Como funciona a manete?
- MT TD5
- pleno TT

- Mensagens: 665
- Registado: 30 mar 2011 22:13
- Land Rover: disco td5 1999
- Sócio LCP: 2446
- RTI: 0
- Localização: sao martinho do porto
Re: Como funciona a manete?
o bloqueio central no TT é uma necessidade e nao um extra!!!
e quem tem discos td5 sabe bem o que tou a dizer!!!
e quem tem discos td5 sabe bem o que tou a dizer!!!
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... 6629_n.jpg
miguel teixeira
sao martinho do porto
918710328
miguel teixeira
sao martinho do porto
918710328
- moreirinha
- pleno TT

- Mensagens: 593
- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
- Localização: Lisboa
Re: Como funciona a manete?
Se não estiver com pressa não há razão nenhuma para não parar como diz no manual.
Um exemplo seria sair do estradão para o alcatrão e em andamento fazer o desbloqueio...
Um exemplo seria sair do estradão para o alcatrão e em andamento fazer o desbloqueio...
- volkom
- júnior TT

- Mensagens: 142
- Registado: 16 ago 2013 21:14
- Land Rover: LAND ROVER 200 TDI 93 "The Xpecie"
- RTI: 0
- Localização: Setubal
Re: Como funciona a manete?
Boas maltta corrijam me se me engano
Caixa lt 230 se engrenar o bloqueio será 50/50 se o desengrenar será 70 para a frente 30 para trás ... se tiver bloqueios nos driferenciais será 100 para cada um caso os tenha .... é isso ?
Caixa lt 230 se engrenar o bloqueio será 50/50 se o desengrenar será 70 para a frente 30 para trás ... se tiver bloqueios nos driferenciais será 100 para cada um caso os tenha .... é isso ?
- softop
- maníaco TT

- Mensagens: 5490
- Registado: 28 set 2007 09:07
- Land Rover: Defender 90" Td5
- Sócio LCP: 1716
- RTI: 0
- Localização: Guimarães
Re: Como funciona a manete?
volkom Escreveu:Boas maltta corrijam me se me engano
Caixa lt 230 se engrenar o bloqueio será 50/50 se o desengrenar será 70 para a frente 30 para trás ... se tiver bloqueios nos driferenciais será 100 para cada um caso os tenha .... é isso ?
nop.... se engrenar o bloqueio é 50/50,se desengrenar o bloqueio continua 50/50,se bloquear os difs fica com os difs bloqueados a receber 50/50 da potencia,desde que o bloqueio central esteja engrenado.. se partir um semi eixo ou um diferencial e lhe for retirado alguma das transmissões,fica com tudo a 100% no eixo oposto,desde que o bloqueio centra esteja engrenado,e se partir o eixo que ja ta a 100% fica a 0/0%...
- MT TD5
- pleno TT

- Mensagens: 665
- Registado: 30 mar 2011 22:13
- Land Rover: disco td5 1999
- Sócio LCP: 2446
- RTI: 0
- Localização: sao martinho do porto
Re: Como funciona a manete?
se nao tiver engrenado o bloqueio central ,ao ter uma roda no ar todas as outras ficam paradas!!!!
ao fazer TT deve se sempre engrenar o bloqueio central,que é o que todos os outros 4x4 que puxam só atraz fazem automaticamente quando se engrena as 4,exepto o p@g#ro com caixa super select!!!
nos LAND ROVER pode se desingrenar o bloqueio central para se puder andar no alcatrao com as 4 ligadas sem estragar nada!!!
ou seja é sempre uma necessidade ingrenar ou desingrenar o bloqueio e nao um extra!!!!
ao fazer TT deve se sempre engrenar o bloqueio central,que é o que todos os outros 4x4 que puxam só atraz fazem automaticamente quando se engrena as 4,exepto o p@g#ro com caixa super select!!!
nos LAND ROVER pode se desingrenar o bloqueio central para se puder andar no alcatrao com as 4 ligadas sem estragar nada!!!
ou seja é sempre uma necessidade ingrenar ou desingrenar o bloqueio e nao um extra!!!!
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... 6629_n.jpg
miguel teixeira
sao martinho do porto
918710328
miguel teixeira
sao martinho do porto
918710328
- josecamorim
- maníaco TT

- Mensagens: 3745
- Registado: 19 jun 2006 20:40
- Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
- Sócio LCP: 212
- Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Re: Como funciona a manete?
Pergunto ao contrário...qual seria a desvantagem disso??nuno.1 Escreveu:Crashman Escreveu:Boas...
Afinal.. pode-se ligar e desligar o bloqueio em andamento?
Obrigado
Cumps
É melhor não!
E qual seria a vantagem disso?
-
hugo_sa
- júnior TT

- Mensagens: 90
- Registado: 22 out 2010 23:38
- Land Rover: 90
- Sócio LCP: 2596
- RTI: 0
- Localização: famalicao
Re: Como funciona a manete?
eu uso o bloqueio da caixa da seguinte forma se andar no monte nomeadamente pedra, lama, neve, como foi a caso de hoje e sentir que o terreno e propicio para as rodas patinarem e com isto ter mais rotaçao num eixo que outro, bloqueio a caixa e uso as redutoras comforme precisar de mais ou menos força
-
veredas
- iniciante TT

- Mensagens: 15
- Registado: 27 mar 2017 13:04
- Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 TDI
- RTI: 0
Re: Como funciona a manete?
Boa tarde,
Sou novo no mundo LR - com um discovery tdi de 98.
Estava com algumas dúvidas relativas a quando deveria usar os bloqueios que já esclareci mais a cima. No entanto ainda mantenho a duvida se devemos engranar das lentas para as altas e para bloqueios em andamento ou parar para engrenar.
O pessoal que tem jipes "tradicionais" normalmente para ou quase que para para o fazer, no entanto já me disseram que nos LR não é necessário e que se deve mesmo faz-lo em andamento^a baixa velocidade como é óbvio.
No meu caso aconteceu por exemplo chegar a um ponto que tinha de engrenar nas lentas e parei para o fazer e depois ao dar a saída saltou e ficou-me no N e praticamente sempre que tentava arrancar depois de engrenar isto acontecia. ao segurar na alavanca depois lá ia. Mesmo assim passado um bocado a andar voltou a saltar.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Sou novo no mundo LR - com um discovery tdi de 98.
Estava com algumas dúvidas relativas a quando deveria usar os bloqueios que já esclareci mais a cima. No entanto ainda mantenho a duvida se devemos engranar das lentas para as altas e para bloqueios em andamento ou parar para engrenar.
O pessoal que tem jipes "tradicionais" normalmente para ou quase que para para o fazer, no entanto já me disseram que nos LR não é necessário e que se deve mesmo faz-lo em andamento^a baixa velocidade como é óbvio.
No meu caso aconteceu por exemplo chegar a um ponto que tinha de engrenar nas lentas e parei para o fazer e depois ao dar a saída saltou e ficou-me no N e praticamente sempre que tentava arrancar depois de engrenar isto acontecia. ao segurar na alavanca depois lá ia. Mesmo assim passado um bocado a andar voltou a saltar.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: Como funciona a manete?
Ligar as lentas nos discovery 300 requer alguma prática.
Penso que até está descrito no manual, mas deves deslocar a manete das lentas para neutro, depois acelerar um pouco e depois engrenar as lentas. Desta forma garantes que fica engrenado em lentas e não salta.
Penso que até está descrito no manual, mas deves deslocar a manete das lentas para neutro, depois acelerar um pouco e depois engrenar as lentas. Desta forma garantes que fica engrenado em lentas e não salta.
veredas Escreveu:Boa tarde,
Sou novo no mundo LR - com um discovery tdi de 98.
Estava com algumas dúvidas relativas a quando deveria usar os bloqueios que já esclareci mais a cima. No entanto ainda mantenho a duvida se devemos engranar das lentas para as altas e para bloqueios em andamento ou parar para engrenar.
O pessoal que tem jipes "tradicionais" normalmente para ou quase que para para o fazer, no entanto já me disseram que nos LR não é necessário e que se deve mesmo faz-lo em andamento^a baixa velocidade como é óbvio.
No meu caso aconteceu por exemplo chegar a um ponto que tinha de engrenar nas lentas e parei para o fazer e depois ao dar a saída saltou e ficou-me no N e praticamente sempre que tentava arrancar depois de engrenar isto acontecia. ao segurar na alavanca depois lá ia. Mesmo assim passado um bocado a andar voltou a saltar.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
-
veredas
- iniciante TT

- Mensagens: 15
- Registado: 27 mar 2017 13:04
- Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 TDI
- RTI: 0
Re: Como funciona a manete?
hugo_sa Escreveu:eu uso o bloqueio da caixa da seguinte forma se andar no monte nomeadamente pedra, lama, neve, como foi a caso de hoje e sentir que o terreno e propicio para as rodas patinarem e com isto ter mais rotaçao num eixo que outro, bloqueio a caixa e uso as redutoras comforme precisar de mais ou menos força
Inicialmente nunca ligava o diff lock. subia tudo nas lentas mas depois explicaram-me que não devia fazer isso pois estaria a esforçar demasiado apenas 1 diferencial enquanto que com o diff lock repartia o esforço 50 / 50 pelos 2 diferencias e agora também opto por fazer como dizes. Fico só na duvida quando entro em terreno de terra batida se devo manter o diff lock ou engrenar na posição normal.
-
veredas
- iniciante TT

- Mensagens: 15
- Registado: 27 mar 2017 13:04
- Land Rover: LAND ROVER Discovery 300 TDI
- RTI: 0
Re: Como funciona a manete?
Também já percebi o truque, depois de deixar o jipe descair um bocadinho atrás ou à frente ele engrena e nunca mais salta.nuno.1 Escreveu:Ligar as lentas nos discovery 300 requer alguma prática.
Penso que até está descrito no manual, mas deves deslocar a manete das lentas para neutro, depois acelerar um pouco e depois engrenar as lentas. Desta forma garantes que fica engrenado em lentas e não salta.
veredas Escreveu:Boa tarde,
Sou novo no mundo LR - com um discovery tdi de 98.
Estava com algumas dúvidas relativas a quando deveria usar os bloqueios que já esclareci mais a cima. No entanto ainda mantenho a duvida se devemos engranar das lentas para as altas e para bloqueios em andamento ou parar para engrenar.
O pessoal que tem jipes "tradicionais" normalmente para ou quase que para para o fazer, no entanto já me disseram que nos LR não é necessário e que se deve mesmo faz-lo em andamento^a baixa velocidade como é óbvio.
No meu caso aconteceu por exemplo chegar a um ponto que tinha de engrenar nas lentas e parei para o fazer e depois ao dar a saída saltou e ficou-me no N e praticamente sempre que tentava arrancar depois de engrenar isto acontecia. ao segurar na alavanca depois lá ia. Mesmo assim passado um bocado a andar voltou a saltar.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
- BPC
- júnior TT

- Mensagens: 240
- Registado: 15 jan 2013 20:01
- Land Rover: Discovery 300 Tdi 5 Portas
- Sócio LCP: 2849
- RTI: 0
Re: Como funciona a manete?
Boas. O diff lock è que deve ser em andamento.
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: Como funciona a manete?
O diff lock deve ser parado.BPC Escreveu:Boas. O diff lock è que deve ser em andamento.
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
Re: Como funciona a manete?
Mas também pode ser feito em andamento 



