Motor

Discussão sobre Freelanders
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657
RTI: 0

Re: Motor

Mensagem por tiago_silva »

As opiniões cada um tem a que tem. Mas vamos lá ver uma coisa. Se um carro é projectado para ser 4x4 e se o colocamos 4x2 estamos a fazer uma alteração (e que alteração) às características do veículo. Eu de vez em quando também tiro a transmissão porque sei que vou fazer meia dúzia de quilómetros e dentro de cidade e aldeia onde por vezes há curvas/manobras apertadas e de facto é uma saúde para o viscoso, para a IRD e um pouquinho para a carteira (pouco). Mas quando saio com ele de casa e sei que está 4x2 levo cuidados redobrados, triplicados ou quadruplicados, isso é certinho, principalmente com chuva. Aproveito para dizer que não apanhei um nem dois mas muitos sustos em chuva já mas claro que não foi a 40 km/h! :vergonha:

Foi a minha achega. Não deixa de ser uma opinião e cada um deve olhar por si mas de facto a minha experiência com o free 4x2 não abona muito a favor da segurança.

Landabraços.
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
Punisher
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000

Mensagem por Punisher »

Catloudave Escreveu:SERSANRR, o meu veio assim porque quando o comprei estava a espera de montar uma cx de tranf nova. Mas conduzi um com 4x4, e achei "pesadão". Gosto muito do meu assim, nunca apanhei nenhum susto...

Meus caros companheiros Lander Rover addicts... Temos que adaptar a nossa condução às condições atmosféricas da via e etcs, e o mais importante, "Ayrton Sennas" são poucos nesta vida...(e morreu numa curva). Por isso cuidado na estrada e não culpem os carros...
Boas;

Vamos com mais calma;
Quando conduziu um em 4x4 por certo tinha o viscoso agarrado; para senti-lo pesadão. Posso garantir que se puser o viscoso impecável quase nem vai notar a diferença entre manobras em 4x2 e 4x4. E por favor, não tente influenciar ninguém a andar em 4x2 nem me venham falar em Ayrton sennas; é que não se pode sequer permitir-se a comparação. É até vergonhoso o comportamento do carro; fica parado onde fica um fi@t Punto, basta um pequeno declive com erva, uma rampa molhada...enfim. A curvar então....desejo-lhe boa sorte, mesmo não se comportando como um Ayrton senna, porque não demorará a rebocá-lo da valeta. Mais uma vez a questão consumo, traduzido em números (Aprox. 4.00€ por tanque, no máximo)..é esse o preço de uma vida? Da minha não, garanto-lhe e ao que parece a grande maioria já chegou a essa conclusão e por fim a questão da IPO; monta/desmonta...é que agora nem faz a inspeção se estiver em 4x2.
PR_Acores
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 abr 2013 15:05
Land Rover: Freelander 2.0 Tcie 00
Sócio LCP: 2959

Mensagem por PR_Acores »

Punisher Escreveu:
Catloudave Escreveu:SERSANRR, o meu veio assim porque quando o comprei estava a espera de montar uma cx de tranf nova. Mas conduzi um com 4x4, e achei "pesadão". Gosto muito do meu assim, nunca apanhei nenhum susto...

Meus caros companheiros Lander Rover addicts... Temos que adaptar a nossa condução às condições atmosféricas da via e etcs, e o mais importante, "Ayrton Sennas" são poucos nesta vida...(e morreu numa curva). Por isso cuidado na estrada e não culpem os carros...
Boas;

Vamos com mais calma;
Quando conduziu um em 4x4 por certo tinha o viscoso agarrado; para senti-lo pesadão. Posso garantir que se puser o viscoso impecável quase nem vai notar a diferença entre manobras em 4x2 e 4x4. E por favor, não tente influenciar ninguém a andar em 4x2 nem me venham falar em Ayrton sennas; é que não se pode sequer permitir-se a comparação. É até vergonhoso o comportamento do carro; fica parado onde fica um fi@t Punto, basta um pequeno declive com erva, uma rampa molhada...enfim. A curvar então....desejo-lhe boa sorte, mesmo não se comportando como um Ayrton senna, porque não demorará a rebocá-lo da valeta. Mais uma vez a questão consumo, traduzido em números (Aprox. 4.00€ por tanque, no máximo)..é esse o preço de uma vida? Da minha não, garanto-lhe e ao que parece a grande maioria já chegou a essa conclusão e por fim a questão da IPO; monta/desmonta...é que agora nem faz a inspeção se estiver em 4x2.

Eu até ia responder mas depois de ver a resposta que deu ao Sersanrr, e depois de ver a resposta do Punisher, tá tudo dito, abraço.
...LAND ROVER rullezzzzzzzzzz.....

Imagem
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

Boas;
Só para finalizar a velha questão de consumo que justificaria andar em 4x2, deixo ficar um exemplo concreto do meu Di, que como muita gente sabe aqui no forum, ( Carlos e Avelino Soluções freelander) está em 4x4. 531.30Km, 300 deles feitos em AE na casa dos 140km/h e com AC ligado; os restantes 200 e poucos em nacionais e percursos curtos; consumiu 40.88l agora façam as contas...ou melhor eu ajudo:
531.30=40.88
100=x
x= 4088/531.30
x= 7.69

Aqui fica o talão:

Imagem

Ainda acham que vale apena andar em 4x2? Claro que tenho a máquina bem cuidada, mas isso é o que todos deveriamos fazer e não andar a improvisar teorias e tentar fazer delas soluções.
Saudações free.
Última edição por Punisher em 10 set 2014 01:17, editado 1 vez no total.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Nem mais! ;)
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 ago 2014 12:45
Land Rover: RR DSE 99
Ex - Freelander 2.0 2000

Mensagem por Catloudave »

Punisher Escreveu:

Boas;

Vamos com mais calma;

Boa tarde,
Nunca pensei que a minha opinião podesse ter ofendido tanta gente. :wtf:
Peço imensas desculpas se toquei em alguma "ferida", falo da minha experiencia, nada mais. Agora perigo nunca senti, velocidades seja aonde for não gosto, muito menos quando estou na estrada com outra pessoas. E penso que sem duvida não é veiculo para isso.

Influenciar alguém longe mim, cada um sabe o que faz,..., volta a dizer é só a minha opinião, vale o que vale... tenho o free a quase 5 anos e 0 sustos, é simplesmente a minha realidade.

O freelander para mim (e atençâo para que mais NINGUÉM se ofenda, volta a repetir para MIM) não é para TT, longe disso.

Meu senhores por favor tenham calma...
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

Boas;

Ninguém citou condução TT; apenas Freelander é um 4x4 e o resto são más opções nesse carro. O facto de ser um 4x4 não pressupõe estar habilitado para TT, não passaria pela cabeça de ninguém pegar num VW Golf Fourmotion e ir escavar para o monte, a tracção integral traz mais eficácia e segurança em qualquer tipo de situação.
Ninguém ficou ofendido com a tua opinião; este forum vale também pela diversidade de opiniões, quanto mais não seja para serem desmentidas com factos concretos, o que serve de bom exemplo para os menos elucidados. Para que conste, sou utilizador Freelander desde 2002 e conto com 3 unidades na família o que me dá já alguma estaleca pois já conheço bem os cantos á máquina.
Saudações Free.
Última edição por Punisher em 10 set 2014 20:01, editado 1 vez no total.
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Ex - Freelander 2.0 2000

Pelo menos é fonte de pessoas que conhecem o Freelander, fico contente, pois vai contra as opiniões desastrosas que me foram dadas quando quis o comprar, como diz, se calhar por pessoas menos elucidadas.
Adoro o meu Free, só tenho boas recordações nele e nunca me deixou mal...
Sempre me levou onde quero ir, e sempre puxou a minha caravana sem se queixar.
5 estrelas, sou sincera, adoro ver como defendem as máquinas que gostam.

:clap: :thumbup:
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

Catloudave Escreveu:Pelo menos é fonte de pessoas que conhecem o Freelander, fico contente, pois vai contra as opiniões desastrosas que me foram dadas quando quis o comprar, como diz, se calhar por pessoas menos elucidadas.
Adoro o meu Free, só tenho boas recordações nele e nunca me deixou mal...
Sempre me levou onde quero ir, e sempre puxou a minha caravana sem se queixar.
5 estrelas, sou sincera, adoro ver como defendem as máquinas que gostam.

:clap: :thumbup:
Boas;
ás vezes nem se trata de defender as máquinas que gostamos, apenas devemos ter noção das características dos veículos. Não podemos esquecer que estes carros têm todos para cima de uma dezena de anos e vão aparecendo sinais de desgaste como em qualquer outro, mas se os conhecermos bem e atempadamente os cuidarmos temos um excelente carro com uma conjugação de características pouco comuns pela positiva; segurança de uma tracção integral; um dos melhores sistemas de control de tracção conhecido; consumos baixos para um 2.0l; classe 1 em portagens; capaz de transportar 5 pessoas com conforto e bastante bagagem; ter uma eficácia a rebocar sem causar danos na transmissão; surpreender em terrenos mais agressivos para explorar vistas não permitidas a um comum ligeiro de passageiros; robustez generalizada nos materiais usados na sua concepção...e a juntar a tudo isto o prazer que o condutor sente ao volante deste carro...é pá, tenham paciência... no dia em que trocarem por outro terão a noção que todos implicam uma lista de despesas. Por isso afirmo que o Freelander tem uma panóplia de características difíceis de bater; mas temos de ter em conta o que pretendemos da viatura. Eu procurei especificamente um Freelander, pois graças a Deus poderia comprar nem que fosse um m#rc#des novo...mas não servia os meus propósitos; por isso continuo a ter o meu Di com 14 anos e para manter por muito mais tempo.
Saudações free.
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Eu perguntei se tinhas conduzido ou não o freelander em 4x4 porque a diferença é de facto imensa, alias, eu posso afirmar categoricamente que já me salvou a vida num dia de chuva intensa em plena A5, se fosse em 4x2 o meu freelander (o 1º que tive) tinha-se simplesmente desintegrado por me despistar fruto dum lençol de agua gigantesco na faixa da esquerda.. resumindo, o meu em 4x2 PATINA em 3ª com chuva... Sei que em 4x4 tal não acontece, é completamente diferente a noção de segurança a conduzir duma e de outra forma. Ainda este fim de semana a vaguiar pela pista de trial do Iberico cada vez que chegava perto do acelerador esgravatava parecia que estava no Dakar...

Quanto ao freelander ser TT, tudo tem a ver com a definição da palavra TT para cada um. Para mim o freelander é um TT, vocacionado para percursos light que tem como bandeira, a mecânica extremamente simples e facilidade de utilização, sem comando complicados, sem caixas e mecanismos acessórios, essa é a essência, agora, TT quer dizer Todo o Terreno, não quer dizer, Trial, ou Rockcrawling e mesmo assim, em alguns percursos se calhar muitos admiravam-se.. O desenho do freelander e a distribuição de peso (isto para falar da importância do 4x4) são tão perfeitos que dificilmente batemos com ele por baixo, assim que está quase a encostar ele simplesmente muda o centro de gravidade e levanta uma roda, é muito bem conseguido o problema é que muita gente pensa que se conduz tudo da mesma maneira desde que tenha rodas.... :)
jotasetubal
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 abr 2011 01:23
Land Rover: Range Rover DSE '99
Sócio LCP: 2517

Mensagem por jotasetubal »

E por falar em freelanders a fazer TT, ainda falta umas achegas por parte do JVieira..... ele sabe umas coisinhas sobre essa temática.
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598

Mensagem por JVieira »

João thanks pela consideração! :lol:

Tenho andado a acompanhar esta thread em modo silencioso por uma razão muito simples: já foi tudo completamente dito e partilho da opinião da malta.

Embora não possa falar do Free em 4x2 porque nunca o coloquei assim, por várias vezes consegui sentir a segurança do facto de estar em 4x4 em chuva principalmente. Nunca tive de dar contra-brecagem à saída de uma curva com o Free e em carros 4x2 já por várias vezes aconteceu e atenção, não foi por andar a fazer rally.

O facto do Free estar em 4x4 traz alguns custos mas acho que compensam, não falo de consumos porque considero o consumo do free em 4x4 bom (estas férias, por exemplo, fiz um depósito em que quando chegou à reserva tinha 800kms feitos ;) ) mas falo na mecânica por causa do viscoso.

O viscoso aparentemente é uma peça de desgaste e por isso tem de ser contabilizada como tal mas hoje em dia há soluções (nem por acaso, soluções Freelander) em conta e com qualidade top pelo que tenho ouvido.

Em relação a TT, quem me conhece e me acompanha nos passeios, sabe que ele faz muita coisa e poucas são as vezes (em passeios +- light) que tenho de procurar alternativas. Afinal de contas não há milagres e há sitios onde ele não consegue passar e não vale a pena insistir! ;)

Aqui estão os meus 2 cêntimos, que pouco acrescentam ao tópico, como disse, já estava tudo falado quando cá cheguei!

Abraço,
Vieira
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

so falta por aqui passar o guru dos freelander
mestre "papagaio louro "

A dizer que estamos todos errados....
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Catloudave
júnior TT
júnior TT
Ex - Freelander 2.0 2000

:lol: Bom dia,

CARAMBA... Se eu tivesse lido primeiro os posts anteriores sobre o assunto acho que não manifestava a minha opinião...
Já reparei que é um assunto delicado para estas bandas... Aprendido e resgistado. 4x4 até à morte... :lol: :D

Vou ter em consideração á vossa opinião relativamente ao 4x4, talvez em coloque o meu freezinho querido a ligação às rodinhas de trás.
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Catloudave, do meu lado isto e uma mera discussao filosofica, nada mais :)
Eu tenho e uso o meu free como se calhar poucos julgam possivel, mas isso sou eu ;) nem toda a gente quer por guincho num free eheheheh

Landabraços.
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598

Mensagem por JVieira »

Catloudave Escreveu::lol: Bom dia,

CARAMBA... Se eu tivesse lido primeiro os posts anteriores sobre o assunto acho que não manifestava a minha opinião...
Já reparei que é um assunto delicado para estas bandas... Aprendido e resgistado. 4x4 até à morte... :lol: :D

Vou ter em consideração á vossa opinião relativamente ao 4x4, talvez em coloque o meu freezinho querido a ligação às rodinhas de trás.
Catloudave, isto é um forum aberto a discussão partindo do principio que todos os utilizadores se respeitam mutuamente.

Posto isto, acho que deves deves continuar a colocar as tuas opiniões! Por outro lado é importante ouvir os outros pois às vezes quem tem mais experiência ajudam-nos sem que tenhamos que "pagar caro" por situações menos correctas. Digo isto porque aprendi bastante por aqui, e sabendo filtrar a informação aprende-se bastante.

Quanto a mim, já o disse outras vezes, não me choca colocar o Free em 4x2 mas, como já disseram, uma equipa de engenheiros projectou o Free com base em pressupostos que são alterados às vezes com alguma leviandade. Portanto quando o conduzes em 4x2 tenha em atenção isso!

Espero que continues aqui pelo forum tanto a aprender como a partilhar as tuas experiências!
tiago_silva
pleno TT
pleno TT
Registado: 30 out 2012 23:03
Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi.
Sócio LCP: 2657

Mensagem por tiago_silva »

Catloudave Escreveu::lol: Bom dia,

Aconselho vivamente a colocar o free 4x4 mas com um viscoso bem recondicionado. Sem querer estar a fazer publicidade o Avelino e o Carlos das Soluções Freelander são entendidos na matéria de viscosos e noutras... Com um viscoso em condições partilho da opinião que um freelander é sim um TT. Já passei em locais em que disse "Eu não vou passar aí, eu não tenho um discovery nem um defender." Sei que pode não ser esse o uso que queres dar ao teu mas inclusive já passei em sitios (lama) onde vi discos e Ranges atascados. Então se o levares a brincar um bocadinho na areia o free vai adorar e tu também. :D ;)
ImagemImagemImagem

Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
Cammonnis
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 21 fev 2014 19:48
Land Rover: LAND ROVER Freelander Di de 1999.
Sócio LCP: 2868

Mensagem por Cammonnis »

Boa noite,

Ainda mais uma opinião...
Tenho o meu free há cerca de 6 meses. Logo que o comprei e para não ficar apeado, o Carlos e o Avelino tiraram-lhe o veio e o viscoso enquanto não ia reparar o veio - o viscoso não tinha problemas.
É verdade que senti diferenças. O carro estava mais leve e a gastar menos um bocadinho; mas também mais instável e solto. Quando finalmente pus tudo em condições, senti uma diferença enorme. Mais segurança, um carro na mesma leve, mas mais agarrado à estrada - e eu não sou gajo de conduzir a alta velocidade.
Por isso, desde que esteja tudo em condições (com a manutenção adequada) - caixa, IRD e viscoso - é dos carros que mais me deu prazer a conduzir.
Presumo e se disser alguma asneira corrijam: o carro com o viscoso meio colado ou a IRD nas couves vai ser um 4x4 mal amanhado e é óbvio que vai parecer um pastelão. Daí até "tirar peças" para resolver o problema e mexer no equilíbrio original do carro. É como se tivesse os calços no ferro e lhe tirasse os calços para não ouvir o barulho :D
Por isso, free sempre 4x4 e com a manutenção a que tem direito! Os nossos carros são sedentos de mimo.

Abraço e desculpem o testamento, mas sou mesmo defensor acérrimo nesta questão.
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

Cammonnis Escreveu:Boa noite,

Ainda mais uma opinião...
Tenho o meu free há cerca de 6 meses. Logo que o comprei e para não ficar apeado, o Carlos e o Avelino tiraram-lhe o veio e o viscoso enquanto não ia reparar o veio - o viscoso não tinha problemas.
É verdade que senti diferenças. O carro estava mais leve e a gastar menos um bocadinho; mas também mais instável e solto. Quando finalmente pus tudo em condições, senti uma diferença enorme. Mais segurança, um carro na mesma leve, mas mais agarrado à estrada - e eu não sou gajo de conduzir a alta velocidade.
Por isso, desde que esteja tudo em condições (com a manutenção adequada) - caixa, IRD e viscoso - é dos carros que mais me deu prazer a conduzir.
Presumo e se disser alguma asneira corrijam: o carro com o viscoso meio colado ou a IRD nas couves vai ser um 4x4 mal amanhado e é óbvio que vai parecer um pastelão. Daí até "tirar peças" para resolver o problema e mexer no equilíbrio original do carro. É como se tivesse os calços no ferro e lhe tirasse os calços para não ouvir o barulho :D
Por isso, free sempre 4x4 e com a manutenção a que tem direito! Os nossos carros são sedentos de mimo.

Abraço e desculpem o testamento, mas sou mesmo defensor acérrimo nesta questão.
Boas;

Gostei particularmente da analogia dos calços de travão.......ehehehehe. Bem visto e assenta que nem uma luva nesta questão.
Rafael Parada
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 08 mar 2015 02:58
Land Rover: Freelander 1999\12

Mensagem por Rafael Parada »

Estou com um pequeno problema com o meu Freelander é que as 3 m rotações ele falha sempre alguém sabe me dizer alguma coisa. Muito obrigado.