Freelander explicado pelo proprio Project Manager

Discussão sobre Freelanders
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Freelander explicado pelo proprio Project Manager

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Deixo aqui uma reportagem que explica o porquê das opções usadas no freelander e porque é diferente dos seus irmãos mais velhos.

É possível identificar qualidades como a "simplicidade e facilidade de utilização" tal como o motivo da sua fama de "unreliable", nomeadamente provocada por um publico alvo (80% dos clientes LR) que nunca fizeram offroad na vida e desconhecem os cuidados e questões duma viatura deste tipo, ou seja, clientes que compram um "jipe" para usar como um carro sem nunca se preocuparem com questões típicas de quem anda fora de estrada.

O vídeo também é interessante para quem nunca viu um freelander em detalhe, especialmente por baixo.

https://www.youtube.com/watch?v=PPoUePQeRsk

Abraços
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598
RTI: 0

Re: Freelander explicado pelo proprio Project Manager

Mensagem por JVieira »

Aqui no trabalho não tenho "iu iutubii" pelo que vou ver quando chegar a casa...

Mas mesmo sem ver o video, eu aprendi a gostar bastante do Freelander de forma racional (estranho!?! eu explico :lol: )!

Devo ser, talvez, das poucas pessoas que acha o produto Freelander, um produto excepcional e acho também (e aqui não sou só eu a achar) que nunca foi muito bem compreendido pelos amantes de LRs.

A LR tem produtos diferenciados, o luxo e TT , o puro e duro TT (e icónico) e o misto dos dois, assim, o Freelander veio preencher uma área vazia. Algo que não é tão poderosa a nível de TT como o resto da família mas que tem igualmente espírito de aventureiro como a LR sempre teve!

O mercado estava inundado de Jipes e muita gente comprava-os por todos os motivos excepto um: o TT. Por este motivo surgiram os SUV's e resultado disso podemos ver a realidade de hoje, que saem que nem pãezinhos quentes. A questão é que hoje em dia, poucos dos SUV's têm/podem ter utilização TT e é nisso que acho o Freelander excepcional.

Um carro para o dia-a-dia, confortável em viagens, motor bastante porreiro e em fora de estrada safa-se e devo dizer que se safa melhor do que parece. Temos de ser honestos e não fazer do Freelander o que ele não é, tem bastantes limitações mas, não é de porcelana e depois de aprender a conduzi-lo fora de estrada e conhecendo as limitações, é bastante eficaz e permite brincar bastante!
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Não diria melhor...

O grande problema do Freelander foi ter nascido na LAND ROVER... O Dacia (Ou R#n@ult como saiu em alguns países) Duster é semelhante em termos de conceito e está a dar cartas pelo mundo fora, actualmente é das viaturas com maior lista de espera para quem os quer comprar.
O Freelander nasceu para colmatar uma falha na oferta da LR mas numa família com um legado enorme e com o peso da responsabilidade dos irmãos mais velhos.
Infelizmente é verdade, se tivesse nascido noutra marca qualquer (como o Duster, o p@nd@, o RAV4, etc) se calhar hoje era bem vistos pois os principais opositores deste modelo estão DENTRO da própria marca, são os primeiros a deitar abaixo as capacidades destas pequenas maquinas (maior parte das vezes sem ter visto nenhum a circular fora de estrada, ou a circular mas a ser conduzido por um daqueles utilizadores que nunca viu mato, os tais que os compravam novos) a LR fez um modelo virado para um publico que adora os todo o terreno mas nunca sequer teve contacto com mato, a ideia foi mesmo simplificar ao máximo a viatura. O freelander é excepcional dentro daquilo para o que foi construído, NUNCA FOI PENSADO para ser um substituto do Defender!!! São viaturas diferentes para utilizações e utilizadores diferentes.

Resumindo, vale a pena ver o vídeo (é pena é estar em inglês)
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Também ainda nao vi o filme mas eu acho que o problema do freelander esteve na falta de bom serviço pós venda para resolver fácilmente os problemas mais comuns a custos mais acessiveis como:

- as falhas do viscoso
- as bombas de embraiagem
- o sensor de cambota/cames que cria o funcionamento errático no pegar a quente

A maioria das pessoas, não Landinhos que gostam da marca, a primeira coisa que diz do Freelander é para fugir do carro que dá problemas na transmissão caros de tratar e que não fica resolvido, vai tornar a acontecer pois é mesmo assim de desgaste...

Não os oiço dizer que é carro de cidade e não um LAND ROVER verdadeiro.

Aliás o triunfo dele é ser um belo carro de cidade ( apesar da brecagem limitada ), confortável e espaçoso, de classe 1 nas portagens, com motor capaz para o peso que tem e um 4x4 permanente porreiro que faz 98% do Todo Terreno Turistico que as familias fazem sem problemas.

Para mim mto mais bem conseguido que os vitaras que tanto se vê por ai.
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
JVieira
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JVieira »

Não sei se o problema, e passo a expressão, é o Freelander ter dado muitos problemas... Os LR's sempre tiveram problemas mas os amantes das marcas sempre conviveram bem com isso. Digo mais, os novos BMW's (só um exemplo) têm dado muitos problemas, as pessoas param de os comprar? Não! A longo prazo é provável que faça "mossa" na marca...

Acho é que as coisas são o que são dependendo da forma que nós queremos olhar para elas e o ser humano é muito resistente à mudança muitas vezes sem querer sequer parar para pensar um bocado sobre a razão das coisas.

Os amantes da marca estavam habituados a ver produtos 100% offroad, e vem um produto diferente ora o mercado alvo também é diferente querendo dizer com isto que quem compra um Freelander não é o mesmo utilizador de um Defender. Aqui começa a criar um conjunto de utilizadores não é o mesmo do resto da marca havendo assim dois mundos de pessoas dentro da mesma marca.

Passados estes anos, os Frees ficaram mais baratos e começaram a haver "forasteiros" que começaram a dar o uso (correcto :D ) ao Free. Parece que cada vez há mais pessoas a ficarem fãs.

No meu caso, comprei um pouco às cegas, vi uns videos no youtube e reparei que se calhar não seria assim tão mau, decidi avançar para a compra. Verdade que tenho feito bastante TT com ele e das coisas que mais me fascina é o TC, tanto que já estou bastante habituado e no próximo LR que tiver acho que não vou prescindir deste maravilhoso extra que é uma ajuda preciosa para 90% das situações (do que faço claro...)!
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Para mim pessoalmente, acho que o maior erro do freelander foi não terem considerado o viscoso uma peça de desgaste de duração limitada... se tivesse que mudar de 80.000 em 80.000 ou 100 em 100, acredito que a fama dos freelanders era bem diferente... Houve um iluminado que acho que o gel de silicone era eterno quando constantemente centrifugado.. Alias, o problema do free prende-se mesmo com isto, o viscoso não funciona e deixa de funcionar, isto é um falso conceito, simplesmente vai deixando de funcionar eficazmente com o tempo e ficando mais resistente ao movimento até ao ponto em que a resistência é tal que acaba por forçar as peças mecânicas envolventes (IRD e diff traseiro).. Ou seja, ele roda? roda... mas não significa que esteja bom.
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

JVieira, essa percepção que falas dos utilizadores da marca é fácil de ver... Diz-me quantos LR tens aqui no fórum todos de origem? Quanto dinheiro foi gasto nesses carros para os tornar "melhores" fora de estrada? Então e os freelanders na sua maioria, quantos vês artilhados? Então e porque é que gastar 1000€ num discovery para lhe por pneus e suspensão é "muita nice" e gastar 1000€ para por um freelander mais apto é desperdício? Cá esta a percepção que falo... é sobretudo isto... percepção e aquilo que falas, resistência à mudança.. Eu tinha no free, pus TC no P38 e tenho TC no free... e venha o melhor piloto do mundo dizer que o velho veiculo totalemente mecânico é melhor a passar cruzamentos de eixos que o TC... é todo um outro mundo que só está ao alcance daqueles que tem bloqueios (lá está, mas que foram comprados adicionalmente para tornar a viatura mais capaz :) )
JVieira
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JVieira »

SERSANRR entendo o que dizes e partilho exactamente da mesma opinião mas vou só acrescentar uns pormenores.

Quem altera veículos para um determinado fim (seja trabalho, seja divertimento, trial etc...), os mesmos são base para atingir o fim. O Freelander como base parece-me algo limitado para um fim "radical" pois faltam-lhe redutoras, os eixos são diferentes etc...

Portanto entendo perfeitamente que quem queira preparar um LR para umas trialadas, ponha de parte imediatamente um Free e fique na duvida entre um Defender ou Disco... Salvo algumas excepções :lol: há tempos postei aqui um video de um Free muito bravo... aquele que rapidamente se apressaram de dizer "Ah mas isso é um Discovery"... pois pois... e quantos e quantos Defenders e Discos que andam por aí com eixos p@tr#l e peças deste e de outro modelo são o que? Bom adiante...

Agora se me disseres que no mundo do TTT um Free bem artilhado ou com tanto dinheiro gasto como é gasto em tantos outros Discos não faz = ou identico? Poderei estar a ser inocente, mas diria que sim... Volto a pegar no meu exemplo, quando o comprei, idealizei um tipo de passeios que gosto de fazer e tentei perceber se o Freelander conseguia faze-los, e sim, é capaz! As alterações que fiz nele? Uma protecção de carter...nada mais...

No que toca a TC... bom aqui eu diria que para bravuras o TC não vai lá e muito provavelmente tens mesmo de ter bloqueios mas digo isto sendo eu uma pessoa com muita pouca experiência...

Tocas noutro ponto interessante, os veiculos à antiga puramente mecanicos. Eu sou um aficionado LAND ROVER, não sou aficionado de Discos ou Defenders ou LR's antigos... sou aficionado do mundo LAND ROVER! E como tal adoro ver videos (estrangeiros como é lógico) de novos modelos LR com alterações a fazer TT bravo... e o que me farto de dizer é: Os novos modelos não são menos capazes que um RR de 90 carregado de aço, há é pouco dinheiro em PT para fazer de um RR Sport uma "besta" em TT!!!
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Jvieira, não é serem fãs da marca e aceitarem problemas. Acho que não é problema quando são carros de empresa ou pessoas com um rendimento superior na decada de 90 e inicio de 2000, a maioria dos clientes na altura de grandes vendas com os Defenders, Discovery e Range Rover.

Hoje em dia com os rendimentos inferiores, empresas a fechar e menos facilidades fiscais para estes veiculos acredita que reparações caras constantes não são visto de animo leva na altura da compra.

Aliás se a maioria dos LAND ROVER's fosse acompanhada na LAND ROVER sem olhar a despesas de certeza que dava menos problemas que pelos mecânicos multimarcas e muitos com peças britpart para poupar como é a maioria hoje. Seria considerada manutenção preventiva e não reparações de carros problemáticos.

Mesmo os bmw, eu bem vejo nos forums e facebook as pessoas a associarem-se para fazer queixas à marca de modo a fazer uma pressão para assumir esses problemas mais recentes nos motores a diesel.

Aliás ainda no outro dia alguém comentou que tem um vizinho com um bmw desses recentes a fazer de pisa papeis na garagem por não ter orçamento para a reparação de um motor novo...

Para mim todos os carros e marcas têm telhados de vidro e especialmente os novos donos não podem esperar manutenção barata de um carro comprado agora com 15/20 anos que custa 5000€, mas que em novos custavam 10x ou mais isso, a manutenção vai reflectir o custo inicial em determinadas peças e tipo de reparação claro.

-----//----

Em relação ao TC...é o futuro. mto mais eficiente em piso escorregadio permitindo ter veículos mais estradistas ainda capazes de TT ( vimos isso nos modelos da LR há mtos anos e cada vez melhor )

Mas para mim os LR e TT é um entretém para matar o bicho da condução e mecânica, logo um carro electrónico nunca me seduziu preferindo mais cruzamento na suspensão, pneus de tracção e assim como o desafio da condução em vez de clicar em 3 botões e confiar no computador.

E admiro quem vai meter 50.000€ ou 120.000€ para fazer travessias de riacho, roçar o fundo todo na lama como há necessidade em mtos passeios.

-----------//---------

Mas voltando ao freelander, é um mano mais novo a quem se desculpa quase tudo levando ás cavalitas qd for preciso para nao ficar para trás qd se sobe um monte maior ou se passa um rio mais fundo :rofl: :rofl:
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
JVieira
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JVieira »

MR_Trecolareco não me exprimi bem, o facto de dar problemas no Freelander não é motivo para hoje em dia não os comprar visto que os mesmos já se resolvem de forma barata. Tendo em conta que cada modelo tem os seus problemas e as pessoas continuam a comprá-los na mesma.
Claro que quando o Free saiu, estes mesmos problemas (viscoso+ird) para reparar custava uma nota preta e é normal as pessoas começarem-se a afastar deles naquela altura.

Sim, também sou de acordo que o Free para um TT soft é bastante competente.
jotasetubal
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 abr 2011 01:23
Land Rover: Range Rover DSE '99
Sócio LCP: 2517

Mensagem por jotasetubal »

João (e Joana)
JVieira Escreveu: mas, não é de porcelana
Realmente o vosso não é mesmo de porcelana! Ainda tenho em memória ver-te a tentar (e depois conseguir) subir uma alternativa mais difícil, sugerida durante o passeio que organizámos na Arrábida!

Pensei que finalmente tinha visto uma desafio superior às capacidades do freelander.... enganei-me....

Depois fomos a um corta-fogo, (que houve um indivíduo que no reconhecimento recusou-se a subir....) e mais uma vez, o freelander mandou as redutoras "às malvas" e mete-se a caminho!

E eu mais uma vez enganei-me...pois pensava que não subia....

E depois há aquele vídeo do confrade "Nitro" que com mudanças automáticas!!!!! faz uma subida que muitos antes dele, com muito mais dinheiro investido no LR não conseguiram subir...

Eu acho que o que se passa com o freelander é o mesmo que se passa com o P38 e que eu tanto advogo. São veículos que só agora começam a ser baratos o suficiente para virem para o mato e só agora se começa a conhecer as suas verdadeiras possibilidades. (embora nunca sejam capazes de ganhar o campeonato nacional de rally )
JVieira
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JVieira »

Grande João!
Eu acho que o que se passa com o freelander é o mesmo que se passa com o P38 e que eu tanto advogo. São veículos que só agora começam a ser baratos o suficiente para virem para o mato e só agora se começa a conhecer as suas verdadeiras possibilidades. (embora nunca sejam capazes de ganhar o campeonato nacional de rally )
Tiraste-me as palavras da boca!

Em relação ao resto, também eu muitas vezes não sei bem os limites do Free... essa da alternativa que dizes também eu fiquei +- impressionado :lol: só o consegui fazer à terceira porque sabia perfeitamente que não estava a por as rodas no sitio certo!
Aquele corta-fogo, confesso, dá-me uma certa pica subir! :evil:

Esse video que falas do Nitrous (em conjunto com o post evangelizador da Cátia :lol: ) foi o que me fez pensar na compra do Freelander!

Houve aí um passeio que fiz, que no final a malta foi brincar para uns areais, e eu cheguei, estacionei e fiquei um monte de tempo a ver a malta toda a brincar lá na areia. Era areia bastante solta tipo de praia. Nunca pensei que o Free conseguisse andar lá a brincar portanto não me chateei e fiquei a ver...
Até chegar lá um certo elemento LMA e picar-me, decidi tirar ar aos pneus e... tentei uma vez tentei outra, e entretanto subi um morro de areia que lá estava que nem eu acreditava subir! Alguns subiram outros nem por isso e o facto alguns bem preparados não o fizeram.
Quando arranquei ainda ouvi umas bocas e quando estava a descer, a malta das bocas já dizia que para a próxima trazia a 4L! :lol: (por acaso fartei-me de rir na altura)

Não quero com isto dizer, que naquele dia o Free subiu e é melhor que os outros, muito pelo contrário, o Free tem algumas capacidades que não podem ser negadas!
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Ahá!!! Assim está bem, gosto de ver este movimento todo no fórum eheheheh :beer:

Bem, resumindo, as redutoras são uma questão complicada, é facto que não existem mas... será que são mesmo necessárias neste veiculo? A 1ª podia ter uma velocidade mais baixa verdade mas tem força suficiente para qualquer picada que tenha encontrado, há pontos muito muito complicados que provavelmente vão fazer abusar da embraiagem para conseguir velocidade baixa o suficiente para os ultrapassar sem danos, é verdade, mas não se esquecam que o Freelander foi feito para ser simples e pratico e que qualquer pessoa pudesse usar... Exige outro tipo de condução é verdade mas só isso, outro tipo de condução, como em tudo há que aprender a usa-lo :)
JVieira
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JVieira »

SERSANRR Escreveu:Ahá!!! Assim está bem, gosto de ver este movimento todo no fórum eheheheh :beer:

Bem, resumindo, as redutoras são uma questão complicada, é facto que não existem mas... será que são mesmo necessárias neste veiculo? A 1ª podia ter uma velocidade mais baixa verdade mas tem força suficiente para qualquer picada que tenha encontrado, há pontos muito muito complicados que provavelmente vão fazer abusar da embraiagem para conseguir velocidade baixa o suficiente para os ultrapassar sem danos, é verdade, mas não se esquecam que o Freelander foi feito para ser simples e pratico e que qualquer pessoa pudesse usar... Exige outro tipo de condução é verdade mas só isso, outro tipo de condução, como em tudo há que aprender a usa-lo :)
Se pudesse fazer 'like' neste comment faria :D

Também já pensei bastante sobre isso, e a opinião é a seguinte. Se tivesse redutoras, faria com que fosse carro apto para mais agressividades e depois iríamos questionar outros componentes e andávamos aqui em pescadinha de rabo na boca.
É verdade (e já senti diversas vezes) que em certas situações as redutoras facilitariam bastante a vida e pouparia a embraiagem mas também já não cometo os mesmos erros que cometia ao inicio devido a falta de redutoras e faço todos os possíveis para não recorrer à mesma.

Em suma, e é como dizes, o Freelander foi feito para um fim, e não vale a pena estarmos a querer fazer dele para outro fim e posto esta afirmação, é a razão pela qual ainda não desatei a fazer alterações nele. (embora vontade não me falte :lol: e, por isso mesmo é que ando a seguir o teu post atentamente!)

Depois há outra coisa que me lembrei agora, a maior parte das pessoas não conhece o Freelander, dentro do mundo LR sabem que não tem baixas, mas fora do mundo LR nem isso sabem pois às vezes "aconselham-me" a usar uma segunda baixa! :lol:
Mas já por várias vezes me disseram para fazer um troço em segunda e, basicamente, tenho de estar sempre a explicar que a segunda não resulta pois não tem força... e como não tenho redutoras não vai dar! A malta fica sempre desconfiada...
catia_hingis
master TT
master TT
Registado: 17 mar 2011 12:23
Land Rover: Freelander TD4, 3p Nov 2000
Discovery 300Tdi, 5p Jun 1996
Sócio LCP: 2268

Mensagem por catia_hingis »

Oláaaaaa :D :dance:
Post envagelizador!!!! Ameiiii essa :D

Pois é...o Freelander é diferente dos outros LR's, mas continua a ser, sempre foi e sempre será um LR! A diferença custa a aceitar mas nos últimos dois anos sinto que os adeptos mais antigos da marca começaram a aceitar o Freelander e, alguns daqueles que o "punham de parte" até compraram um...

Vocês já disseram tanta coisa...que se eu pudesse também colocava "like" :D

A questão das redutoras hoje fez-me pensar o seguinte: se o QQ as tivesse, eu nunca teria comprado El GUs...! A verdade é que eu GOSTOOOO mesmo de LR's, mas o Freelander pelas suas características tornou-se no meu professor. Cada um tem a sua forma de sentir as coisas. Eu admito que há sensações que só me dão gozo ao volante do QQ. Porquê? Porque é como eu...é diferente! Uns gostam de nós por aquilo que somos. Outros odeiam-nos pelo mesmo motivo...como o Freelander é mais ou menos isso!

:thumbup:
-Tenho um coração LAND ROVER - Assistido por SegurAudio
Imagem
http://www.facebook.com/#!/LandRoverFreelanderPortugal - Like!
Só por hoje...sou grata!
JVieira
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JVieira »

Andei aqui a dar "bitaites" mas só hoje vi o video, já que antes não tinha tido oportunidade e depois fui-me esquecendo...

O que ele disse não é surpresa para mim e aliás, foi o que sempre pensei. Os produtos que as marcas lançam para o mercado não são por acaso, existem estudos por trás e o que o senhor disse é exactamente isso. Havia um monte de compradores que gostam deste tipo de carros mas não para fazer TT agressivo e por esse mesmo motivo não precisariam de um setup convencional, tal como têm os restantes veículos da marca.
Ainda assim, eles tinham de resolver o facto de numa saída de estrada, o Free tinha de estar preparado para algumas eventualidades. Na minha opinião fizeram uma obra de arte com aquele TC + HDC e deram a possibilidade de com o Freelander se poder desfrutar uns passeios fora de estrada.

Cátia, já tinha reparado nisso, há muita gente a comprar o Free e já tendo outro LR em casa. Acho que finalmente as pessoas estão a perceber a lógica do Free e a... aceitá-lo?!?!