liquido refrigeração

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
nelsonf
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 mai 2013 00:56
Land Rover: range rover 2.5 DT P38
Sócio LCP: 2928
RTI: 0

liquido refrigeração

Mensagem por nelsonf »

boas.
quero trocar o liquido de refrigeração do meu p38 o jipe tem algum ponto pra sangrar, ou é só colocar o liquido.
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Re: liquido refrigeração

Mensagem por mcapinha »

Para trocares o líquido todo tens que abrir o bujão do radiador e um bujão que existe no bloco (do lado esquerdo, creio que anda ali para os lados do turbo).
Depois para sangrar, tens que garantir que o tubo de retorno do radiador para o vaso de expansão está desobstruido. Eu prefiro encher o radiador todo e depois os tubos que vão ao motor, depois liga-se o motor e vai-se atestando no vaso à medida que o ar vai saindo. Espremer os tubos do radiador, depois do termóstato estar aberto, também ajuda a expulsar o ar.
Imagem
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

No respiro do radiador eu sopro para garantir que não está obstruído, e quando começa a sair água por ai dou uma ou duas no acelerador (se não sair um esguicho é porque a bomba está nas couves).
Também ligo a soufagem no máximo e dou uma volta ao quarteirão sem a tampa no vaso de expansão. Depois é andar de olho no manómetro da temperatura e no nível do liquido que é normal baixar um bocado.
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

por acaso..... :?? é o único fluido que ainda não mudei no carro... :segredo: apesar de ter anticongelante! então tem um bujão no bloco perto do escape e um bujão de purga na base do radiador, certo?? quantos litros é que o bicharoco leva?? a propósito, quando tirar o liquido convem ligar a soufagem no quente para abrir todo o circuito,certo? :??
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

Eu o bujão do motor não tirei, como levou mangueirada lá para dentro acabou por sair todo. depois é acrescentar 50% da capacidade (9 ou 11L é confirmar no manual) de liquido o resto é água.
Ligar a soufagem teria que ser com o motor ligado, o que sem água não convém mesmo!!
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

rp38 Escreveu:por acaso..... :?? é o único fluido que ainda não mudei no carro... :segredo: apesar de ter anticongelante! então tem um bujão no bloco perto do escape e um bujão de purga na base do radiador, certo?? quantos litros é que o bicharoco leva?? a propósito, quando tirar o liquido convem ligar a soufagem no quente para abrir todo o circuito,certo? :??
Por acaso Rodrigo, ainda não mudei o meu :ohnao: e já vão 5 anos na minha posse....

O anticongelante terá que ser orgânico e a 50% como já foi dito.

Em relação ao "sangrar", penso, repito, penso ter lido que é fazer o que foi comentado, esperar até abrir o termostato e acelerar até as 2000 com o vaso aberto...e sofagem no máximo.
Para quem possa a "voltinha" ao quarteirão não me parece de todo descabida....
moreirinha Escreveu:No respiro do radiador eu sopro para garantir que não está obstruído, e quando começa a sair água por ai dou uma ou duas no acelerador (se não sair um esguicho é porque a bomba está nas couves).
Nunca reparei o fluxo do meu :sing:
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

não precisam de meter a temperatura no maximo ou minimo.

é igual e não afeta nada no sangramento do motor
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl