Motor freelander TD4 bloqueia
-
JJSDias
- iniciante TT

- Mensagens: 13
- Registado: 10 nov 2011 15:24
- Land Rover: Freelander I td4 2000
- RTI: 0
Motor freelander TD4 bloqueia
Boa tarde, estou com um problema muito estranho(para mim) no meu Freelander.
Primeiro começou a "beber água" cerca de 1 litro por semana, nestes últimos dias ao por a trabalhar dá ao motor de arranque e o motor fica preso, após insistir várias vezes lá roda e pega, pensei que era do motor de arranque mas não é já foi verificado e está ok.
Ontem piorou, só à quinta ou sexta vez é que rodou, o nível do óleo está normal mas abri a tampa onde se mete o óleo e tinha uma espécie de espuma e estava toda molhada. A trabalhar sem a tampa do óleo deita uns salpicos de água.
O que poderá estar a causar esta prisão do motor e a água a sair pela tampa do óleo, não me parece a junta da cabeça queimada.
Obrigado
Primeiro começou a "beber água" cerca de 1 litro por semana, nestes últimos dias ao por a trabalhar dá ao motor de arranque e o motor fica preso, após insistir várias vezes lá roda e pega, pensei que era do motor de arranque mas não é já foi verificado e está ok.
Ontem piorou, só à quinta ou sexta vez é que rodou, o nível do óleo está normal mas abri a tampa onde se mete o óleo e tinha uma espécie de espuma e estava toda molhada. A trabalhar sem a tampa do óleo deita uns salpicos de água.
O que poderá estar a causar esta prisão do motor e a água a sair pela tampa do óleo, não me parece a junta da cabeça queimada.
Obrigado
- Freepedro
- master TT

- Mensagens: 1461
- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
- RTI: 0
- Localização: VNG / Espinho
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Boas!
Não percebo assim muito da coisa mas apontaria mesmo para a junta queimada!
Abraço e boa sorte!
Não percebo assim muito da coisa mas apontaria mesmo para a junta queimada!
Abraço e boa sorte!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
- Catloudave
- júnior TT

- Mensagens: 77
- Registado: 28 ago 2014 12:45
- Land Rover: RR DSE 99
Ex - Freelander 2.0 2000 - RTI: 0
- Localização: BBR - Leiria
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
A junta pode justificar o aparecer da àgua no oleo, mas o motor não rodar'????
- SERSANRR
- pleno TT

- Mensagens: 841
- Registado: 29 ago 2008 10:39
- Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99' - Sócio LCP: 2241
- Localização: Lisboa
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Boa tarde,
Se o motor de arranque está bom, ou tens a bateria nas lonas (sem amperagem suficiente, a voltagem pode estar ok) , ou então, no pior cenário possivel tens agua a passar para dentro das camaras de combustão (hidrolock)... De qualquer forma, deves fazer um teste de pressão e/ou gases ao sistema de refrigeração para ver se existe algum problema interno ou é uma mera fuga de agua algures (isto antes de teres um problema mais grave)
Obg
Se o motor de arranque está bom, ou tens a bateria nas lonas (sem amperagem suficiente, a voltagem pode estar ok) , ou então, no pior cenário possivel tens agua a passar para dentro das camaras de combustão (hidrolock)... De qualquer forma, deves fazer um teste de pressão e/ou gases ao sistema de refrigeração para ver se existe algum problema interno ou é uma mera fuga de agua algures (isto antes de teres um problema mais grave)
Obg
-
JJSDias
- iniciante TT

- Mensagens: 13
- Registado: 10 nov 2011 15:24
- Land Rover: Freelander I td4 2000
- RTI: 0
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Obrigado pelas Vossa dicas.
A bateria é nova e tem muita força, tanto que ao rodar a chave à 3ª ou 4ª vez consegue rodar o motor e ele pega, faz um fumo branco, falha 1 ou 2 segundos e depois fica a trabalhar sem fazer fumo, mesmo acelerando faz um ligeiro fumo preto mas é o normal. Na minha opinião vou para a dica do SERSANRR (hidrolock). Amanhã vai para a oficina para fazer os testes aos sistemas de gases e refrigeração. Depois posto os resultados.
Obrigado pela colaboração-
A bateria é nova e tem muita força, tanto que ao rodar a chave à 3ª ou 4ª vez consegue rodar o motor e ele pega, faz um fumo branco, falha 1 ou 2 segundos e depois fica a trabalhar sem fazer fumo, mesmo acelerando faz um ligeiro fumo preto mas é o normal. Na minha opinião vou para a dica do SERSANRR (hidrolock). Amanhã vai para a oficina para fazer os testes aos sistemas de gases e refrigeração. Depois posto os resultados.
Obrigado pela colaboração-
- PR_Acores
- júnior TT

- Mensagens: 230
- Registado: 20 abr 2013 15:05
- Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
- Sócio LCP: 2959
- RTI: 0
- Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Fumo branco, nunca é bom sinal...
- JVieira
- júnior TT

- Mensagens: 382
- Registado: 23 jul 2012 17:09
- Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM) - Sócio LCP: 2598
- RTI: 0
- Localização: Almada
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Há novo Papa?
boa sorte para a resolução do problema!
abraco
Vieira
boa sorte para a resolução do problema!
abraco
Vieira
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Mensagens: 3368
- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
- Localização: MAFRA
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
continua a insistir e vais trocar de motor.
pode se perceber pouco de mecânica mas ver o antifreze a desaparecer numa semana sem ver possas no chão e mesmo assim continuas a insistir ?
garantidamente tens a cabeça ou rachada ou o bloco e esta a entrar agua para o óleo.
para de insistir e mete o free na oficina
pode se perceber pouco de mecânica mas ver o antifreze a desaparecer numa semana sem ver possas no chão e mesmo assim continuas a insistir ?
garantidamente tens a cabeça ou rachada ou o bloco e esta a entrar agua para o óleo.
para de insistir e mete o free na oficina
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
- PR_Acores
- júnior TT

- Mensagens: 230
- Registado: 20 abr 2013 15:05
- Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
- Sócio LCP: 2959
- RTI: 0
- Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
paulo jorge Escreveu:continua a insistir e vais trocar de motor.
pode se perceber pouco de mecânica mas ver o antifreze a desaparecer numa semana sem ver possas no chão e mesmo assim continuas a insistir ?
garantidamente tens a cabeça ou rachada ou o bloco e esta a entrar agua para o óleo.
para de insistir e mete o free na oficina
Oxala que ainda vá a tempo....
- PR_Acores
- júnior TT

- Mensagens: 230
- Registado: 20 abr 2013 15:05
- Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
- Sócio LCP: 2959
- RTI: 0
- Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
e já agora, não te esqueças depois de fazeres uma apresentação, e mais uma vez faz o que o amigo Paulo Jorge te disse, não insistas mais, chama o reboque e mete-o na oficina, é um pecado andar com o Free assim.
Abraço
Abraço
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Boas;
acho que facilitaste tempo,demais. aos primeiros sintomas de abaixamento de nivel de liquido refrigerante sem vestigios de fuga deverias logo fazer teste de pressão; agora já tens sintomas claros de agua nas camaras de combustão e afins (Hidrolock, motor fica com prisão após arrefecimento pois os metais de deslize estão agarrados pela oxidação de liquidos aquosos em vez de oleosos e ainda fumos brancos no arranque, sinal de esses mesmos líquidos ou oleos tresmalhados a serem queimados). Boa sorte, mas não resta dúvida para onde está a ir o líquido.
acho que facilitaste tempo,demais. aos primeiros sintomas de abaixamento de nivel de liquido refrigerante sem vestigios de fuga deverias logo fazer teste de pressão; agora já tens sintomas claros de agua nas camaras de combustão e afins (Hidrolock, motor fica com prisão após arrefecimento pois os metais de deslize estão agarrados pela oxidação de liquidos aquosos em vez de oleosos e ainda fumos brancos no arranque, sinal de esses mesmos líquidos ou oleos tresmalhados a serem queimados). Boa sorte, mas não resta dúvida para onde está a ir o líquido.
-
JJSDias
- iniciante TT

- Mensagens: 13
- Registado: 10 nov 2011 15:24
- Land Rover: Freelander I td4 2000
- RTI: 0
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Boa tarde
Peço desculpa só hoje vir dar noticias mas tenho estado fora.
Só esta semana é que o mecânico mexeu no carro, aquilo que já aqui se comentou confirma-se, só conseguiu tirar um injetor que diz estar completamente oxidado diz que os outros três parecem estar colados e que possivelmente também estão oxidados e que com a oxidação "engordam" e possivelmente isso originou o estalar da cabeça e a passagem de água, por agora estamos assim.
Esta a utilizar um produto próprio para ver se os consegue tirar mas não está fácil.
Cumprimentos
J Dias
Peço desculpa só hoje vir dar noticias mas tenho estado fora.
Só esta semana é que o mecânico mexeu no carro, aquilo que já aqui se comentou confirma-se, só conseguiu tirar um injetor que diz estar completamente oxidado diz que os outros três parecem estar colados e que possivelmente também estão oxidados e que com a oxidação "engordam" e possivelmente isso originou o estalar da cabeça e a passagem de água, por agora estamos assim.
Esta a utilizar um produto próprio para ver se os consegue tirar mas não está fácil.
Cumprimentos
J Dias
Última edição por JJSDias em 17 set 2014 20:05, editado 1 vez no total.
-
JJSDias
- iniciante TT

- Mensagens: 13
- Registado: 10 nov 2011 15:24
- Land Rover: Freelander I td4 2000
- RTI: 0
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Já está, peço desculpa.PR_Acores Escreveu:e já agora, não te esqueças depois de fazeres uma apresentação, e mais uma vez faz o que o amigo Paulo Jorge te disse, não insistas mais, chama o reboque e mete-o na oficina, é um pecado andar com o Free assim.
Abraço
Abraço
J Dias
- Freepedro
- master TT

- Mensagens: 1461
- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
- RTI: 0
- Localização: VNG / Espinho
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Boas!
O mal está feito, agora o que é preciso é por a máquina outra vez a rolar!
E pelo que parece nunca deu problemas... Por isso merece de certeza!
Abraço e boa sorte mais uma vez!
O mal está feito, agora o que é preciso é por a máquina outra vez a rolar!
E pelo que parece nunca deu problemas... Por isso merece de certeza!
Abraço e boa sorte mais uma vez!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
-
JJSDias
- iniciante TT

- Mensagens: 13
- Registado: 10 nov 2011 15:24
- Land Rover: Freelander I td4 2000
- RTI: 0
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Vai andar de certeza, tirando esta situação tem sido 5 estrelas, seguro, económico, confortável, nada a apontar.
Ultimamente, quando andava com ele sentia uma ligeira prisão a rodar com a direção toda virada, dava a sensação com o viscoso estava a ficar preso, vai ser visto agora.
Ultimamente, quando andava com ele sentia uma ligeira prisão a rodar com a direção toda virada, dava a sensação com o viscoso estava a ficar preso, vai ser visto agora.
- Freepedro
- master TT

- Mensagens: 1461
- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
- RTI: 0
- Localização: VNG / Espinho
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
São os sintomas do viscoso colado! Quanto mais rápido melhor, para não ter problema na IRD!JJSDias Escreveu:Vai andar de certeza, tirando esta situação tem sido 5 estrelas, seguro, económico, confortável, nada a apontar.
Ultimamente, quando andava com ele sentia uma ligeira prisão a rodar com a direção toda virada, dava a sensação com o viscoso estava a ficar preso, vai ser visto agora.
Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Sem dúvida, já que estás com a mão na "Massa", gasta mais alguma e trata bem o menino, senão arriscas a mandar IRD pras couves, depois o tombo doi mais.Freepedro Escreveu:São os sintomas do viscoso colado! Quanto mais rápido melhor, para não ter problema na IRD!JJSDias Escreveu:Vai andar de certeza, tirando esta situação tem sido 5 estrelas, seguro, económico, confortável, nada a apontar.
Ultimamente, quando andava com ele sentia uma ligeira prisão a rodar com a direção toda virada, dava a sensação com o viscoso estava a ficar preso, vai ser visto agora.
Abraço
Boa sorte.
Saudações Free.
-
luis antunes
- caloiro TT

- Mensagens: 9
- Registado: 16 set 2014 23:34
- Land Rover: Modelo discovery td5
- RTI: 0
- Localização: margem sul
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
BOA NOITE JA APANHEI MTOS COM ESSE PROBLEMA PODE SER JUNTA. CABEÇA ESTALADA OU UMA CAMISA DO MOTOR ESTALADA SO VENDO MAS DIGO-TE JA COISA BOA NAO SERA ABRAÇO
-
JJSDias
- iniciante TT

- Mensagens: 13
- Registado: 10 nov 2011 15:24
- Land Rover: Freelander I td4 2000
- RTI: 0
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Boa tarde
Finalmente tenho Freelander a andar, segundo o mecânico o problema foi originado pela junta da cabeça, a cabeça foi para testar e não tinha qualquer problema, a camisa do cilindro também não. O maior problema foi mesmo retirar os injetores, um deles partiu e teve de ser tirado no torneiro, comprei um em segunda mão.
Mas os problemas ainda não acabaram, como não gostou de estar parado a roda da frente esquerda ficava travada e aquecia. As maxilas não recuavam, já está OK.
Em baixas não tem força, parece que não tem turbo, foi revisto todo o circuito e em principio o problema está na válvula solenoide de regulação do turbo STC4198.
Depois de andar uns 20 Km ficou sem embraiagem levou um pouco de óleo no depósito e melhorou mas está a pegar muito em baixo e o mecânico diz que tem de levar a bomba central (rolamento bomba) UUB000070.
Finalmente tenho Freelander a andar, segundo o mecânico o problema foi originado pela junta da cabeça, a cabeça foi para testar e não tinha qualquer problema, a camisa do cilindro também não. O maior problema foi mesmo retirar os injetores, um deles partiu e teve de ser tirado no torneiro, comprei um em segunda mão.
Mas os problemas ainda não acabaram, como não gostou de estar parado a roda da frente esquerda ficava travada e aquecia. As maxilas não recuavam, já está OK.
Em baixas não tem força, parece que não tem turbo, foi revisto todo o circuito e em principio o problema está na válvula solenoide de regulação do turbo STC4198.
Depois de andar uns 20 Km ficou sem embraiagem levou um pouco de óleo no depósito e melhorou mas está a pegar muito em baixo e o mecânico diz que tem de levar a bomba central (rolamento bomba) UUB000070.
- Freepedro
- master TT

- Mensagens: 1461
- Registado: 07 jun 2012 08:54
- Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha - Sócio LCP: 2660
- RTI: 0
- Localização: VNG / Espinho
Re: Motor freelander TD4 bloqueia
Parece que ficou mesmo chateado... Mas a coisa passa-lhe 
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...


