Land Rover: Defender 300tdi 97
RTI: 0

Re: ventoinha electrica

Mensagem por LandFreitas »

Avatar do Utilizador
tomcat
master TT
master TT
Mensagens: 1996
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662
Localização: Aveiro

Re: ventoinha electrica

Mensagem por tomcat »

Hey pá! 200€??

Vai a uma sucata e compra uma das ventoinhas já referidas, (salvo erro no tópico), para teste.

Lembra-te que uma ventoinha OEM, será “sempre” melhor que uma aftermarket.

Qual é o LR?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...