Freelander a dar dores de cabeça

Discussão sobre Freelanders
JóniGonçalves
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 28 ago 2013 16:50
Land Rover: LAND ROVER Freelander
RTI: 0

Freelander a dar dores de cabeça

Mensagem por JóniGonçalves »

Boas pessoal, como já me apresentei agora deixo aqui algumas duvidas que me têm dado dores de cabeça no meu freelander :crazy:
Pelo que tenho visto aqui o meu não é o único, de entre vários problemas gostava que me podessem a ajudar a resolve-los desde o mais fundamental, que os passo a citar:

1º Penso ter o viscoso colado, mas ficando admirado com isto, pois cerca de quando o carro tinha 80/90 mil kms foi mudado a IRD e viscoso, devido aos ignorantes da bomba de gasolina terem metido uma medida de pneus à frente completamente diferente da original, o que originou ter estragado completamente a IRD :bolas: a minha pergunta é: com 117 mil que já tem é possível o viscoso já ter colado novamente?
2º Tenho o servo freio roto, pois noto quando o ponho a trabalhar o barulho de um ar a sair dos pedais, e ao travar é preciso ejetar mais de uma vez para que o pedal fique duro :crazy:

que me lembre de momento não tem mais nenhum, felizmente, mas agora gostava que me ajudassem a perceber qual o mais urgente a solucionar :(

CumprimenTTos :thumbup:
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Registado: 22 out 2012 01:35
Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi

Re: Freelander a dar dores de cabeça

Mensagem por BrunoBranco »

Boas, antes de mais, bem vindo! Se levou isso tudo novo e depois disso foi bem mantido, acho um pouco estranho ter voltado a "morrer"... Quanto a prioridades... Achos que travar e mais importante que puxar as 4! :D
JóniGonçalves
iniciante TT
iniciante TT

:lol: sim tenho essa noção, mas como não quero arrsicar a comprar ou reparar a IRD que foi rigorosamentre nova :?
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Boas!

O Viscoso TEM de ser trocado a cada cerca de 80-90.000 km!! Não deixar passar muito dessa marca!! Não trocando é IRD co catano!!
É mesmo manutenção! Existe é a alternativa de em vez de colocar novo, um recondicionado que fica BEM mais em conta!! O meu e vários por cá andam com recondicionados... Fala com a Solucções Freelander que te podem ajudar... Para além disso há tb uma série de óleos que têm de ser trocados a começar pelo da IRD!

A outra questão lamento mas não sei ajudar...

Dúvidas já sabes é perguntar antes de dar asneira da grossa!!

Abraço
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
JóniGonçalves
iniciante TT
iniciante TT

Freepedro, o viscoso se queres que te diga nem sei se foi trocado ao mesmo tempo que a IRD, sei que lá mexeram mas ao certo não sei o quê, mas nestes dias já terei a confirmação se meteram novo ou não...

sim já vi que a soluções freelander é pro nisso, mas vou entrar em contacto com eles para ver o que me aconselham, pois pelos post's que já vi aqui de alguns donos de freelander's vejo que o meu tem os mesmos sintomas, tipo ao virar tudo ele 'amarrar', ao fazer curvas inclinadas ouvir-se uns batentes bem fortes na zona do viscoso e etc :crazy:

quanto aos óleos à cerca de dois meses foram trocados o da IRD e do motor, de resto mais nada, e quanto à caixa de velocidades tenho uma duvida, pois tirei com o meu pai um parafuso e na ponta tava molhado de óleo, ora o que fizemos começamos a deitar óleo e mais óleo, até que chegou a uma parte que paramos de deitar mais por várias duvidas 'será que é mesmo o óleo da caixa de velocidades?' pois nem chegou a atestar, ou seja se era o óleo da caixa devia estar bem seca ou então é bem grande :?

Quanto à questão do servo freio tenho a certeza que é de lá, e em principio daqui a dias já estará a caminho :)

Abraço
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Com os sintomas que referes, e sendo mesmo o viscoso colado, aconselho-te a evitar ao máximo fazer curvas com a direcção toda "trancada", especialmente em asfalto! Estás a colocar grande parte do stress na IRD e começa a dar de si, podendo partir componentes no seu interior, tornando a reparação muito mais dispendiosa!!

Quanto à caixa lamento mas também não te posso adiantar muito, o meu é tipo carrinho de choque, só tem 2 pedais!

Abraço
JóniGonçalves
iniciante TT
iniciante TT

Sim, eu tento não esforçar muito pois sei que a IRD é que sofre as consequências e não a quero a sofrer mais :(
:lol: não faz mal, já ajudas-te no que podeste :thumbup:

Abraço!
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Muito sinceramente duvido que tenha levado um viscoso novo nessa altura! E sim, como referiu o Freepedro e bem deve ser trocado de 80 em 80.000 ou pouco mais, depende do estado do mesmo. O Freepedro tem tido oportunidade de ver vários a ser testados e há muitas diferenças e aparecem nos mais variados estados. Querer poupar gastos com o viscoso normalmente traz gastos maiores e um viscoso novo ou recondicionado numa IRD já com desgaste acentuado não faz milagres... As anilhas dos satélites do diferencial que está dentro da caixa São muito finas e quando entram em fase critica de desgaste é uma questão de tempo... Quem duvida é passar lá por casa que vêm o que quero dizer facilmente ....

Abraços
baptistama
pleno TT
pleno TT
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback

Mensagem por baptistama »

quanto à caixa de velocidades;
o bujão de enchimento (a azul) abres com uma chave 15
o bujão de vazamento (a vermelho) abres com uma cabeça de roquete 3/8
leva 2ltr certinhos de MTF94
Imagem

quanto à IRD;
o bujão de enchimento (a azul) abres com uma chave 19, geralmente está exageradamente apertado
o bujão de vazamento (a vermelho) abres com uma chave 21 (acho)
leva 1,1ltr de 75W90
Imagem

quanto ao viscoso;
podes fazer o teste de roda no ar para ver se está colado mas se estiver "apenas" a ficar preso o teste ñ te dá grandes garantias

quanto aos travões;
tens o sistema bem purgado? recentemente tive um furo num fole de um bombito e fiquei com o depósito vazio
levou quase 1,5 ltr de DOT4 até q ficasse bom pq o sistema tem q ser purgado pela ordem frt/esq, frt/dir, tras/esq, tras/dir

cumprimentos
Miguel Baptista
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

Esqueci-me referir que há também uns apoios da transmissão que vão ao ar e têm de ser substituidos, os batentes que ouves perto do viscoso pode ser precisamente o central que já deu de si... O que é normal! É uma peça metálica com o centro em borracha, que desvulcaniza e rompe, ficando a transmissão com folga, levando a que oiças e sintas pancadas, regra geral nas passagens de caixa...

Abraço
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Já agora mais uma dica se fores tu a fazer as mudas de óleo...

Primeiro abre sempre os bujoes de enchimento.... Assim garantes sempre que consegues ter óleo nas caixas...

Se retirares primeiro o óleo e depois o de enchimento não abrir com os meios que tens ficas na mão....

Abraço
JóniGonçalves
iniciante TT
iniciante TT

Boas pessoal

hoje tive a confirmação que na altura em que foi posta a nova IRD não foi colado novo viscoso (o que já suspeitava) :( agora o que me aconselhas carlossilva a fazer? pois o carro levou IRD nova com cerca de 90.000 mil e viscoso não, visto que já tem 117.000 e já precisa URGENTEMENTE de um viscoso a melhor opção será meter um novo ou recondicionado, certo? mas não trará problemas futuros na IRD, como andou este tempo todo a ser esforçada tenho medo que com o novo viscoso ela dê de si :crazy:

baptistama agradeço as imagens que ajudaram e muito :god: quanto aos travões, fuga ele não tem nenhuma, apenas como vi um post anterior de um free com os mesmos sintomas que o meu, ou seja, ao ligar o carro ouço um barulho (tipo ar) a sair dos pedais, carrego no pedal do travão e para, largo-o e após 5 segundos ele começa novamente, outra coisa à primeira pedalada no travão ele é mole e ainda desce um pouco, mas não chega ao fundo, após dar duas pedaladas seguidas ele fica duro logo no inicio da descida do pedal, com isto aqui a uns tempos ia-me espetando quando me aparece um carro inesperado na curva sem visibilidade pois carreguei no pedal tudo o que pude e ele nem chegou a parar, apenas abrandou mas sempre a correr, o que é muito mau, e ABS nem vê-lo :o

Freepedro, esses apoios por acaso não são os que ficam de cada lado do viscoso? :??
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Registado: 22 out 2012 01:35
Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi

Mensagem por BrunoBranco »

Boas, quanto ao viscoso e IRD acho que já tens aqui toda a ajuda necessária de maiores entendidos que eu!

Em relação aos travões... apostava primeiro em sangrar o sistema, se continuar a fazer o mesmo então procura a fuga!

Abraços
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Esses apoios que referes devem ser os rolamentos do viscoso! Ao trocar o viscoso esses rolamentos também normalmente devem ser substituídos... Quando troquei os meus, acho que já nem esferas tinham, só pedra!!
Coloca no Google "apoio difefencial freelander" e vais ver que te vão aparecer 2 tipos de apoio, uma peça brilhante com um zona de borracha, e outra muito parecida mas com um "apendice". O primeiro que referi estará depois do viscoso, o outro (que serão 2) estarão um de cada lado da pinha do diferencial traseiro...

Regra geral é o da transmissão a seguir ao viscoso de rompe primeiro. Tive de substituir por 2 vezes e da última (só me fez 15.000 km) troquei por umas de poliuretano que em teoria, nunca mais acabam!

Abraço
JóniGonçalves
iniciante TT
iniciante TT

BrunoBranco, penso que vou apostar e fazê-lo já amanhã, depois digo qualquer coisa :thumbup:

Freepedro já percebi do que falas, ainda no ano passado quando foi à IPO ele perdeu devido a um apoio desses estar rolado na borracha, mas não tenho bem a certeza qual foi, quer parecer-me que foram os dois que têm o 'apêndice', o outro parece que não foi mexido, mas amanhã pergunto ao meu pai que na altura foi quem meteu, mas sendo assim terei de meter o do diferencial :crazy: já agora, onde encontras esses de poliuretano?

Abraço
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Boas Jone

Um viscoso recondicionado NUNCA pode forçar mais porque está como novo.... À medida que vão passando os Km vão ficando cada vez mais presos e aí sim o esforço é demasiado....

Os casquilhos em poliuretano podes arranjar em muito sítio na net e até no mesmo sitio onde podes arranjar o viscoso recondicionado :) Nós temos um jogo para venda!

Aquilo é mesmo bom! tens de ter as bases metálicas e colocar os casquilhos de poliuretano. Fica outra loiça... Comparável a estes só os originais e mesmo assim estes devem superá-los em durabilidade (ainda não tenho conhecimento de causa neste campo, mas pelo que parece....).

Os apoios do viscoso aconselho sempre a troca e depois de alguns dissabores ou originais ou marcas boas....

Abraço
JóniGonçalves
iniciante TT
iniciante TT

Boas

e ao mudar o viscoso tenho de mudar obrigatoriamente o amortecedor de transmissão (penso que é assim) ?

uns laranja não é? (já tive a ver no facebook de voçês :rofl: ) penso que mudar apenas os casquilhos fica mais em conta :crazy:

Abraço
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Comprei os meus no Ebay, ainda ninguém os tinha por estes lados naquela altura.. Colocar os de borracha claro que ficam mais em conta, mas tendo em conta o TT moderado que o Free tem feito, investi, como referi, o anterior apenas durou 15.000 kms, para amortizar pelos anos!

O amortecedor da transmissão não etou a ver a que te referes, mas o Carlos melhor saberá!

Abraço
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Boas

O amortecedor do viscoso tem varias caminhos... Há ingleses que andam sem ele, eu já experimentei e não notei diferença...

Depois há hipótese de colocar novo ou, fazer o que temos feito, solda-lo... É logico que perde o pouco amortecimento que tem mas fica lá o peso e não se nota qualquer vibração...

Abraço
JóniGonçalves
iniciante TT
iniciante TT

Boas

bem este fim de semana foi só para andar debaixo do free... quanto aos casquilos o que levou no ano transato foi o da transmissão e pelo que vi os outros ainda vão andar mais algum tempo até haver €€€ :crazy:

amanhã o que será feito será mudança de óleos, caixa de velocidades e diferencial ... gostava que me ajudassem e dissessem a marca dos melhores óleos para o diferencial, pois acho que o melhor para a caixa será o MTF94 :)

quanto ao viscoso carlos, estou à espera da resposta do email quando entrares ao serviço :thumbup:

Abraço