Uma vez que o defender está parado à espera de um material dos USA e eu não gosto nada de estar parado, resolvi ajudar um amigo, com a compra e "preparação" de um Range Rover Classic 300 tdi.
Basicamente é necessário um carro que permita fazer as voltinhas diárias mas, ao mesmo tempo, permitir saídas fora de estrada com maior ou menor dificuldade. De igual maneira, o carro deverá ter todo o conforto que o caracteriza - se possível com um aspecto mais moderno em termos de interior - , mantendo também exteriormente um aspecto sóbrio e original. A ideia então é fazer tudo isto com material de qualidade e com predominância de peças originais LAND ROVER, fazendo apenas alterações mais profundas (pelo menos nesta primeira fase), se estritamente necessárias. As opções tomadas sobre este ou aquele material serão devidamente explanadas aqui no tópico.
Compra do carro:
Ora bem, tenho uma forma diferente de encarar a compra de um carro usado. Normalmente, procura-se por um carro em suposto bom estado, com bom aspecto, poucos kms, etc etc.
Eu prefiro comprar o carro mais barato. As justificações para isto são várias e baseiam-se nalgumas experiências ao longo do tempo:
1 - Na maioria das vezes, o "bom estado" para muitas pessoas não é a mesma coisa que o "bom estado" para mim;
2 - Algumas vezes, quem vende pensa que está em bom estado mas, na realidade, o mecânico e as peças não eram assim tão boas e portanto o estado também não é assim tão bom;
Portanto...independentemente do suposto estado do carro, a minha tendência será para rever e revisionar tudo e para trocar grande parte das coisas que lá estão por material novo, original, pelo que mais vale comprar algo cujo preço não tenha a inflação desse suposto estado, para termos margem para o fazer!
Com sorte, quando o preço da reparação se somar ao preço do carro estamos com o carro ao preço dos carros com suposto bom estado, mas com a segurança de efectivamente estar nesse estado e "da nossa mão" !!!
A única forma de não se correr estes riscos é comprar um carro novo ou, como fiz no meu defender, um carro de serviço em que sabemos tudo está original e com tudo no seu devido lugar conforme o manual do carro
Foi então comprado um Classic de 1994 com quase 300.000kms sensivelmente a meio preço do que o mercado oferece de momento, mas nitidamente a precisar de TLC.... interiores com muitas marcas de uso e alguns plásticos partidos (vai ser certamente o mais complicado de arranjar), exterior com bastantes toques na chapa (ainda que a pintura esteja razoável), caixa de velocidades a arranhar 1 ou 2 mudanças, algumas "babadelas", e o motor que foi "arranjado há pouco" mas com muita tubaria allmakes, britparts e similares, coisa que desagrada totalmente
Portanto.....let the fun begin