Como me vou entretendo com o Free

Discussão sobre Freelanders
jmgameiro
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 16 out 2013 00:03
Land Rover: Freelander 2.0 Di 11/1999
RTI: 0
Localização: Vila Nova Santo André

Como me vou entretendo com o Free

Mensagem por jmgameiro »

Como já referi na apresentação, este é o meu 1º LAND ROVER e fique muito satisfeito com a quantidade de informação e material que encontramos na net para nos entretermos com os nossos Free.
Comecei por atacar o vidro da mala que não trabalhava apesar de ouvir o motor dar sinal. Mandei vir uns cabos do eBay:
http://www.ebay.co.uk/itm/Tailgate-Rear ... 2316bdcebc

Deixo o aviso a quem estiver interessado que tem que se cortar à medida pelos velhos, e colar terminais, o que no meu caso por falta de paciência e dificuldade em os medir, acabei por mandar vir outros que até foram mais baratos e funcionaram:
http://www.ebay.co.uk/itm/FREELANDER-Ta ... 257d703573

Ficou a funcionar apenas com um pequeno defeito, quando abro a porta da mala, o vidro não desce os 2-3 cm, pelo que tenho de lhe dar um pequeno toque com a mão, mas quando fecho sobe sem problema para o sitio certo.
Suponho que sejam as molas ou os microswitchs, a ver um destes dias.

De seguida, e como o motor do teto de abrir não dava sinal e entrava água em vez de "sun", decidi tirar o forro do tejadilho que estava a descolar e assim podia observar melhor e tirar o barulho irritante da parte que desliza para tapar o sol.
Pensei que iria dar mais trabalho, mas com a ajuda do Rave fiz o trabalho sozinho sem danificar muito o forro.
Depois de olhar para o motor e cabos, optei por pegar em massa de vidros e tapar por fora o espaço entre o teto de abrir e a chapa, mas mesmo assim continuava a aparecer um pouco de água que descobri que passava entre o vidro e a borracha, pelo que levou outra dose, depois de já ter verificado que os tubos de escoamento estavam desentupidos. Para já fica assim, porque nem cheguei a testar se o motor trabalhava e ainda dá algum trabalho a substituir as calhas, com o kit de reparação que vendem e que fica em mais de 50£.
Entretanto levei o forro ao estofador e lá foram mais 150€, não ficou perfeito mas está muito melhor e sem barulhos.

Além disso já desmontei a fechadura da porta do condutor, porque é a única que não abre com o comando, pelo que vi é o trinco que tem uma pequena peça gasta, fecha com o comando mas não abre, tem que ser com a chave, não abri mais porque o mais provável era ficar mesmo inoperacional e um novo custa mais de 100€, vou tentar arranjar um usado e depois abrir o que lá está.

Já lhe tirei a EGR e vinha com o veio de transmissão traseiro desmontado, alguém me sabe dizer se assim passa na inspeção?
Ainda não lhe montei o veio pois não sei se o viscoso está em condições, e ainda não descobri se há alguma maneira de verificar com o mesmo desmontado.
Também tenho de ir comprar o óleo para a caixa de velocidades MTF 94, que pelos vistos só no representante e o mais próximo são 100 km, depois logo mudo os lubrificantes do IRD e diferencial.
Agora não me posso entreter porque a minha filha o levou a passear, mas em breve darei mais noticias.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Como me vou entretendo com o Free

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Algumas dicas.

A fechadura deve ter um dos motores avariado. Gasta 2... Uma função dá a outra não...

150€ para forrar um tecto???? E não ficou muito bem...

Isolar o tecto de abrir a longo prazo é péssimo mas no momento deixa-nos satisfeito :)

Ver em que estado está o viscoso desmontado não será impossível mas não há termo de comparação como se tem quando está montado!

Oleo da caixa SÓ usamos mesmo o MTF 94 da LR ;)

Abraço
jmgameiro
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 28
Registado: 16 out 2013 00:03
Land Rover: Freelander 2.0 Di 11/1999
RTI: 0
Localização: Vila Nova Santo André

Re: Como me vou entretendo com o Free

Mensagem por jmgameiro »

Agradeço as dicas, mas a fechadura da mala vai ser assunto para desmontar logo que tenha disponibilidade e acesso ao Free, agora motor avariado, não sei, espero que não, porque as únicas peças que vi à venda no eBay foram as molas e os microswitchs.

Quando digo que não ficou perfeito refiro-me aos pequenos vincos e outras pequenas imperfeições na colagem, em que se nota que não ficou como o de origem, mas quando o tirei sozinho uma parte rachou uns 5 cm, de qualquer modo está apresentável e quanto ao preço, um dos estofadores que trabalha com a oficina do meu amigo nem queria o trabalho e os preços eram mais para os 180€.

O teto de abrir vai ficar assim até ter paciência para o desmontar e reparar, pelo menos assim não entra água e não estraga o forro nem há humidades dentro do carro. Por falar em água dentro do carro, não sei se era essa a causa, mas o ar condicionado ligava mas o motor do ventilador é que não. Pensava que iria ser um pincel, para ter acesso ao mesmo, desmontar consola ou tablier, mas depois de ver no Rave tem acesso fácil, fica ao lado do pedal do acelerador e é só desapertar 3 parafusos e está fora, estava com mau aspeto, mas foi só limpar e lubrificar e ficou a trabalhar.

O viscoso fica para um destes dias.

Entretanto anda com uma pequena fuga de água, vou meter o circuito sobre pressão para ver se descubro, não me parece que seja junta da cabeça, mas nesse caso, vai cabeça fora e mudo logo a distribuição, apesar de esta só ter 30.000 km, foi mudada aos 150.000 Km e vai agora com 180.000.
Agora pelo que tenho visto andam por aí muitos Free com motor Rover só com 3 velas a trabalhar, a que fica junto à bomba injetora.....