Como funciona a manete?

Discussão sobre Discovery I, II e 3
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Re: Como funciona a manete?

Mensagem por josecamorim »

BrunoBranco Escreveu:
tiago fernandes Escreveu:Então numa situação em que fique a roda frente esq e a traseira direita menos apoiadas e as outras mais ele vai patinar com as duas que estão menos apoiadas e as outras ficam paradas certo?
Exacto! Puxas um bocadinho atras e com um nadinha de balanco passas o obstaculo! Mas la esta, a maioria das pessoas nao chega a esse ponto! Caso fique assim muito de vez em quando, um pouco de balanco resolve essa falta de traccao! Para quem faz um TT mais tipo trial ou quem nao faz, mas os euros abundam na carteira, mete bloqueios atras (em primeiro lugar pq e onde sao mais uteis) e a frente! Caso seja necessario, estao la! ;)
O bloqueio atrás só é mais útil na perspectiva de esse ser o eixo que mais porrada leva e por isso mais convém reforçar...agora na questão de transposição de obstáculos não concordo nada que o traseiro seja mais útil que o da frente...nada mesmo!!!

Em vez de balanço podes tentar "forçar" bloqueio, travando ao mesmo tempo que se acelera - isso faz maravilhas, mas de vez em quando tac....partiu eehheh :)
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Registado: 22 out 2012 01:35
Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi
RTI: 0

Mensagem por BrunoBranco »

josecamorim Escreveu:
BrunoBranco Escreveu:
tiago fernandes Escreveu:Não se deve virar a direcção com os bloqueios ligados certo?
Ou pelo menos evitar...
Com o bloqueio da cxa não ha crise, já se tiver bloqueio a frente a 100% não convém mesmo nada!
Mitos.... se o material for bom não é bem assim :)
Claro, semi eixos, homocineticas etc de Top, supostamente nao parte! Mas o desgaste e sempre maior qdo se liga o bloqueio da frente e acelera com as rodas viradas... Se o material for um pouco mais fraco, aprende-se o porque da diferenca de preco no material! :D
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Se não for para meter semi-eixos e juntas para se usufruir à vontade do bloqueio da frente mais vale não ter nada...

Tenho o meu defender há quase 10 anos, sempre a ser equipado e só montei bloqueio da frente este ano, precisamente porque sabia que não adiantava montar sem reforçar o resto da ponte. Nunca parti nada na ponte à frente!

Quando um gajo sai de casa com o carro, o desgaste também é sempre maior do que se ficar em casa com ele na garagem eheh :) True Story :)
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Range Rover 200tdi

:rofl:

Nem mais!! Por isso acho que a frente e um investimento grande e desnecessario para tipo... quase 90% das pessoas! Mas la esta, se estiver la montado, mal nao faz, tudo depende dos euros :D Pessoalmente, a frente, prefiro gastar os euros no guincho!
tiago fernandes
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 fev 2012 02:25
Land Rover: Discovery 300 Camel Trophy

Mensagem por tiago fernandes »

BrunoBranco Escreveu:
tiago fernandes Escreveu:Então numa situação em que fique a roda frente esq e a traseira direita menos apoiadas e as outras mais ele vai patinar com as duas que estão menos apoiadas e as outras ficam paradas certo?
Exacto! Puxas um bocadinho atras e com um nadinha de balanco passas o obstaculo! Mas la esta, a maioria das pessoas nao chega a esse ponto! Caso fique assim muito de vez em quando, um pouco de balanco resolve essa falta de traccao! Para quem faz um TT mais tipo trial ou quem nao faz, mas os euros abundam na carteira, mete bloqueios atras (em primeiro lugar pq e onde sao mais uteis) e a frente! Caso seja necessario, estao la! ;)
Hum... Porreiro...

Já me aconteceu isso uma vez e não tinha entendido bem o porque mas na altura nem experimentei usar os bloqueios, pk não sabia bem...

Mas sendo assim o central tb não é eficaz a 100% dai a malta depois meter os outro a 100%

Obrgd pela explicação
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

BrunoBranco Escreveu::rofl:

Nem mais!! Por isso acho que a frente e um investimento grande e desnecessario para tipo... quase 90% das pessoas! Mas la esta, se estiver la montado, mal nao faz, tudo depende dos euros :D Pessoalmente, a frente, prefiro gastar os euros no guincho!
Opções... opções :)
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Range Rover 200tdi

tiago fernandes Escreveu:
BrunoBranco Escreveu:
Hum... Porreiro...

Já me aconteceu isso uma vez e não tinha entendido bem o porque mas na altura nem experimentei usar os bloqueios, pk não sabia bem...

Mas sendo assim o central tb não é eficaz a 100% dai a malta depois meter os outro a 100%

Obrgd pela explicação
Isso mesmo! Mas tal como disse, para quem isso aconteca ocasionalmente, nao sei ate que ponto vale a pena o investimento! Claro que estar la o material sempre e melhor, mas qdo os euros nao abundam... ;)
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Range Rover 200tdi

Conclusao (O Amorim deve conseguir explicar melhor que eu), Estradoes ou pistas rapidas de areia, bloqueio da cxa ligado em altas, TT mais tecnico, bloqueio de cxa em baixas! Estrada ou TT soft e nas calmas, posicao normal (2H) :sing:
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870

Mensagem por nuno.1 »

BrunoBranco Escreveu: ... Estrada ou TT soft e nas calmas, posicao normal (2H) :sing:
Essa das 2H foi para confundires o pessoal. Estamos a falar de discoverys, certo? ;)
Imagem
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

BrunoBranco Escreveu:Conclusao (O Amorim deve conseguir explicar melhor que eu), Estradoes ou pistas rapidas de areia, bloqueio da cxa ligado em altas, TT mais tecnico, bloqueio de cxa em baixas! Estrada ou TT soft e nas calmas, posicao normal (2H) :sing:
Quando não se tem material reforçado essa posição de 2H pode bem acontecer... e mesmo com reforçado eheh :)

De resto acho que tem muito a ver também com a forma de condução de cada um. Eu por eemplo em estradões não ando sempre com bloqueio central ligad. Gosto de conduzir com o carro mais solto e por isso vou ligando/desligando conforme as situações.

Por exemplo, neste vídeo ao minuto 2.56 vê-se a desligar o central. Tinha acabado de passar uma zona com lage escorregadia onde tinha ligado o bloqueio, mas logo que cheguei a estradão mais aberto desliguei!

YOUTUBE_ADMIN
YOUTUBE_ADMIN

Abraço
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Range Rover 200tdi

:rofl: as coisas q um gajo escreve qdo esta mais a dormir que acordado!
gland
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 out 2013 12:52
Land Rover: Discovery 300TDi 2.5 1997

Mensagem por gland »

josecamorim Escreveu:
BrunoBranco Escreveu:Conclusao (O Amorim deve conseguir explicar melhor que eu), Estradoes ou pistas rapidas de areia, bloqueio da cxa ligado em altas, TT mais tecnico, bloqueio de cxa em baixas! Estrada ou TT soft e nas calmas, posicao normal (2H) :sing:
Quando não se tem material reforçado essa posição de 2H pode bem acontecer... e mesmo com reforçado eheh :)

De resto acho que tem muito a ver também com a forma de condução de cada um. Eu por eemplo em estradões não ando sempre com bloqueio central ligad. Gosto de conduzir com o carro mais solto e por isso vou ligando/desligando conforme as situações.

Por exemplo, neste vídeo ao minuto 2.56 vê-se a desligar o central. Tinha acabado de passar uma zona com lage escorregadia onde tinha ligado o bloqueio, mas logo que cheguei a estradão mais aberto desliguei!

YOUTUBE_ADMIN
YOUTUBE_ADMIN

Abraço
Ah e podes desligar (ligar) em andamento? Só mesmo rookie!
Mr_Trecolareco
pleno TT
pleno TT
Registado: 17 jan 2007 00:27
Land Rover: Discovery 300tdi 1994
Freelander Td4 2001
Sócio LCP: 2689

Mensagem por Mr_Trecolareco »

Eu deixava esses movimentos de pulso rápidos para o Josecamorim para já lol

Tenho ideia que desligar o bloqueio em andamento é mais simples do que ligar podendo fazer uns clanks esquisitos ehehe

Eu como não tenho pressa nos meus passeios arranjo maneira de parar, mexer a manete da cx de transferencias para o lado correcto em ponto morto e seguir a marcha como diz no manual.
Um abraço e bons cruzamentos!! :)
Mathiotte
júnior TT
júnior TT
Registado: 26 nov 2011 19:18
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 2001
Sócio LCP: 2498

Mensagem por Mathiotte »

Não sei se ajuda ou se vai baralhar mais, mas este é o principal motivo de não se usar bloqueio mecânico a 100% no diferencial da frente, e dizer-se que parte

Para mim não basta dizer que parte, ou não parte...é preciso entender o porquê de poder partir, e assim evitar que tal aconteça

Imagem
Imagem
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

É pertinente e não baralha Nuno...Mas interessa também que se faça distinção entre curvar e virar a direcção :) São coisas diferentes no tt :)
Mathiotte
júnior TT
júnior TT
Registado: 26 nov 2011 19:18
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 2001
Sócio LCP: 2498

Mensagem por Mathiotte »

josecamorim Escreveu:É pertinente e não baralha Nuno...Mas interessa também que se faça distinção entre curvar e virar a direcção :) São coisas diferentes no tt :)
Nem mais...até porque há quem curve sem virar a direcção e há quem vire a direcção e não curve :p
Imagem
Crashman
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 02 ago 2013 23:41
Land Rover: Discovery 300 de 97
Discovery TD5 99

Mensagem por Crashman »

Boas...
Afinal.. pode-se ligar e desligar o bloqueio em andamento?

Obrigado

Cumps
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por nuno.1 »

Crashman Escreveu:Boas...

Obrigado

Cumps

É melhor não!

E qual seria a vantagem disso?
Imagem
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

nuno.1 Escreveu:

Obrigado

Cumps

É melhor não!

Não parar :D
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT

Mensagem por nuno.1 »

moreirinha Escreveu:
nuno.1 Escreveu:

Obrigado

Cumps

É melhor não!

Não parar :D
Mas para competição, certo?
Imagem