Motor freelander TD4 bloqueia

Discussão sobre Freelanders
JJSDias
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 13
Registado: 10 nov 2011 15:24
Land Rover: Freelander I td4 2000
RTI: 0

Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por JJSDias »

Boa tarde, estou com um problema muito estranho(para mim) no meu Freelander.

Primeiro começou a "beber água" cerca de 1 litro por semana, nestes últimos dias ao por a trabalhar dá ao motor de arranque e o motor fica preso, após insistir várias vezes lá roda e pega, pensei que era do motor de arranque mas não é já foi verificado e está ok.

Ontem piorou, só à quinta ou sexta vez é que rodou, o nível do óleo está normal mas abri a tampa onde se mete o óleo e tinha uma espécie de espuma e estava toda molhada. A trabalhar sem a tampa do óleo deita uns salpicos de água.

O que poderá estar a causar esta prisão do motor e a água a sair pela tampa do óleo, não me parece a junta da cabeça queimada.

Obrigado
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Não percebo assim muito da coisa mas apontaria mesmo para a junta queimada!

Abraço e boa sorte!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Avatar do Utilizador
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 77
Registado: 28 ago 2014 12:45
Land Rover: RR DSE 99
Ex - Freelander 2.0 2000
RTI: 0
Localização: BBR - Leiria

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por Catloudave »

A junta pode justificar o aparecer da àgua no oleo, mas o motor não rodar'????
Avatar do Utilizador
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 841
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241
Localização: Lisboa

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por SERSANRR »

Boa tarde,

Se o motor de arranque está bom, ou tens a bateria nas lonas (sem amperagem suficiente, a voltagem pode estar ok) , ou então, no pior cenário possivel tens agua a passar para dentro das camaras de combustão (hidrolock)... De qualquer forma, deves fazer um teste de pressão e/ou gases ao sistema de refrigeração para ver se existe algum problema interno ou é uma mera fuga de agua algures (isto antes de teres um problema mais grave)

Obg
JJSDias
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 13
Registado: 10 nov 2011 15:24
Land Rover: Freelander I td4 2000
RTI: 0

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por JJSDias »

Obrigado pelas Vossa dicas.
A bateria é nova e tem muita força, tanto que ao rodar a chave à 3ª ou 4ª vez consegue rodar o motor e ele pega, faz um fumo branco, falha 1 ou 2 segundos e depois fica a trabalhar sem fazer fumo, mesmo acelerando faz um ligeiro fumo preto mas é o normal. Na minha opinião vou para a dica do SERSANRR (hidrolock). Amanhã vai para a oficina para fazer os testes aos sistemas de gases e refrigeração. Depois posto os resultados.

Obrigado pela colaboração-
Avatar do Utilizador
PR_Acores
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 230
Registado: 20 abr 2013 15:05
Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
Sócio LCP: 2959
RTI: 0
Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por PR_Acores »

Fumo branco, nunca é bom sinal...
...LAND ROVER rullezzzzzzzzzz.....


Imagem
Avatar do Utilizador
JVieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 382
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598
RTI: 0
Localização: Almada

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por JVieira »

Há novo Papa? :D

boa sorte para a resolução do problema!

abraco
Vieira
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por paulo jorge »

continua a insistir e vais trocar de motor.

pode se perceber pouco de mecânica mas ver o antifreze a desaparecer numa semana sem ver possas no chão e mesmo assim continuas a insistir ?

garantidamente tens a cabeça ou rachada ou o bloco e esta a entrar agua para o óleo.

para de insistir e mete o free na oficina
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Avatar do Utilizador
PR_Acores
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 230
Registado: 20 abr 2013 15:05
Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
Sócio LCP: 2959
RTI: 0
Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por PR_Acores »

paulo jorge Escreveu:continua a insistir e vais trocar de motor.

pode se perceber pouco de mecânica mas ver o antifreze a desaparecer numa semana sem ver possas no chão e mesmo assim continuas a insistir ?

garantidamente tens a cabeça ou rachada ou o bloco e esta a entrar agua para o óleo.

para de insistir e mete o free na oficina

Oxala que ainda vá a tempo....
...LAND ROVER rullezzzzzzzzzz.....


Imagem
Avatar do Utilizador
PR_Acores
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 230
Registado: 20 abr 2013 15:05
Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
Sócio LCP: 2959
RTI: 0
Localização: Odivelas/Ponta Delgada/Castro Daire

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por PR_Acores »

e já agora, não te esqueças depois de fazeres uma apresentação, e mais uma vez faz o que o amigo Paulo Jorge te disse, não insistas mais, chama o reboque e mete-o na oficina, é um pecado andar com o Free assim.

Abraço
...LAND ROVER rullezzzzzzzzzz.....


Imagem
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por Punisher »

Boas;

acho que facilitaste tempo,demais. aos primeiros sintomas de abaixamento de nivel de liquido refrigerante sem vestigios de fuga deverias logo fazer teste de pressão; agora já tens sintomas claros de agua nas camaras de combustão e afins (Hidrolock, motor fica com prisão após arrefecimento pois os metais de deslize estão agarrados pela oxidação de liquidos aquosos em vez de oleosos e ainda fumos brancos no arranque, sinal de esses mesmos líquidos ou oleos tresmalhados a serem queimados). Boa sorte, mas não resta dúvida para onde está a ir o líquido.
JJSDias
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 13
Registado: 10 nov 2011 15:24
Land Rover: Freelander I td4 2000
RTI: 0

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por JJSDias »

Boa tarde

Peço desculpa só hoje vir dar noticias mas tenho estado fora.

Só esta semana é que o mecânico mexeu no carro, aquilo que já aqui se comentou confirma-se, só conseguiu tirar um injetor que diz estar completamente oxidado diz que os outros três parecem estar colados e que possivelmente também estão oxidados e que com a oxidação "engordam" e possivelmente isso originou o estalar da cabeça e a passagem de água, por agora estamos assim.
Esta a utilizar um produto próprio para ver se os consegue tirar mas não está fácil.

Cumprimentos
J Dias
Última edição por JJSDias em 17 set 2014 20:05, editado 1 vez no total.
JJSDias
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 13
Registado: 10 nov 2011 15:24
Land Rover: Freelander I td4 2000
RTI: 0

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por JJSDias »

PR_Acores Escreveu:e já agora, não te esqueças depois de fazeres uma apresentação, e mais uma vez faz o que o amigo Paulo Jorge te disse, não insistas mais, chama o reboque e mete-o na oficina, é um pecado andar com o Free assim.

Abraço
Já está, peço desculpa.
Abraço
J Dias
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por Freepedro »

Boas!

O mal está feito, agora o que é preciso é por a máquina outra vez a rolar!
E pelo que parece nunca deu problemas... Por isso merece de certeza!

Abraço e boa sorte mais uma vez!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
JJSDias
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 13
Registado: 10 nov 2011 15:24
Land Rover: Freelander I td4 2000
RTI: 0

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por JJSDias »

Vai andar de certeza, tirando esta situação tem sido 5 estrelas, seguro, económico, confortável, nada a apontar.
Ultimamente, quando andava com ele sentia uma ligeira prisão a rodar com a direção toda virada, dava a sensação com o viscoso estava a ficar preso, vai ser visto agora.
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por Freepedro »

JJSDias Escreveu:Vai andar de certeza, tirando esta situação tem sido 5 estrelas, seguro, económico, confortável, nada a apontar.
Ultimamente, quando andava com ele sentia uma ligeira prisão a rodar com a direção toda virada, dava a sensação com o viscoso estava a ficar preso, vai ser visto agora.
São os sintomas do viscoso colado! Quanto mais rápido melhor, para não ter problema na IRD!

Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Avatar do Utilizador
Punisher
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 354
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0
Localização: V.N.Famalicão

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por Punisher »

Freepedro Escreveu:
JJSDias Escreveu:Vai andar de certeza, tirando esta situação tem sido 5 estrelas, seguro, económico, confortável, nada a apontar.
Ultimamente, quando andava com ele sentia uma ligeira prisão a rodar com a direção toda virada, dava a sensação com o viscoso estava a ficar preso, vai ser visto agora.
São os sintomas do viscoso colado! Quanto mais rápido melhor, para não ter problema na IRD!

Abraço
Sem dúvida, já que estás com a mão na "Massa", gasta mais alguma e trata bem o menino, senão arriscas a mandar IRD pras couves, depois o tombo doi mais.
Boa sorte.
Saudações Free.
luis antunes
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 9
Registado: 16 set 2014 23:34
Land Rover: Modelo discovery td5
RTI: 0
Localização: margem sul

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por luis antunes »

BOA NOITE JA APANHEI MTOS COM ESSE PROBLEMA PODE SER JUNTA. CABEÇA ESTALADA OU UMA CAMISA DO MOTOR ESTALADA SO VENDO MAS DIGO-TE JA COISA BOA NAO SERA ABRAÇO
JJSDias
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 13
Registado: 10 nov 2011 15:24
Land Rover: Freelander I td4 2000
RTI: 0

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por JJSDias »

Boa tarde

Finalmente tenho Freelander a andar, segundo o mecânico o problema foi originado pela junta da cabeça, a cabeça foi para testar e não tinha qualquer problema, a camisa do cilindro também não. O maior problema foi mesmo retirar os injetores, um deles partiu e teve de ser tirado no torneiro, comprei um em segunda mão.

Mas os problemas ainda não acabaram, como não gostou de estar parado a roda da frente esquerda ficava travada e aquecia. As maxilas não recuavam, já está OK.

Em baixas não tem força, parece que não tem turbo, foi revisto todo o circuito e em principio o problema está na válvula solenoide de regulação do turbo STC4198.

Depois de andar uns 20 Km ficou sem embraiagem levou um pouco de óleo no depósito e melhorou mas está a pegar muito em baixo e o mecânico diz que tem de levar a bomba central (rolamento bomba) UUB000070.
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Motor freelander TD4 bloqueia

Mensagem por Freepedro »

Parece que ficou mesmo chateado... Mas a coisa passa-lhe :)
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...