barulho metalico na frente motor ralenti dficuldade a pegar

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
diogo cunha
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 30 nov 2013 21:29
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

barulho metalico na frente motor ralenti dficuldade a pegar

Mensagem por diogo cunha »

Caros amigos,

Antes de mais os meus cumprimentos a todos e os parabens por este forum e pela sua organizacao.

Sou o feliz proprietário de um p38 DSE de 2000 com 170000km e tenho acompanhado este excelente forum que me ajudou a esclarecer alguns probleminhas.

Tenho estado muito contente com a aquisição, mas eis que chega o primeiro problema sério...
...ocasionalmente tinha um sindroma de desligar-se tudo por um segundo mas sem consequencias aparentes.
Na vespera do ano novo a máquina não pegava e não tinha sinal de corrente em toda a viatura.
Fui verificar fusiveis, relais, centralinas, abanei a máquina e só quando a empurrei um bocadinho para a frente e para trás reparei que as luzes do interior começaram a acender , empurrei mais um bocadinho, as luzes fixaram , fui directo à ignição e pegou.
Ao começar a circular fez um bocado de fumo, acelerei depois de morno e tive um sindroma de falta de corrente que passou. A partir dai, andei cerca de 8 km e quando cheguei reparei num forte barulho metálico na frente superior do motor apenas ao ralenti. Peguei outra vez a máquina e andei cerca de 25 km para casa devagarinho. No dia seguinte, antes de pegar o motor , desliguei e voltei a ligar a bateria e o menino amuou!
Nunca mais o consegui pegar mas desta vez o motor tinha energia, rodava bem mas não pegava e carreguei a bateria 3 vezes, verifiquei bomba gasoleo traseira, gasoleo junto a BI, fusiveis das velas incandecente mas nada...desconfiei da famosa dessincronização das centralinas mas na zona de Cascais aparentemente nenhum das casas abertas ao publico sabiam o que isso era. Finalmente lá consegui um máquina que me desse essa leitura e os codigos estavam bem. Mudei o sensor do avanço mas o amuo continuou. Coloquei produto arranque a frio e pegou. O barulho metalico na frente ao ralenti continuou, a quente só pega com acelarador no maximo e a frio pega muito mal.
Alguma sugestão do mal deste menino?

Cumprimentos,

Diogo
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Re: barulho metalico na frente motor ralenti dficuldade a pe

Mensagem por rp38 »

desde já bem vindo :signbemvindo: ao nosso cantinho das lamentações :lol: esse barulho que faz na zona frontal do motor vem de onde? alternador, domba de direção, rolamento do comp. do AC, roletes ou passadores da correia exterior,polie da cambota,etc é preciso identificar que barulho é pra termos umas "luzes" 8)
diogo cunha
caloiro TT
caloiro TT

Obrigado pelo acolhimento no muro das lamentações. Não consigo localizar o barulho parece que vem de cima, junto à tampa óleo, por cima da BI, é metalico e forte mas apenas ao ralenti. Desaparece quando acelero e o motor fica com um trabalhar aparentemente regular. Tenho a viatura imobilizada com medo de agravamento de saude...
Última edição por diogo cunha em 05 jan 2014 17:16, editado 2 vezes no total.
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

pelo que descreves deve ser o tensor da corrente que está frouxo e só com rotação é que anula a folga :?? ...não convem andar com isso assim. leva o jipe a um mecânico que conheça bem estes motores. eu conheço um bom...mas é em santarem.
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

É de onde?
Eu barulho metalico, perda de carga e luz da bateria acessa foi qd fiquei sem a polie da cambota, mas assim sem ver é dificil.
Cuidado com o onde deixa o carro, que isso é a doer.
Aqui no forum não faltam recomendações de bons mecanicos pelo país fora...
diogo cunha
caloiro TT
caloiro TT

circulo entre Cascais e Lisboa.Só perdi a carga por insistencia no motor de arranque e nunca acendeu a luz da bateria. Como só pega com produto de arranque a frio e acelerador no fundo, estava com esperança que fosse o ponto e que um jeito na BI podesse resolver...
Se for tensor é uma reparação complicada?
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE

Mensagem por joao carvalho »

Conselho de leigo na matéria; pondo de parte o barulho a melhor coisa a fazer, antes de mais nada, é ver se as correntes de distribuiçao teêm de ser afinadas (esticadas) e depois por a bomba a ponto como deve ser. Dar um jeito "a olho" na bomba nao resolve. É afiná-la com o comparador e depois fazer a segunda afinaçao ligada á máquina. Só assim se consegue um bom ponto de partida. Antes disso tudo o que se faça nao vai resolver nada. O melhor será mesmo procurar quem saiba mexer num P38 para fazer isso em condições :thumbup:

Ps: um vídeo do motor em funcionamento pode ajudar a perceber que barulho é ao certo
rp38
pleno TT
pleno TT

Mensagem por rp38 »

pois lá está!! :brilho: o tal barulho na zona superior do motor ( tensor no mato ou "almofadas"gastas) e a dificuldade em pegar...(descincronização da bomba) se procurares um bom mecânico que conheça bem os 525 tds talvez saia mais barato... ;)
diogo cunha
caloiro TT
caloiro TT

Quem é que me podem aconselhar entre Lisboa e Cascais? E o tal desligar por um segundo de vez em quando numa lomba ou salto?
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

Alexandre Ideias perto do autódromo ou o Paulo Jorge daqui do fórum.
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

diogo cunha Escreveu:Quem é que me podem aconselhar entre Lisboa e Cascais? E o tal desligar por um segundo de vez em quando numa lomba ou salto?
diogo, a questão mais parecida com isso (desligar), tinha um borne da bateria mal apertado (coisa que acredito que não seja no teu caso, pois no meu a rosca moeu daí....).

Agora como já te indicaram, terás mesmo que ver ou mandar ver isso...
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Sócio LCP: 0

Mensagem por JotaPê »

Quanto ao desligar ligar num ressalto o meu fazia o mesmo, tal como o do Paulo também tinha um borne da bateria mal apertado.
Rhymes
júnior TT
júnior TT
Registado: 31 mar 2011 18:00
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rhymes »

rp38 Escreveu:pois lá está!! :brilho: o tal barulho na zona superior do motor ( tensor no mato ou "almofadas"gastas) e a dificuldade em pegar...(descincronização da bomba) se procurares um bom mecânico que conheça bem os 525 tds talvez saia mais barato... ;)

tambem concordo.

apesar de ser de corrente este ( e todos ) precisam de afinadela ao longo da vida do carro ...

este é uma das coisas que deve ser logo vista aquando da compra de um range (caso precise de algum carinho claro)

so os VM é que se aguentam a vida toda ao que parece :sing: (os 2.3 e 3.1 pelo menos)
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

Afinal qual era o problema?
Ando com um barulho no meu só ao ralenti, minimo acelerador desaparece e parece um relogio a trabalhar...
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

upa