P38A com temperatura baixa... Viscoso ou termostato ?

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

P38A com temperatura baixa... Viscoso ou termostato ?

Mensagem por tomcat »

Boas, decidi partilhar o meu "stress" que consta do titulo.

Após 5 anos de convivência com o P38A, resolvi há umas semanas, mudar o anticongelante dado que no mínimo já tinha os tais 5 anos...
Aproveitando essa mudança total, resolvi mudar o meu termostato, pois nunca tinha o ponteiro nas 12H00, exceptuando quando em esforço.
O que me fazia supor, que devia com certeza ter o ts com uns "furinhos"....

Dado que tenciono trocar a ventoinha mecânica por uma eléctrica, optei por comprar um ts de 71º C, ou seja, 9ºC mais baixo do que o original.

Após a luta para "soltar" a ventoinha :bolas: quando removo o ts, fico "chocado" pois não só tinha um ts original BMW e com aspecto de novo e apenas o furinho de purga...
(Optei, por fazer um furo no de ts de 71ºC, mas com diâmetro inferior ao do original BMW).

Resultado prático desta mudança, como seria de esperar o ponteiro, anda ainda mais baixo, se com o original andava nas 10H30, 11H00, neste para chegar as 10H00, tenho que apanhar transito, para chegar as 11H30 só mesmo numa subida e a "picar"... e facilmente desce.
Aproveito para informar que desde que removi as borrachas superiores do capô do RR, o ponteiro baixou ainda mais ;) e isto no verão.

O que me deixa "enervado" e peço algum brainstorm é o seguinte:
a) Se não tinha furos no de origem, além do original, porque carga de água o ponteiro não estava nas 12H00, máximo 11H30? e isto no verão.
b) Com este termostato, não tenho os tubos tão duros como tinha com o original em quente.
c) uma noite destas a descer uma serra, com 5 graus exterior, o ponteiro desceu até ao Azul...
d) No dia em que mudei o ts, o RR esteve mais ou menos 30 minutos a trabalhar para garantir o sangramento e nível, sendo que no fim o RR esteve +- 5 minutos nas 2000/2500 rpm a temperatura do reservatório não chegou aos 65ºC.

Excluindo uma falha no sensor de temperatura do manómetro, só me resta concluir que tenho algum problema com o meu viscoso....
(é claro que a sofagem, não tem o mesmo rendimento)

Dado que não há mais nada "estranho", só me resta a concluir que só posso ter um viscoso ligeiramente bloqueado (não bloqueado a 100% ,sim eu sei o que é um viscoso atracado).
Confirmo que o meu viscoso em frio está bloqueado, liberta-se passado algum tempo, mas acho que tenho muito caudal/arrefecimento ao trabalhar por exemplo ao relantim, ao ponto de notar o barulho da ventoinha....

Deixo aqui uma foto com o TS original e em estrada.
(Não liguem a média, tinha feito o reset há poucos kms...)
Imagem

Assim que houver upgrades, seja ele viscoso novo, ts ou ventoinha eléctrica... como é habito informarei...
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96
RTI: 0

Re: P38A com temperatura baixa... Viscoso ou termostato ?

Mensagem por rp38 »

boas tomcat ;) por acaso o ponteiro do meu também não passa do sitio de onde esse está, e eu na boa!! :cool: tirei-lhe a borracha do capot e mesmo no verão não passa muito disso...que me lembre acho que nunca chegou as 12:00! o anti-freeze do meu foi a única coisa que não mudei desde que o tenho, porque o outro dono o tinha feito e como está bom, nunca mexi :yawn: as temp. tem estado muito baixas como tal não tem sido fácil perceber se o mal é do bixo ou do tempo... :?? e essas medias se não avisasses fazia.te já um inquérito de como é que o tinhas conseguido... :lol:
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Rodrigo, mudei o ts a outro carro cá em casa (o ts estava bloqueado semi-aberto ou semi-fechado), e tenho o ponteiro da temperatura a partir dessa mudança, neste caso nos 80ºC (mais coisa menos coisa....) mas sempre constante e digo-te que a sofagem passado poucos minutos upa upa... algo que nunca acontecia antes.

Como um termostato de origem custa cerca de 40€ e tenho grande probabilidades, de acabar por ter o mesmo resultado lembrei de partilhar e esperar outros comentários ...
Rodrigo, desculpa mas acho que não é comportamento normal o que tinha com o TS de origem e o comportamento que tens/temos agora (no meu caso, agravado pelo ts de 71C).
A verdade é que não me lembro mesmo em esforço do ponteiro passar dos 12H00.... ;)
rp38 Escreveu:... e essas medias se não avisasses fazia.te já um inquérito de como é que o tinhas conseguido... :lol:
Eu sabia, por isso é que coloquei o aviso....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

jotasetubal
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 abr 2011 01:23
Land Rover: Range Rover DSE '99
Sócio LCP: 2517

Mensagem por jotasetubal »

Curiosamente eu tenho exactamente o mesmo problema, sendo que no verão o ponteiro subia para as 12h e não passava e agora, no inverno, se andar à noite e com as temperaturas de 2 a 3 graus que temos tido, ele nem se levanta.
Penso ter o viscoso em condições e o termostato também....
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

mas o curioso no meio disto tudo é no caso do meu mesmo com estas temp. baixas ele sobe de temp. quase da mesma forma que no verão e depois fica ali pelas 10:30/1:00h e a tubagem nunca me ficou rija a pontos de inchar os tubos!!! tem estado sempre normal, mesmo no verão. :thumbup:
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0

Mensagem por JotaPê »

O meu no verão ou no inverno tem o mesmo comportamento. Ponteiro no meio o tempo todo. Como é evidente leva mais tempo a chegar lá no inverno, mas de resto é igual.
E como tenho a nanocom ligada todo o tempo, vejo que as temperaturas rondam sempre os mesmos valores, em utilização normal andam nos 90, 91º em esforço chegam aos 95º, sendo que no verão chegam lá mais depressa. Passado 300m começo a sentir o quentinho da sofagem.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

JotaPê Escreveu:O meu no verão ou no inverno tem o mesmo comportamento. Ponteiro no meio o tempo todo. Como é evidente leva mais tempo a chegar lá no inverno, mas de resto é igual.
Ou seja, o correcto funcionamento.
JotaPê. podes por favor e quando puderes, verificar se tens "ar" a ser sugado, ao relantim?
Um abraço.

JotaPê
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JotaPê »

Err... quando dizes ar a ser sugado estás a falar da ventoinha trabalhar forte, certo?
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

JotaPê Escreveu:Err... quando dizes ar a ser sugado estás a falar da ventoinha trabalhar forte, certo?
Sim e não e explico melhor:

Como já reportei, o meu viscoso está "atracado" em frio e passado alguns tempo, e aqui varia se estiver parado (demora mais), ou se arrancar com ele que passado poucos metros para.
O que eu acho estranho e excluindo este período inicial, é que "sinto" o ar a ser sugado e respectivo barulho, com o motor se estar quente o suficiente.

Do género, tenho umas bombas a 800 m da minha casa,.... tenho o Viscoso preso ao arrancar....(nota-se pelo esforço do RR e barulho), entretanto o barulho para...., passado nem 30 segundos chego as bombas, com o RR parado a trabalhar, sinto o "vrumvrum" do ar a ser sugado, mas não o barulho dele a 100%.
Se abrir o capot e junto ao tubo da EGR,ou seja por cima da ventoinha sinto que há uma corrente de ar/fluxo, que acho que não é normal, para um motor frio.

Por isso é que pedi para veres o teu (único a trabalhar a 100%) se tens ou não e sem ser com o motor quente, fluxo de ar na ventoinha nesta condição (já agora, a restante malta tb podia comentar).

Com jeitinho e a boa maneira dos P38A, tinha um problema com o TS de origem, associado talvez a um viscoso semi-atracado :bolas:
A verdade é que nunca tive stress com aquecimento, mesmo debaixo de 35ºC e uns bons kms a 160 km/h.

Não queria gastar +- 40€ num TS de origem e quem sabe ficar com o mesmo comportamento...
Sendo ou não o viscoso responsável por este comportamento, a verdade é que no meu caso, sinto que há um desperdício, seja ele de potencia e logicamente, consumo com um viscoso assim.
Agora é mesmo assim?
é só o meu?
Um abraço.

JotaPê
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JotaPê »

O meu ao ralenti nota-se bem o fluxo de ar, não que faça barulho mas dá para despentear.
Sendo o meu o único com este comportamento pode até ser que o meu é que está mal.
Mas sinceramente depois de chegar à temperatura normal 90º nunca baixa muito daí. Chega aos 89º no mínimo e a descer.
Também posso dizer que comparando a leitura da nanocom com a posição do ponteiro dá para ver que este tem um comportamento estranho.
O ponteiro está nas 12h e vem a marcar na nanocom 91º ou 92º, começa uma descida o ponteiro vem para as 11h mas a temperatura na nancom é 89º, por 2 ou 3 graus desce uma hora.
Por outro lado, já vi a temperatura no verão a subir e com A/C ligado chegar aos 97º e o ponteiro vai sempre nas 12h.
Não consigo compreender.
No meu o viscoso só atraca nos primeiros 20 metros quando ligo o carro e a quente quando a temperatura na nanocom vai acima de 95º durante algum tempo.
Já agora, tenho o alarme da temperatura na nanocom ajustado para os 98º, acham um valor razoável ou devo alterar?
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

Paulo,

No meu acontece a mesma coisa. O meu escritório é a coisa de 1km da minha casa e é uma rampa inclinada sempre a subir.
Saio do escritório à noite e o barulho do viscoso pára passados uns 300m ou 400m. Chego a casa e ao abrir o capot, já sem fazer qualquer barulho por aí além, continuo a sentir uma deslocação de ar bastante considerável. Creio que é normal.

Já agora, em relação a esta história toda da temperatura, volto a dizer o que já escrevi mais do que uma vez: o mostrador da temperatura não serve para nada. Nada, nada nada. Qualquer um de vós que tenha acesso a um equipamento de diagnóstico já deve ter verificado que para a mesma temperatura do motor, o mostrador tanto está quase na vertical como quase no azul. Aquilo não tem nada a ver com a temperatura do motor mas sim com a temperatura do refrigerante. Portanto, no teu caso, eu ficava "preocupado" se, com um equipamento de diagnóstico ligado, verificasse que existiam variações grandes da temperatura do motor.
Imagem
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

E enquanto escrevia a resposta, aí está o post do JotaPê a confirmar o que eu digo :)

Jotapê, no meu a temperatura média anda sempre à volta dos 85º. Tem picos (ontem à noite a subir de Braga para o Gerês, e a dar-lhe gás, cheguei aos 95ºC por exemplo) mas assim que apanho um bocadinho de recta, desce para os 85º. Mesmo em descida, é pouco comum ir muito abaixo desse valor.

No entanto, também tenho a mesma dúvida que tu em relação a qual será o valor de alarme mas o meu raciocínio é o seguinte: o sistema de refrigeração do P38 é pressurizado para aumentar o ponto de ebulição, logo isso indicará que os engenheiros da altura admitiram que o motor poderia chegar a temperaturas superiores a 100ºC (se bem que, a sentimento, me parecem muito altas). Se não fosse essa a ideia, não vejo razão para ser pressurizado.

Agora, acho estranho esse comportamento do teu mostrador de temperatura. Estar quieto é o comportamento normal em qualquer outro carro mas parece-me que o P38, como já sabemos, é diferente do resto da rapaziada nisso também :)
Imagem
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

Vou aqui descrever como se comporta o meu para ver se ajuda.

O viscoso faz barulho assim que se liga o carro e cala-se passado umas centenas de metros, faz isto esteja frio ou quente, o motor. Se para o carro, sair por 10 min e voltar faz barulho tal como de manhã quando arranco pela 1ª vez.
O barulho volta, de forma bastante óbvia, quando o ponteiro tenta passar as 12h, deixando de fazer quando o ponteiro volta para as "11h50".
Quando faço uma descida grande, o ponteiro chega a baixar até às 11h, se for com o carro engatado e pé fora do botão do gás. Se for desengatado, e ao ralenti, já não. Mas nunca chega ao azul.
O viscoso faz sempre vento e roda quando o motor está a trabalhar, mesmo que esteja desatracado. A questão é se atraca quando é preciso. Para isso há 2 testes. Um é tentar prender a ventoinha com um jornal enrolado quando o carro está frio, e passando a fase inicial de arranque, e assim confirmar que o viscoso fica solto. O outro é tentar parar a ventoinha com o carro quente e quando é suposto o viscoso estar atracado, e assim confirmar que o viscoso fica preso (e o jornal destruído).
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Boas:

O comportamento descrito de temperatura baixa, era o que o meu tinha antes de lhe mexer. Tinha um termostacto original BMW, mas quando o tirei notei que ele não fechava completamente.

Desde que lhe mexi, o ponteiro passa a andar sempre nas 12h00 (mais coisa menos coisa).

Já aqui reportei, que o ponteiro fica na zona das 12 entre os 85º e os 105º, pelo que é apenas uma indicação grosseira da temperatura do motor.

Posso tambem dizer, que desde que coloquei o sensor de temperatura junto ao cilindro 6, para accionar as ventoinhas electricas, elas já dispararam por diversas vezes (sem oscilação no ponteiro do quadrante), pelo que as temperaturas no interior da cabeça do motor não são muito uniformes... :mad:
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Bom dia,
Obrigado a todos.
Pelos vossos testemunhos, sou obrigado a concluir que é mesmo uma questão de termostato :bolas: e não o viscoso.
Já agora e para completar, alguns de voçês, que o tem nas 12h00 constantes, têm as borrachas do capot (sejam elas, as laterais ou a do corta-fogo)? ou estão removidas? (vou tornar a "agasalhar" o meu......)
mpblue Escreveu:Boas:
O comportamento descrito de temperatura baixa, era o que o meu tinha antes de lhe mexer. Tinha um termostato original BMW, mas quando o tirei notei que ele não fechava completamente.
Desde que lhe mexi, o ponteiro passa a andar sempre nas 12h00 (mais coisa menos coisa).
...
Manuel, é aqui em que está realmente o meu dilema, o meu termostato, não consegui abrir a parte interior com as mãos, dedos, e uma chave de fendas de bricolage... isto sem testar ainda no torno e fogão.
Ou seja, tenho todos os sintomas de um ts colado fechado, mas o RR nunca teve um comportamento de aquecimento, pelo contrário...

A única coisa diferente que notei, quer comparativamente com este ts (instalado agora e de 71ºC), quer com outro RR, foi e como já referi, não tenho os tubos tão duros em quente (mas nunca foram pedras).
A seguir.......
Última edição por tomcat em 12 dez 2013 12:16, editado 1 vez no total.
Um abraço.

moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

O meu não tem borrachas nenhumas. Além disso notei uma redução de consumo quando renovei o termostato. O motor estar a trabalhar frio não é o ideal...
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE

Mensagem por joao carvalho »

Mais lenha para a fogueira:
O meu levou em tempos o termostato original (bmw). À relativamente pouco tempo levou o "flush" e drenagem de todo o sistema de refrigeração, com o tal organico a 50% e o certo é que, quer a subir quer a descer, quer a puxar, quer em cidade ou AE o ponteiro cola no meio (exactamente em cima do traço central) e aí fica. Eventualmente varia ali numa questao de um milimetro, se tanto, para mais ou para menos, mas "anda ali"...
Tinha retirado as borrachas laterais no verao mas voltei a colocar e agora estao todas no sitio, e em quente os tubos ficam duros mas nunca tipo pedra, longe disso. Tubo da direita quente (mal se pode pegar) e tubo da direita muito menos quente tanto que já dá para tocar sem problemas.

Penso que será este o comportamento normal (?)
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Serie III 88 Diesel 1975

se o ponteiro não mexe (muito) está bom.
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE

Mensagem por joao carvalho »

É essa a ideia que tenho moreirinha.. e para mais o range passa mais tempo parado que a andar o que poderia promover alguma sedimentaçao.
Por lapso disse acima que o tubo mais frio era também da direita. Logicamente que é o da esqueda.. desculpem o engano ;)
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:Manuel, é aqui em que está realmente o meu dilema, o meu termostato, não consegui abrir a parte interior com as mãos, dedos, e uma chave de fendas de bricolage... isto sem testar ainda no torno e fogão.
Ou seja, tenho todos os sintomas de um ts colado fechado, mas o RR nunca teve um comportamento de aquecimento, pelo contrário...

A única coisa diferente que notei, quer comparativamente com este ts (instalado agora e de 71ºC), quer com outro RR, foi e como já referi, não tenho os tubos tão duros em quente (mas nunca foram pedras).
A seguir.......
Boas:

A unica maneira de testar o termostacto é em água quente...

Em relação ao termostcto de 71ºC, é normal sentires os tubos mais macios, visto que o termostacto deve estar quase sempre aberto...

Esqueci de dizer no post anterior, mas o meu viscoso (que é o do 300tdi) faz muito corrente de ar, e posso dizer que nunca o senti a atracar (ou estou a ficar surdo, o que é uma hipotese plausivel, visto que a idade não perdoa... :p ).
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223