Após 5 anos de convivência com o P38A, resolvi há umas semanas, mudar o anticongelante dado que no mínimo já tinha os tais 5 anos...
Aproveitando essa mudança total, resolvi mudar o meu termostato, pois nunca tinha o ponteiro nas 12H00, exceptuando quando em esforço.
O que me fazia supor, que devia com certeza ter o ts com uns "furinhos"....
Dado que tenciono trocar a ventoinha mecânica por uma eléctrica, optei por comprar um ts de 71º C, ou seja, 9ºC mais baixo do que o original.
Após a luta para "soltar" a ventoinha
(Optei, por fazer um furo no de ts de 71ºC, mas com diâmetro inferior ao do original BMW).
Resultado prático desta mudança, como seria de esperar o ponteiro, anda ainda mais baixo, se com o original andava nas 10H30, 11H00, neste para chegar as 10H00, tenho que apanhar transito, para chegar as 11H30 só mesmo numa subida e a "picar"... e facilmente desce.
Aproveito para informar que desde que removi as borrachas superiores do capô do RR, o ponteiro baixou ainda mais
O que me deixa "enervado" e peço algum brainstorm é o seguinte:
a) Se não tinha furos no de origem, além do original, porque carga de água o ponteiro não estava nas 12H00, máximo 11H30? e isto no verão.
b) Com este termostato, não tenho os tubos tão duros como tinha com o original em quente.
c) uma noite destas a descer uma serra, com 5 graus exterior, o ponteiro desceu até ao Azul...
d) No dia em que mudei o ts, o RR esteve mais ou menos 30 minutos a trabalhar para garantir o sangramento e nível, sendo que no fim o RR esteve +- 5 minutos nas 2000/2500 rpm a temperatura do reservatório não chegou aos 65ºC.
Excluindo uma falha no sensor de temperatura do manómetro, só me resta concluir que tenho algum problema com o meu viscoso....
(é claro que a sofagem, não tem o mesmo rendimento)
Dado que não há mais nada "estranho", só me resta a concluir que só posso ter um viscoso ligeiramente bloqueado (não bloqueado a 100% ,sim eu sei o que é um viscoso atracado).
Confirmo que o meu viscoso em frio está bloqueado, liberta-se passado algum tempo, mas acho que tenho muito caudal/arrefecimento ao trabalhar por exemplo ao relantim, ao ponto de notar o barulho da ventoinha....
Deixo aqui uma foto com o TS original e em estrada.
(Não liguem a média, tinha feito o reset há poucos kms...)

Assim que houver upgrades, seja ele viscoso novo, ts ou ventoinha eléctrica... como é habito informarei...