Num tópico atrás esclareci com vocês que não podia, como é óbvio, ser normal o anticongelante ser castanho! lol
Por isso após consulta de alguma bibliografia e youtube, como não tenho mts €€€, resolvi meter mãos à obra e trocar o liquido do bicho.
(Como nao vi mais tópics sobre isto decidi cá por este para poder ajudar os outros colegas tb)
Cá vai!
1 - Desapertei este bujão debaixo do radiador e drenei cerca de 7 litros deste ""composto castanho". Como podem ver é só MxxDA!

2- Desapertei as abraçadeiras na parte de cima do radiador e coloquei por lá a mangueira de água corrente, primeiro para dentro do radiador, do qual saiu o resto da porcaria, e depois para dentro do motor através das mangueiras, primeiro num sentido depois no outro.
3 - Por fim, desapertei a abraçadeira do vaso lavei mto bem o vaso e coloquei mta agua por essa mangueira que depois saia pelas tubagens da frente.

4 - No final, coloquei a tampa por baixo do radiador e enchi com agua del cano através da tubagem que ainda não tinha colocado.
5 - Coloquei as abraçadeira e a partir do vaso enchi o resto com água e adicionei este produto do TiContente para limpeza do radiador. Coloque o motor em funcionamento e fui dar uma volta pequena ao quarteirão.
(Segundo as instruções deve ter o motor em funcionamento durante 15 min e depois esvaziar o sistema, contudo, ainda lá eestá para limpar bem e porque tenho de esclarecer umas duvidas com a malta!)
Então cá vão agora as minhas dúvidas:
1- Segundo o manual o anticongelante é a base de EtilenoGlicol numa proporção de 50%, ora confirmem pf, que isto se compra numa loja qualquer de produtos auto e que se coloca 5 litros de produto e 6,3 l de agua!?? Deve ser destilada ou serve da do cano!?
2 - Para que nao haja perdas de liquido quando colocar o produto anticongelante tenho de ter as abraçadeiras colocadas, o enchimento realiza-se completamente pelo vaso?? Com o motor em funcionamento? Será que o produto vai entrar todo?
3 - Como me certifico que o sistema ficou todo vazio? Basta sacar aquele bujão? E já agora, como me certifico que o sistema ficou cheio!? Existe alguma valvula de purga?
4 - Tb li que no final devemos guardar um pouco de agua e ir verificando o nivel porque ele vai baixando até preencher todos os espaços!
Desculpai o testamento mas não tenho outra forma de questionar! E é uma forma de poupar uns €€€!
LandAbraços