Ajuda Problema de corte de motor P38 DSE

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
El_Capitan
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 mar 2011 21:09
Land Rover: Range Rover 2.5DSE 2000
Sócio LCP: 0
RTI: 1

Ajuda Problema de corte de motor P38 DSE

Mensagem por El_Capitan »

Bom dia,

Estou com um problema, e pelo que pude pesquisar normalmente problemas semelhantes teem origem no imobilizador, mas penso não ser o caso, dai colocar novo topico.

O carro em andamento normal (seja em estrada, seja fora de estrada, seja estacionado ao relantim), desliga o motor.
Umas vezes se desligar e ligar a chave pega novo e andar bem durante algum tempo, outras vezes não pega.
O problema não tem um padrão, como digo tanto faz a frio, como a quente, como estacionado.

Quando esta tudo bem ao desligar e ligar a chave acende a luz do motor e das velas de incandescencia, quando não vai oegar não acende nem a luz do motor nem das velas, e tenho de ir desligando a chave e ligando ate acender, e ai é so dar motor de arranque e pegue logo.

Tenho um fio de massa ligado directo ao chassi da centralina, e o sintoma que esta a fazer é o mesmo de quando esse fio estava partido e deixava de fazer massa ao chassi da centralina, mas ja a 1 ano coloquei um fio novo e nunca mais fez esse sintoma. Ontem testei se seria falta de massa na centralina e liguei um alicate directo da massa da centralina a bateria (-) mas fez a mesma coisa, estava mto bem parado ao relantim e do nada desligou-se.

Peço a vossa ajuda para identificar o problema, obrigado.
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: Ajuda Problema de corte de motor P38 DSE

Mensagem por rp38 »

boas, somo quase vizinhos :D em santarem podes ir ao sr. Anselmo (electricista auto) ou á REMATIL diagnóstico auto eles teêm maquina para "entrar" nos 38 foi lá que descobri que o meu por vezes não pegava porque o sensor do vol. do motor estava no mato... :crazy:
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

A massa da becm está mesmo na parte de trás, se tirar o banco, os tubos da saufagem e levantar a carpete está logo ali...
Isso para não acender o quadrante deve ser eletronica. Com o imobilizador aparecia mensagem.
El_Capitan
júnior TT
júnior TT

Imobilizador nao estou inclinado por isso mesmo, alem de dar logo erro no quadrante nao faria o motor parar no final de ja estar em viagem a varias horas.

No diagnostico nao da qualquer erro.

A becm podera ter a ver? Nao estou muito dentro da electronica nos P38, pensei que a gestao de motor e igniçao fosse toda feita pela centralina do motor (atras da bateria no compartimento do motor).
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

No P38 tudo passa pela BECM. Uma vez a andar não sei se a BECM participa na coisa, mas eu concentrava-me no facto do quadrante desligar. Não me parece que a BECM mande desligar o quadrante, ou talvez até o faça perante determinadas situações....
Sinceramente não é um problema que tenha tido experiência ou visto acontecer por ai...
Se cortasse sem o quadrante desligar poderia ser o injetor piloto, sensor da cambota, bomba injetora. Agora assim com essa anomalia não está a parecer.
Porque não tenta colocar a questão no landyzone, lá há uma serie de tipos com muita experiência no P38 a diesel.
Claro que trocar o quadrante por outro ajudava a clarificar a coisa, mas estar a trocar peças até resolver o problema costuma não ser a melhor metodologia e acaba por sair caro.
Se conseguir um quadrante emprestado cuidado com os km marcados porque parece que ele assume o maior valor, ou o quadrante fica com os km da BECM ou a BECM fica com os km do quadrante...
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

O imobilizador só impede o arranque do motor ou só o corta se este estiver abaixo das 300rpm (é o que diz o manual). Portanto, fosse um problema de imobilizador, não cortaria o motor a trabalhar.

Isso tem todo o aspecto de ser ou problema na FIP ou problema na ECM (centralina do motor). Como não acende a luz da resistência no quadrante, diria que é ECM. O manual também refere uma lista de erros que a ECM pode detectar e que ficam registados. Há outros erros, nomeadamente erros internos da ECM, que se acontecerem obrigam-na a desligar o motor. Mas tenho a sensação que mesmo ligando este P38 a uma máquina, ela não vai acusar nada, porque se existissem erros o mais provável seria acender a luz do injector.

Agora, se já houve problemas anteriores e que resolveram com a passagem de um cabo de massa, eu diria que a primeira coisa a verificar são as ligações todas da ECM. E verificar também a caixa de fusíveis (abrir, ver se está queimada ou se cheira a queimada, e pelo sim pelo não, desmontá-la do sítio e verificar o estado de cada uma das placas), porque esta é a causa de muitos problemas inexplicáveis.
Imagem
mcapinha
júnior TT
júnior TT
1998 Range Rover 2.5 DSE

Mensagem por mcapinha »

Eu tentaria ainda outra coisa, que é meter uma outra ECM. Não deve ser difícil arranjar uma emprestada e é só trocá-la e fazer uma resincronização da BECM para a nova ECM.
Imagem
mcapinha
júnior TT
júnior TT
1998 Range Rover 2.5 DSE

Mensagem por mcapinha »

E ainda outras duas coisas, do que me parece mais relevante no manual:
Fuel Shut–Off Solenoid (K111)
The Fuel Shut–Off Solenoid (K111) shuts the engine
down if the ECM (Z132) detects a major fault.
Failure of the valve itself does not activate the
warning lamp, although if a short circuit occurs, the
engine will shut down.
Se for um problema derivado da ECM, ela activa o solenoide no topo da FIP e o motor kaput. É trivial fazer uma ligação ao cabo do solenoide com uma luzinha para o interior do carro e verificar se ela se acende antes do motor se ir abaixo.

E a outra coisa
ECM (Z132)
If the ECM (Z132) itself is not working, the entire
engine management system will cease to operate,
i.e. no fuel, tacho reading, etc.
De acordo com isto, se o problema vier da ECM o tacómetro deixa de ler. Se parecer que ele "cai" antes do motor se desligar, isso será um sintoma de que o problema está na ECM.
Imagem
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Boas:

Eu cheguei a ter um problema semelhante, mas com outros sintomas...

O meu ia abaixo, em descidas que fizesse ao ralentim, com mudança engrenada (caixa automatica). Sem razão aparente, ia abaixo. Tinha que parar e colocar em funcionamento outra vez.

Depois de umas leituras da ECM, vim a descobrir que os sensores de rotação da injecção e do sensor da cambota estvam em desacordo. O sensor de injecção, tinha alturas em que ia a zero rotações. Depois de substituir o injector electronico, deixou de fazer...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
mcapinha
júnior TT
júnior TT
1998 Range Rover 2.5 DSE

Mensagem por mcapinha »

mpblue Escreveu:Boas:

O meu ia abaixo, em descidas que fizesse ao ralentim, com mudança engrenada (caixa automatica). Sem razão aparente, ia abaixo. Tinha que parar e colocar em funcionamento outra vez.

Depois de umas leituras da ECM, vim a descobrir que os sensores de rotação da injecção e do sensor da cambota estvam em desacordo. O sensor de injecção, tinha alturas em que ia a zero rotações. Depois de substituir o injector electronico, deixou de fazer...
É engraçado que o meu faz isso (em descidas sem acelerar a leitura do injector 4 é 0), achava que era normal :??
E não te acendia a luz do injector antes de ele se ir abaixo ?
Imagem
mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

mcapinha Escreveu:
mpblue Escreveu:Boas:

É engraçado que o meu faz isso (em descidas sem acelerar a leitura do injector 4 é 0), achava que era normal :??
E não te acendia a luz do injector antes de ele se ir abaixo ?
Nope, simplesmente morria...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
El_Capitan
júnior TT
júnior TT

moreirinha Escreveu:No P38 tudo passa pela BECM. Uma vez a andar não sei se a BECM participa na coisa, mas eu concentrava-me no facto do quadrante desligar. Não me parece que a BECM mande desligar o quadrante, ou talvez até o faça perante determinadas situações....
Sinceramente não é um problema que tenha tido experiência ou visto acontecer por ai...
Se cortasse sem o quadrante desligar poderia ser o injetor piloto, sensor da cambota, bomba injetora. Agora assim com essa anomalia não está a parecer.
Porque não tenta colocar a questão no landyzone, lá há uma serie de tipos com muita experiência no P38 a diesel.
Claro que trocar o quadrante por outro ajudava a clarificar a coisa, mas estar a trocar peças até resolver o problema costuma não ser a melhor metodologia e acaba por sair caro.
Se conseguir um quadrante emprestado cuidado com os km marcados porque parece que ele assume o maior valor, ou o quadrante fica com os km da BECM ou a BECM fica com os km do quadrante...
Não sei se me fiz entender bem, talvez não.

O quadrante nao desliga, apenas vai para 0 o conta rotações, tudo o restante fica a funcionar (velocimetro, temp, gasoleo, etc).

Depois quando paro, desligo a chave, e volto a ligar ele acende tudo normal, mas se não tiver a luz do motor acesa e das velas de incandescencia ele nao pega, se tiver, pega logo sem problema...depois pode andar 5min como 2h e volta a fazer o mesmo...
El_Capitan
júnior TT
júnior TT

mcapinha: Sim o tacometro vai imediatamente para 0, agora nao sei se é uns milisegundos antes de ele cortar o motor ou nao.

Não sei se poderá ter alguma ligação ou não, mas o problema so começou a acontecer desde que instalei o cabo de correcção do erro da suspensão...ou poderá ter sido coicidencia.
mcapinha
júnior TT
júnior TT
1998 Range Rover 2.5 DSE

Mensagem por mcapinha »

El_Capitan Escreveu:mcapinha: Sim o tacometro vai imediatamente para 0, agora nao sei se é uns milisegundos antes de ele cortar o motor ou nao.

Não sei se poderá ter alguma ligação ou não, mas o problema so começou a acontecer desde que instalei o cabo de correcção do erro da suspensão...ou poderá ter sido coicidencia.
Hmm.. mas o carro não pára imediatamente, continua a rolar até que a resistência do motor o trave. Durante esse tempo o tacómetro já está a zero ?

Não creio que tenha nada a ver com o cabo que instalaste, porque isso só trabalha directamente na centralina da EAS.

Outra coisa que me ocorreu é que aquilo que escrevi acima acerca do solenoide está errado. Ele é normalmente fechado, ou seja, só abre quando tem corrente. Era de verificar, quando o motor morre, se ele está a receber energia ou não. Aposto que não :) Se estiver desactivado, o problema só pode estar do lado da ECM (e excluí-se a FIP).
Eu começaria por inspeccionar a cablagem para ver se havia algum problema óbvui e depois disso era trocar a ECM por uma outra, para ver se o problema passava.
Imagem
El_Capitan
júnior TT
júnior TT

mcapinha Escreveu:
El_Capitan Escreveu:mcapinha: Sim o tacometro vai imediatamente para 0, agora nao sei se é uns milisegundos antes de ele cortar o motor ou nao.

Hmm.. mas o carro não pára imediatamente, continua a rolar até que a resistência do motor o trave. Durante esse tempo o tacómetro já está a zero ?

Não creio que tenha nada a ver com o cabo que instalaste, porque isso só trabalha directamente na centralina da EAS.

Outra coisa que me ocorreu é que aquilo que escrevi acima acerca do solenoide está errado. Ele é normalmente fechado, ou seja, só abre quando tem corrente. Era de verificar, quando o motor morre, se ele está a receber energia ou não. Aposto que não :) Se estiver desactivado, o problema só pode estar do lado da ECM (e excluí-se a FIP).
Eu começaria por inspeccionar a cablagem para ver se havia algum problema óbvui e depois disso era trocar a ECM por uma outra, para ver se o problema passava.

Boas,

É instantaneo, assim que o conta rotações vai a zero ele desliga o motor como se desligasse a chave...

Andei a limpar a caixa de fusiveis, placas, ficha da centralina e centralina com spray de contactos, mas ficou exactamente na mesma...troquei os reles do motor da caixa pelos do AC e ABS (que sao iguais) para despistar um eventuar problema num rele, mas ficou igual...
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Bolas que coisa estranha......

Se tivesse stress em pegar, como o rp38 comentou , dizia-te para veres o sensor do volante/cambota, mas aí acho que não tinhas o stress das resistências não ligarem...

Exxluindo este stress, notas mais alguma coisa de estranho no RR? fumo, falta de potencia etc....

Terás mesmo que o levar a alguém que tenha máquina para ler os valores "on line" e não apenas registo de erros.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

tenta meter a epron original e vê se o problema desaparece.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

paulo jorge Escreveu:tenta meter a epron original e vê se o problema desaparece.
Grande Paulo :clap: ;) , não vi o "logo" do colega....
@el_capitan esse RR está mais "leve"?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

pois já deu pra ver que eu no que toca ás electronicas não sou um expert nem me pus a dar opiniões porque percebo muito pouco da poda... e já vi que ele também... :?? quando estes bichos fazem birrinhas destas só nos resta levar a quem os sabe domar :lol: em Santarem, que eu saiba a única oficina que tem ficha prós 38 é a rematil, foi o conselho que lhe dei logo no inicio. digo isto porque com o meu pra descobrir o mal do meu, gastei 150e. num electricista "advinho" que não tinha ficha e como tal não me resolveu a questão e depois quando la levei o jipe... voilá!! :brilho:
mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

Esse cabo que instalaste não é por acaso na cablagem da BECM? É um cabo que vem com o kit, ou foi a solução QUENIA?