Olá Malta;
Há cerca de um ano todo o circuito de refrigeração do meu Free foi limpo e reposto o respectivo liquido. Desde então tenho muitas vezes dado conta que o retorno que é feito ao reservatório não se efetua. Na prática não há grandes problemas, pois todo o circuito está a funcionar, apenas não se faz a recirculação do líquido que se mantém no reservatório. Basta retirar o pequeno tubo que sai do canto superior do radiador e introduzir um objeto estreito e cilíndrico (arame, chave fendas....) e lá começa a coisa a esguichar. O fim de semana passado decidi fazer uma limpeza geral, pois reparei em resíduos no liquido e o tanque estava bastante escuro no interior. Tudo lavadinho, líquido de qualidade (30% Kraft), purguei o sistema e tudo bem.....errado, passados minutos o retorno foi-se. desentupi...mais uns minutos e estávamos na mesma. Hoje voltei á carga, e fiz mais uma limpeza, mas reparo que a missão vai ser impossível, pois o interior dos tubos tem alguma "crosta" resultado de anos e penso que ao soltar pequenas partículas o dito tubinho está sempre a entupir. Alguém com o mesmo problema e com alguma sugestão para ultrapassar esta chatisse????????????
Grato desde já pelas eventuais dicas.
Saudações Free.
Retorno Entupido
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Mensagens: 3368
- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
- Localização: MAFRA
Re: Retorno Entupido
não sei se o radiador é original mas podes tentar passar uma broca na mesma medida do furo para limpar esse crosta.
noa P38 resulta
noa P38 resulta
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
-
jmgameiro
- iniciante TT

- Mensagens: 28
- Registado: 16 out 2013 00:03
- Land Rover: Freelander 2.0 Di 11/1999
- RTI: 0
- Localização: Vila Nova Santo André
Re: Retorno Entupido
O circuito do meu Free foi lavado diversas vezes, mas esse tubo nunca chegou entupir, levava era ferrugem para o depósito, e ao fim de algum tempo quase não conseguia ver o nível do liquido. Usei diversos produtos de limpeza do circuito/radiador, tirei todos os tubos de borracha para fora limpei-os o melhor que pude, alguns estava cheios de crostas de ferrugem e agora por fim mudei o radiador, que estava a ficar podre e perdia água, mais 2 tubos.
Se mudares alguns dos tubos de borracha não compres Britpart eu meti um que vai da bomba de água ao bloco e jurei para nunca mais, para a próxima vou tentar Allmakes ou de origem se a diferença de preço não justificar.
Tenta tirar o radiador para fora, que não é difícil, e lava-o bem e faz o mesmo com os tubos de borracha. Eu com eliminei a EGR tirei aquela monte de tubos e agora o que sai do IRD vem ligar ao que sai do radiador de aquecimento do habitáculo e que segue para os tubos de metal que passam por cima da caixa de velocidades.
Isto é o resultado dos anteriores proprietários usarem água normal ou não mudarem o liquido de refrigeração com regularidade.
Se mudares alguns dos tubos de borracha não compres Britpart eu meti um que vai da bomba de água ao bloco e jurei para nunca mais, para a próxima vou tentar Allmakes ou de origem se a diferença de preço não justificar.
Tenta tirar o radiador para fora, que não é difícil, e lava-o bem e faz o mesmo com os tubos de borracha. Eu com eliminei a EGR tirei aquela monte de tubos e agora o que sai do IRD vem ligar ao que sai do radiador de aquecimento do habitáculo e que segue para os tubos de metal que passam por cima da caixa de velocidades.
Isto é o resultado dos anteriores proprietários usarem água normal ou não mudarem o liquido de refrigeração com regularidade.
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Retorno Entupido
Boas;
Sacar o radiador e lavar não é nada do outro mundo, já troquei um no Di do meu sogro, mas ainda dá bastante lavoura, pois tenho de sacar os ventiladores e para além disso desconfio que o problema vem de alguns residuos que permanecem nos tubos, pois há pouco mais de um ano o meu motor foi aberto para eliminas fuga de óleo na junta do bloco, foi tudo limpo, retificado, bronzes novos, segmentos e ficou tudo limpinho, mas a tubagem fica sempre com crostas antigas, de modo que o liquido em pouco tempo ficou acastanhado. Também já me tinham dito para passar uma broca nem que seja um tudo nada mais forte no casquilho de saída do radiador, pois assim retira as crostas e abre um pouquinho mais a possibilidade de algumas partículas passarem sem o entupir.
Vou ver como me saio com a broca.
Saudações Free.
Sacar o radiador e lavar não é nada do outro mundo, já troquei um no Di do meu sogro, mas ainda dá bastante lavoura, pois tenho de sacar os ventiladores e para além disso desconfio que o problema vem de alguns residuos que permanecem nos tubos, pois há pouco mais de um ano o meu motor foi aberto para eliminas fuga de óleo na junta do bloco, foi tudo limpo, retificado, bronzes novos, segmentos e ficou tudo limpinho, mas a tubagem fica sempre com crostas antigas, de modo que o liquido em pouco tempo ficou acastanhado. Também já me tinham dito para passar uma broca nem que seja um tudo nada mais forte no casquilho de saída do radiador, pois assim retira as crostas e abre um pouquinho mais a possibilidade de algumas partículas passarem sem o entupir.
Vou ver como me saio com a broca.
Saudações Free.
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Retorno Entupido
Boas;
Como não acredito em bruxas e sou teimoso como o camandro, voltei á carga. Era estranho que não aparecendo qualquer tipo de residuo no circuito o retorno estivesse constantemente a entupir; ora o orifício tem 3mm de diâmetro e decidi arriscar passar uma broca de 3.5mm, pois achei que o casquilho tinha parede suficiente para abrir....já estava por tudo, até para meter radiador novo se esta operação escacasse o dito cujo. Mas a coisa correu bem e desvendou-se o mistério. Com um diâmetro superior e ao fazer a bomba crcular com mais rotação eis que salta para o reservatório a prendinha que se vê na foto. analisando, parece-me um pedaço de cola, pois é elástica o que justifica o comportamento do consecutivo entupimento. Quando introduzia um objeto afastava o lixo, mas logo de seguida era empurrado para o orifício e voltava a tapar. Agora sou senhor de um esguicho de fazer inveja...eheheheh

Como não acredito em bruxas e sou teimoso como o camandro, voltei á carga. Era estranho que não aparecendo qualquer tipo de residuo no circuito o retorno estivesse constantemente a entupir; ora o orifício tem 3mm de diâmetro e decidi arriscar passar uma broca de 3.5mm, pois achei que o casquilho tinha parede suficiente para abrir....já estava por tudo, até para meter radiador novo se esta operação escacasse o dito cujo. Mas a coisa correu bem e desvendou-se o mistério. Com um diâmetro superior e ao fazer a bomba crcular com mais rotação eis que salta para o reservatório a prendinha que se vê na foto. analisando, parece-me um pedaço de cola, pois é elástica o que justifica o comportamento do consecutivo entupimento. Quando introduzia um objeto afastava o lixo, mas logo de seguida era empurrado para o orifício e voltava a tapar. Agora sou senhor de um esguicho de fazer inveja...eheheheh

-
jmgameiro
- iniciante TT

- Mensagens: 28
- Registado: 16 out 2013 00:03
- Land Rover: Freelander 2.0 Di 11/1999
- RTI: 0
- Localização: Vila Nova Santo André
Re: Retorno Entupido
Isso deve ser cola de juntas ou silicone que meteram na altura em que repararam o motor, há mecânicos que abusam na quantidade, pensam que estão a barrar pão e depois sai, a que vem para fora vê-se e pode limpar-se, o que vai para dentro, dá esse resultado.
Quando reparei o meu turbo, um dos avisos que vinha na montagem era não usar cola na junta do tubo de retorno, mas este era o do óleo.
Ainda bem que está resolvido, assim deu menos trabalho e já se anda mais descansado com a máquina.
Quando reparei o meu turbo, um dos avisos que vinha na montagem era não usar cola na junta do tubo de retorno, mas este era o do óleo.
Ainda bem que está resolvido, assim deu menos trabalho e já se anda mais descansado com a máquina.
-
jmgameiro
- iniciante TT

- Mensagens: 28
- Registado: 16 out 2013 00:03
- Land Rover: Freelander 2.0 Di 11/1999
- RTI: 0
- Localização: Vila Nova Santo André
Re: Retorno Entupido
De qualquer modo não é má ideia ires pensando em substituir os tubos de borracha do motor, caso ainda sejam os de origem, já estão com uns anitos em cima, e ainda me lembro que quando limpei e substitui os meus, um dos tubos que faz arrefecimento do IRD tem uma , pequena peça de plástico dentro, para reduzir o caudal que estava tapada com ferrugem.
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Retorno Entupido
Boas;
Não tenho dúvidas, foi mesmo cola da reparação efetuada. Quanto a tubos para já vai rolar assim, embora vá vistoriar mais ao pormenor alguns deles, pelo menos os que estão em zonas mais escondidas e qualquer dia começo a fazer contas à vida e nessa altura se calhar vai tubos e radiador.
Não tenho dúvidas, foi mesmo cola da reparação efetuada. Quanto a tubos para já vai rolar assim, embora vá vistoriar mais ao pormenor alguns deles, pelo menos os que estão em zonas mais escondidas e qualquer dia começo a fazer contas à vida e nessa altura se calhar vai tubos e radiador.
