Fumo Preto
- JCMendes
- júnior TT

- Registado: 19 ago 2012 21:16
- Land Rover: Range Rover 2.5 DT 1995
- Sócio LCP: 2685
- RTI: 0
Fumo Preto
Boas a todos.
Agora que pretendo andar mais assiduamente com o P38 no dia-a-dia, na cidade, quero apresentar um "problema" (ou não) de que o meu RR padece: FUMO PRETO.
Eu, que até vou à frente e não atrás, fico incomodado com a fumaça que sai dos escapes. Basta que carregue um pouco mais no acelerador, principalmente quando está a desenvolver, e lá sai uma nuvem. De tal modo que as portas da mala e a matrícula andam enfuscadas!
Sei (por informação de um dos antigos donos, não o último) que tenho uma repro.
Poderá ser esta a única razão?
Ou há mais causas que isoladas ou em conjunto, provoquem tal fumarada?
CumprimenTTos
JCMendes
Agora que pretendo andar mais assiduamente com o P38 no dia-a-dia, na cidade, quero apresentar um "problema" (ou não) de que o meu RR padece: FUMO PRETO.
Eu, que até vou à frente e não atrás, fico incomodado com a fumaça que sai dos escapes. Basta que carregue um pouco mais no acelerador, principalmente quando está a desenvolver, e lá sai uma nuvem. De tal modo que as portas da mala e a matrícula andam enfuscadas!
Sei (por informação de um dos antigos donos, não o último) que tenho uma repro.
Poderá ser esta a única razão?
Ou há mais causas que isoladas ou em conjunto, provoquem tal fumarada?
CumprimenTTos
JCMendes
Range Rover 2.5 DT 1995
-
j_santos
- júnior TT

- Registado: 01 abr 2011 11:19
- Land Rover: Discovery 300 tdi
- Sócio LCP: 0
Re: Fumo Preto
Provavelmente será essa mesmo.. repro mal efetuada.
-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

- Registado: 17 jan 2007 00:27
- Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001 - Sócio LCP: 2689
Fumo preto normalmente indica gasóleo mal queimado, pode ser por várias razões mas normalmente tem a ver com duas razões:
- debito em excesso ( problema da repro que indica a injecção de gasoleo em excesso )
- falta de ar na combustão ( normalmente um tubo do intercooler roto ou com fissura que deixa passar pressão do turbo fazendo com que o racio combustivel/ar seja inadequado.
Por isso pode ser tipico da repro que tem ser demasiado rica ou ter um problema nos tubos ou mesmo no intercooler que nao está a fazer chegar a quantidade ar correcta ao motor.
É o pouco que sei...
- debito em excesso ( problema da repro que indica a injecção de gasoleo em excesso )
- falta de ar na combustão ( normalmente um tubo do intercooler roto ou com fissura que deixa passar pressão do turbo fazendo com que o racio combustivel/ar seja inadequado.
Por isso pode ser tipico da repro que tem ser demasiado rica ou ter um problema nos tubos ou mesmo no intercooler que nao está a fazer chegar a quantidade ar correcta ao motor.
É o pouco que sei...
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Boas,
Tudo o que foi já dito está correcto.
A juntar a isso podes ter stress com o sensor MAP, injector piloto MAF .... E por fim Turbo....
Excluindo é lógico filtros de ar e gasoleo...
Antes de p€nsar€s em uma despesa, faz o que João Carvalho aconselhou no tópico recente "fuga de óleo p38".
Tudo o que foi já dito está correcto.
A juntar a isso podes ter stress com o sensor MAP, injector piloto MAF .... E por fim Turbo....
Excluindo é lógico filtros de ar e gasoleo...
Antes de p€nsar€s em uma despesa, faz o que João Carvalho aconselhou no tópico recente "fuga de óleo p38".
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
- JCMendes
- júnior TT

Obrigado pelas dicas.
Vou começar por mudar óleo e filtros e também verificar / limpar o filtro da tampa das válvulas, como relatado no tópico "fuga de óleo p38".
Só depois passarei para o sugerido pelo TOMCAT (sensor MAP, MAF, ....)
À m€dida que for efectuando as intervenções, darei informações aqui no fórum.
Já agora, alguém me sabe indicar um mecânico de confiança, em Lisboa, que saiba tratar destas máquinas? Em Lisboa ou arredores (não muito afastado).
JCMendes
Vou começar por mudar óleo e filtros e também verificar / limpar o filtro da tampa das válvulas, como relatado no tópico "fuga de óleo p38".
Já agora, alguém me sabe indicar um mecânico de confiança, em Lisboa, que saiba tratar destas máquinas? Em Lisboa ou arredores (não muito afastado).
JCMendes
Range Rover 2.5 DT 1995
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Mais vale tarde do nunca...JCMendes Escreveu:Obrigado pelas dicas.
JCMendes
Falei com um cliente que repara turbo e injectores e ele disse-me para (mais uma vez) para limpar o filtro da tampa das válvulas, intercooler.
Depois de tudo limpo, tornar a verificar se há vestígios de óleo e/ou o fumo desaparece.
A seguir a isto podes ter algum stress com a wastegate ou falta de umas "voltinhas" na wastegate.
Perto de Lisboa (relativamente) tens aqui um membro que é o paulo jorge, depois acho que motormáquina....
Um abraço.
- cconst
- júnior TT

- Registado: 19 ago 2011 10:32
- Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
- Sócio LCP: 2510
como o tomcat disse, em Lisboa tem o Paulo Jorge(Odivelas), e a motormáquina (Sacavém)... MAS tens ainda a Landsquare em Camarate.
Abraços
Abraços
-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

- moreirinha
- pleno TT

- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
Alexandre Ideias perto do autódromo
-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

Na recta da Quinta da Beloura mais precisamentemoreirinha Escreveu:Alexandre Ideias perto do autódromo
- JCMendes
- júnior TT

Mr_Trecolareco Escreveu:Na recta da Quinta da Beloura mais precisamentemoreirinha Escreveu:Alexandre Ideias perto do autódromo
No google dá-me a seguinte morada: Rua de Pé de Mouro, 2710 São Pedro de Penaferrim

Será onde indicado nesta imagem?
Range Rover 2.5 DT 1995
-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

https://maps.google.com/maps?saddr=Circ ... ra=ls&z=16
Por cima do local B há esse conjunto de armazéns, o alexandre ideias fica do outro lado, logo entras no B e dás a volta aos armazens pela direita e vais ver a meio uma oficina com mtos LR e RR
Por cima do local B há esse conjunto de armazéns, o alexandre ideias fica do outro lado, logo entras no B e dás a volta aos armazens pela direita e vais ver a meio uma oficina com mtos LR e RR
- cconst
- júnior TT

- Registado: 19 ago 2011 10:32
- Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
- Sócio LCP: 2510
OOPs! Fiz confusão com outro (que não me recordo do nome) para os lados de Odivelas....Mr_Trecolareco Escreveu:Paulo Jorge é mais perto de Negrais/Pero Pinheiro
-
Mr_Trecolareco
- pleno TT

Como é onde levo o branquinho nao ha duvidas da minha parte. eheh
- mcapinha
- júnior TT

- Registado: 13 set 2008 21:19
- Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE - Sócio LCP: 2511
Esse poderá ser a Seguraudio, que está muito bem referenciada pela Catia Hingis q leva lá o Free e um Disco.cconst Escreveu:OOPs! Fiz confusão com outro (que não me recordo do nome) para os lados de Odivelas....Mr_Trecolareco Escreveu:Paulo Jorge é mais perto de Negrais/Pero Pinheiro

- JCMendes
- júnior TT

Boas. Então cá vai uma actualização do tópico.
Aproveitando o facto de o alternador ter entregue a alma e por essa razão ter feito a viagem de Sines a Lisboa de táxi e o "camião" ter vindo de reboque, foram feitas mais umas intervenções: mudança de óleo e filtros, limpeza da tampa das válvulas (não estava muito suja, não tinha crostas) verificação dos injectores (estavam "limpos"), verificação da bomba injectora ( estava ok) o fumo preto continuava a sair em abundância.
Posto isto, seguiu-se a 'reprogramação' da repro.
Et voilá! O fumo não desapareceu mas já não o vejo pelos retrovisores como o via antes.
E depois desta revisão até acho o Range mais "suave".
Não tenho fotos para publicar porque na semana passada o telemóvel mergulhou numa "piscina" da av. 5 de outubro!
Mais uma vez obrigado pelas dicas e conselhos.
CumprimenTTos
Aproveitando o facto de o alternador ter entregue a alma e por essa razão ter feito a viagem de Sines a Lisboa de táxi e o "camião" ter vindo de reboque, foram feitas mais umas intervenções: mudança de óleo e filtros, limpeza da tampa das válvulas (não estava muito suja, não tinha crostas) verificação dos injectores (estavam "limpos"), verificação da bomba injectora ( estava ok) o fumo preto continuava a sair em abundância.
Posto isto, seguiu-se a 'reprogramação' da repro.
Et voilá! O fumo não desapareceu mas já não o vejo pelos retrovisores como o via antes.
E depois desta revisão até acho o Range mais "suave".
Não tenho fotos para publicar porque na semana passada o telemóvel mergulhou numa "piscina" da av. 5 de outubro!
Mais uma vez obrigado pelas dicas e conselhos.
CumprimenTTos
Range Rover 2.5 DT 1995