No entanto, a informação/experiências aqui postada, não se afasta do tema.
Eu não estou "contra" nem a "favor", se funciona ou não, porque há diversas variáveis (motores, gama de sensores, capacidade da ventoinha, se tem água ou anticongelante, estilo de condução, e muito importante e muitas vezes esquecido, a temperatura ambiente).
Cheguei mesmo a ter "agendamento" em casa de um amigo para ir para um ventoinha eléctrica....
(Nuno, foi só a "provocar"tiobolha Escreveu:Paulo Santos, liguei as do A/C e msm assim vim a rezar.
Agora a sério, Nuno eu tenho em PDF a vossa "experiência" (tua e do Sersan do FLR
A verdade é que tive uma troca de "!"$$$%" no landyzone, em que um tipo garantia, que andava só com as o AC, mesmo com 35ºC, e não tinha problemas de aquecimento com Nanocom.
Acabei por descobrir que há um membro de um P38A, aqui em Portugal, que só anda com essa configuração(fan AC) e sem stress, e esta?
Nuno, pelo teu relato, tinhas que ter algum stress com o teu RR ou avaria no sensor para a ventoinha ligar (presumo que tinhas +- 88-83 e 92-87, como switch).tiobolha Escreveu: ...... Aqueceu no passeio que fiz contigo à Lousã (subiu um bocado de meio) e no verão andava sempre ligada, várias vezes que vinha em auto-estrada de Montemor até Lisboa e não desligava.
Pois acima de +- 70/80 Km/h, não é preciso ventoinha, seja ela eléctrica, viscoso, fixa, não está lá a fazer nada.
Paulo Jorge, o Windman não teve "aquecimentos" com a sua Kenlowee, aliás o único problema que a fez retirar, foi a folga no veio (ou algo parecido, ou seja @discomirage, cuidado.).
Aliás, o mpblue confirma que "estrada aberta" a sua não ligava(raramente) o "problema" era voltinhas ou TT, sendo o "problema", a ventoinha ligar ou manter-se ligada "bastante tempo"....
Pelos links, elas (Kenlowee) custam novas cerca de 200€, uma ventoinha usada das que foram referidas em cima custam 25 a 30€, num centro de abate...
Novo é novo, mas para quem quer "testar".....
Mas Paulo Jorge, como bem afirmas, se calhar a kenlowee não é assim tão fraquinha, como eu pensava e acima de tudo, para o meu uso do RR.
Tendo em conta a questão da saúde do alternador, estou a estudar a aplicação de uma controladora PWM para ligar a uma FAN com quase 45Cmstiobolha Escreveu: Acho que devia ter um poder de arrefecimento tal que ligava-arrefecia-desligava. Andar sempre ligada não dava grande saúde à bateria e ao alternador....é a minha opinião.
O "problema", é que o RR tornou a ser o carro da patroa, pelo que....