Ajuda Problema de corte de motor P38 DSE
- El_Capitan
- júnior TT

- Registado: 29 mar 2011 21:09
- Land Rover: Range Rover 2.5DSE 2000
- Sócio LCP: 0
- RTI: 1
Ajuda Problema de corte de motor P38 DSE
Bom dia,
Estou com um problema, e pelo que pude pesquisar normalmente problemas semelhantes teem origem no imobilizador, mas penso não ser o caso, dai colocar novo topico.
O carro em andamento normal (seja em estrada, seja fora de estrada, seja estacionado ao relantim), desliga o motor.
Umas vezes se desligar e ligar a chave pega novo e andar bem durante algum tempo, outras vezes não pega.
O problema não tem um padrão, como digo tanto faz a frio, como a quente, como estacionado.
Quando esta tudo bem ao desligar e ligar a chave acende a luz do motor e das velas de incandescencia, quando não vai oegar não acende nem a luz do motor nem das velas, e tenho de ir desligando a chave e ligando ate acender, e ai é so dar motor de arranque e pegue logo.
Tenho um fio de massa ligado directo ao chassi da centralina, e o sintoma que esta a fazer é o mesmo de quando esse fio estava partido e deixava de fazer massa ao chassi da centralina, mas ja a 1 ano coloquei um fio novo e nunca mais fez esse sintoma. Ontem testei se seria falta de massa na centralina e liguei um alicate directo da massa da centralina a bateria (-) mas fez a mesma coisa, estava mto bem parado ao relantim e do nada desligou-se.
Peço a vossa ajuda para identificar o problema, obrigado.
Estou com um problema, e pelo que pude pesquisar normalmente problemas semelhantes teem origem no imobilizador, mas penso não ser o caso, dai colocar novo topico.
O carro em andamento normal (seja em estrada, seja fora de estrada, seja estacionado ao relantim), desliga o motor.
Umas vezes se desligar e ligar a chave pega novo e andar bem durante algum tempo, outras vezes não pega.
O problema não tem um padrão, como digo tanto faz a frio, como a quente, como estacionado.
Quando esta tudo bem ao desligar e ligar a chave acende a luz do motor e das velas de incandescencia, quando não vai oegar não acende nem a luz do motor nem das velas, e tenho de ir desligando a chave e ligando ate acender, e ai é so dar motor de arranque e pegue logo.
Tenho um fio de massa ligado directo ao chassi da centralina, e o sintoma que esta a fazer é o mesmo de quando esse fio estava partido e deixava de fazer massa ao chassi da centralina, mas ja a 1 ano coloquei um fio novo e nunca mais fez esse sintoma. Ontem testei se seria falta de massa na centralina e liguei um alicate directo da massa da centralina a bateria (-) mas fez a mesma coisa, estava mto bem parado ao relantim e do nada desligou-se.
Peço a vossa ajuda para identificar o problema, obrigado.
-
rp38
- pleno TT

- Registado: 07 ago 2012 22:55
- Land Rover: range rover 2.5 dse 96
- RTI: 0
Re: Ajuda Problema de corte de motor P38 DSE
boas, somo quase vizinhos
em santarem podes ir ao sr. Anselmo (electricista auto) ou á REMATIL diagnóstico auto eles teêm maquina para "entrar" nos 38 foi lá que descobri que o meu por vezes não pegava porque o sensor do vol. do motor estava no mato... 
- moreirinha
- pleno TT

- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
A massa da becm está mesmo na parte de trás, se tirar o banco, os tubos da saufagem e levantar a carpete está logo ali...
Isso para não acender o quadrante deve ser eletronica. Com o imobilizador aparecia mensagem.
Isso para não acender o quadrante deve ser eletronica. Com o imobilizador aparecia mensagem.
- El_Capitan
- júnior TT

Imobilizador nao estou inclinado por isso mesmo, alem de dar logo erro no quadrante nao faria o motor parar no final de ja estar em viagem a varias horas.
No diagnostico nao da qualquer erro.
A becm podera ter a ver? Nao estou muito dentro da electronica nos P38, pensei que a gestao de motor e igniçao fosse toda feita pela centralina do motor (atras da bateria no compartimento do motor).
No diagnostico nao da qualquer erro.
A becm podera ter a ver? Nao estou muito dentro da electronica nos P38, pensei que a gestao de motor e igniçao fosse toda feita pela centralina do motor (atras da bateria no compartimento do motor).
- moreirinha
- pleno TT

- Registado: 20 dez 2005 18:45
- Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975 - RTI: 0
No P38 tudo passa pela BECM. Uma vez a andar não sei se a BECM participa na coisa, mas eu concentrava-me no facto do quadrante desligar. Não me parece que a BECM mande desligar o quadrante, ou talvez até o faça perante determinadas situações....
Sinceramente não é um problema que tenha tido experiência ou visto acontecer por ai...
Se cortasse sem o quadrante desligar poderia ser o injetor piloto, sensor da cambota, bomba injetora. Agora assim com essa anomalia não está a parecer.
Porque não tenta colocar a questão no landyzone, lá há uma serie de tipos com muita experiência no P38 a diesel.
Claro que trocar o quadrante por outro ajudava a clarificar a coisa, mas estar a trocar peças até resolver o problema costuma não ser a melhor metodologia e acaba por sair caro.
Se conseguir um quadrante emprestado cuidado com os km marcados porque parece que ele assume o maior valor, ou o quadrante fica com os km da BECM ou a BECM fica com os km do quadrante...
Sinceramente não é um problema que tenha tido experiência ou visto acontecer por ai...
Se cortasse sem o quadrante desligar poderia ser o injetor piloto, sensor da cambota, bomba injetora. Agora assim com essa anomalia não está a parecer.
Porque não tenta colocar a questão no landyzone, lá há uma serie de tipos com muita experiência no P38 a diesel.
Claro que trocar o quadrante por outro ajudava a clarificar a coisa, mas estar a trocar peças até resolver o problema costuma não ser a melhor metodologia e acaba por sair caro.
Se conseguir um quadrante emprestado cuidado com os km marcados porque parece que ele assume o maior valor, ou o quadrante fica com os km da BECM ou a BECM fica com os km do quadrante...
- mcapinha
- júnior TT

- Registado: 13 set 2008 21:19
- Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE - Sócio LCP: 2511
O imobilizador só impede o arranque do motor ou só o corta se este estiver abaixo das 300rpm (é o que diz o manual). Portanto, fosse um problema de imobilizador, não cortaria o motor a trabalhar.
Isso tem todo o aspecto de ser ou problema na FIP ou problema na ECM (centralina do motor). Como não acende a luz da resistência no quadrante, diria que é ECM. O manual também refere uma lista de erros que a ECM pode detectar e que ficam registados. Há outros erros, nomeadamente erros internos da ECM, que se acontecerem obrigam-na a desligar o motor. Mas tenho a sensação que mesmo ligando este P38 a uma máquina, ela não vai acusar nada, porque se existissem erros o mais provável seria acender a luz do injector.
Agora, se já houve problemas anteriores e que resolveram com a passagem de um cabo de massa, eu diria que a primeira coisa a verificar são as ligações todas da ECM. E verificar também a caixa de fusíveis (abrir, ver se está queimada ou se cheira a queimada, e pelo sim pelo não, desmontá-la do sítio e verificar o estado de cada uma das placas), porque esta é a causa de muitos problemas inexplicáveis.
Isso tem todo o aspecto de ser ou problema na FIP ou problema na ECM (centralina do motor). Como não acende a luz da resistência no quadrante, diria que é ECM. O manual também refere uma lista de erros que a ECM pode detectar e que ficam registados. Há outros erros, nomeadamente erros internos da ECM, que se acontecerem obrigam-na a desligar o motor. Mas tenho a sensação que mesmo ligando este P38 a uma máquina, ela não vai acusar nada, porque se existissem erros o mais provável seria acender a luz do injector.
Agora, se já houve problemas anteriores e que resolveram com a passagem de um cabo de massa, eu diria que a primeira coisa a verificar são as ligações todas da ECM. E verificar também a caixa de fusíveis (abrir, ver se está queimada ou se cheira a queimada, e pelo sim pelo não, desmontá-la do sítio e verificar o estado de cada uma das placas), porque esta é a causa de muitos problemas inexplicáveis.

- mcapinha
- júnior TT

Eu tentaria ainda outra coisa, que é meter uma outra ECM. Não deve ser difícil arranjar uma emprestada e é só trocá-la e fazer uma resincronização da BECM para a nova ECM.

- mcapinha
- júnior TT

E ainda outras duas coisas, do que me parece mais relevante no manual:
E a outra coisa
Se for um problema derivado da ECM, ela activa o solenoide no topo da FIP e o motor kaput. É trivial fazer uma ligação ao cabo do solenoide com uma luzinha para o interior do carro e verificar se ela se acende antes do motor se ir abaixo.Fuel Shut–Off Solenoid (K111)
The Fuel Shut–Off Solenoid (K111) shuts the engine
down if the ECM (Z132) detects a major fault.
Failure of the valve itself does not activate the
warning lamp, although if a short circuit occurs, the
engine will shut down.
E a outra coisa
De acordo com isto, se o problema vier da ECM o tacómetro deixa de ler. Se parecer que ele "cai" antes do motor se desligar, isso será um sintoma de que o problema está na ECM.ECM (Z132)
If the ECM (Z132) itself is not working, the entire
engine management system will cease to operate,
i.e. no fuel, tacho reading, etc.

- mpblue
- master TT

- Registado: 17 mai 2007 10:51
- Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994 - Sócio LCP: 1701
Boas:
Eu cheguei a ter um problema semelhante, mas com outros sintomas...
O meu ia abaixo, em descidas que fizesse ao ralentim, com mudança engrenada (caixa automatica). Sem razão aparente, ia abaixo. Tinha que parar e colocar em funcionamento outra vez.
Depois de umas leituras da ECM, vim a descobrir que os sensores de rotação da injecção e do sensor da cambota estvam em desacordo. O sensor de injecção, tinha alturas em que ia a zero rotações. Depois de substituir o injector electronico, deixou de fazer...
O meu ia abaixo, em descidas que fizesse ao ralentim, com mudança engrenada (caixa automatica). Sem razão aparente, ia abaixo. Tinha que parar e colocar em funcionamento outra vez.
Depois de umas leituras da ECM, vim a descobrir que os sensores de rotação da injecção e do sensor da cambota estvam em desacordo. O sensor de injecção, tinha alturas em que ia a zero rotações. Depois de substituir o injector electronico, deixou de fazer...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
- mcapinha
- júnior TT

É engraçado que o meu faz isso (em descidas sem acelerar a leitura do injector 4 é 0), achava que era normalmpblue Escreveu:Boas:
E não te acendia a luz do injector antes de ele se ir abaixo ?

- mpblue
- master TT

Nope, simplesmente morria...mcapinha Escreveu:É engraçado que o meu faz isso (em descidas sem acelerar a leitura do injector 4 é 0), achava que era normalmpblue Escreveu:Boas:
Depois de umas leituras da ECM, vim a descobrir que os sensores de rotação da injecção e do sensor da cambota estvam em desacordo. O sensor de injecção, tinha alturas em que ia a zero rotações. Depois de substituir o injector electronico, deixou de fazer...![]()
E não te acendia a luz do injector antes de ele se ir abaixo ?
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
- El_Capitan
- júnior TT

Não sei se me fiz entender bem, talvez não.moreirinha Escreveu:No P38 tudo passa pela BECM. Uma vez a andar não sei se a BECM participa na coisa, mas eu concentrava-me no facto do quadrante desligar. Não me parece que a BECM mande desligar o quadrante, ou talvez até o faça perante determinadas situações....
O quadrante nao desliga, apenas vai para 0 o conta rotações, tudo o restante fica a funcionar (velocimetro, temp, gasoleo, etc).
Depois quando paro, desligo a chave, e volto a ligar ele acende tudo normal, mas se não tiver a luz do motor acesa e das velas de incandescencia ele nao pega, se tiver, pega logo sem problema...depois pode andar 5min como 2h e volta a fazer o mesmo...
- El_Capitan
- júnior TT

mcapinha: Sim o tacometro vai imediatamente para 0, agora nao sei se é uns milisegundos antes de ele cortar o motor ou nao.
Não sei se poderá ter alguma ligação ou não, mas o problema so começou a acontecer desde que instalei o cabo de correcção do erro da suspensão...ou poderá ter sido coicidencia.
Não sei se poderá ter alguma ligação ou não, mas o problema so começou a acontecer desde que instalei o cabo de correcção do erro da suspensão...ou poderá ter sido coicidencia.
- mcapinha
- júnior TT

Hmm.. mas o carro não pára imediatamente, continua a rolar até que a resistência do motor o trave. Durante esse tempo o tacómetro já está a zero ?El_Capitan Escreveu:mcapinha: Sim o tacometro vai imediatamente para 0, agora nao sei se é uns milisegundos antes de ele cortar o motor ou nao.
Não creio que tenha nada a ver com o cabo que instalaste, porque isso só trabalha directamente na centralina da EAS.
Outra coisa que me ocorreu é que aquilo que escrevi acima acerca do solenoide está errado. Ele é normalmente fechado, ou seja, só abre quando tem corrente. Era de verificar, quando o motor morre, se ele está a receber energia ou não. Aposto que não
Eu começaria por inspeccionar a cablagem para ver se havia algum problema óbvui e depois disso era trocar a ECM por uma outra, para ver se o problema passava.

- El_Capitan
- júnior TT

mcapinha Escreveu:Hmm.. mas o carro não pára imediatamente, continua a rolar até que a resistência do motor o trave. Durante esse tempo o tacómetro já está a zero ?El_Capitan Escreveu:mcapinha: Sim o tacometro vai imediatamente para 0, agora nao sei se é uns milisegundos antes de ele cortar o motor ou nao.
Não creio que tenha nada a ver com o cabo que instalaste, porque isso só trabalha directamente na centralina da EAS.
Outra coisa que me ocorreu é que aquilo que escrevi acima acerca do solenoide está errado. Ele é normalmente fechado, ou seja, só abre quando tem corrente. Era de verificar, quando o motor morre, se ele está a receber energia ou não. Aposto que nãoSe estiver desactivado, o problema só pode estar do lado da ECM (e excluí-se a FIP).
Eu começaria por inspeccionar a cablagem para ver se havia algum problema óbvui e depois disso era trocar a ECM por uma outra, para ver se o problema passava.
Boas,
É instantaneo, assim que o conta rotações vai a zero ele desliga o motor como se desligasse a chave...
Andei a limpar a caixa de fusiveis, placas, ficha da centralina e centralina com spray de contactos, mas ficou exactamente na mesma...troquei os reles do motor da caixa pelos do AC e ABS (que sao iguais) para despistar um eventuar problema num rele, mas ficou igual...
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Bolas que coisa estranha......
Se tivesse stress em pegar, como o rp38 comentou , dizia-te para veres o sensor do volante/cambota, mas aí acho que não tinhas o stress das resistências não ligarem...
Exxluindo este stress, notas mais alguma coisa de estranho no RR? fumo, falta de potencia etc....
Terás mesmo que o levar a alguém que tenha máquina para ler os valores "on line" e não apenas registo de erros.
Se tivesse stress em pegar, como o rp38 comentou , dizia-te para veres o sensor do volante/cambota, mas aí acho que não tinhas o stress das resistências não ligarem...
Exxluindo este stress, notas mais alguma coisa de estranho no RR? fumo, falta de potencia etc....
Terás mesmo que o levar a alguém que tenha máquina para ler os valores "on line" e não apenas registo de erros.
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
tenta meter a epron original e vê se o problema desaparece.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Grande Paulopaulo jorge Escreveu:tenta meter a epron original e vê se o problema desaparece.
@el_capitan esse RR está mais "leve"?
Um abraço.
-
rp38
- pleno TT

- Registado: 07 ago 2012 22:55
- Land Rover: range rover 2.5 dse 96
pois já deu pra ver que eu no que toca ás electronicas não sou um expert nem me pus a dar opiniões porque percebo muito pouco da poda... e já vi que ele também...
quando estes bichos fazem birrinhas destas só nos resta levar a quem os sabe domar
em Santarem, que eu saiba a única oficina que tem ficha prós 38 é a rematil, foi o conselho que lhe dei logo no inicio. digo isto porque com o meu pra descobrir o mal do meu, gastei 150e. num electricista "advinho" que não tinha ficha e como tal não me resolveu a questão e depois quando la levei o jipe... voilá!! 
- mpblue
- master TT

Esse cabo que instalaste não é por acaso na cablagem da BECM? É um cabo que vem com o kit, ou foi a solução QUENIA?El_Capitan Escreveu:mcapinha: Sim o tacometro vai imediatamente para 0, agora nao sei se é uns milisegundos antes de ele cortar o motor ou nao.