RR P38 nova aquisição - ALGUMAS DUVIDAS!!! termostato

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 abr 2012 22:08
Land Rover: Range Rover HSE TD6 Vogue 03
Ex-RR DSE P38 2000 automático
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91
RTI: 0

Re: RR P38 nova aquisição - ALGUMAS DUVIDAS!!! termostato

Mensagem por RangeAddict »

Obrigado Moreirinha!

Em breve vou lhe meter um novo por causa das teimas!!!
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

Só para ajudar a complicar mais as coisas: a temperatura medida pelo mostrador do quadrante é a temperatura do refrigerante e não a temperatura do motor, daí existirem dois sensores diferentes. No meu, ando quase sempre com o Hawkeye ligado para monitorizar a temperatura do motor. Já vi o ponteiro nas 11h com o motor a 85ºC e já vi o ponteiro um bocadinho antes das 12h com o motor aos mesmos 85ºC. E quando mudei de radiador para um novo, sem mudar mais nada, o ponteiro começou a andar muito mais perto do azul do que antes. E o meu termóstato é recente e de origem...
Imagem
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

...pois... :wtf:
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

mcapinha Escreveu:Só para ajudar a complicar mais as coisas: a temperatura medida pelo mostrador do quadrante é a temperatura do refrigerante e não a temperatura do motor, daí existirem dois sensores diferentes. No meu, ando quase sempre com o Hawkeye ligado para monitorizar a temperatura do motor. Já vi o ponteiro nas 11h com o motor a 85ºC e já vi o ponteiro um bocadinho antes das 12h com o motor aos mesmos 85ºC. E quando mudei de radiador para um novo, sem mudar mais nada, o ponteiro começou a andar muito mais perto do azul do que antes. E o meu termóstato é recente e de origem...
Boas mcapinha:

Não chegaste a comparar o radiador novo com o velho?

É que existem radiadores de 55 mm de espessura e de 65 mm (zona dos favos)...

Ando intrigado com isso.

Tambem já reparei que existem 3 referencias para os radiadores dos nossos meninos (com caixa automatica):
ESR2502 (o mais antigo de todos)
PCC106930
PCC108470(o ultimo a ser desenvolvido)

Para os manuais tambem existe o mesmo:
ESR2270
PCC106920
PCC108460

Já agora qual é o que compraste?
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

Por acaso não os comparei mas não me lembro de ter visto diferenças...
Imagem
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

mcapinha Escreveu:Por acaso não os comparei mas não me lembro de ter visto diferenças...
Boas:

Se houver, as diferenças andam na casa dos mm, no maximo de 10 mm na espessura ...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Davish
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 30 jun 2012 02:06
Land Rover: P38 Diesel - 1995

Mensagem por Davish »

Boas,

Tenho um P38 de 95 e a temperatura estar no azul e subir de repente até às 12 não é de todo normal.

A única vez que isso me aconteceu, foi quando o meu carro veio da oficina e não sei bem porquê, o mecânico desligou o termostato, dizendo que no verão convém desligar.

Resultado... o motor demorava a sair do azul e só depois de andar bastante chegava ao primeiro traço branco.

Depois de 2 semanas a andar assim, aqueceu de repente num pára-arranca até às 12 e lentamente até chegar até quase ao vermelho (claro que tive de encostar).

Carro na oficina de novo, nada detectado, apenas pedi para ligar o termostato de novo - resultado, até hoje não aqueceu mais - o meu ponteiro anda sempre nas 12 normalmente e por vezes sobe uns milimetros (em dias mais quentes ou quando puxo mais, tenho kit montado).

O termostato, pelo menos no P38 nunca deve estar desligado, pois faz o controlo da água para o motor e não só aquecer a água (como pelos vistos o mecânico teima em dizer) - o manual de reparação do Range explica bem isso.

Penso que estando desligado, com tantas oscilações repentinas de temperatura, o carro acaba por ficar "baralhado" e provavelmente depois não aciona o viscoso, mas isto sou eu com teorias da conspiração na minha qualidade de leigo na matéria...

O viscoso não fazer barulho sinceramente não me parece normal. Quando ligo o meu e, após ter levado novo viscoso, nas primeiras centenas de metros faz uma ventania de assustar a vizinhança... mas depois acalma. Se o teu não faz barulho, verifica se tens resistencia na ventoinha a frio quando a rodas.

Se não tiveres resistencia nas pás e elas rodarem facilmente, provavelmente tens o viscoso a avariar. Um viscoso bom não roda facilmente a frio (só quando o viscoso aquece com o andamento é que liberta mais as helices).

O termostato, ou está avariado ou até mesmo desligado, o que nada convém.

Os balões, compra o cabo da EAS e o software (eu já tive mas vendi). Se vires que perdes pressão em poucos dias, podes ter um ou mais balões já com fuga.

Se vires que o carro começa a demorar demasiado tempo a subir de manhã, ou que tens oscilações de altura com o carro ligado mas parado, podes ter um compressor a dar o berro - há kits de reparação baratos que compras na Ebay UK com material melhor que o original (e com instruções de montagem).

Um compressor sempre a trabalhar constantemente tb pode significar balões com fuga, o que acaba por sobrecarregar o compressor, faze-lo aquecer demais até dar o berro (existem uns videos no youtube onde explicam como podes testar o compressor e a valvula).

Eu mudei para molas e troquei os amortecedores.. já tinha classe 1 e sinceramente não noto diferença nenhuma na condução (e acabaram-se as dores de cabeça) - acabei por vender o kit de reparação que tinha e o software/cabo da EAS (já tinha os baloes a dar o berro mesmo).
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

ouve qualquer coisa ai pelo meio mal explicada.
o termostato nao se desliga

é uma peça mecanica que funciona no circuito de arrefecimento e abre e fecha com a passagem do anti freeze
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

Davish Escreveu: Eu mudei para molas e troquei os amortecedores.. já tinha classe 1 e sinceramente não noto diferença nenhuma na condução (e acabaram-se as dores de cabeça) - acabei por vender o kit de reparação que tinha e o software/cabo da EAS (já tinha os baloes a dar o berro mesmo).
com as molas manteve a classe 1? como é que faz nas portagens quando acende o amarelo? e quando for renovar?
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

não se passa na viaverde, usa-se o cartão e paga-se manualmente.
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

Mesmo assim acusa ao passar no laser....

e a renovação?

é bom saber que não tem problemas.
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

O laser é só na VIAverde, eu não passo por lá faço sempre manualmente.
Mesmo nos portageiros automáticos, ao chegar ele dá classe 2, passa-se o cartão e passa a classe1.
A renovação é feita por mail, envia-se o cheque de 6€ e recebe-se o novo cartão em casa.

Comprei um HSE vogue, e queria muito por classe 1, mas já me responderam que este modelo não é classe 1 e só com uma declaração da marca no IMTT a provar que foi feita uma alteração é que fazem uma aferição.

Mas a diferença vale a pena.
Davish
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Davish »

moreirinha Escreveu:
Davish Escreveu: Eu mudei para molas e troquei os amortecedores.. já tinha classe 1 e sinceramente não noto diferença nenhuma na condução (e acabaram-se as dores de cabeça) - acabei por vender o kit de reparação que tinha e o software/cabo da EAS (já tinha os baloes a dar o berro mesmo).
com as molas manteve a classe 1? como é que faz nas portagens quando acende o amarelo? e quando for renovar?

Com molas mantive a classe 1 porque já tinha classe 1 na via verde. A renovação não será problema dado o carro já ter a classe 1 antes, se torcerem o nariz mostro o cartão antigo que ainda guardo.

Sempre passei na via verde e nunca tive problemas com a classe, nem com as facturas.

As molas estão com a mesma altura dos balões em posição normal (não auto-estrada). Tanto com balões, como agora com molas nunca tive problemas ao passar na via verde, sempre facturas de classe 1 e uso a autoestrada regularmente todas as semanas.
Afonso630r
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 dez 2012 15:54
Land Rover: Range rover p38a 2.5 dt 1995
Sócio LCP: 2641

Mensagem por Afonso630r »

As molas estão com a mesma altura dos balões em posição normal (não auto-estrada). Tanto com balões, como agora com molas nunca tive problemas ao passar na via verde, sempre facturas de classe 1 e uso a autoestrada regularmente todas as semanas.
boas podes me dar uma informação ? qual a altura que tens em cm do solo ao capot ? e do solo á cava da roda só para tirar aqui uma duvida ;)
Afonso Moura

Assistido por PJVL
Davish
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Davish »

Quando o tiver de novo (está na oficina) mando-te os valores.