Comprei este RR em 2006, e pensei deixá-lo sossegado enquanto não o tivesse reparado e restaurado na integra.
Apresentava problemas simples de resolver como por exemplo, fechaduras estragadas que não fechavam, iluminação do tablier, auto-rádio só com som de um lado, espelhos retrovisores que funcionavam parcialmente, isqueiro e plafonier sem corrente, ar condicionado a funcionar mas sem fazer frio, ventilador a funcionar só numa velocidade; a nível de interiores (excepto os estofos que estavam rasgados e queimados) estava em bom estado. No que diz respeito a mecânica, quando o comprei sabia que tinha duas cabeças estaladas, o que neste modelo como é do conhecimento geral, é comum e ocorre com mais facilidade do que aquela que se deseja. Considerando esta situação, adquiri e de imediato substitui as ditas cabeças, esperando as próximas sequelas que o levassem de novo à oficina, e a decisão de manter ou não a paixão sobre este "mito" (RR VM). Escusado será dizer, que mal saiu da oficina com as cabeças substituídas, todo o plano de restauro foi mandado "às urtigas", e o RR jamais foi deixado sossegado.
Fui eu mesmo reparando estes pequenos problemas, excepto a ventilação que só ficou resolvido com uma caixa de ventilação nova, e o ar condicionado recarregado e a válvula fechada correctamente pois era esse o problema que tinha (não tenho fotos destas reparações), envolvendo-me em todo o resto do processo. Recentemente encontrei em bom estado os estofos traseiros de um outro do mesmo modelo, e com o tecido dos estofos traseiros que estavam montados, e graças à boa vontade do estofador Sr. António Pontes na Torre, Carregado, recuperei os estofos da frente ficando com todo o interior recuperado. No dia em que o entreguei para o pintarem, ao sair dele parti as costas do banco
A pintura ficou a cargo de um amigo, o "Ti Pineta", e foi feita numa garagem... o saber é o melhor acabamento!
Tirando as manutenções da ordem (óleos, filtros, valvolinas, etc.) só voltou à oficina em 2008, com problemas na bomba de vácuo, que também optei por substituir, e este ano (2013) para substituir a caixa de direcção (que tinha uma pequena fuga de fluido e já foi reparada, entre reparação e compra da outra caixa gastei 100€), limpar radiador e substituir o viscoso, pois deu-me sinal de aquecimento duas vezes, e foi logo (Como sempre! Não o posso ouvir a "gemer"
A última deslocação que realizei foi ao Algarve. No retorno, atestei "até à boca", e fiz-me à estrada saindo de Tavira, sempre pela nacional até Ferreiras, seguindo depois por Ourique, até Alenquer, andando o que me era permitindo pelo trânsito e em regime de passeio
Atestei de novo "até à boca" e registei o consumo de 31,40 Lt, o que creio traduzir a média de 9,03 Lt/100 km.
Tem quase 180.000 km (faltam 12km), e está aqui para as curvas.
Range Rover! Não é um carro, é uma paixão!

Pintura a "descamar" o verniz.

Entre outros, a falta do canto direito.

Bem visivel a pintura deteriorada no capot.

Desmontagem dos bancos.

Remoção dos tapetes isolantes.

Ponto de corrosão junto à longarina.

Ponto de corrosão junto à longarina.

Aplicação de amerite, aplicação de manta e resina para tapar ponto de corrosão.

Aplicação de amerite, aplicação de manta e resina para tapar ponto de corrosão. Tempo de secagem.

Aplicação de amerite, aplicação de manta e resina para tapar ponto de corrosão. Tempo de secagem.

Aplicação de amerite, aplicação de manta e resina para tapar ponto de corrosão. Pintura final. Tempo de secagem.

Banco do condutor. Desmontagem e identificação de peças partidas.

Banco do condutor. Desmontagem e identificação de peças partidas. Sinais visiveis de soldaduras anteriores.

Banco do condutor. Desmontagem e identificação de peças partidas.Reposicionamento das peças.

Banco do condutor. Desmontagem e identificação de peças partidas. Soldaduras feitas.

Desmontagem do banco traseiro

Montagem do bancos dianteiros - Fora de sequência.

Montagem do bancos dianteiros, resultado final - Fora de sequência.

Montagem do banco dianteiro esquerdo, resultado final. - Fora de sequência.

Montagem do banco traseiro, resultado final. - Fora de sequência.

Desforragem e limpeza do banco traseiro

Lavagem na máquina da roupa dos forros. Estendidos a secar.

Limpeza e lixamento do banco

Limpeza e lixamento do banco

Montagem do banco traseiro, resultado final - Fora de sequência.

Desengorduramento do banco.

Remoção de ferrugens.

Remoção de ferrugens.

Montagem do banco traseiro, resultado final - Fora de sequência.

Desengorduramento do banco. Lavagem final.

Desengorduramento do banco. Lavagem final.

Pintura do banco traseiro

Pintura do banco traseiro

Montagem do banco traseiro, resultado final

Montagem do banco traseiro, resultado final

Bancos montados, interiores recuperados.

Bancos montados, interiores recuperados.

Ópticas novas montadas.

Aspecto geral final

Aspecto geral final

Aspecto geral final

Inconfundivel.

Em Cacela, no Sítio da Fábrica, Algarve - 2013