Problemas Freelander TD4

Discussão sobre Freelanders
MSAzevedo
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 25
Registado: 27 set 2011 12:31
Land Rover: Freelander, 3P, 2.0 Di, 02/2000
RTI: 0

Problemas Freelander TD4

Mensagem por MSAzevedo »

Boas caríssimos,

Já não recorria ao fórum à muito tempo, muito por causa não só da falta de tempo, mas de ter trocado um freelander Di que tinha por um Td4. Que até à poucos dias n me deu problema algum. Agora tenho duas situações que de seguida passo a expor:

1ª O carro agora ao andar faz um barulho estranho, isto é ao andar faz uma "zoada" parecendo vir de trás ... estou a apontar para rolamentos. Ou poderá ser outra coisa específica dos Td4, é que n tenho bem conhecimento se os Td4 tem alguns "segredos" :) ;

2ª O problema mais complicado. O cofre da mala está inundado, literalmente, n é um ligeiro ressoamento nem nada do género fez mesmo um mini poça de água. Sei que é muito genérico estar a dizer, mas mais uma vez lá está algum segredo que me estará a escapar ???
O vidro da mala abre e fecha perfeitamente (coisa que no meu anterior free n acontecia, tinha que dar um jeitinho com a mão quando abria a mala para abrir aquele bocadinho, para depois poder fechar a mala).
O meu free tem um prob que já o tinha quando comprei, no canto inferior da mala do lado onde abrimos (lado da matrícula traseira, puxador ...) tem esse caso com uma amolgadela. Penso que o anterior proprietário terá feito uma marcha atrás com a porta da mala aberta e enrrugou aquele canto, coisa que nem se porque o plástico tapa completamente. Mesmo o funcionamento da porta nunca notei nada, agora que andei a investigar muito minuciosamente nota-se algumas imprecisões, mas nada por onde possa entrar água, até porque as borrachas parecem que vedam completamente. Todavia não deixa de ser um indício, até porque nestes dias mais chuvosos, dei com umas gotas de água no plástico que beige que tem, mas pensei que fosse de ter tirado o saco de desporto para ir para o ginásio e tivesse ficado umas gotas que ainda n tivessem secado ... Enfim, alguma solução ou indicação para que possa ver de onde vem este alagamento do carro!

Desde já agradeço qualquer sugestão.
Abraço
Avatar do Utilizador
Freepedro
master TT
master TT
Mensagens: 1461
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660
RTI: 0
Localização: VNG / Espinho

Re: Problemas Freelander TD4

Mensagem por Freepedro »

Boas!

No que toca à zoada, aponto para os rolamentos do viscoso! São 2, um de cada lado do mesmo... Já tive de os trocar pois o barulho já era incomodativo!

O problema da mala poderá de vir de 2 sitios: um deles poderá ser o fundo estar des-soldado (sim o compartimento é soldado por pontos na carroçaria)! O outro poderá ser da borracha que veda o interior da mala com o "portão", que acumula e depois acaba por entrar pela altafica, como se fosse "osmose"!

Espero ter ajudado mas com certeza que pessoas difefentes terão outras razões e soluções para as ditad cujas, basta corre-las!

Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
MSAzevedo
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 25
Registado: 27 set 2011 12:31
Land Rover: Freelander, 3P, 2.0 Di, 02/2000
RTI: 0

Re: Problemas Freelander TD4

Mensagem por MSAzevedo »

Freepedro Escreveu:Boas!

No que toca à zoada, aponto para os rolamentos do viscoso! São 2, um de cada lado do mesmo... Já tive de os trocar pois o barulho já era incomodativo!

O problema da mala poderá de vir de 2 sitios: um deles poderá ser o fundo estar des-soldado (sim o compartimento é soldado por pontos na carroçaria)! O outro poderá ser da borracha que veda o interior da mala com o "portão", que acumula e depois acaba por entrar pela altafica, como se fosse "osmose"!

Espero ter ajudado mas com certeza que pessoas difefentes terão outras razões e soluções para as ditad cujas, basta corre-las!

Abraço
Muito obrigado!

De facto desconhecia por completo a situação do fundo ser soldado. E, de facto é muito esquisito, pois aparentemente a alcatifa está na mala está completamente seca não sinto humidade em nenhum sítio, penso que é só mesmo no fundo do cofre.

Relativamente aos rolamentos também apontava para algo do género, de facto o barulho pode incomodar (espero não ser uma reparação cara, este free até ao momento n me habituou a isso!)
Avatar do Utilizador
JVieira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 382
Registado: 23 jul 2012 17:09
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4 2001 (QZ)
LAND ROVER Defender Td5 2001 (RM)
Sócio LCP: 2598
RTI: 0
Localização: Almada

Re: Problemas Freelander TD4

Mensagem por JVieira »

Boas,

Em relação ao aquári... cofre, eu acho que o mal é geral... No final do Inverno passado fui lá tirar umas coisas que tinha lá guardadas e foi percebi que aquilo estava cheeio de água e há mais relatos disso por aqui... quando descobrires em concreto por onde a água entra avisa aqui!

Abraço
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Problemas Freelander TD4

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Já fui dizendo por aí que normalmente a água entra pela borracha da porta. Nos nossos ficou resolvido fazendo um furo na própria borracha. Se abrirem a porta vêm que há 2 furos que servem para escoar a água que anda por dentro da porta e nessa zona com a porta fechada a borracha tapa o furo... Ora a água acumula e transborda para dentro do carro.

Abraço
MSAzevedo
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 25
Registado: 27 set 2011 12:31
Land Rover: Freelander, 3P, 2.0 Di, 02/2000
RTI: 0

Re: Problemas Freelander TD4

Mensagem por MSAzevedo »

carlossilvalr Escreveu:Boas

Já fui dizendo por aí que normalmente a água entra pela borracha da porta. Nos nossos ficou resolvido fazendo um furo na própria borracha. Se abrirem a porta vêm que há 2 furos que servem para escoar a água que anda por dentro da porta e nessa zona com a porta fechada a borracha tapa o furo... Ora a água acumula e transborda para dentro do carro.

Abraço
De facto, no plástico costuma aparecer uma ou outra gota quando está de chuva, mas smp pensei fosse por n secar ... além do mais no presente caso a alcatifa está toda seca, só mesmo no fundo do cofre é que havia água! Daí pensar que possa n ser da borracha, mas contudo vou analisar e agradeço a sugestão!
MSAzevedo
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 25
Registado: 27 set 2011 12:31
Land Rover: Freelander, 3P, 2.0 Di, 02/2000
RTI: 0

Re: Problemas Freelander TD4

Mensagem por MSAzevedo »

Problema da mala aparentemente resolvido.
Devido à amolgadela que a porta tinha a mesma ficou "descentrada", ainda que pareçam ter corrigido o problema a vdd é que não estava.
Uma tarde com um chapeiro e 10€ depois a porta ficou com um fechar completamente novo e até ao momento nada de água dentro do cofre.
Como ele teve que rasgar a pelicula que n deixa a agua entrar, porque a mesma tbm havia sido mexida e estava colada com um silicone que n deixava mexer, foi só comprar um rolo daquela fita americana cinzenta, vedar tudo, colocar os interiores todos e até hj parece estar novo.