Traseira do meu P38 não desce.

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
tiobolha
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 ago 2010 09:51
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy Mongolia
Ex-Range Rover P38 DSE
Sócio LCP: 2577
RTI: 0

Re: Traseira do meu P38 não desce.

Mensagem por tiobolha »

Queria só acrescentar uma coisa, faz mesmo o teste do relet. Pode ser um balão roto, e ele ao descer dum lado vai nivelar no outro. Se tirares o relet vês logo de onde é que perde ar.
pedrors1001
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 jul 2009 02:55
Land Rover: Discovery 300 Tdi - 1996

Anteriores:
Range Rover 2.5 DSE - 1997
Freelander XE di - 1998
Sócio LCP: 23

Mensagem por pedrors1001 »

Boas,

Se tanto acontece com a frente como com a traseira inclino-me claramente para o bloco de válvulas.
Se tivesse um manómetro instalado na EAS provavelmente iriam verificar que de manhã pouca pressão deve existir no depósito de ar.

Do meu ponto de vista há uma diferença grande entre a frente descer ou a traseira subir e vice-versa, passo a explicar:

- Se for uma fuga, o Range vai descer e passando tempo suficiente acabará por tentar nivelar-se automaticamente o que fará com que baixe todo. O autonivelamento da EAS é feito por baixo, isto é, a EAS "acorda" de tempos a tempos e se verificar que o Range está mais baixo de um lado ou de um canto, vai fazer esvaziar os restantes balões até ficar nivelado e no caso de uma fuga repete este procedimento até o Range ficar assente nos "bump stops".

- Se o Range subir, o problema só pode estar no bloco de válvulas, ou há fuga na válvula de retorno do depósito de ar ou o escape de ar está obstruído. De outra forma não é possível encher os balões.

O teste do relay permite excluir a "vontade própria" da EAS, ou seja vai ficar desactivada e deixa de tentar nivelar o Range.
Como não custa dinheiro é sem dúvida a primeira coisa a fazer.

AbRRaço

Pedro Rebelo da Silva
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 ago 2014 12:45
Land Rover: RR DSE 99
Ex - Freelander 2.0 2000

Mensagem por Catloudave »

Bom dia,

Desde já obrigada Pedro pelo input, agradeço imenso.
Vou deixando aqui o desenvolvimento do meu problema.

Deixo mais uma foto, pelos vistos o meu "mastronço" dormiu bem de noite.
Imagem

Vamos lá entender :crazy: , grande mimado...

Se me decidir por fazer o recondicionamento do bloco de válvulas (que acho que vai ter mesmo que ser), tenho que desligar a bateria primeiro ou posso fazer com a bateria ligada? E se posso baixar a suspensão para o máximo e simplesmente desmontar o EAS?

P.S - Já agora se alguém tiver uma foto do relay debaixo do banco do condutor agradecia, pois não quero desligar nada que não deva.

:wave:
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

É um relé grande e preto, assim tipo os que estão na caixa de fusíveis ao lado da bateria mas com 3x a altura. não tem que enganar.
Na 1ª vez que se tira é preciso ter alguma insistência já que ele não vai querer sair, fazer pequenos movimentos até ele soltar, nada de puxar à bruta.
tiobolha
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 ago 2010 09:51
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy Mongolia
Ex-Range Rover P38 DSE
Sócio LCP: 2577

Mensagem por tiobolha »

se bem me lembro é isto:

Imagem
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Catloudave Escreveu: Se me decidir por fazer o recondicionamento do bloco de válvulas (que acho que vai ter mesmo que ser), tenho que desligar a bateria primeiro ou posso fazer com a bateria ligada? E se posso baixar a suspensão para o máximo e simplesmente desmontar o EAS?

P.S - Já agora se alguém tiver uma foto do relay debaixo do banco do condutor agradecia, pois não quero desligar nada que não deva.
Eu acho que talvez a tua frente está baixa demais, mas os restantes que opinem também.

Nunca desliguei a bateria, mas tb não liguei a chave.
Já tens o cabo da EAS? (se não tiveres, o Paulo Jorge salvo erro vende isso)
Ao teres o cabo vais ter lá uma opção para tirar o ar todo, se não tens, posição acesso.
O único "truque" é que ao removeres os tubos, terás que empurrar a "anilha".

Em relação ao relay, eu removi o seu suporte/ficha.
Facilita imenso ligar ou desligar o relay.

Eu se fosse a ti, hoje a noite deixava-o na posição de todo terreno..... só para testar uma coisa.
(por acaso já borrifaste o bloco de válvulas a procura de bolinhas :sing: )
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Ex - Freelander 2.0 2000

Oi,

Ainda não vi fugas no bloco, tem estado a chover quando tenho disponibilidade. E como ele dorme na rua... Deste fim de semana não passa. Logo que saiba alguma coisa digo.
O cabo estou a tratar disso agora. Relativamente à frente mais baixa, não sei, só sei que quem me montou os balões da frente disse que ele a colocar mais ar nos balões de trás e no lado esquerdo. Por isso falou-me na calibração.

Obrigada pelas imagens.

pedrors1001
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 jul 2009 02:55
Land Rover: Discovery 300 Tdi - 1996

Anteriores:
Range Rover 2.5 DSE - 1997
Freelander XE di - 1998
Sócio LCP: 23

Mensagem por pedrors1001 »

O relay é mesmo esse da foto do tiobolha.
Para retirar o bloco de válvulas é aconselhável despressurizar todo o sistema com o cabo/software da EAS e convem desligar a bateria (basta retirar o cabo preto).
Para fazer o teste do relay é só mesmo tirá-lo (com a chave desligada obviamente) e no dia seguinte vez se mudou de posição.
Nota: Podes andar com o Range sem o relay montado se quiseres que não existe problema nenhum, a única coisa é que a suspensão vai estar bloqueada e aparece "Erro na EAS" no computador de bordo. Quando voltares a colocar o relay assim que ligares o Range o erro desaparece e a EAS volta a funcionar normalmente (não é necessário apagar erros com o software).

AbRRaço,

Pedro Rebelo da Silva
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

E novidades?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Ex - Freelander 2.0 2000

Boa tarde,

Novidades, bem nem sei por onde começar, estive com o Paulo e não foi muito animador, até me fez uma folhinha com o que tem de ser arranjado... Mas tudo a seu tempo. Atacar o mais importante e depois o resto devagar.

Relativamente à suspensão a possível fuga no bloco de válvulas, confirma-se. Fiz o teste que o Tomcat disse, levantei para o máximo e tirei o relay. Não foi bonito... :cry: Passado 4 horas estava com a frente toda em baixo. Já mandei vir um kit de reparação para o bloco, mas o problema é que os quadrados nem vê-los... Vou ter de trocar os outros e esperar que os quadrados estejam bons. Problema, é que quanto mais vejo como fazer mais medo me dá para o fazer. O meu marido só me diz: "vê-lá o que vais fazer e meter...", mas queira ou não tem de ser feito e se não for eu é esquecer, ele não mexe.

Perguntas: os o'rings das linhas entram primeiro do que a peça metálica certo? E têm duas medidas diferentes? E qual o melhor produto para limpar o bloco antes de colocar os o'rings novos?

Quando tiver que fazer o trabalho vou tirar fotos de tudo antes de desmontar alguma coisa, pois quando vou IKEA sobra sempre peças, parece que aqui não se pode aplicar o mesmo sistema.

Desejem-me sorte... :crazy:

rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

é curioso raro e de louvar uma senhora ser dona de um p38 e pra mais arregaçar as mangas e mexer na "massa" eu tambem tive esse problema, mas preferi entregar esse trabalho a quem ja o tivesse feito, paguei 100paus em 2011 mas até hoje está 5stars. mas penso que na net existem sites ingleses que explicam essa reparação, boa sorte e muita paciencia, ;)
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0

Mensagem por JotaPê »

Catloudave
júnior TT
júnior TT
Ex - Freelander 2.0 2000

Boa tarde,

Mais vale tarde do que nunca, hoje foi dia de mexer no bloco de valvulas. :wtf: Claro que não podia ter sido fácil, quando comecei abrir reparei que já tinha sido mexido antes... Os o´rings quadrados não "existem"... :problem: Não mexi no diafragma pois tive receio, pois ainda não vi em concreto como o tirar, troquei só o o´ring de fora e voltei a fechar.
O bloco está desmontado agora só segunda é que vou ver se sou capaz de descobrir como resolver a situação dos o´rings desaparecidos.

Assim ficou de descanso o fim de semana o meu REI... Vamos ver se quando ligar tudo se não fiz alguma asneira. :shifty:

O dryer acho que está nas últimas, o bem dito pó banco está presente na entrada do bloco, e encontrei humidade na valvula. Mas tudo a seu tempo.

Aí aí quando eu voltar a ligar aquilo tudo, DEUS me ajude.

Catloudave
júnior TT
júnior TT
Ex - Freelander 2.0 2000

PEÇO MIL DESCULPAS... UM BOM ANO PARA TODOS.

E muitos Landzinhos sem problemas. ;)

Catloudave
júnior TT
júnior TT
Ex - Freelander 2.0 2000

Boa tarde, chegou "por agora" o fim do problema do bloco. Resumindo, era muito mais do que trocar o'rings. Como li, "Nada é em vão, ou é bênção ou lição." Para mim foi lição.

Para começar a mexer, poderia ter escolhido coisa melhor para mexer. Mas tive o Paulo para arranjar. Obrigada, está ótimo. Nem parece o mesmo.

Lição: só é para mexer nestas cenas quem sabe.

rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

pois... por isso é que eu preferi pagar e deixar essa tarefa pra que sabe... ainda por cima tinha o jipe só a uns meses... :crazy: mas o comportamento do jipe não tem nada a ver :ok:
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Ex - Freelander 2.0 2000

Bom dia, correcto... Porra mas valeu a pena. Vamos dizer que sou muito curiosa. Quando comecei nunca pensei que consegui-se, o pior que podia acontecer era dar alguém que sabe, neste caso Paulo Jorge que tratou muito bem dele.
Tinha valvulas estragadas, como é óbvio eu sei lá como se parece uma válvula estragada! Como eu disse muito mais do que trocar o'rings. Não soube fazem, e não sei fazer.
Tenho que agradecer ao Paulo que fez um excelente trabalho, aquilo é como muitas outras coisas nestes veículos e para quem sabe.

Desde já muito obrigada pela ajuda de todos, voçes são fantásticos.

paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

nao tens que agradecer
so fiz aquilo que me compete como profissinal e conhecedor dos problemas dos p38.

Bem que tentei que resolve ses o problema mas nem sempre e facil.

Agora é resolver o resto dos problemas para nao teres mais dores de cabeça de futuro
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl