bloqueio do diferencial
- Dino Gutierrez
- júnior TT

- Mensagens: 118
- Registado: 30 nov 2005 16:21
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
- Localização: Aveiro
bloqueio do diferencial
Ora boas land maniacs,tenho uma duvida q espero ser resolvida neste forum,fui ao passeio de natal em sever do vouga e la disseram.me pa andar sempre c o bloqueio ligado....mas nas instruçoes do meu defender diz q so se deve usar o blokeio qdo mesmo necessario e desliga.lo logo após ter passado o obsataculo em causa,que nao deve ser usado em abuso.....podem.me dizer o q realmente será melhor?!?!? um abraço pa todos e bons passeios c muito pó e lama 
- orlando
- júnior TT

- Mensagens: 290
- Registado: 03 out 2005 16:18
- Land Rover: DISCOVERY 300 TGV 1997
- Sócio LCP: 192
- Localização: oliveira de azemeis
- ruimarinho
- Site Admin

- Mensagens: 3204
- Registado: 03 ago 2005 15:09
- Land Rover: Series I 80' (1948)
Series III 109' 6 Cyl Petrol (1977)
Range Rover Classic 300 Tdi (1996)
Discovery 3 TdV6 HSE (2006) - Sócio LCP: 1
- Localização: Porto / Maia / Santo Tirso
Olá!
Com a experiencia vais aprender onde e como usar o bloqueio.
Em situações de dúvida (e, como no teu caso, sem experiencia com o Def) deves ligar o bloqueio para te permitir ultrapassar os obstáculos com mais facilidade.
A ideia é perceberes o que ele faz e porque o deves ligar e desligar.
No caso dos Def, o bloqueio divide a tracção (em termos simples) entre os eixos frontal e trazeiro, impedindo que, no caso de teres uma roda no ar, o carro fique parado.
Como bloqueio terás que ter duas rodas no ar (uma atrás e outra à frente), o que vulgarmente se chama cruzamento de eixos, para perderes a tracção.
Isto permite-te ter o LR controlado na maioria das situações.
No entanto, em locais com piso de boa tracção, principalmente em estrada, em que necessites do efeito de diferencial (que é anulado pelo bloqueio), deves te-lo desligado para evitar que os pneus "escorreguem" e que o LR tenha um comportamento "estranho" por isso mesmo.
Um exemplo é fazer uma rotunda apertada, em que todas as rodas fazem um percurso diferente e, logo, com velocidades de rotação distintas. Se tiveres o bloqueio ligado, o LR vai "saltar", podendo mesmo partir um semieixo.
Tens que começar a ter a sensibilidade para andar, ou não, com o bloqueio ligado. Eu, quando tinha o Disco (no RR é viscoso, logo "automático") andava com ele ligado desde que fosse piso de terra. Ito permiti-te abordar os obstáculos com o carro em pleno. Pode acontecer que vás sem o bloqueio (que só é necessário, de facto, em obstáculos mais dificeis) e fiques atascado. Ligas o bloqueio e... lá se vai um semieixo, pois o LR já estava numa posição "desconfortável" e o fusível é sempre o mesmo.
Solução :
Fazer muitos passeios com o LCP e aprender com a malta que tem mais experiencia. Afinal todos aprendemos assim.
Um abraço,
Com a experiencia vais aprender onde e como usar o bloqueio.
Em situações de dúvida (e, como no teu caso, sem experiencia com o Def) deves ligar o bloqueio para te permitir ultrapassar os obstáculos com mais facilidade.
A ideia é perceberes o que ele faz e porque o deves ligar e desligar.
No caso dos Def, o bloqueio divide a tracção (em termos simples) entre os eixos frontal e trazeiro, impedindo que, no caso de teres uma roda no ar, o carro fique parado.
Como bloqueio terás que ter duas rodas no ar (uma atrás e outra à frente), o que vulgarmente se chama cruzamento de eixos, para perderes a tracção.
Isto permite-te ter o LR controlado na maioria das situações.
No entanto, em locais com piso de boa tracção, principalmente em estrada, em que necessites do efeito de diferencial (que é anulado pelo bloqueio), deves te-lo desligado para evitar que os pneus "escorreguem" e que o LR tenha um comportamento "estranho" por isso mesmo.
Um exemplo é fazer uma rotunda apertada, em que todas as rodas fazem um percurso diferente e, logo, com velocidades de rotação distintas. Se tiveres o bloqueio ligado, o LR vai "saltar", podendo mesmo partir um semieixo.
Tens que começar a ter a sensibilidade para andar, ou não, com o bloqueio ligado. Eu, quando tinha o Disco (no RR é viscoso, logo "automático") andava com ele ligado desde que fosse piso de terra. Ito permiti-te abordar os obstáculos com o carro em pleno. Pode acontecer que vás sem o bloqueio (que só é necessário, de facto, em obstáculos mais dificeis) e fiques atascado. Ligas o bloqueio e... lá se vai um semieixo, pois o LR já estava numa posição "desconfortável" e o fusível é sempre o mesmo.
Solução :
Fazer muitos passeios com o LCP e aprender com a malta que tem mais experiencia. Afinal todos aprendemos assim.
Um abraço,
Saudações LR,
Rui Marinho
Rui Marinho
- LandNery
- júnior TT

- Mensagens: 136
- Registado: 06 set 2005 15:26
- Land Rover: Range Rover 300 Tdi
- Sócio LCP: 65
- Localização: Portugal
BLOQUEIO
Eu pessoalmente ligo sempre, ou quase sempre o bloqueio, desde que entro em terra.
No Range isso não se coloca, pois ele é automático, mas nos Dif e Discos, quando entro em terra, ligo tudo.
Porquê? Fundamentalmente porque o carro fica mais seguro e não cansas travões nem apanhas sustos a travar, podendo derrapar de vez de em quando.
Deste modo levas sempre o carro seguro e só controlas a caixa. Contudo nos ganchos e nas manobras mais apertadas, convém desligar para não cansares a mecânica.
Claro que nas ligações e estradões podes e deves tirar o bloqueio, mas em terra, de uma maneira geral engrena as redutoras e bloqueia o diferencial.
Esta é a minha opinião, que assenta na filisofia de ligar andes de atascar.
CumprimenTTos,
No Range isso não se coloca, pois ele é automático, mas nos Dif e Discos, quando entro em terra, ligo tudo.
Porquê? Fundamentalmente porque o carro fica mais seguro e não cansas travões nem apanhas sustos a travar, podendo derrapar de vez de em quando.
Deste modo levas sempre o carro seguro e só controlas a caixa. Contudo nos ganchos e nas manobras mais apertadas, convém desligar para não cansares a mecânica.
Claro que nas ligações e estradões podes e deves tirar o bloqueio, mas em terra, de uma maneira geral engrena as redutoras e bloqueia o diferencial.
Esta é a minha opinião, que assenta na filisofia de ligar andes de atascar.
CumprimenTTos,
- Dino Gutierrez
- júnior TT

- Mensagens: 118
- Registado: 30 nov 2005 16:21
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
- RTI: 0
- Localização: Aveiro
opah,muito obrigado pelas vossas opinioes
fikei bem mais esclarecido...é q eu tinha medo era de ficar c o carro sem motor devido ao esforço q estava a sentir q ele estava a fazer....e como o carrinho so tem 2 meses fui logo espreitar ao manual de instruçoes o procedimento correcto,mas ja vi q quem sabe é mesmo a malta q anda nestes andarilhos do LCP
mais uma vez um super obrigado!!!!!
- LandNery
- júnior TT

- Mensagens: 136
- Registado: 06 set 2005 15:26
- Land Rover: Range Rover 300 Tdi
- Sócio LCP: 65
- Localização: Portugal
BLOQUEIO
Não tens de agradecer, para isso é que cá estamos, essa é uma das razões de ser da Landmania.
Com o tempo, como diz e muito bem o nosso Presidente, vais descobrindo a tua condução, jntamente com o teu landinho. Quando deres conta, tu e ele são um só.
Tem é atenção às revisões e às manutenções. Depois dos passeios e/ou brincadeiras, verificar alguns pontos chave na mecânica, diferenciais, suspensão, etc... se pinga e onde, etc... e lavar o carro por baixo de vez em quando não faz mal nenhum. Por vezes um vedante ou uma pequena peça que não é substituida pode causar danos muito graves.
Desfruta bem o LAND ROVER pois é isso que eles gostam, e nós também.
Land CumprimenTTos,
Com o tempo, como diz e muito bem o nosso Presidente, vais descobrindo a tua condução, jntamente com o teu landinho. Quando deres conta, tu e ele são um só.
Tem é atenção às revisões e às manutenções. Depois dos passeios e/ou brincadeiras, verificar alguns pontos chave na mecânica, diferenciais, suspensão, etc... se pinga e onde, etc... e lavar o carro por baixo de vez em quando não faz mal nenhum. Por vezes um vedante ou uma pequena peça que não é substituida pode causar danos muito graves.
Desfruta bem o LAND ROVER pois é isso que eles gostam, e nós também.
Land CumprimenTTos,


