Alternador P38
- JCMendes
- júnior TT

- Registado: 19 ago 2012 21:16
- Land Rover: Range Rover 2.5 DT 1995
- Sócio LCP: 2685
- RTI: 0
Alternador P38
Boas.
Substituí há dias o alternador do meu P38 por um reconstruído, comprado na Motormáquina com garantia.
Acontece que depois de ligar o motor aparece a mensagem "Fallo do alternador", que foi a mesma mensagem que me apareceu antes do anterior "ir à vida".
É normal que assim seja, ou melhor, é necessário ir à "maquina" tirar o erro depois de instalar o novo alternador ou será que este está mesmo "marado"?
Substituí há dias o alternador do meu P38 por um reconstruído, comprado na Motormáquina com garantia.
Acontece que depois de ligar o motor aparece a mensagem "Fallo do alternador", que foi a mesma mensagem que me apareceu antes do anterior "ir à vida".
É normal que assim seja, ou melhor, é necessário ir à "maquina" tirar o erro depois de instalar o novo alternador ou será que este está mesmo "marado"?
Range Rover 2.5 DT 1995
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Re: Alternador P38
A partida não é necessário ir a máquina.
Ou tens o problema "novamente" no alternador, ou o caso mais parecido que me lembre (aparecer a AVARIA, mas sem a avaria) era falha no sensor da combota, mas o RR apresentava outros "sintomas"...
Ou tens o problema "novamente" no alternador, ou o caso mais parecido que me lembre (aparecer a AVARIA, mas sem a avaria) era falha no sensor da combota, mas o RR apresentava outros "sintomas"...
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
- moreirinha
- pleno TT

- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
Não creio que seja necessário limpar esse erro. Eu já o tive mais que uma vez, nunca por causa do alternador, e resolvido o problema a mensagem não tornou a aparecer.
Será que o problema era mesmo o alternador?
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
o alternador devia de estar bom.
Possivelmente tens e problemas na caixa de fusiveis ou mesmo um problema de massa.
Possivelmente tens e problemas na caixa de fusiveis ou mesmo um problema de massa.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
- mcapinha
- júnior TT

- Registado: 13 set 2008 21:19
- Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE - Sócio LCP: 2511
O P38 tem a particularidade de ter uma alimentação directa do alternador à BECM que é utilizada para "saber" se o alternador está a trabalhar ou não.RAVE Escreveu: Charging System
When the Ignition Switch (X274) is in position II, the
BeCM (Z238) turns the charge warning light on via
the datalink connection to the Instrument Pack
(Z142)
When the Generator (Z106) starts to produce power,
the BeCM (Z238) gets an input signal on Pin 15 and
turns off the charge warning light.
For the Diesel engine this signal is also used as an
input signal for the fuel pump relay inside the Engine
Compartment Fusebox (P125) to make sure that the
Fuel Pump (M109) is only supplied with power when
the engine is running.
If the Generator (Z106) fails to produce power, the
charge warning light remains illuminated.
Não sabendo quem é que instalou o alternador, poderá ter sido que esse cabo não tenha ficado ligado.
A primeira coisa a fazer é verificar se ele está mesmo a carregar, o que se faz com um voltímetro directamente no alternador. De seguida será de verificar se o dito cabo está ligado e por último, no lado da BECM, verificar se o pin 15 da Z238 tem energia. Se isso estiver tudo OK, então poderá ser um problema do lado da BECM mas vamos com calma

- JCMendes
- júnior TT

Antes de o alternador ter "ido para as couves", apareceu a mesma mensagem.
Mas como foi só essa vez que apareceu e nos dias seguintes não apareceu, não liguei.
Só que depois apareceu a luz da bateria que piscou uma ou duas vezes e no dia "D" a luz da bateria começou a piscar e ficou permanente, o conta rotações baixou para zero, apareceu a mensagem de falha no alternador, o conta-kilómetros parou, as luzes da suspensão começaram a piscar e parei porque a bateria estava quase sem carga (quase não tinha luz interior, o rádio também não, quando desligava as luzes exteriores notava mais intensidade nas luzes do quadrante....)
Feito o diagnóstico, com o motor a trabalhar a bateria não recebia carga.
Depois de substituído o alternador, tudo tem funcionado bem, a bateria recebe carga, à excepção desta mensagem que aparece pouco depois de colocar o motor a trabalhar. Tenho andado com o Range todos os dias, sempre com as luzes ligadas para "gastar" bateria, embora sejam voltas curtas pela cidade, mas pega sempre à primeira, sem problemas.
Quero ter mais certezas que o alternador não estará bom antes de accionar a garantia e como estava na dúvida se era apenas o anterior erro que teria que ser removido ou se é um novo erro...
Mas como foi só essa vez que apareceu e nos dias seguintes não apareceu, não liguei.
Só que depois apareceu a luz da bateria que piscou uma ou duas vezes e no dia "D" a luz da bateria começou a piscar e ficou permanente, o conta rotações baixou para zero, apareceu a mensagem de falha no alternador, o conta-kilómetros parou, as luzes da suspensão começaram a piscar e parei porque a bateria estava quase sem carga (quase não tinha luz interior, o rádio também não, quando desligava as luzes exteriores notava mais intensidade nas luzes do quadrante....)
Feito o diagnóstico, com o motor a trabalhar a bateria não recebia carga.
Depois de substituído o alternador, tudo tem funcionado bem, a bateria recebe carga, à excepção desta mensagem que aparece pouco depois de colocar o motor a trabalhar. Tenho andado com o Range todos os dias, sempre com as luzes ligadas para "gastar" bateria, embora sejam voltas curtas pela cidade, mas pega sempre à primeira, sem problemas.
Quero ter mais certezas que o alternador não estará bom antes de accionar a garantia e como estava na dúvida se era apenas o anterior erro que teria que ser removido ou se é um novo erro...
Range Rover 2.5 DT 1995
- JCMendes
- júnior TT

mcapinha Escreveu:O P38 tem a particularidade de ter uma alimentação directa do alternador à BECM que é utilizada para "saber" se o alternador está a trabalhar ou não.RAVE Escreveu: Charging System
When the Ignition Switch (X274) is in position II, the
BeCM (Z238) turns the charge warning light on via
the datalink connection to the Instrument Pack
(Z142)
When the Generator (Z106) starts to produce power,
the BeCM (Z238) gets an input signal on Pin 15 and
turns off the charge warning light.
For the Diesel engine this signal is also used as an
input signal for the fuel pump relay inside the Engine
Compartment Fusebox (P125) to make sure that the
Fuel Pump (M109) is only supplied with power when
the engine is running.
If the Generator (Z106) fails to produce power, the
charge warning light remains illuminated.
Não sabendo quem é que instalou o alternador, poderá ter sido que esse cabo não tenha ficado ligado.
A primeira coisa a fazer é verificar se ele está mesmo a carregar, o que se faz com um voltímetro directamente no alternador. De seguida será de verificar se o dito cabo está ligado e por último, no lado da BECM, verificar se o pin 15 da Z238 tem energia. Se isso estiver tudo OK, então poderá ser um problema do lado da BECM mas vamos com calma![]()
Obrigado MCapinha
Vou começar pela verificação dessa ligação do alternador à BECM e depois às outras hipóteses aqui avançadas até ao momento quer por Paulo Jorge quer por TomCat.
Range Rover 2.5 DT 1995
- JCMendes
- júnior TT

moreirinha Escreveu:Não creio que seja necessário limpar esse erro. Eu já o tive mais que uma vez, nunca por causa do alternador, e resolvido o problema a mensagem não tornou a aparecer.
Moreirinha,
qual era o / os problemas que lhe originavam o aparecer dessa mensagem?
Range Rover 2.5 DT 1995
- Afonso630r
- júnior TT

- Registado: 23 dez 2012 15:54
- Land Rover: Range rover p38a 2.5 dt 1995
- Sócio LCP: 2641
boas e porque nao testar a ver se realmente esta a funcionar ou nao desligando os bornos da bateria com o RR a trabalhar ..
Afonso Moura
Assistido por PJVL
Assistido por PJVL
- moreirinha
- pleno TT

- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
Polie da cambota descolada. Não fazia rodar o alternador logo não carregava.JCMendes Escreveu:moreirinha Escreveu:Não creio que seja necessário limpar esse erro. Eu já o tive mais que uma vez, nunca por causa do alternador, e resolvido o problema a mensagem não tornou a aparecer.
Moreirinha,
qual era o / os problemas que lhe originavam o aparecer dessa mensagem?
-
Nuno Tavares Lopes
- iniciante TT

- Registado: 30 set 2013 14:51
- Land Rover: Range Rover P38 1997
Boas caros amigos,
Ultimamente o meu P38 tem acendido uma luz laranja no quadrante com uma seta e um U é a que fica ao lado da luz da resistência, mas não sei o que significa, no CB de vez em quando também aparece a mensagem de avaria no alternador.
Alguém me pode dizer o que quer dizer essa luz laranja.
Cumprimentos
Ultimamente o meu P38 tem acendido uma luz laranja no quadrante com uma seta e um U é a que fica ao lado da luz da resistência, mas não sei o que significa, no CB de vez em quando também aparece a mensagem de avaria no alternador.
Alguém me pode dizer o que quer dizer essa luz laranja.
Cumprimentos
- nelsonf
- júnior TT

- Registado: 19 mai 2013 00:56
- Land Rover: range rover 2.5 DT P38
- Sócio LCP: 2928
Boas.
Nao quero estar a errar mas essa luz laranja deve ser do injector piloto.
Nao quero estar a errar mas essa luz laranja deve ser do injector piloto.
- jpbarreto86
- júnior TT

- Registado: 28 set 2013 00:45
- Land Rover: Range Rover P38
- Sócio LCP: 2139
O meu as x tem essa mania do falho alternador, mas n é sempre e cala-se! Já testei o alternador e está conforme! Carrega bem!
-
Nuno Tavares Lopes
- iniciante TT

- Registado: 30 set 2013 14:51
- Land Rover: Range Rover P38 1997
O meu berrou de vez, depois de aparecer essa mensagem durante algum tempo na semana passada apareceu a dita mensagem e a luz da bateria ficou acesa, resultado alternador novo.
- JCMendes
- júnior TT

Boas para todos.
Ainda não "checkei" as indicações dadas nos posts acima, mas fui-me apercebendo do seguinte comportamento:
- se logo após o ligar der umas aceleradelas, a mensagem não aparece!;
- se o ligar e deixar ao ralenti, passados +/- 5 seg. aparece a dita mensagem (Fallo no alternador).
Relembro que continua a pegar bem, à primeira, sem qualquer esforço e tenho andado pela cidade sempre com as luzes ligadas.
Até ao momento não apareceu qualquer sinal de bateria fraca.
Alguém conhece / teve conhecimento deste "comportamento"?
CpTTs
Ainda não "checkei" as indicações dadas nos posts acima, mas fui-me apercebendo do seguinte comportamento:
- se o ligar e deixar ao ralenti, passados +/- 5 seg. aparece a dita mensagem (Fallo no alternador).
Relembro que continua a pegar bem, à primeira, sem qualquer esforço e tenho andado pela cidade sempre com as luzes ligadas.
CpTTs
Range Rover 2.5 DT 1995
- mpblue
- master TT

- Registado: 17 mai 2007 10:51
- Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994 - Sócio LCP: 1701
Lata de de wd40, e borrifa os terminais do alternador, que isso cheira a humidades...JCMendes Escreveu:Boas para todos.
CpTTs
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223