P38A com temperatura baixa... Viscoso ou termostato ?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0

Re: P38A com temperatura baixa... Viscoso ou termostato ?

Mensagem por mpblue »

fbtt Escreveu:...pois é essa a ideia que tenho, alem da montagem do kit é depois todo o trabalho de sapa de sangrar o sistema, deve ser para ai umas 300 "pedaladas" no pedal :yikes:

Cumpts,
FB
Os ingleses dizem "no pain, no gain..." :D
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
fbtt
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE
Sócio LCP: 0

Mensagem por fbtt »

mpblue Escreveu:Os ingleses dizem "no pain, no gain..." :D
...nem de propósito, por isso criaram o P38...que é tipo um jipe do IKEA, leva uma base depois vai ajustando ao seu gosto...eheheheheheehh

Cumpts,
FB
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

fbtt Escreveu: ...se ainda não instalaste a electrica, faz um teste só com as do AC, para veres se não será suficiente...pela minha experiencia, se não fosse trabalhoso substituir o termostato até testaria o sistema com um de 81º para ver como se comportaria...esta experiencia leva-me a pensar até que ponto será necessario mais ventoinhas electricas, é brutal o caudal de ar que as ventoinhas do AC produzem e a rapidez com que a temperatura baixa, mesmo com a viatura imobilizada, sabendo nós que temos 3 niveis de radiadores instalados e que o de refrigeração do motor é o ultimo a ser ventilado...ainda equacionei comprar em 2ª mão um conjunto de ventoinhas igual ás do ac e monta-las pelo interior, pois necessita de pouco espaço para montagem, mas desisti, porque até agora não senti necessidade nenhuma delas...atenção que ter confiança no estado de limpeza do radiador é bastante importante para estas aventuras, aqui não há milagres mesmo recorrendo a ventoinhas com caudais magalomanos como muitos pensam ser a solução com as respectivas amperagens associadas...

...ah e ando sempre com a ventoinha/viscoso no porta-bagagens não vá o menino ter febre eheheheheh pelo menos ali não parte as pás numa passagem a vau (mais outra vantegem)...ehehehehehe...e um conselho, porque o tomcat tambem se queixou disso, ao colocarem a ventoinha por favor não coloquem cola na rosca, coloquem antes (muito pouca ) massa lubrificante de silicone (atenção não é silicone para vedar eheheheheh) nem apertem como se não houvesse amanhã, basta enroscar até ao fim e depois basta uma pancada seca na chave de bocas enfiada na porca, da proxima vez que quiserem tira-la façam o inverso e vão ver a diferença ;-) e não fiquem a pensar que um dia a ventoinha vai ganhar asas e voar de lá para fora, porque isso nunca vai acontecer, o sentido de rotação do motor não vai deixar...eheheheheheh ....
......
...a sonda coloquei-a na tubagem de entrada da soufagem...mas estou a pensar colocar outra sonda para activação automatica das ventoinhas, se calhar como a que tu tens no 6 cilindro, que não é má ideia, tens fotos disso?...andava a pensar em colocar uma de contacto na saida do intercooler, como já houve por aqui um confrade que fez, mas não cheguei ao conscenso para os niveis de temperatura a operar...aqui seria o ideal, porque iria antecipar o aquecimento a que o motor irá ficar sujeito...

Cumpts,
FB
Desculpem o atraso do link....
eu comprei aqui: http://www.buycarspares.co.uk/ , infelizmente parece que já não o têem, é um Meyle 028 271 0005..., pelo que aos interessados, deve ser mais fácil encontrar :sing:

@fbtt, repesco os teus comentários e tenho mais uma dúvida, usas ou não o AC?
É que o teu testemenho vai um "pouco" contra todas as experiencias do pessoal que foi para electrico..., mesmo com radiadores novos....
Acho que a unica variavel diferente do teu comportamento é mesmo o TS.

Em relação ao aperto da ventoinha, coloquem massa, silicone, massa de cobre ou o que quiserem, desde que seja lubrificante, pois ela nunca se vai desapertar, como o fbtt já comentou.

Se há uma coisa que não entendi, é porque é que tens "ainda" um controlo manual? :D
Olha por exemplo o meu:
Imagem

É de 80 ºC + atraso provocado por "perdas", está assim como "backup" e provisório.
(O valor é de 80, porque a loja onde comprei não tinha 85,90,95.... custou +- 3€)

Agora, a pergunta mesmo importante é esta:
Dado que tens nanocom e manometro digital qual a diferença (se houver) entre a temperatura do "motor" (nanocom) e a do liquido refrigerante (m. digital).
No meu caso concreto e dado que temos o mesmo "comportamento de ponteiro", até que ponto o meu/nosso anda realmente com o "motor frio".
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

tomcat Escreveu: @fbtt, repesco os teus comentários e tenho mais uma dúvida, usas ou não o AC? ...a 100%...e sei quando as ventoinhas entram em acção devido ao AC estar a necessitar...mas este sistema tambem é benefico para o AC, porque acaba por nunca necessitar de activar as ventoinhas porque quando precisa é porque está com calores e ai o motor já está a precisar ou seja já estão a funcionar na volocidade maxima e como o radiador do AC é o primeiro a ser servido nunca se vai queixar de falta de ventilação...que eu tenha visto em estrada com o AC a funcionar as ventoinhas nunca arrancaram por ordem deste.

É que o teu testemenho vai um "pouco" contra todas as experiencias do pessoal que foi para electrico..., mesmo com radiadores novos....
Acho que a unica variavel diferente do teu comportamento é mesmo o TS. ...dai eu ter dito que gostava de fazer a experincia com um TS de origem...mas que ele refrigera bem refrigera

Em relação ao aperto da ventoinha, coloquem massa, silicone, massa de cobre ou o que quiserem, desde que seja lubrificante, pois ela nunca se vai desapertar, como o fbtt já comentou.

Se há uma coisa que não entendi, é porque é que tens "ainda" um controlo manual? :D
É de 80 ºC + atraso provocado por "perdas", está assim como "backup" e provisório.
(O valor é de 80, porque a loja onde comprei não tinha 85,90,95.... custou +- 3€) ...não o fiz porque na altura ainda não sabia se resultava ou não, e fiz as ligações apenas com o intuito experimental e foi ficando...mas o que quero fazer é colocar as duas opções manual e automatico...o automatico a funcionar com um bimetalico igual ao teu mas de +-95º (acho que o teu é baixo, a tua ventoinha é de duas velocidades?), quero coloca-lo na cabeça junto do 6 cilindro e quero manual porque sei prefeitamente as situações em que ele poderá aquecer e ai antecipo-me, não é quando ele já vai a cavalgar nos 95º que volta facilmente ao normal por accionamento das ventoinhas, sem que antes tenha que passar pelos 100º :yikes: ...

Agora, a pergunta mesmo importante é esta:
Dado que tens nanocom e manometro digital qual a diferença (se houver) entre a temperatura do "motor" (nanocom) e a do liquido refrigerante (m. digital).
No meu caso concreto e dado que temos o mesmo "comportamento de ponteiro", até que ponto o meu/nosso anda realmente com o "motor frio". ...não tenho nanocom mas gostava de ter... s:) ...a unica analise que faço das temperaturas é no ponteiro e no digital, é por ai que controlo o aquecimento...agora quero que o bimetalico na cabeça do motor alem de acionar as ventoinhas funcione tambem como uma "terceira opinião" sobre o quadro geral das temperaturas, ou seja directamente da centralina, do liquido, e da cabeça do motor...o que me levou a retirar por completo o viscoso foi precisamente essa questão de o motor andar frio ou não...depois do periodo experimental em que vi que conseguia controlar quaisquer que fossem as temperaturas com as ventoinhas do AC, resolvi tirar a ventoinha pelas mais variadas razões, o motor fica mais leve, a vau não parte as pás e no meu caso deixa o motor uns graus mais quente para colmatar essa questão do motor frio devido ao TS abrir mais cedo, com isto ele anda ali entre o quente e o frio dai eu achar, até ter verificado que tinha uma fuga no BI, que tinha consumos um pouco acima do que era suposto o P38 fazer...e agora com o bimetlico na cabeça é que quero tirar esta questão a limpo
Cumpts,
FB
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

fbtt Escreveu: e sei quando as ventoinhas entram em acção devido ao AC estar a necessitar...mas este sistema tambem é benefico para o AC, porque acaba por nunca necessitar de activar as ventoinhas porque quando precisa é porque está com calores e ai o motor já está a precisar ou seja já estão a funcionar na volocidade maxima e como o radiador do AC é o primeiro a ser servido nunca se vai queixar de falta de ventilação...que eu tenha visto em estrada com o AC a funcionar as ventoinhas nunca arrancaram por ordem deste.
No meu, só as vi ligadas uma vez e em baixa com o RR parado, estavam +- 40ºC.
(Convem referir que quando comprei o meu RR há quase 6 anos, tinham "reparado e carregado" o sistema.)
Não te esqueças tb, que acima de +- 70 km/h, já não precisas de ventoinhas.
fbtt Escreveu: É que o teu testemenho vai um "pouco" contra todas as experiencias do pessoal que foi para electrico..., mesmo com radiadores novos....
Acho que a unica variavel diferente do teu comportamento é mesmo o TS. ...dai eu ter dito que gostava de fazer a experincia com um TS de origem...mas que ele refrigera bem refrigera
Óptimo então, mas poderás teres stress ao colocares o de origem.
Eu deixava ficar conforme está.
fbtt Escreveu: ...não o fiz porque na altura ainda não sabia se resultava ou não, e fiz as ligações apenas com o intuito experimental e foi ficando...mas o que quero fazer é colocar as duas opções manual e automatico...o automatico a funcionar com um bimetalico igual ao teu mas de +-95º (acho que o teu é baixo, a tua ventoinha é de duas velocidades?), quero coloca-lo na cabeça junto do 6 cilindro e quero manual porque sei prefeitamente as situações em que ele poderá aquecer e ai antecipo-me, não é quando ele já vai a cavalgar nos 95º que volta facilmente ao normal por accionamento das ventoinhas, sem que antes tenha que passar pelos 100º :yikes: ...
@FB, apliquei o meu sensor, numa de "hobby" e preparação para a MOD de como os MY00 tem de backup, ou seja a solução do sensor na cabeça a disparar aos 100ºC, caso algo falhe, ou seja uma segurança redundante.

@FB, eu se fosse a ti punha um sensor aos 90ºC, e não 95ºC (acho que é neste mesmo tópico que o Mcapinha e Mpblue partilham as temperaturas).
Ou pouco acima da temperatura "normal" que tenhas....
Mas, seja qual for a temperatura de disparo, eu, teria sempre um metodo automatico para ligar.....
O que acontece, p.e. se a tua Maria, te "rouba" o RR.....???
fbtt Escreveu: ...a unica analise que faço das temperaturas é no ponteiro e no digital, é por ai que controlo o aquecimento...agora quero que o bimetalico na cabeça do motor alem de acionar as ventoinhas funcione tambem como uma "terceira opinião" sobre o quadro geral das temperaturas, ou seja directamente da centralina, do liquido, e da cabeça do motor...o que me levou a retirar por completo o viscoso foi precisamente essa questão de o motor andar frio ou não...depois do periodo experimental em que vi que conseguia controlar quaisquer que fossem as temperaturas com as ventoinhas do AC, resolvi tirar a ventoinha pelas mais variadas razões, o motor fica mais leve, a vau não parte as pás e no meu caso deixa o motor uns graus mais quente para colmatar essa questão do motor frio devido ao TS abrir mais cedo, com isto ele anda ali entre o quente e o frio dai eu achar, até ter verificado que tinha uma fuga no BI, que tinha consumos um pouco acima do que era suposto o P38 fazer...e agora com o bimetlico na cabeça é que quero tirar esta questão a limpo
Cumpts,
FB
Se quiseres, posso procurar um sensor after-market, com a rosca do nosso bloco, sei que há um identico ao usado pelo mpblue.

O meu projecto da ventoinha electrica está neste momento suspenso.
Pois, vendi a ventoinha que tinha comprado com 2 velocidades.
(Se a Kenlowee tinha 220 W, esta tinha +- 440W, mas infelizmente a sua instalação implicava que o regresso ao original (como tu tens) não fosse "simples", dado a sua "profundidade").

Procuro agora uma "slim", já sei o modelo que quero, tem cerca de 400W, mas para complicar ainda mais, são PWM (Pulse with modulation).
Na pratica, são mais eficientes, não "castigam" o alternador, permitem ter velocidades variáveis....
Mas requerem uma unidade lógica.... desde a parte sensor e comando á unidade de potencia (agora sim encontrei verdadeiramente o meu Hobby ;) )

Isto tudo, para "sobredimensionar" para deixar uma margem de segurança.
Agora vens tu com o teu testemunho , que basta as ventoinas do AC. :bolas:

mas ainda bem :cool:
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

tomcat Escreveu: @FB, eu se fosse a ti punha um sensor aos 90ºC, e não 95ºC (acho que é neste mesmo tópico que o Mcapinha e Mpblue partilham as temperaturas).
Ou pouco acima da temperatura "normal" que tenhas....
Mas, seja qual for a temperatura de disparo, eu, teria sempre um metodo automatico para ligar.....
O que acontece, p.e. se a tua Maria, te "rouba" o RR.....???

...pois é precisamente para terceiros poderem utilizar a viatura que quero o sistema em automatico, embora não goste muito de "intrusos" a conduzizem a minha "tese de mestrado" em mecanica sem eu estar ao lado ehehehehehehe

Se quiseres, posso procurar um sensor after-market, com a rosca do nosso bloco, sei que há um identico ao usado pelo mpblue.

...pois tambem pensei nisso mas quero mesmo oscultar o metalico da cebeça...eheheheheh

O meu projecto da ventoinha electrica está neste momento suspenso.
Pois, vendi a ventoinha que tinha comprado com 2 velocidades.
(Se a Kenlowee tinha 220 W, esta tinha +- 440W, mas infelizmente a sua instalação implicava que o regresso ao original (como tu tens) não fosse "simples", dado a sua "profundidade").

Procuro agora uma "slim", já sei o modelo que quero, tem cerca de 400W, mas para complicar ainda mais, são PWM (Pulse with modulation).
Na pratica, são mais eficientes, não "castigam" o alternador, permitem ter velocidades variáveis....
Mas requerem uma unidade lógica.... desde a parte sensor e comando á unidade de potencia (agora sim encontrei verdadeiramente o meu Hobby ;) )

Agora vens tu com o teu testemunho , que basta as ventoinas do AC. :bolas:

mas ainda bem :cool:

...se queres colocar (mais) uma electrica porque não utilizas a minha ideia(s)? Compras um segundo par de ventoinhas do AC em segunda mão e aplicas, cabem lá perfeitamente e têm caudal mais que suficiente ;) ...e ainda tenho outra ideia que é comprar uma ventoinha electrica normalissima e aplicar apenas na parte quente do radiador...e mais outra, as ventoinhas do Jaguar XJ8 com jeitinho tambem dão para adaptar e fazem um belo conjunto...é só ideias e de borla...eheheheheheh
Cumpts,
FB
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

tomcat Escreveu:
fbtt Escreveu:Procuro agora uma "slim", já sei o modelo que quero, tem cerca de 400W, mas para complicar ainda mais, são PWM (Pulse with modulation).
Mas requerem uma unidade lógica.... desde a parte sensor e comando á unidade de potencia (agora sim encontrei verdadeiramente o meu Hobby )

Agora vens tu com o teu testemunho , que basta as ventoinas do AC.

é a mesma solução que esto a aplicar no meu.
o problema é que essa ventoinha trabalha por canbus e não é facil dar a volta mantendo o original a funcionar.

eu resolvi "ainda muito a superficie" o meu problema desmontando o motor e refazendo as ligações de forma a transformar o motor que era de passo num motor brushless e ira trabalhar com um variador de frequencia.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

paulo jorge Escreveu:
tomcat Escreveu:
fbtt Escreveu:Procuro agora uma "slim", já sei o modelo que quero, tem cerca de 400W, mas para complicar ainda mais, são PWM (Pulse with modulation).
Mas requerem uma unidade lógica.... desde a parte sensor e comando á unidade de potencia (agora sim encontrei verdadeiramente o meu Hobby )

Agora vens tu com o teu testemunho , que basta as ventoinas do AC.

é a mesma solução que esto a aplicar no meu.
o problema é que essa ventoinha trabalha por canbus e não é facil dar a volta mantendo o original a funcionar.

eu resolvi "ainda muito a superficie" o meu problema desmontando o motor e refazendo as ligações de forma a transformar o motor que era de passo num motor brushless e ira trabalhar com um variador de frequencia.
Boas:

Num carro que é conhecido pela BRUXA, e pelos seus problemas electricos, eu vou seguir a maxima KISS (keep it simply stupid), e evitar coisas muitas complicadas, que quando eu precisar delas, vão avariar (pelo principio de PETER)... :D
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

mpblue Escreveu:Num carro que é conhecido pela BRUXA, e pelos seus problemas electricos, eu vou seguir a maxima KISS (keep it simply stupid), e evitar coisas muitas complicadas, que quando eu precisar delas, vão avariar (pelo principio de PETER)... :D
...nem mais :thumbup: é aquilo que tento fazer...principalmente fugindo de electronicas e contornando as existentes...tudo o que tenha mais que dois cabos e um interruptor num P38 pode ser um caso muito complicado :yikes:
:D :D

Cumpts,
FB
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

paulo jorge Escreveu: é a mesma solução que esto a aplicar no meu.

Paulo, ainda bem que "apareceste". ;) ( pois foi do teu tópico que fiquei a matutar nessa ventoinha, até que a "vi" numa oficina...)
A minha ideia era remover a controladora original e aplicar uma unidade de potência externo (PWM).
Há algo errado com este raciocinio ou inviabilidade prática? (tipo não funciona), porque blabla....
que tipo de motor é a ventoinha do W203?

No meu projecto, trocava o "potencimetro" da controladora por uma unidade de comando ligado ao sensor de 2 temperaturas.
(soluçao simples, dado os meios que tenho).

Não pondo em causa o testemunho do fbtt, Paulo, confirmas que o P38A até se porta bem com a temperatura?
Um abraço.

nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562

Mensagem por nuno_fpinto »

Termostato...

Como ja disse varias vezes por topicos po aqui espalhados, normal é nas 12h ... o meu quando foi reconstruido o motor á cerca de 2 ou 3 anos.. ja nem me recordo o tempo passa muito depressa, levou termostato original novo. O ano passado o radiador rebentou.....ja nao devia tar famoso .... e levou um todo metalico. Entretanto, á uns dois meses notei que ao subir subidas longas a baixa velocidade,estilo 80km/h, nos dois casos de teste, a subida do viaduto da crel(alverca-queluz) ou na subida do ic16 da cril para a entrada da crel belas, o ponteiro de temperatura comecava a subir das 12 ate metade do branco restante altura em q voltava para baixo. Um dia reparei q o tubo do radiador ao termostato tava dilatado..e comentei estes problemas com o mecanico. Ele foi ver e era o termostato que na estava a abrir totalmente.Trocou e nao tive mais problemas....o maximo q vejo e o ponteiro subir uns 2 milim e voltar imediatamente para o meio..altura em que abre o termostato. Na altura tb suspeitei do viscoso, pq a fazer as mesma subidas a abrir ....a 120...lol...ja nao acontecia..

Por isso ....termostato....as vezes parece q ta a funcionar bem mas nao ta..no teu caso deve ser o contrario...deve estar a prender aberto..
Cumprimentos,
Nuno Pinto

"Um Range Rover não "perde óleo", marca o seu território......."
Imagem
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Malta, hoje estive com o Mpblue e seu RR :clap: , mas tarde estive numa oficina com outro.

O meu viscoso nas mesmas condições (relantim a quente), não só "suga" mais ar, como naturalmente faz mais ruído :bolas:
Ao acelerar, sinto uma resposta mais rápida e fica "mais" tempo antes de "baixar" de rotação.
Com este RR já é o 2º em que noto isso.

Apenas para partilha.
Um abraço.