Ando desconfiado do sensor de massa de ar do meu P38, alguma alma caridosa, que viva na margem sul do tejo, tem um só para testar e ver se faz alguma diferença?
Obrigado!
Sensor MAF p38, alguém tem um que possa emprestar?
-
gverdeg
- júnior TT

- Registado: 18 fev 2014 03:49
- Land Rover: Range Rover, 1992, motor VM
Range Rover 1999, DSE. - RTI: 0
- moreirinha
- pleno TT

- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
Re: Sensor MAF p38, alguém tem um que possa emprestar?
Desligue, vai notar diferença se ainda estiver a funcionar. Se já não estiver não nota.
Demora alguns km a fazer "efeito", pelo menos no meu foi assim...
Demora alguns km a fazer "efeito", pelo menos no meu foi assim...
-
gverdeg
- júnior TT

Olá Moreirinha, já desliguei e não notei nada, daí a minha desconfiança. Estou a pensar fazer um circuito para enganar a Centralina para fazer o teste. É que não encontro uma MAF barata à venda para o P38
.
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Vais ao ebay e por 80 90 € fazes a festa.
Se ficar bom, e como já tens a "certeza" do como devia trabalhar, compras um a "sério ", seja novo ou usado.
Se ficar bom, e como já tens a "certeza" do como devia trabalhar, compras um a "sério ", seja novo ou usado.
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
-
gverdeg
- júnior TT

Chiçatomcat Escreveu:Vais ao ebay e por 80 90 € fazes a festa.
-
jotasetubal
- júnior TT

- Registado: 12 abr 2011 01:23
- Land Rover: Range Rover DSE '99
- Sócio LCP: 2517
- RTI: 0
e aquilo é só chegar lá e desligar?
Essa peça serve para quê?
Essa peça serve para quê?
-
gverdeg
- júnior TT

No motor do P38, com sensor MAF, e em muitos outros diesel o comportamento da gestação da injecção de combustível pode resumir-se, de forma grosseira, da seguinte forma:
1) Em função da posição do acelerador e da rotação é calculada a quantidade de combustível a injetar. De grosso modo isto corresponderia directamente à "Vontade do condutor"
2) Sabendo a quantidade de combustível que se pretende injectar, é consultado um segundo mapa onde constam os limites máximos de binário/Combustível em função da rotação. Este mapa tem por objectivo proteger a mecânica contra binários excessivos, um limite pode por exemplo ser imposto pela caixa ou outro componente da transmissão. Se o pedido for superior ao valor contido da tabela o resultado é limitado ao valor que consta na tabela.
3) Finalmente o resultado depois de limitado pela tabela do ponto 2) é comparado com outra tabela onde são guardados os valores máximos de combustível que se pode injectar em função da massa de ar admitida. Esta tabela depende fundamentalmente da quantidade de ar que entra no motor, valor que se obtêm da MAF e da rotação. Esta tabela tem por objectivo a redução do fumo preto por causa de injecção excessiva para a quantidade de ar admitido.
Nos carros que não usam EGR, a massa de ar admitida pode ser estimada com base na pressão no colector de admissão e na temperatura do ar, mas com a EGR isso já não funciona e por isso é necessário o sensor MAF.
Agora é só imaginar as possíveis falhas do sensor e as suas consequências. Uma muito obvia é a possibilidade da potência estar limitada porque o sinal da MAF, erradamente indica uma massa de ar admitida inferior à real o que faz com que a quantidade de combustível injetado seja limitado pela tabela do ponto 3).
1) Em função da posição do acelerador e da rotação é calculada a quantidade de combustível a injetar. De grosso modo isto corresponderia directamente à "Vontade do condutor"
2) Sabendo a quantidade de combustível que se pretende injectar, é consultado um segundo mapa onde constam os limites máximos de binário/Combustível em função da rotação. Este mapa tem por objectivo proteger a mecânica contra binários excessivos, um limite pode por exemplo ser imposto pela caixa ou outro componente da transmissão. Se o pedido for superior ao valor contido da tabela o resultado é limitado ao valor que consta na tabela.
3) Finalmente o resultado depois de limitado pela tabela do ponto 2) é comparado com outra tabela onde são guardados os valores máximos de combustível que se pode injectar em função da massa de ar admitida. Esta tabela depende fundamentalmente da quantidade de ar que entra no motor, valor que se obtêm da MAF e da rotação. Esta tabela tem por objectivo a redução do fumo preto por causa de injecção excessiva para a quantidade de ar admitido.
Nos carros que não usam EGR, a massa de ar admitida pode ser estimada com base na pressão no colector de admissão e na temperatura do ar, mas com a EGR isso já não funciona e por isso é necessário o sensor MAF.
Agora é só imaginar as possíveis falhas do sensor e as suas consequências. Uma muito obvia é a possibilidade da potência estar limitada porque o sinal da MAF, erradamente indica uma massa de ar admitida inferior à real o que faz com que a quantidade de combustível injetado seja limitado pela tabela do ponto 3).
-
gverdeg
- júnior TT

Já testei hoje, enganei a centralina informando-a de que havia ar com "fartura" e o resultado foi muito semelhante, talvez tenho melhorado ligeiramente o tempo de resposta ao acelerador mas nada que aponte para uma MAF nas "couves". Além disso aproveitei para medir o sinal da MAF e pareceu-me correcto.
Pelo que começo a pensar que não é defeito mas antes feitio.
Pelo que começo a pensar que não é defeito mas antes feitio.