Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Os problemas que vou detendo vou reparando e fico com a ideia que é desat que não aparecem mais, mas parece que ainda não foi desta....
Já me aconteceu duas vezes que quando o carro está ao ralenti ele aquece, o ponteiro da temperatura vai até ao vermelho e acende a luz vermelha.
Ontem voltou a acontecer, desliguei o carro abri o capô e vi que o deposito não tinha agua ao abrir a tampa do deposito de agua ela começou a jorrar parecia um vulcão também notei que os tubos do circuito de agua estavam rijos.
O jipe já levou um termostato, pois inicialmente ele não aquecia. O que poderá ser desta vez, radiador entupido???
Pode ser tanta coisa, termostato avariou (fechado), radiador entupido ou sem a divisoria, bomba de agua, tampa do vaso, viscoso....
Tem que ir 1 a 1 eliminando hipoteses, eu começava por limpar o circuito e testar o termoestato e o radiador, tornava a encher, sangrava bem ( dá para perceber se a bomba de agua está a puxar bem).
moreirinha Escreveu:Pode ser tanta coisa, termostato avariou (fechado), radiador entupido ou sem a divisoria, bomba de agua, tampa do vaso, viscoso....
Tem que ir 1 a 1 eliminando hipoteses, eu começava por limpar o circuito e testar o termoestato e o radiador, tornava a encher, sangrava bem ( dá para perceber se a bomba de agua está a puxar bem).
Realmente, se não tinhas stress antes.... mas ele aquece só ao relantin?
É que se for assim talvez seja o viscoso, já agora quando mudaste o termostato, foi rápido ou demoraste dias? se demoraste dias, como deixaste o viscoso?
ao alto? ou deitado.
Não queria te estragar o ano, mas prepara-te para más noticias, .... és capaz de ter uma despesa de uma cabeça
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
pois também concordo com o tomcat deves ter a junta da cabeça do animal a dar o peido! tens só agua ferrugenta ou anticongelante?? se tens a tubagem dilatada e rija...é passagem de compressão que por vezes ainda pode ser pouca e dai ele so aquecer quando está parado, e o núcleo da ventoinha roda livremente ou sentes uma prisão??
Se ele vinha sem termostato, seria por alguma razão... provavelmente já aquecia e tiraram-lhe o termóstato para disfarçar.
A minha recomendação, que vem de um ano perdido a tentar diagnosticar um aquecimento no meu P38 e de uma série de €s perdidos a trocar peças, é fazer já um teste de gases de combustão no refrigerante. Custou-me 15€ numa garagem perto de mim e tive logo a certeza que o problema estava na junta ou na cabeça (e isto depois de ter trocado de radiador, termóstato, tubaria, tampa do vaso, o vaso em si e o viscoso, em fim, tudo).
mcapinha Escreveu:
A minha recomendação, que vem de um ano perdido a tentar diagnosticar um aquecimento no meu P38 e de uma série de €s perdidos a trocar peças, é fazer já um teste de gases de combustão no refrigerante. Custou-me 15€ numa garagem perto de mim e tive logo a certeza que o problema estava na junta ou na cabeça (e isto depois de ter trocado de radiador, termóstato, tubaria, tampa do vaso, o vaso em si e o viscoso, em fim, tudo).
Conselho a seguir, pois "vivido" na 1ª pessoa, já agora Miguel, se a memoria não me falha foi a cabeça, certo?
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
tomcat Escreveu:
Conselho a seguir, pois "vivido" na 1ª pessoa, já agora Miguel, se a memoria não me falha foi a cabeça, certo?
Essa do Miguel deve ser vingança de te ter chamado Nuno aqui há uns tempos
Mas sim, acabou por se curar com uma cabeça nova (mesmo nova) da AMC. Primeiro trocou-se a junta, começou a "gastar" refrigerante e depois começou a aquecer novamente, trocou-se de novo a junta e de seguir verificou-se que a cabeça estava estalada (o primeiro torneiro a que foi não tinha encontrado o problema....). Depois da cabeça nova, ficou OK.
Das duas vezes que já aconteceu foi com o carro parado ao ralenti, já fiz cerca de 3000km e algumas viagens foram a andar bem e não notei aquecimento algum fora do normal.
O termostato vinha no motor, contudo estava colado com a borboleta colada em aberto, dai ter trocado o termostato.
Já agora uma outra questão que não tem nada a ver e é o oposto ao aquecimento.
Para além de por vezes e com este tempo ter a forra do tejadilho molhada, problema já detectado, os drenos posteriores do teto de abrir devem estar obstruídos ou fora do sitio, hoje detectei que o meu pneu suplente anda em banho de maria, o compartimento do pneu suplente esta cheio de agua, o que poderá ser???
sima0pedro Escreveu:Já agora uma outra questão que não tem nada a ver e é o oposto ao aquecimento.
Para além de por vezes e com este tempo ter a forra do tejadilho molhada, problema já detectado, os drenos posteriores do teto de abrir devem estar obstruídos ou fora do sitio, hoje detectei que o meu pneu suplente anda em banho de maria, o compartimento do pneu suplente esta cheio de agua, o que poderá ser???
Caro amigo tem os esgotos do teto de abrir cheios de mucancra, ou seja porcaria, logo, ou desentope os esgotos com uma bicha de eletricista ou a agua continuara a sair do chassis do teto de abrir e a passar para o tejadilho, posteriormente a descer pelos pilares e a concentrar-se no lugar da roda suplente!
Sinceramente não sei se o P38 tem borrachas de escoamento onde acentam os esgotos que vem dos tetos e que ficam nos pilares mais precisamente perto das dobradiças das portas como nos vw's ou se sai directamente pelas bases dos pilares como nos Disco's!
Se a agua sair por borrachas junto ás dobradiças é só tirar, limpar e voltar a meter.
Para responder ao post, meu amigo meta agua no carro, ponha ao relantim, se a agua deitar bolhas de ar tipo como se estivesse a ferver é a junta da cabeça ou mesmo a cabeça do motor!
Companheiro eu tive um serie 5 com esse motor e fez-me mais de 200.000 sempre impecável mas sabe-se que esses motores comem cabeças de empreitada quando os circuitos de refrigeração não estão em perfeitas condições.
Das duas vezes que já aconteceu foi com o carro parado ao ralenti, já fiz cerca de 3000km e algumas viagens foram a andar bem e não notei aquecimento algum fora do normal.
sima0pedro, essa resposta é importante.
Faz o que Mcapinha recomendou, testa primeiro a presença ou não de gás no liquido.
Pode parecer um roubo por te tirarem um pouco de liquido e darem-te o resultado.
Há relatos de cabeças que estalaram e a luz vermelha não acendeu......
Mas ajuda a evitares a nov€la e frustrações que já te foi partilhada.
Espero que não tenhas só posto água, mas sim anticongelante.
Eu tb aposto para verificares a bomba de água, tem um papel mas importante do que pensamos.
Um abraço.
PJPENEDO Escreveu:
Companheiro eu tive um serie 5 com esse motor e fez-me mais de 200.000 sempre impecável mas sabe-se que esses motores comem cabeças de empreitada quando os circuitos de refrigeração não estão em perfeitas condições.
Aqui está uma coisa interessante, sempre pensei que estes motores se aguentavam muito bem nos 525tds (já ouvi histórias de fazerem 500.000km..). Se eu já tinha a ideia de que estas cabeças são muito fraquinhas para os esforços a que estão sujeitas nos P38s, então agora não fico com dúvidas nenhumas.
tomcat Escreveu:
Faz o que Mcapinha recomendou, testa primeiro a presença ou não de gás no liquido.
Pode parecer um roubo por te tirarem um pouco de liquido e darem-te o resultado.
Há relatos de cabeças que estalaram e a luz vermelha não acendeu......
Se ele não aquece a "andar bem" e se não está a gastar refrigerante, a cabeça e junta devem estar OK. A verificação das bolhas de ar no tanque, que o PJPENEDO recomendou, também ajudará a despistar qualquer um desses problemas mas só fará sentido depois de verificar o conjunto ventoinha/termóstato/bomba (porque as bolhas tanto podem ser ou gases de combustão ou refrigerante em ebulição).
Hoje testei abrir o vaso de expansão com o motor na temperatura de trabalho, abri lentamente e notei alguma pressão de agua, esperei um pouco e depois abrir completamente a tampa, e realmente não notei qualquer ebulição nem de gases bem como de temperatura, a agua mantinha-se no sitio, de quando em vez subia em pouco mas depois regularizava.
Penso não ter problemas de cabeça ou junta.
Vou tirar o radiador e mandar verificar ou limpar. Tenho de começar por algum lado, uma vez que o termostato é novo, o viscoso quando ligo o carro aciona bem!!!
Mesmo com todos estes stresses estou a adorar o carro, pena não ter comprado à mais tempo.
Mais uma questão alguém sabe onde poderei comprar a forra do capô, a minha apresenta algum desgaste e depois sem querer levou com um jacto de agua numa lavagem de motor e agora está a desfazer.
Mais uma coisa relativamente à fuga de óleo que me queixava pela vareta do óleo num outro post, fiz a limpeza do respiro na tampa das válvulas e ficou 5*.
Hoje testei abrir o vaso de expansão com o motor na temperatura de trabalho, abri lentamente e notei alguma pressão de agua, esperei um pouco e depois abrir completamente a tampa, e realmente não notei qualquer ebulição nem de gases bem como de temperatura, a agua mantinha-se no sitio, de quando em vez subia em pouco mas depois regularizava.
Vou tirar o radiador e mandar verificar ou limpar. Tenho de começar por algum lado, uma vez que o termostato é novo, o viscoso quando ligo o carro aciona bem!!!
Mesmo com todos estes stresses estou a adorar o carro, pena não ter comprado à mais tempo.
Mais uma questão alguém sabe onde poderei comprar a forra do capô, a minha apresenta algum desgaste e depois sem querer levou com um jacto de agua numa lavagem de motor e agora está a desfazer.
Mais uma coisa relativamente à fuga de óleo que me queixava pela vareta do óleo num outro post, fiz a limpeza do respiro na tampa das válvulas e ficou 5*.
Obrigado pela Vossa ajuda.
O meu viscoso também "atracava bem", mas quando meti um novo não têm nada a ver o barulho que faz.
O borbulhar pode ser o sangrar do sistema, que neste motor é difícil de fazer, e ainda estar a libertar ar.. mas acho estranho o carro aquecer com estas temperaturas.
Como é que fez a limpeza do respiro, foi daquela peça de plástico que está fora ou do filtro que está na tampa das válvulas?
sima0pedro Escreveu:
Acho que devias mesmo ver a bomba de água, já que tens tudo desmontado.
Pergunto tb, tiveste que mudar a junta, quando limpaste o respiro da tampa das válvulas?
Um abraço.