P38A com temperatura baixa... Viscoso ou termostato ?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975
RTI: 0

Re: P38A com temperatura baixa... Viscoso ou termostato ?

Mensagem por moreirinha »

O meu também é do 300tdi.
Agora no inverno também não oiço o meu, mas no verão upa upa
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0

Mensagem por JotaPê »

O meu também é do 300tdi e no verão oiço atracar, nunca é durante muito tempo mas dá para ouvir.
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Malta, uma pequena actualização ao tópico.

Quando mudei o TS e anticongelante, decidi fazer-lhe uma lavagem só com água. Dado que tencionava a curto prazo instalar uma ventoinha eléctrica, optei por só água....

Hoje mudei-lhe a correia do AC, anticongelante OAT, mudança do sensor temperatura ECU (casquilho verde), instalação kit Xenon can bus 4300K....
Resultado (além de uma revisão ao turbo :bolas: ) a temperatura manteve-se mais estável cerca das 10H30, durante 7 km a 100 km/H.... mas estavam 11ºC.
No pouco para arranca da cidade que apanhei subiu um ainda um bocadinho....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Malta, partilho um video (hei de por no YT).

https://www.dropbox.com/s/qd0eryn58xwcy ... .34.27.mov

Como poderão verificar, a "luva" não abana (eu sei, que terei que fazer o mesmo video mas no meu), agora a questão é que no meu caso a corrente de ar "abanaria" aquilo de uma maneira.....
O vosso tb é assim como está no (video), ou há mais caudal ???
(Além do mais, parece-me que a ventoinha nos nossos fica mais de "fora" para a parte de dentro.)

info: Uma ventoinha, para ter mais eficiencia a secção das pás tem que estar a 50%, ou seja, 50% dentro e 50% fora do resguardo.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

JCMendes
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 ago 2012 21:16
Land Rover: Range Rover 2.5 DT 1995
Sócio LCP: 2685

Mensagem por JCMendes »

tomcat Escreveu:Malta, partilho um video (hei de por no YT).

https://www.dropbox.com/s/qd0eryn58xwcy ... .34.27.mov

Como poderão verificar, a "luva" não abana (eu sei, que terei que fazer o mesmo video mas no meu), agora a questão é que no meu caso a corrente de ar "abanaria" aquilo de uma maneira.....
O vosso tb é assim como está no (video), ou há mais caudal ???
(Além do mais, parece-me que a ventoinha nos nossos fica mais de "fora" para a parte de dentro.)

info: Uma ventoinha, para ter mais eficiencia a secção das pás tem que estar a 50%, ou seja, 50% dentro e 50% fora do resguardo.

Ainda ontem liguei o motor com o capôt aberto depois de verificar o nível do óleo e água no meu. Ao passar a mão por cima ( por onde colocaram a luva) sente-se bem a "corrente" de ar, ou seja a luva abanava se tivesse lá colocado uma como no vídeo.
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Boas:

No meu a ventoinha fica um pouco fora, mas não vou experimentar colocar a luva, porque ela deve sair disparada num instante (julgo isto deve-se ao facto de estar a utilizar um viscoso para o 300 tdi, que não deve ser bem igual... :( )
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

mpblue Escreveu:Boas:

No meu a ventoinha fica um pouco fora, mas não vou experimentar colocar a luva, porque ela deve sair disparada num instante (julgo isto deve-se ao facto de estar a utilizar um viscoso para o 300 tdi, que não deve ser bem igual... :( )
hehehe, é engraçado, mesmo video, diversos entendimentos:
Manuel, confesso eu coloquei a luva, pois como o jcmendes referiu...., no meu ela iria logo fazer o "pino" :vergonha:, quanto mais...

Em relação ao "saír", Manuel, se as tiveres, como já referi, 50% da superfice das pás, fora e dentro, está tudo bem, é mesmo assim para máxima eficiência...
Se tiveres outros carros, vais reparar que isso tem que acontecer ;) eu confirmei em MB e até num j##p GC 3.1 (ira que ela é metálica).
Um abraço.

jpbarreto86
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 set 2013 00:45
Land Rover: Range Rover P38
Sócio LCP: 2139

Mensagem por jpbarreto86 »

Tomcat, já encontrei aqui o teu topic ativo! ... Informações vitais para compreender as nossas máquinas! :god:
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

jpbarreto86 Escreveu: ... Informações vitais para compreender as nossas máquinas! :god:
(Já agora aproveito para informar que a resposta ao acelerador do RR do vídeo parado, "assustou-me",dado a rapidez com que subia e acima de tudo, o atraso que tinha, quando se levantava o pé; sinceramente não sei se era só do viscoso ou a falta do bimassa, dado ser automático..., mas deixo aqui a minha impressão).

Dado que, como já referi, tenciono passar para ventoinha eléctrica, ou seja, não tenciono para já comprar um TS original e sendo um ponto assente, que o ponteiro tem que ficar a "meio", caso optes por mudar o teu TS, deixa aqui neste tópico o teu testemunho....

Temos que combinar então qualquer coisa e assim já temos com que comparar. :cool:
Um abraço.

mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

moreirinha Escreveu:O meu também é do 300tdi.
Agora no inverno também não oiço o meu, mas no verão upa upa
Curiosamente, o meu no arranque faz mais barulho no Inverno do que no Verão. Aliás, parece que se está ou muito frio ou muito quente, ele arranca atracado. Com temperaturas moderadas é que não se ouve tanto. Mas cala-se passados 300/400m.
Imagem
fbtt
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 fev 2008 10:40
Land Rover: RR 2.5 DSE

Mensagem por fbtt »

Boas,

Vou colocar aqui resumidamente o que fiz ao meu P38 dentro do ambito das temperaturas e sobreaquecimentos, e deixo depois ao ao criterio de cada um fazer as perguntas que achar convenientes.

- Desmontagem e limpeza do radiador. Foi aberto e limpo a 100%. Apresentava-se mais de 50% obstruido;
- Substituição do termostato por um de 71º;
- Retirada a ventoina/viscoso;
- Activação manual (por enquanto) das ventoinhas do AC;
- Montagem de manometro digital de temperura;
- Retirado cerca de 25cm de cada topo da borracha do corta fogo da caixa do motor.

Anda sem ventoinha/viscoso, de inverno quase não aciono as ventoinhas do AC, de verão em situações de esforço recorro a elas. O jipe não anda diariamente, faz viagens ocasionais de 200/300/400km seguidos quase sempre com lotação maxima e carga, por vezes com a caravana do canito atras, passeios TT e alguns percursos citadinos. O ponteiro varia entre as 10h30 e as 12h, ao sair das 12h, ao que corresponde +-93º no manometro digital aciono as ventoinhas do AC. Normalmente anda nas 10h30 que corresponde a 72º no digital, e é por aqui que anda normalmente.

Cumpts,
FB
zegato79
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 jul 2012 22:49
Land Rover: Range Rover P38 2.5 Dse 1999

Mensagem por zegato79 »

Boas.
Pode dizer-me onde arranjas-te o termostato de 71º?
Obrigado.
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

...na altura só consegui arranjar nos states.
Tomcat, onde arranjaste o teu?

Cumpts,
FB
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

fbtt Escreveu:...na altura só consegui arranjar nos states.
Tomcat, onde arranjaste o teu?

Cumpts,
FB
Boas,
FBTT, grande partilha a tua e reforça a minha ideia de ir para eléctrica...
(Vou partilhar o meu sistema automático).
Em relação onde comprei o meu TS, comprei no UK, depois partilho o site.
Q
Um abraço.

mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

fbtt Escreveu:Boas,

Vou colocar aqui resumidamente o que fiz ao meu P38 dentro do ambito das temperaturas e sobreaquecimentos, e deixo depois ao ao criterio de cada um fazer as perguntas que achar convenientes.

- Desmontagem e limpeza do radiador. Foi aberto e limpo a 100%. Apresentava-se mais de 50% obstruido;
- Substituição do termostato por um de 71º;
- Retirada a ventoina/viscoso;
- Activação manual (por enquanto) das ventoinhas do AC;
- Montagem de manometro digital de temperura;
- Retirado cerca de 25cm de cada topo da borracha do corta fogo da caixa do motor.

Anda sem ventoinha/viscoso, de inverno quase não aciono as ventoinhas do AC, de verão em situações de esforço recorro a elas. O jipe não anda diariamente, faz viagens ocasionais de 200/300/400km seguidos quase sempre com lotação maxima e carga, por vezes com a caravana do canito atras, passeios TT e alguns percursos citadinos. O ponteiro varia entre as 10h30 e as 12h, ao sair das 12h, ao que corresponde +-93º no manometro digital aciono as ventoinhas do AC. Normalmente anda nas 10h30 que corresponde a 72º no digital, e é por aqui que anda normalmente.

Cumpts,
FB
Boas:

Duas perguntas:

Como estão os consumos do bicho?
Onde tens a tua sonda de temperatura para o manometro digital?
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

tomcat Escreveu:Boas,
FBTT, grande partilha a tua e reforça a minha ideia de ir para eléctrica...
(Vou partilhar o meu sistema automático).
Em relação onde comprei o meu TS, comprei no UK, depois partilho o site.
Q
...se ainda não instalaste a electrica, faz um teste só com as do AC, para veres se não será suficiente...pela minha experiencia, se não fosse trabalhoso substituir o termostato até testaria o sistema com um de 81º para ver como se comportaria...esta experiencia leva-me a pensar até que ponto será necessario mais ventoinhas electricas, é brutal o caudal de ar que as ventoinhas do AC produzem e a rapidez com que a temperatura baixa, mesmo com a viatura imobilizada, sabendo nós que temos 3 niveis de radiadores instalados e que o de refrigeração do motor é o ultimo a ser ventilado...ainda equacionei comprar em 2ª mão um conjunto de ventoinhas igual ás do ac e monta-las pelo interior, pois necessita de pouco espaço para montagem, mas desisti, porque até agora não senti necessidade nenhuma delas...atenção que ter confiança no estado de limpeza do radiador é bastante importante para estas aventuras, aqui não há milagres mesmo recorrendo a ventoinhas com caudais magalomanos como muitos pensam ser a solução com as respectivas amperagens associadas...
...ah e ando sempre com a ventoinha/viscoso no porta-bagagens não vá o menino ter febre eheheheheh pelo menos ali não parte as pás numa passagem a vau (mais outra vantegem)...ehehehehehe...e um conselho, porque o tomcat tambem se queixou disso, ao colocarem a ventoinha por favor não coloquem cola na rosca, coloquem antes (muito pouca ) massa lubrificante de silicone (atenção não é silicone para vedar eheheheheh) nem apertem como se não houvesse amanhã, basta enroscar até ao fim e depois basta uma pancada seca na chave de bocas enfiada na porca, da proxima vez que quiserem tira-la façam o inverso e vão ver a diferença ;-) e não fiquem a pensar que um dia a ventoinha vai ganhar asas e voar de lá para fora, porque isso nunca vai acontecer, o sentido de rotação do motor não vai deixar...eheheheheheh
mpblue Escreveu:Duas perguntas:

Como estão os consumos do bicho?
Onde tens a tua sonda de temperatura para o manometro digital?
...os consumos posso-te dizer quem em percursos longos, que é quando faço medias, logo com a viatura carregada, e a fazer AE, os consumos andam na casa dos 12,5/13...mas recentemente descobri que tenho uma fuga de gasoleo na BI ou por ali à volta, é que já pinga :wtf: (como já referi num outro topico por aqui)

...a sonda coloquei-a na tubagem de entrada da soufagem...mas estou a pensar colocar outra sonda para activação automatica das ventoinhas, se calhar como a que tu tens no 6 cilindro, que não é má ideia, tens fotos disso?...andava a pensar em colocar uma de contacto na saida do intercooler, como já houve por aqui um confrade que fez, mas não cheguei ao conscenso para os niveis de temperatura a operar...aqui seria o ideal, porque iria antecipar o aquecimento a que o motor irá ficar sujeito...

Cumpts,
FB
mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

fbtt Escreveu:...os consumos posso-te dizer quem em percursos longos, que é quando faço medias, logo com a viatura carregada, e a fazer AE, os consumos andam na casa dos 12,5/13...mas recentemente descobri que tenho uma fuga de gasoleo na BI ou por ali à volta, é que já pinga :wtf: (como já referi num outro topico por aqui)

...a sonda coloquei-a na tubagem de entrada da soufagem...mas estou a pensar colocar outra sonda para activação automatica das ventoinhas, se calhar como a que tu tens no 6 cilindro, que não é má ideia, tens fotos disso?...andava a pensar em colocar uma de contacto na saida do intercooler, como já houve por aqui um confrade que fez, mas não cheguei ao conscenso para os niveis de temperatura a operar...aqui seria o ideal, porque iria antecipar o aquecimento a que o motor irá ficar sujeito...

Cumpts,
FB
Boas:

A minha tambem já teve esse problema, vertia tipo cesta rota (e por dois sitios diferentes em duas ocasiões muito proximas), pelo que se for pelo corpo, é o conjunto de vedantes que deu o berro (250 euros na bosch com garantia do serviço - limpeza e selagem completa), e da segunda vez era a válvula de corte de gasoleo que vertia pelo corpo (são feitas de plastico, e é normal passados alguns anos começarem a verter). Se for dos injectores, o normal é serem os tubos de retorno secos, mas ai faz poça junto injector do cilindro que verte.

As fotos do sensor estão no meu post...
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

mpblue Escreveu:As fotos do sensor estão no meu post...
...é o azul? ...ele abre a quantos graus?

...reparei tambem que fizeste a substituição do kit do modulador do ABS, foi facil a substituição?

Cumpts,
FB
mpblue
master TT
master TT

Mensagem por mpblue »

fbtt Escreveu:
mpblue Escreveu:As fotos do sensor estão no meu post...
...é o azul? ...ele abre a quantos graus?

...reparei tambem que fizeste a substituição do kit do modulador do ABS, foi facil a substituição?

Cumpts,
FB
Preto, STC2254, e abre aos 101ºC.

Mudar o modulador de ABS foi simples, o que me deu mais trabalho na altura foi mudar os o'rings e as peças de plastico no interior do modulador, para além de ter que purgar o sistema todo, que é uma trabalheira jeitosa... :sing: :p
fbtt
júnior TT
júnior TT

Mensagem por fbtt »

mpblue Escreveu:Preto, STC2254, e abre aos 101ºC.

...ah ok :thumbup:
mpblue Escreveu:Mudar o modulador de ABS foi simples, o que me deu mais trabalho na altura foi mudar os o'rings e as peças de plastico no interior do modulador, para além de ter que purgar o sistema todo, que é uma trabalheira jeitosa... :sing: :p
...pois é essa a ideia que tenho, alem da montagem do kit é depois todo o trabalho de sapa de sangrar o sistema, deve ser para ai umas 300 "pedaladas" no pedal :yikes:

Cumpts,
FB