Foi a minha achega. Não deixa de ser uma opinião e cada um deve olhar por si mas de facto a minha experiência com o free 4x2 não abona muito a favor da segurança.
Landabraços.

Boas;Catloudave Escreveu:SERSANRR, o meu veio assim porque quando o comprei estava a espera de montar uma cx de tranf nova. Mas conduzi um com 4x4, e achei "pesadão". Gosto muito do meu assim, nunca apanhei nenhum susto...
Meus caros companheiros Lander Rover addicts... Temos que adaptar a nossa condução às condições atmosféricas da via e etcs, e o mais importante, "Ayrton Sennas" são poucos nesta vida...(e morreu numa curva). Por isso cuidado na estrada e não culpem os carros...

Punisher Escreveu:Boas;Catloudave Escreveu:SERSANRR, o meu veio assim porque quando o comprei estava a espera de montar uma cx de tranf nova. Mas conduzi um com 4x4, e achei "pesadão". Gosto muito do meu assim, nunca apanhei nenhum susto...
Meus caros companheiros Lander Rover addicts... Temos que adaptar a nossa condução às condições atmosféricas da via e etcs, e o mais importante, "Ayrton Sennas" são poucos nesta vida...(e morreu numa curva). Por isso cuidado na estrada e não culpem os carros...
Vamos com mais calma;
Quando conduziu um em 4x4 por certo tinha o viscoso agarrado; para senti-lo pesadão. Posso garantir que se puser o viscoso impecável quase nem vai notar a diferença entre manobras em 4x2 e 4x4. E por favor, não tente influenciar ninguém a andar em 4x2 nem me venham falar em Ayrton sennas; é que não se pode sequer permitir-se a comparação. É até vergonhoso o comportamento do carro; fica parado onde fica um fi@t Punto, basta um pequeno declive com erva, uma rampa molhada...enfim. A curvar então....desejo-lhe boa sorte, mesmo não se comportando como um Ayrton senna, porque não demorará a rebocá-lo da valeta. Mais uma vez a questão consumo, traduzido em números (Aprox. 4.00€ por tanque, no máximo)..é esse o preço de uma vida? Da minha não, garanto-lhe e ao que parece a grande maioria já chegou a essa conclusão e por fim a questão da IPO; monta/desmonta...é que agora nem faz a inspeção se estiver em 4x2.

Punisher Escreveu:Boas;Catloudave Escreveu:SERSANRR, o meu veio assim porque quando o comprei estava a espera de montar uma cx de tranf nova. Mas conduzi um com 4x4, e achei "pesadão". Gosto muito do meu assim, nunca apanhei nenhum susto...
Vamos com mais calma;
Quando conduziu um em 4x4 por certo tinha o viscoso agarrado; para senti-lo pesadão. Posso garantir que se puser o viscoso impecável quase nem vai notar a diferença entre manobras em 4x2 e 4x4. E por favor, não tente influenciar ninguém a andar em 4x2 nem me venham falar em Ayrton sennas; é que não se pode sequer permitir-se a comparação. É até vergonhoso o comportamento do carro; fica parado onde fica um fi@t Punto, basta um pequeno declive com erva, uma rampa molhada...enfim. A curvar então....desejo-lhe boa sorte, mesmo não se comportando como um Ayrton senna, porque não demorará a rebocá-lo da valeta. Mais uma vez a questão consumo, traduzido em números (Aprox. 4.00€ por tanque, no máximo)..é esse o preço de uma vida? Da minha não, garanto-lhe e ao que parece a grande maioria já chegou a essa conclusão e por fim a questão da IPO; monta/desmonta...é que agora nem faz a inspeção se estiver em 4x2.

Boas;Catloudave Escreveu:Pelo menos é fonte de pessoas que conhecem o Freelander, fico contente, pois vai contra as opiniões desastrosas que me foram dadas quando quis o comprar, como diz, se calhar por pessoas menos elucidadas.
Adoro o meu Free, só tenho boas recordações nele e nunca me deixou mal...
Sempre me levou onde quero ir, e sempre puxou a minha caravana sem se queixar.
5 estrelas, sou sincera, adoro ver como defendem as máquinas que gostam.
![]()

Catloudave, isto é um forum aberto a discussão partindo do principio que todos os utilizadores se respeitam mutuamente.Catloudave Escreveu:Bom dia,
CARAMBA... Se eu tivesse lido primeiro os posts anteriores sobre o assunto acho que não manifestava a minha opinião...
Já reparei que é um assunto delicado para estas bandas... Aprendido e resgistado. 4x4 até à morte...![]()
Vou ter em consideração á vossa opinião relativamente ao 4x4, talvez em coloque o meu freezinho querido a ligação às rodinhas de trás.

Aconselho vivamente a colocar o free 4x4 mas com um viscoso bem recondicionado. Sem querer estar a fazer publicidade o Avelino e o Carlos das Soluções Freelander são entendidos na matéria de viscosos e noutras... Com um viscoso em condições partilho da opinião que um freelander é sim um TT. Já passei em locais em que disse "Eu não vou passar aí, eu não tenho um discovery nem um defender." Sei que pode não ser esse o uso que queres dar ao teu mas inclusive já passei em sitios (lama) onde vi discos e Ranges atascados. Então se o levares a brincar um bocadinho na areia o free vai adorar e tu também.Catloudave Escreveu:Bom dia,
CARAMBA... Se eu tivesse lido primeiro os posts anteriores sobre o assunto acho que não manifestava a minha opinião...
Já reparei que é um assunto delicado para estas bandas... Aprendido e resgistado. 4x4 até à morte...![]()
Vou ter em consideração á vossa opinião relativamente ao 4x4, talvez em coloque o meu freezinho querido a ligação às rodinhas de trás.

Boas;Cammonnis Escreveu:Boa noite,
Ainda mais uma opinião...
Tenho o meu free há cerca de 6 meses. Logo que o comprei e para não ficar apeado, o Carlos e o Avelino tiraram-lhe o veio e o viscoso enquanto não ia reparar o veio - o viscoso não tinha problemas.
É verdade que senti diferenças. O carro estava mais leve e a gastar menos um bocadinho; mas também mais instável e solto. Quando finalmente pus tudo em condições, senti uma diferença enorme. Mais segurança, um carro na mesma leve, mas mais agarrado à estrada - e eu não sou gajo de conduzir a alta velocidade.
Por isso, desde que esteja tudo em condições (com a manutenção adequada) - caixa, IRD e viscoso - é dos carros que mais me deu prazer a conduzir.
Presumo e se disser alguma asneira corrijam: o carro com o viscoso meio colado ou a IRD nas couves vai ser um 4x4 mal amanhado e é óbvio que vai parecer um pastelão. Daí até "tirar peças" para resolver o problema e mexer no equilíbrio original do carro. É como se tivesse os calços no ferro e lhe tirasse os calços para não ouvir o barulho![]()
Por isso, free sempre 4x4 e com a manutenção a que tem direito! Os nossos carros são sedentos de mimo.
Abraço e desculpem o testamento, mas sou mesmo defensor acérrimo nesta questão.