Mas afinal, que pressão meto nos pneus??
-
jotasetubal
- júnior TT

- Registado: 12 abr 2011 01:23
- Land Rover: Range Rover DSE '99
- Sócio LCP: 2517
- RTI: 0
Mas afinal, que pressão meto nos pneus??
Boas tardes,
Tenho andado com uma dúvida existencial sobre a questão de ar nos pneus.
Eu tenho um P38 com pneus General Graber AT2 255/65R16 e a minha dúvida é a seguinte:
- No manual do utilizador e segundo o que se diz em algumas "praças" estrangeiras, a pressão de pneus correcta para um P38 com pneus 255/65R16 deveria ser 1.9 nos da frente e 2.6 nos traseiros...
- Muitas pessoas já me têm dito e também há utilizadores estrangeiros que juram que esta pressão é muito baixa e que o melhor é andar em valores tipo 2.5 a 3.0 em todas as rodas!!!
Em que ficamos??
Qual é a pressão correcta? O que é que vocês utilizam??
Tenho andado com uma dúvida existencial sobre a questão de ar nos pneus.
Eu tenho um P38 com pneus General Graber AT2 255/65R16 e a minha dúvida é a seguinte:
- No manual do utilizador e segundo o que se diz em algumas "praças" estrangeiras, a pressão de pneus correcta para um P38 com pneus 255/65R16 deveria ser 1.9 nos da frente e 2.6 nos traseiros...
- Muitas pessoas já me têm dito e também há utilizadores estrangeiros que juram que esta pressão é muito baixa e que o melhor é andar em valores tipo 2.5 a 3.0 em todas as rodas!!!
Em que ficamos??
Qual é a pressão correcta? O que é que vocês utilizam??
- mcapinha
- júnior TT

- Registado: 13 set 2008 21:19
- Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE - Sócio LCP: 2511
Re: Mas afinal, que pressão meto nos pneus??
Mas vez algum problema em utilizar a pressão que vem no manual (que, há partida, terá sido escrito com base em informação de um engenheiro que perceberá mais do assunto do que a malta da internet) ?

-
jotasetubal
- júnior TT

Não vejo problema nenhum, antes pelo contrário! Já disse aqui, num outro tópico, exactamente o mesmo raciocínio em relação à ventoinha do P38, no entanto, quando olho para as rodas....parece-me...(como dizia o outro) pouquinho, pouquinho!! hehemcapinha Escreveu:Mas vez algum problema em utilizar a pressão que vem no manual (que, há partida, terá sido escrito com base em informação de um engenheiro que perceberá mais do assunto do que a malta da internet) ?
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Eu com esses pneus e com a pressao de 1.9 a frente, nao gostava do comportamento do RR.
Entre diversos testes, acabei por ficar com 2.2, 2.3 a frente.
Atras acho que mantive os 2,5 ou 2.6.
Os GG At2, sao "moles" por natureza......
Entre diversos testes, acabei por ficar com 2.2, 2.3 a frente.
Atras acho que mantive os 2,5 ou 2.6.
Os GG At2, sao "moles" por natureza......
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
-
joao carvalho
- júnior TT

- Registado: 05 out 2012 19:09
- Land Rover: Range rover 2.5 DSE
O manual existe para alguma coisa.
Quando o P38 foi feito, engenheiros e tecnicos trabalharam horas, com recurso a tudo o que era sofisticado na época, para chegar á conclusao que as pressões ideais, tendo em conta a distribuiçao de pesos do RR, são as que estão no manual.
É como ir ao médico buscar remédios... O Sr Dr acha que devo tomar 3 comprimidos? vou tomar 6 que é melhor...depois dá mer.....a
Mais importante que as pressoes já alguem se deu ao trabalho de, com as pressoes do manual, ver que as rodas com o carro vazio fazem practicamente a mesma "barriga" e por conseguinte os diametros em andamento sao semelhantes? Em andamento isto é muito importante para o viscoso central, por exemplo... É só um exemplo mas há mais
Quando o P38 foi feito, engenheiros e tecnicos trabalharam horas, com recurso a tudo o que era sofisticado na época, para chegar á conclusao que as pressões ideais, tendo em conta a distribuiçao de pesos do RR, são as que estão no manual.
É como ir ao médico buscar remédios... O Sr Dr acha que devo tomar 3 comprimidos? vou tomar 6 que é melhor...depois dá mer.....a
Mais importante que as pressoes já alguem se deu ao trabalho de, com as pressoes do manual, ver que as rodas com o carro vazio fazem practicamente a mesma "barriga" e por conseguinte os diametros em andamento sao semelhantes? Em andamento isto é muito importante para o viscoso central, por exemplo... É só um exemplo mas há mais
Última edição por joao carvalho em 31 mar 2014 18:23, editado 1 vez no total.
-
joao carvalho
- júnior TT

Exactamente. Por exemplo a ventoínha/viscoso do P38 é mais do que suficiente se tudo estiver bom.jotasetubal Escreveu:Já disse aqui, num outro tópico, exactamente o mesmo raciocínio em relação à ventoinha do P38
Temos de pensar que o viscoso é o dispositivo que oferece melhor rendimento. As ventoínhas electricas acabam por gastar mais em termos de energia para o mesmo trabalho do viscoso
- DiscoMirage
- pleno TT

- Registado: 18 set 2005 22:46
- Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
- Sócio LCP: 936
Sem quer desviar o assunto deste topico, só queria dizer que no que diz respeito ao arrefecimento por viscoso não concordo pois trata-se de uma medida economicista da marca e nada mais.joao carvalho Escreveu:Exactamente. Por exemplo a ventoínha/viscoso do P38 é mais do que suficiente se tudo estiver bom.jotasetubal Escreveu:Já disse aqui, num outro tópico, exactamente o mesmo raciocínio em relação à ventoinha do P38
Temos de pensar que o viscoso é o dispositivo que oferece melhor rendimento. As ventoínhas electricas acabam por gastar mais em termos de energia para o mesmo trabalho do viscoso
Tenho um Disco 200TDI e troquei o viscoso por uma eletrica e só fiquei a ganhar: menor ruido, motor mais livre. A ventoinha eletrica no inverno nunca se ligou por isso não houve gasto de energia só poupei combustivel, mas cada cabeça sua sentença...
- moreirinha
- pleno TT

- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
Eu uso sempre pressão mais alta nos pneus, há uma variante que é a do conforto que eu prefiro abdicar em prol de menor consumo e longevidade dos pneus..
- JVieira
- júnior TT

- Registado: 23 jul 2012 17:09
- Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM) - Sócio LCP: 2598
Embora não tenha um RR, eu sou mais um que não usa a pressão indicada no manual.
Tenho um Freelander e sempre achei a medida que vinha no manual baixa e ao questionar na casa onde comprei os 4 pneus deram-me a medida de 2.3 que é a que uso.
Mas esta é uma boa questão...
Cumps,
JVieira
Tenho um Freelander e sempre achei a medida que vinha no manual baixa e ao questionar na casa onde comprei os 4 pneus deram-me a medida de 2.3 que é a que uso.
Mas esta é uma boa questão...
Cumps,
JVieira
- tomcat
- master TT

Boas,
Jotasetubal como já informei, eu com a pressão recomendada (1.9 Bar) não gostei do comportamento do RR com os GG AT2.
(Mesmo com os "outros" pneus, com 1.9 tinha um comportamento....)
Não falamos de "gostos", mas sim o facto, de não "sentir" o RR a curvar de modo "proporcional" a viragem.
Ou seja sentia o RR a "dançar" na jante nas transferencia de peso.
Não querendo criar mais "polémica" sobre o que está no manual e sobre os criadores, tecnicos etc.... há no entanto algumas coisas que convém relembrar:
- Qualquer carro que tive, havia sempre uma referencia a pressão em "vazio" e carregado, no nosso não há....
- o valor que vêm no manual, não refere por exemplo qual a medida de pneu.
(lembro-me de ter guiado um carro que tinha diversas e recordo-me que havia uma diferença, salvo erro 0,2 bar).
- o famoso "teste do alce" do classe A, foi resolvido com aumento da pressão dos pneus (e talvez redução da altura do mesmo, mas a memoria aqui falha)
- ainda há pouco tempo, vi uma reportagem sobre o ESP do ultimo Cherokee, dá arrepios "ver" o esforço a que está sujeito o pneu da frente quando recebe o peso todo, alias, até acho que há um pneu que cede nuns dos testes (procurem no youtube, vale a pena ver/ saber)....
Mas façam um teste, vão para uma estrada sinuosa com 1.9 Bar a frente e tornem a faze-lo com 2.2 p.e.
Agora 3.0 Bar, nunca.
O viscoso é muito mais potente e aí não há nada a dizer.
Agora, e como tu confirmas, não necessitas de ter o arrasto,barulho, perca de eficiencia,+ consumos numa coisa que depende de receber ar quente nas "fussas" para atracar.
Mas estamos a desviar do tópico...
Jotasetubal como já informei, eu com a pressão recomendada (1.9 Bar) não gostei do comportamento do RR com os GG AT2.
(Mesmo com os "outros" pneus, com 1.9 tinha um comportamento....)
Não falamos de "gostos", mas sim o facto, de não "sentir" o RR a curvar de modo "proporcional" a viragem.
Ou seja sentia o RR a "dançar" na jante nas transferencia de peso.
Não querendo criar mais "polémica" sobre o que está no manual e sobre os criadores, tecnicos etc.... há no entanto algumas coisas que convém relembrar:
- Qualquer carro que tive, havia sempre uma referencia a pressão em "vazio" e carregado, no nosso não há....
- o valor que vêm no manual, não refere por exemplo qual a medida de pneu.
(lembro-me de ter guiado um carro que tinha diversas e recordo-me que havia uma diferença, salvo erro 0,2 bar).
- o famoso "teste do alce" do classe A, foi resolvido com aumento da pressão dos pneus (e talvez redução da altura do mesmo, mas a memoria aqui falha)
- ainda há pouco tempo, vi uma reportagem sobre o ESP do ultimo Cherokee, dá arrepios "ver" o esforço a que está sujeito o pneu da frente quando recebe o peso todo, alias, até acho que há um pneu que cede nuns dos testes (procurem no youtube, vale a pena ver/ saber)....
Mas façam um teste, vão para uma estrada sinuosa com 1.9 Bar a frente e tornem a faze-lo com 2.2 p.e.
Agora 3.0 Bar, nunca.
DiscoMirage, confundiu-se o que é potencia (eficiencia) pura e simples de um viscoso vs uma electrica.DiscoMirage Escreveu: Sem quer desviar o assunto deste topico, só queria dizer que no que diz respeito ao arrefecimento por viscoso não concordo pois trata-se de uma medida economicista da marca e nada mais.
Tenho um Disco 200TDI e troquei o viscoso por uma eletrica e só fiquei a ganhar: menor ruido, motor mais livre. A ventoinha eletrica no inverno nunca se ligou por isso não houve gasto de energia só poupei combustivel, mas cada cabeça sua sentença...
O viscoso é muito mais potente e aí não há nada a dizer.
Agora, e como tu confirmas, não necessitas de ter o arrasto,barulho, perca de eficiencia,+ consumos numa coisa que depende de receber ar quente nas "fussas" para atracar.
Mas estamos a desviar do tópico...
Um abraço.
-
jotasetubal
- júnior TT

A quem invoca o manual do veículo como única verdade no que diz respeito a pressão nos pneumáticos... Permitam-me colocar outra questão.
O RR P38 só tem uma medida de pneus admissível??
Pergunto isto porque no manual da viatura nem sequer faz referência a qualquer tipo de dimensão e é certo que "quase todas" as marcas lançam 2 ou 3 medidas diferentes de pneumáticos para as suas viaturas, ainda mais um RR, que não tem como público alvo o mesmo público do Defender, ou seja, é direccionado a um público que andará 100% em estrada e que dá mais importância ao aspecto do que à performance off-road.
Assim, existindo mais do que um tamanho admissível, é bem possível que haja mais do que uma medida de pressão recomendada, variando a mesma com a dimensão dos pneus e com o índice de carga do veículo.
Pelo menos, é assim num veículo ligeiro....
Por outro lado, em termos de técnicas de condução TT, também é sabido que se deve "trabalhar" com a pressão dos pneus em função de um obstáculo, ou seja, a pressão recomendada pela fábrica pode não ser a ideal para um trilho de areia solta, ou para um trilho de rocha.... (mas nesta matéria não me meto porque não pesco nada disto!!!)
Atendendo a estes elementos agora introduzidos....
Quis Juris
Pergunto isto porque no manual da viatura nem sequer faz referência a qualquer tipo de dimensão e é certo que "quase todas" as marcas lançam 2 ou 3 medidas diferentes de pneumáticos para as suas viaturas, ainda mais um RR, que não tem como público alvo o mesmo público do Defender, ou seja, é direccionado a um público que andará 100% em estrada e que dá mais importância ao aspecto do que à performance off-road.
Assim, existindo mais do que um tamanho admissível, é bem possível que haja mais do que uma medida de pressão recomendada, variando a mesma com a dimensão dos pneus e com o índice de carga do veículo.
Por outro lado, em termos de técnicas de condução TT, também é sabido que se deve "trabalhar" com a pressão dos pneus em função de um obstáculo, ou seja, a pressão recomendada pela fábrica pode não ser a ideal para um trilho de areia solta, ou para um trilho de rocha.... (mas nesta matéria não me meto porque não pesco nada disto!!!)
Quis Juris
- JorgeSC
- júnior TT

- Registado: 09 dez 2012 22:47
- Land Rover: Discovery TD5 1999
- Sócio LCP: 2640
Eu uso 2.3 e 2.5 bar, respectivamente frente e trás (isto depois de experimentar 1.9, 2.5, etc).
Fora de estrada, 1.6 bar em todos os pneus (em areia, baixo para 1.3... e se nao passar, continuo a baixar até 0.8... e se nao passar, vou á volta
)
Nao há receitas, depende da utilizaçao, do tipo e dimensao do pneu, forma de conduçao e gosto/"feeling" de cada um.
Fora de estrada, 1.6 bar em todos os pneus (em areia, baixo para 1.3... e se nao passar, continuo a baixar até 0.8... e se nao passar, vou á volta
Nao há receitas, depende da utilizaçao, do tipo e dimensao do pneu, forma de conduçao e gosto/"feeling" de cada um.
- tomcat
- master TT

Jotasetubal, o RR ou melhor a LR, no P38A admite 3 medidas de pneus:jotasetubal Escreveu: ....
Jante 16
235-70
255-65
Jante 18
255-55(salvo erro).
"Infelizmente", o meu (pelo o teu comentário o teu tb), tem uma só medida no livrete.
Pelo que pude apurar na época, o meu RR faz parte de um lote que foi homologado, apenas com essa medida.
Informo isto, porque levei 2 matriculas de RRs com as 3 medidas, sendo uma mais antiga e a outra mais recente do que o meu.
Ao ser confrontado e dado que o modelo é o mesmo (peso, dimensões etc...) o funcionário da DGV (que tinha um LR, um Free
Entretanto cheguei a conclusão que um RR com 235-70 ficava "estranho"
Um abraço.
-
jotasetubal
- júnior TT

O que significa que, tanto quanto se sabe, a medida de 1.9 - 2.6 bem que podia ser para os pneus 255-55R18, o que nem seria descabido, uma vez que são pneus de baixo perfil...tomcat Escreveu:Jotasetubal, o RR ou melhor a LR, no P38A admite 3 medidas de pneus:jotasetubal Escreveu: ....
Jante 16
235-70
255-65
Jante 18
255-55(salvo erro).
"Infelizmente", o meu (pelo o teu comentário o teu tb), tem uma só medida no livrete.
Pelo que pude apurar na época, o meu RR faz parte de um lote que foi homologado, apenas com essa medida.
Informo isto, porque levei 2 matriculas de RRs com as 3 medidas, sendo uma mais antiga e a outra mais recente do que o meu.
Ao ser confrontado e dado que o modelo é o mesmo (peso, dimensões etc...) o funcionário da DGV (que tinha um LR, um Free) verificou que a diferença estava no certificado de homologação....
Entretanto cheguei a conclusão que um RR com 235-70 ficava "estranho"...
- moreirinha
- pleno TT

Assim de cabeça, logo confirmo, no meu manual de utilizador tem as pressões para as várias dimensões de pneus.
-
joao carvalho
- júnior TT

Sim a electrica tem todas essas vantagens! Eu nao discordo disso.DiscoMirage Escreveu:Sem quer desviar o assunto deste topico, só queria dizer que no que diz respeito ao arrefecimento por viscoso não concordo pois trata-se de uma medida economicista da marca e nada mais.joao carvalho Escreveu:Exactamente. Por exemplo a ventoínha/viscoso do P38 é mais do que suficiente se tudo estiver bom.jotasetubal Escreveu:Já disse aqui, num outro tópico, exactamente o mesmo raciocínio em relação à ventoinha do P38
Sou suspeito por ser um adepto de tudo o que é original. O caso do P38 em comparaçao com o 200 é muito relativo. No 200 há disponibilidade a nivel electrico (amperagem bem mais disponível). Para uma electrica fazer o mesmo serviço que o viscoso no P38 tinha de consumir uns valentes amperes. Assim fazendo as contas por alto se o viscoso tiver o equivalente a 1,5 cavalos seria perto de 1000W que dá qualquer coisa como 83A ... Onde é que se vao buscar 83A num P38? Só com outra bateria. No 200, que depende muito pouco da bateria, está-se bem.. Mas isto é só a minha modesta opiniao. Desculpem o off-topic
-
joao carvalho
- júnior TT

Eh pa também podemos encarar o manual apenas como indicativo, ou ponto de partida. A fazer o que faço, com carro vazio e em nacional, com 4 pirelli scorpion iguais as medidas indicadas teêm mostrado ser certas. Em termos de conforto está no ponto. Em termos dinamicos não. Aí reconheço que a pressão á frente pode ter de ser ligeiramente subida para andamentos mais agrestesjotasetubal Escreveu:A quem invoca o manual do veículo como única verdade no que diz respeito a pressão nos pneumáticos... Permitam-me colocar outra questão.
Quis Juris
-
jotasetubal
- júnior TT

Se puderes confirma sff, porque o meu manual só tem uma medida.... é por isso que ando às aranhas, porque parece-me um valor muito baixo (parece-me....pode não ser...)moreirinha Escreveu:Assim de cabeça, logo confirmo, no meu manual de utilizador tem as pressões para as várias dimensões de pneus.
- moreirinha
- pleno TT

Na versão eletrónica está assim:
Front Rear
255/65 x 16 radial
255/55 x 18 radial
All load conditions ............................................... 1.9 bar 2.6 bar
Não deixa duvidas, mesma pressão para os R16 e R18, só não diz para os 235
Front Rear
255/65 x 16 radial
255/55 x 18 radial
All load conditions ............................................... 1.9 bar 2.6 bar
Não deixa duvidas, mesma pressão para os R16 e R18, só não diz para os 235
- Quintaos
- master TT

- Registado: 14 jun 2006 11:14
- Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960 - Sócio LCP: 1470
- Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães
Viva,JVieira Escreveu:Embora não tenha um RR, eu sou mais um que não usa a pressão indicada no manual.
Cumps,
JVieira
eu nos meus faco o mesmo, uso a mm presao nos 4 pneus. Isto tb me era aconselhado pelo pessoal do departamento de investigacao e desenvolvimento que conhecia la na empresa de pneumaticos em que trabalhei, e 0,2bar acima do recomendado, para aumentar a longividade dos mesmos.
Mas cada um faz como entender obviamente...
Um abraco
Abraço
Filipe Quintãos
Filipe Quintãos