Mas afinal, que pressão meto nos pneus??

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
jotasetubal
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 abr 2011 01:23
Land Rover: Range Rover DSE '99
Sócio LCP: 2517
RTI: 0

Mas afinal, que pressão meto nos pneus??

Mensagem por jotasetubal »

Boas tardes,

Tenho andado com uma dúvida existencial sobre a questão de ar nos pneus.

Eu tenho um P38 com pneus General Graber AT2 255/65R16 e a minha dúvida é a seguinte:

- No manual do utilizador e segundo o que se diz em algumas "praças" estrangeiras, a pressão de pneus correcta para um P38 com pneus 255/65R16 deveria ser 1.9 nos da frente e 2.6 nos traseiros...

- Muitas pessoas já me têm dito e também há utilizadores estrangeiros que juram que esta pressão é muito baixa e que o melhor é andar em valores tipo 2.5 a 3.0 em todas as rodas!!!

Em que ficamos??

Qual é a pressão correcta? O que é que vocês utilizam??
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Re: Mas afinal, que pressão meto nos pneus??

Mensagem por mcapinha »

Mas vez algum problema em utilizar a pressão que vem no manual (que, há partida, terá sido escrito com base em informação de um engenheiro que perceberá mais do assunto do que a malta da internet) ?
Imagem
jotasetubal
júnior TT
júnior TT

mcapinha Escreveu:Mas vez algum problema em utilizar a pressão que vem no manual (que, há partida, terá sido escrito com base em informação de um engenheiro que perceberá mais do assunto do que a malta da internet) ?
Não vejo problema nenhum, antes pelo contrário! Já disse aqui, num outro tópico, exactamente o mesmo raciocínio em relação à ventoinha do P38, no entanto, quando olho para as rodas....parece-me...(como dizia o outro) pouquinho, pouquinho!! hehe
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Eu com esses pneus e com a pressao de 1.9 a frente, nao gostava do comportamento do RR.
Entre diversos testes, acabei por ficar com 2.2, 2.3 a frente.
Atras acho que mantive os 2,5 ou 2.6.

Os GG At2, sao "moles" por natureza......
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE

Mensagem por joao carvalho »

O manual existe para alguma coisa.

Quando o P38 foi feito, engenheiros e tecnicos trabalharam horas, com recurso a tudo o que era sofisticado na época, para chegar á conclusao que as pressões ideais, tendo em conta a distribuiçao de pesos do RR, são as que estão no manual.

É como ir ao médico buscar remédios... O Sr Dr acha que devo tomar 3 comprimidos? vou tomar 6 que é melhor...depois dá mer.....a

Mais importante que as pressoes já alguem se deu ao trabalho de, com as pressoes do manual, ver que as rodas com o carro vazio fazem practicamente a mesma "barriga" e por conseguinte os diametros em andamento sao semelhantes? Em andamento isto é muito importante para o viscoso central, por exemplo... É só um exemplo mas há mais
Última edição por joao carvalho em 31 mar 2014 18:23, editado 1 vez no total.
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

jotasetubal Escreveu:Já disse aqui, num outro tópico, exactamente o mesmo raciocínio em relação à ventoinha do P38
Exactamente. Por exemplo a ventoínha/viscoso do P38 é mais do que suficiente se tudo estiver bom.
Temos de pensar que o viscoso é o dispositivo que oferece melhor rendimento. As ventoínhas electricas acabam por gastar mais em termos de energia para o mesmo trabalho do viscoso
DiscoMirage
pleno TT
pleno TT
Registado: 18 set 2005 22:46
Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
Sócio LCP: 936

Mensagem por DiscoMirage »

joao carvalho Escreveu:
jotasetubal Escreveu:Já disse aqui, num outro tópico, exactamente o mesmo raciocínio em relação à ventoinha do P38
Exactamente. Por exemplo a ventoínha/viscoso do P38 é mais do que suficiente se tudo estiver bom.
Temos de pensar que o viscoso é o dispositivo que oferece melhor rendimento. As ventoínhas electricas acabam por gastar mais em termos de energia para o mesmo trabalho do viscoso
Sem quer desviar o assunto deste topico, só queria dizer que no que diz respeito ao arrefecimento por viscoso não concordo pois trata-se de uma medida economicista da marca e nada mais.
Tenho um Disco 200TDI e troquei o viscoso por uma eletrica e só fiquei a ganhar: menor ruido, motor mais livre. A ventoinha eletrica no inverno nunca se ligou por isso não houve gasto de energia só poupei combustivel, mas cada cabeça sua sentença...
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

Eu uso sempre pressão mais alta nos pneus, há uma variante que é a do conforto que eu prefiro abdicar em prol de menor consumo e longevidade dos pneus..
JVieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598

Mensagem por JVieira »

Embora não tenha um RR, eu sou mais um que não usa a pressão indicada no manual.

Tenho um Freelander e sempre achei a medida que vinha no manual baixa e ao questionar na casa onde comprei os 4 pneus deram-me a medida de 2.3 que é a que uso.

Mas esta é uma boa questão...

Cumps,
JVieira
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Boas,
Jotasetubal como já informei, eu com a pressão recomendada (1.9 Bar) não gostei do comportamento do RR com os GG AT2.
(Mesmo com os "outros" pneus, com 1.9 tinha um comportamento....)
Não falamos de "gostos", mas sim o facto, de não "sentir" o RR a curvar de modo "proporcional" a viragem.
Ou seja sentia o RR a "dançar" na jante nas transferencia de peso.
Não querendo criar mais "polémica" sobre o que está no manual e sobre os criadores, tecnicos etc.... há no entanto algumas coisas que convém relembrar:
- Qualquer carro que tive, havia sempre uma referencia a pressão em "vazio" e carregado, no nosso não há....
- o valor que vêm no manual, não refere por exemplo qual a medida de pneu.
(lembro-me de ter guiado um carro que tinha diversas e recordo-me que havia uma diferença, salvo erro 0,2 bar).
- o famoso "teste do alce" do classe A, foi resolvido com aumento da pressão dos pneus (e talvez redução da altura do mesmo, mas a memoria aqui falha)
- ainda há pouco tempo, vi uma reportagem sobre o ESP do ultimo Cherokee, dá arrepios "ver" o esforço a que está sujeito o pneu da frente quando recebe o peso todo, alias, até acho que há um pneu que cede nuns dos testes (procurem no youtube, vale a pena ver/ saber)....

Mas façam um teste, vão para uma estrada sinuosa com 1.9 Bar a frente e tornem a faze-lo com 2.2 p.e. ;)

Agora 3.0 Bar, nunca.
DiscoMirage Escreveu: Sem quer desviar o assunto deste topico, só queria dizer que no que diz respeito ao arrefecimento por viscoso não concordo pois trata-se de uma medida economicista da marca e nada mais.
Tenho um Disco 200TDI e troquei o viscoso por uma eletrica e só fiquei a ganhar: menor ruido, motor mais livre. A ventoinha eletrica no inverno nunca se ligou por isso não houve gasto de energia só poupei combustivel, mas cada cabeça sua sentença...
DiscoMirage, confundiu-se o que é potencia (eficiencia) pura e simples de um viscoso vs uma electrica.
O viscoso é muito mais potente e aí não há nada a dizer.
Agora, e como tu confirmas, não necessitas de ter o arrasto,barulho, perca de eficiencia,+ consumos numa coisa que depende de receber ar quente nas "fussas" para atracar.
Mas estamos a desviar do tópico...
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

jotasetubal
júnior TT
júnior TT

A quem invoca o manual do veículo como única verdade no que diz respeito a pressão nos pneumáticos... Permitam-me colocar outra questão.

O RR P38 só tem uma medida de pneus admissível??

Pergunto isto porque no manual da viatura nem sequer faz referência a qualquer tipo de dimensão e é certo que "quase todas" as marcas lançam 2 ou 3 medidas diferentes de pneumáticos para as suas viaturas, ainda mais um RR, que não tem como público alvo o mesmo público do Defender, ou seja, é direccionado a um público que andará 100% em estrada e que dá mais importância ao aspecto do que à performance off-road.

Assim, existindo mais do que um tamanho admissível, é bem possível que haja mais do que uma medida de pressão recomendada, variando a mesma com a dimensão dos pneus e com o índice de carga do veículo.

Pelo menos, é assim num veículo ligeiro....

Por outro lado, em termos de técnicas de condução TT, também é sabido que se deve "trabalhar" com a pressão dos pneus em função de um obstáculo, ou seja, a pressão recomendada pela fábrica pode não ser a ideal para um trilho de areia solta, ou para um trilho de rocha.... (mas nesta matéria não me meto porque não pesco nada disto!!!)

Atendendo a estes elementos agora introduzidos....

Quis Juris
JorgeSC
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 dez 2012 22:47
Land Rover: Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2640

Mensagem por JorgeSC »

Eu uso 2.3 e 2.5 bar, respectivamente frente e trás (isto depois de experimentar 1.9, 2.5, etc).
Fora de estrada, 1.6 bar em todos os pneus (em areia, baixo para 1.3... e se nao passar, continuo a baixar até 0.8... e se nao passar, vou á volta :) )

Nao há receitas, depende da utilizaçao, do tipo e dimensao do pneu, forma de conduçao e gosto/"feeling" de cada um.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

jotasetubal Escreveu: ....
Jotasetubal, o RR ou melhor a LR, no P38A admite 3 medidas de pneus:
Jante 16
235-70
255-65
Jante 18
255-55(salvo erro).

"Infelizmente", o meu (pelo o teu comentário o teu tb), tem uma só medida no livrete.

Pelo que pude apurar na época, o meu RR faz parte de um lote que foi homologado, apenas com essa medida.
Informo isto, porque levei 2 matriculas de RRs com as 3 medidas, sendo uma mais antiga e a outra mais recente do que o meu.
Ao ser confrontado e dado que o modelo é o mesmo (peso, dimensões etc...) o funcionário da DGV (que tinha um LR, um Free :ok: ) verificou que a diferença estava no certificado de homologação....
Entretanto cheguei a conclusão que um RR com 235-70 ficava "estranho" :rofl:...
Um abraço.

jotasetubal
júnior TT
júnior TT

tomcat Escreveu:
jotasetubal Escreveu: ....
Jotasetubal, o RR ou melhor a LR, no P38A admite 3 medidas de pneus:
Jante 16
235-70
255-65
Jante 18
255-55(salvo erro).

"Infelizmente", o meu (pelo o teu comentário o teu tb), tem uma só medida no livrete.

Pelo que pude apurar na época, o meu RR faz parte de um lote que foi homologado, apenas com essa medida.
Informo isto, porque levei 2 matriculas de RRs com as 3 medidas, sendo uma mais antiga e a outra mais recente do que o meu.
Ao ser confrontado e dado que o modelo é o mesmo (peso, dimensões etc...) o funcionário da DGV (que tinha um LR, um Free :ok: ) verificou que a diferença estava no certificado de homologação....
Entretanto cheguei a conclusão que um RR com 235-70 ficava "estranho" :rofl:...
O que significa que, tanto quanto se sabe, a medida de 1.9 - 2.6 bem que podia ser para os pneus 255-55R18, o que nem seria descabido, uma vez que são pneus de baixo perfil...
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

Assim de cabeça, logo confirmo, no meu manual de utilizador tem as pressões para as várias dimensões de pneus.
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

DiscoMirage Escreveu:
joao carvalho Escreveu:
Sem quer desviar o assunto deste topico, só queria dizer que no que diz respeito ao arrefecimento por viscoso não concordo pois trata-se de uma medida economicista da marca e nada mais.
Sim a electrica tem todas essas vantagens! Eu nao discordo disso.
Sou suspeito por ser um adepto de tudo o que é original. O caso do P38 em comparaçao com o 200 é muito relativo. No 200 há disponibilidade a nivel electrico (amperagem bem mais disponível). Para uma electrica fazer o mesmo serviço que o viscoso no P38 tinha de consumir uns valentes amperes. Assim fazendo as contas por alto se o viscoso tiver o equivalente a 1,5 cavalos seria perto de 1000W que dá qualquer coisa como 83A ... Onde é que se vao buscar 83A num P38? Só com outra bateria. No 200, que depende muito pouco da bateria, está-se bem.. Mas isto é só a minha modesta opiniao. Desculpem o off-topic
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

jotasetubal Escreveu:A quem invoca o manual do veículo como única verdade no que diz respeito a pressão nos pneumáticos... Permitam-me colocar outra questão.

Pergunto isto porque no manual da viatura nem sequer faz referência a qualquer tipo de dimensão e é certo que "quase todas" as marcas lançam 2 ou 3 medidas diferentes de pneumáticos para as suas viaturas, ainda mais um RR, que não tem como público alvo o mesmo público do Defender, ou seja, é direccionado a um público que andará 100% em estrada e que dá mais importância ao aspecto do que à performance off-road.

Assim, existindo mais do que um tamanho admissível, é bem possível que haja mais do que uma medida de pressão recomendada, variando a mesma com a dimensão dos pneus e com o índice de carga do veículo.

Pelo menos, é assim num veículo ligeiro....

Por outro lado, em termos de técnicas de condução TT, também é sabido que se deve "trabalhar" com a pressão dos pneus em função de um obstáculo, ou seja, a pressão recomendada pela fábrica pode não ser a ideal para um trilho de areia solta, ou para um trilho de rocha.... (mas nesta matéria não me meto porque não pesco nada disto!!!)

Atendendo a estes elementos agora introduzidos....

Quis Juris
Eh pa também podemos encarar o manual apenas como indicativo, ou ponto de partida. A fazer o que faço, com carro vazio e em nacional, com 4 pirelli scorpion iguais as medidas indicadas teêm mostrado ser certas. Em termos de conforto está no ponto. Em termos dinamicos não. Aí reconheço que a pressão á frente pode ter de ser ligeiramente subida para andamentos mais agrestes
jotasetubal
júnior TT
júnior TT

moreirinha Escreveu:Assim de cabeça, logo confirmo, no meu manual de utilizador tem as pressões para as várias dimensões de pneus.
Se puderes confirma sff, porque o meu manual só tem uma medida.... é por isso que ando às aranhas, porque parece-me um valor muito baixo (parece-me....pode não ser...)
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

Na versão eletrónica está assim:

Front Rear
255/65 x 16 radial
255/55 x 18 radial
All load conditions ............................................... 1.9 bar 2.6 bar

Não deixa duvidas, mesma pressão para os R16 e R18, só não diz para os 235
Quintaos
master TT
master TT
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

JVieira Escreveu:Embora não tenha um RR, eu sou mais um que não usa a pressão indicada no manual.

Tenho um Freelander e sempre achei a medida que vinha no manual baixa e ao questionar na casa onde comprei os 4 pneus deram-me a medida de 2.3 que é a que uso.

Cumps,
JVieira
Viva,
eu nos meus faco o mesmo, uso a mm presao nos 4 pneus. Isto tb me era aconselhado pelo pessoal do departamento de investigacao e desenvolvimento que conhecia la na empresa de pneumaticos em que trabalhei, e 0,2bar acima do recomendado, para aumentar a longividade dos mesmos.
Mas cada um faz como entender obviamente...

Um abraco
Abraço
Filipe Quintãos