Troca de liquido anticongelante - ajuda para parte II

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
jpbarreto86
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 set 2013 00:45
Land Rover: Range Rover P38
Sócio LCP: 2139
RTI: 0

Troca de liquido anticongelante - ajuda para parte II

Mensagem por jpbarreto86 »

Boas pessoal.

Num tópico atrás esclareci com vocês que não podia, como é óbvio, ser normal o anticongelante ser castanho! lol

Por isso após consulta de alguma bibliografia e youtube, como não tenho mts €€€, resolvi meter mãos à obra e trocar o liquido do bicho.

(Como nao vi mais tópics sobre isto decidi cá por este para poder ajudar os outros colegas tb)

Cá vai!

1 - Desapertei este bujão debaixo do radiador e drenei cerca de 7 litros deste ""composto castanho". Como podem ver é só MxxDA!

Imagem

Imagem

2- Desapertei as abraçadeiras na parte de cima do radiador e coloquei por lá a mangueira de água corrente, primeiro para dentro do radiador, do qual saiu o resto da porcaria, e depois para dentro do motor através das mangueiras, primeiro num sentido depois no outro.

3 - Por fim, desapertei a abraçadeira do vaso lavei mto bem o vaso e coloquei mta agua por essa mangueira que depois saia pelas tubagens da frente.

Imagem

Imagem

Imagem

4 - No final, coloquei a tampa por baixo do radiador e enchi com agua del cano através da tubagem que ainda não tinha colocado.

5 - Coloquei as abraçadeira e a partir do vaso enchi o resto com água e adicionei este produto do TiContente para limpeza do radiador. Coloque o motor em funcionamento e fui dar uma volta pequena ao quarteirão.
(Segundo as instruções deve ter o motor em funcionamento durante 15 min e depois esvaziar o sistema, contudo, ainda lá eestá para limpar bem e porque tenho de esclarecer umas duvidas com a malta!)

Então cá vão agora as minhas dúvidas:
1- Segundo o manual o anticongelante é a base de EtilenoGlicol numa proporção de 50%, ora confirmem pf, que isto se compra numa loja qualquer de produtos auto e que se coloca 5 litros de produto e 6,3 l de agua!?? Deve ser destilada ou serve da do cano!?
2 - Para que nao haja perdas de liquido quando colocar o produto anticongelante tenho de ter as abraçadeiras colocadas, o enchimento realiza-se completamente pelo vaso?? Com o motor em funcionamento? Será que o produto vai entrar todo?
3 - Como me certifico que o sistema ficou todo vazio? Basta sacar aquele bujão? E já agora, como me certifico que o sistema ficou cheio!? Existe alguma valvula de purga?
4 - Tb li que no final devemos guardar um pouco de agua e ir verificando o nivel porque ele vai baixando até preencher todos os espaços!

Desculpai o testamento mas não tenho outra forma de questionar! E é uma forma de poupar uns €€€! :thumbup:

LandAbraços
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Re: Troca de liquido anticongelante - ajuda para parte II

Mensagem por mpblue »

Boas:

1 - Há a venda nas lojas de peças auto, e a cor dele é laranja (as outras cores não dão) - a água deve ser destilada;
2 - Deves colocar o produto anticongelante já com os tubos e braçadeiras todos colocados, e fazes o enchimento pelo vaso de expansão - encher com paciencia que leva os 11 litros;
3 - para esvaziar o sistema, tens o bujão do fundo radiador, e o bujão do motor tambem deve ser aberto para drenar. Não há válvulas de purga, é tudo feito pelo vaso de expansão;
4 - depois de purgar bem o sistema,não deve ser necessário mais água, mas purgar o sistema não é facil...

Mais ajuda, aconselho seriamente, a todos os que tem (e gostam de meter mãos à obra) a descarregar o RAVE e fazer dele a sua principal ferramente, porque os procedimentos para isto (e muitas mais coisas) estão todos lá, e bem explicados. Leia antes de fazer... :ler:
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
jpbarreto86
júnior TT
júnior TT

Humm !!!

Obrigado pelos conselhos... Tenho por aqui o rave e vou espreitar por lá!

De qualquer forma qual é a localização do bujão do motor !? A forma e aspeto é semelhante ao do radiador? Se eu nao retirar os tubos pelas abraçadeiras a água sai bem por estes dois bujãos!?

Do liquido Laranja nunca vi.. mas vou perguntar.. Alguem tem o nome de um destes laranjas para eu pesquisar?
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

eu tenho este "febi g12"
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Compra um anticongelante, OAT (orgânico) se for diluído(50%) ou puro.

Caso compres "puro", devias usar água desmineralizada..., mas penso, que se for da rede pública... :sing:
Infelizmente, aconselho-te a comprar numa casa de peças.... não me lembro de ver nas grandes superfícies a venda...

Para sangrar, deixa o RR a trabalhar, mas sem tampa... o ideal se puderes é dares uma pequena volta, ou colocares algum tempo nas +- 2000 rpm, tens que garantir que o TS abra.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
jpbarreto86
júnior TT
júnior TT

Bem... ainda ninguém disse mal do meu procedimento! :lol:

É porque está tudo conforme! Jeje

Eu dei uma voltinha mas n deve ter aberto o circuito porque o ponteiro não subiu a meio. O mais que fiz foi ligar o ar no mais quente! Hoje vou andar mais uma volta com a tampa aberta, até chegar ao meio do ponteiro, a ver se circula o produto que lá coloquei!

Onde fica o bujão do motor!? Vê-se espreitando por baixo?

Esse OAT é exclusivo lá numa loja do Porto!? Aqui em Aveiro não sei mas deve haver similares.
josse4x4
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2005 13:31
Land Rover: Ex;Discovery 300
EX; Disco 200 G4
Defender110Sw

Mensagem por josse4x4 »

mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

:eek3:

A não ser que estivesses nos Açores, onde se calhar há mais leite que água, não consigo ver o porquê da coisa ?
Imagem
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

jpbarreto86 Escreveu: ...
Esse OAT é exclusivo lá numa loja do Porto!?
Aqui em Aveiro não sei mas deve haver similares.
OAT (Organic Acid Technology) é como é conhecido/referenciado o produto.
Para não ser complicado (a procura), procura por anticongelante que obedeça a Norma G12 (VW), o tal "rosa" que o MPBLUE, fez referencia.

Então és de Aveiro....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

josse4x4 Escreveu:Eu coloquei "leite" desnatado .
https://www.facebook.com/photo.php?v=63 ... =2&theater
WTF? :eek3:
Um abraço.

joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE

Mensagem por joao carvalho »

josse4x4 Escreveu:Eu coloquei "leite" desnatado .
https://www.facebook.com/photo.php?v=63 ... =2&theater
Eh pa.... daqui a uns dias tá aí uma fábrica de manteiga. É melhor por um bocado de sal antes de fechar a tampa. Leite gordo+temperatura+pás da bomba de agua= mantequilla
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE

Mensagem por joao carvalho »

jpbarreto86 Escreveu:Bem... ainda ninguém disse mal do meu procedimento! :lol:

É porque está tudo conforme! Jeje

Eu dei uma voltinha mas n deve ter aberto o circuito porque o ponteiro não subiu a meio. O mais que fiz foi ligar o ar no mais quente! Hoje vou andar mais uma volta com a tampa aberta, até chegar ao meio do ponteiro, a ver se circula o produto que lá coloquei!

Onde fica o bujão do motor!? Vê-se espreitando por baixo?

Esse OAT é exclusivo lá numa loja do Porto!? Aqui em Aveiro não sei mas deve haver similares.
Em aveiro há muito por onde comprar isso. Em oliveira do bairro e em águeda há 2 ou 3 casas com isso tudo.
Colocar o ar no mais quente...nao resolve nada. isso nao tem a "torneira" como nos japoneses, portanto é igual. Andai com a tampa aberta (mesmo no sitio) até abrir o termostato. O ar vai sair quase todo de uma vez.
josse4x4
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2005 13:31
Land Rover: Ex;Discovery 300
EX; Disco 200 G4
Defender110Sw

Mensagem por josse4x4 »

Eu passo a explicar o "Leite"
Retirei o motor o mes passado e aproveitei para limpar os radiadores e coloquei o mesmo liquido de refrigeraçao que é usado nos tornos e freses mecanicas é um produto que se junta agua e tem como beneficio inicial alem de fazer refrigeraçao tambem lubrifica e deixa uma camada protectora nas peças metalicas , daqui a uns tempos "meses" este liquido fica transparente tal e qual agua saida da troneira entao nessa altura é retirado e colocado liquido refrigerante 100% .
Para o pessoal mais velho no forum deve se lembrar q tambem fiz isto non antigo 200 e esta 5*
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

É issencial tirar o tubo de retorno do radiador para o vaso de expansão, confirmar que está desentupido e retirar o liquido que está lá dentro (soprar), senão o sangramento do sistema não fica bem feito...
jpbarreto86
júnior TT
júnior TT

Ontem estive no Rui Sancho, em Esgueira ... o nosso homem da LAND ROVER cá por Ílhavo e Aveiro, e arredores!!!

Ainda vou circular com agua mais uns dias, no próximo fim de semana, vou trocar outra x a água até sair bem limpa, circular mais uma semanita e, dps é que vou por o produto Rosa! :D

Já muito se tem falado aqui do ponteiro da temperatura, mas agora que tou mais atento, observo que o meu anda nas 11h a puxar normal, vai as 12h se for nas 3000rpm, mas o mais curioso é que se passar para o modo económico, ié, sem puxar mt pelo carro, mudanças todas seguidinhas o ponteiro baixa para as 10h (ou fica quase a tocar no azul!!)

humm! ?? que se passa? deveria manter-se nas 11h certo?
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Tens um tópico "activo" meu, em relação a esse sintoma.

Pelo o que foi lá comentado, isso deve-se em princípio ao termóstato.

Se por acaso, notas agora esse comportamento com água, é normal, pois a água refrigere melhor do que o líquido de refregiracao
Um abraço.

moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

De acordo com o RAVE o ponteiro deve andar nas 12h, mais coisa menos coia já que a precisão não é muita.
Se anda nas 10h a mim parece-me que o termostato já era.
O tipo de liquido de refrigeração não deverá ter influencia nisso ( se estiver tudo a funcionar)
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

moreirinha Escreveu:...
O tipo de liquido de refrigeração não deverá ter influencia nisso ( se estiver tudo a funcionar)
Moreirinha, desculpa mas têm, a água "liberta" mais calor do que o "liquido" para a mesma situação...
Dado que as temperaturas exteriores estão mais frias, o "arrefecimento" logo é mais rápido....

Passando para o meu caso prático, após passagem de água para o "liquido", o ponteiro mantém-se mais estável (mas mesmo assim nas 10H) e notei os tubos mais duros com "liquido" do que só com água...., supostamente na mesma situação...
Um abraço.

jpbarreto86
júnior TT
júnior TT

Pois o que eu vou fazer vai ser andar assim até trocar bem as águas... dps por o produto do bom e avaliar!

Se vir que tal, lá tenho que por um termostato! Knt custa isso!?

O pior de ele andar frio são os consumos... n dizem que o p38 sofre de calor!? Pois o meu não! llol
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

jpbarreto86 Escreveu: Se vir que tal, lá tenho que por um termostato! Knt custa isso!?
Aqui na BMW na 109, cerca de 40€+IVA e não tem para entrega imediata, 2/3 dias máximo
jpbarreto86 Escreveu:O pior de ele andar frio são os consumos... n dizem que o p38 sofre de calor!? Pois o meu não! llol
Bate na madeira....

temos que combinar um café....
Um abraço.