Dúvida no Funcionamento do Diferencial Central

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
JoãoPereira
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 31 out 2014 11:48
Land Rover: LandRover Defender 90 TD5
2004
RTI: 0

Dúvida no Funcionamento do Diferencial Central

Mensagem por JoãoPereira »

Boas

Gostava que me esclarecessem em relação ao funcionamento do diferencial central(no meu caso Defender 90).
Certo dia fui dar uma volta no meu Defender quando resolvi experimentar um subida diferente. Tendo em conta que a subida era bastante irregular resolvi "engatar as Baixas" e bloquear o diferencial. Ao iniciar a subida dei conta que tanto a roda esquerda dianteira como a roda direita traseira estavam a patinar, permanecendo as outras imóveis.
Dado que bloqueei o diferencial não seria de esperar que as quatro girassem de igual forma, ou o diferencial central apenas faz a gestão entre eixo dianteiro e traseiro e não das 4 rodas individualmente.

Obrigado :)
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657

Re: Dúvida no Funcionamento do Diferencial Central

Mensagem por tiago_silva »

É a primeira opção como disseste. Faz andar o veio que vai para a frente junto com o que vai para trás, depois cada diferencial (frontal e traseiro) distribui a tracção pelas rodas do respetivo eixo. Por isso é que o pessoal põe as máquinas a cruzar bem para que as rodas não fiquem no ar ou então investem em bloqueios para os diferenciais frontal e traseiro. Havia aí um vídeo inglês que explicava isso tudo muito bem mas não me lembro qual era o tópico onde aparece.

P.s. É nestas situações que adoro o TC do freelander e outros de funcionamento idêntico.
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Exactamente como o Tiago referiu...
Não há por isso nada de errado com o Defender...
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
JoãoPereira
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 31 out 2014 11:48
Land Rover: LandRover Defender 90 TD5
2004

Mensagem por JoãoPereira »

Pois, também desconfiava que seria mais essa a opção.
Para conseguir bloquear as 4 em simultâneo, não me sabes dizer quanto poderá custar ou alumas opções para tal...

Obrigado ;)
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Custos não faço a mais pequena ideia mas há varios "tipos de bloqueio" ao eixo... De certeza que já aparece aí malta entendida nas várias opções disponíveis.

Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870

Mensagem por nuno.1 »

JoãoPereira Escreveu:Pois, também desconfiava que seria mais essa a opção.
Para conseguir bloquear as 4 em simultâneo, não me sabes dizer quanto poderá custar ou alumas opções para tal...

Obrigado ;)
Para ver o funcionamento do bloqueio central podes dar uma vista de olhos aqui: http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... 61&t=29604

Para bloqueares a 100% as 4 rodas terias de colocar bloqueio no diferencial traseiro e dianteiro.

Assim contas muito por alto poderás pensar em gastar mais ou menos 1000 euros por eixo, contando que convém também haver reforço nos semieixos e falanges, embora não seja obrigatório. Mas como digo, são contas muito por alto, pois há depois vários tipos de bloqueios por onde escolher.

Podes dar uma vista de olhos aqui: http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... =bloqueios

Boas leituras!
Imagem