Futuro dono de um Free TD4

Discussão sobre Freelanders
Chorondus
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 mar 2013 01:08
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2002/4
Sócio LCP: 3226
RTI: 0

Futuro dono de um Free TD4

Mensagem por Chorondus »

Boas noites! Venho a este forum para agradecer a todos, uma vez que a leitura atenta das questões que aqui se levantam, permitiu-me saber tudo que importa na realização da minha última aspiração: Vou tornar-me o orgulhoso proprietário de um LR freelander!
Ainda não encontrei o certo, mas continuo à procura! E acho incrível as coisa que tenha encontrado nos sites do ramo. Embora não os tenha ido ver a vivo, pois sendo do Algarve, só me deslocarei pela certa. Encontrei desde frees sem 4x4, sem informação adequada e séria, já vi um que, pelo que percebi, andava com o estofo do tecto colado com..fita cola. Dai o meu agradecimento, pois com o que já li aqui, sei as perguntas que devem ser feitas.Aliás, um vendedor até me respondeu por email que nem percebia o que lhe estava perguntar :clap: !!!
Agora estou de olho em 3 máquinas nos sites habituais, com preferência num que está à venda no Porto e que vou pedir a familiares que o visitem Depois, se correr bem, o TD4 virá para o Reino do Algarve depois de uma revisão em oficina consagrada da cidade.
Espero que consiga aguentar a viagem, de forma a, assim que po$$ivel, colocar um viscoso novo/recon, de uma equipa deste forum e que também já contactei e cuja resposta foi impecável.
Não faço TT hardcore, mas sim ums passeios aqui pela Serra do Algarve. Até outubro tinha um grand v#t@ra de 2006 (impecável, mas gostava demasiado da oficina) e que a minha cara metade me obrigou a vender após o motor rebentar pela segunda vez (azares!!)
Foi trocado por (Ignominia!Blasfémia!Drama!).. um civic!!! :bolas:

Agora, já está decidido: Será um free TD4!

MUito gosto e darei novidades,

Nuno Viegas
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Re: Futuro dono de um Free TD4

Mensagem por Freepedro »

Muito bem vindo, ao mundo LR, em especial freemaniaco!!

Vais ficar bem servido de certeza! Problemas ha muitos mas tb os ha noutras marcas, uns mais faceis de resolver outros mais chatos... Mas tudo se resolve!!
Não te vais desapontar desta grande familia!

Abraço e boa sorte com a compra!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
baptistama
pleno TT
pleno TT
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback

Mensagem por baptistama »

Bem vindo,

parece q estás bem encaminhado e que fizeste bem o "trabalho de casa", tomara eu ter conhecimento do forum qd comprei o meu em 2008,
não ponhas logo de parte a opção de adquirir um Free q tenha alguns problemas ou q esteja em 4x2,
identificar os problemas ao vendedor e saberes o valor de reparação permite-te negociar bastante no preço e se reparares tu mesmo ainda ficas a ganhar,
o mesmo no 4x2, se o vendedor descontar o valor de o voltar a pôr em 4x4.

boa sorte com a compra e pode ser que nos cruzemos pelo Reino dos Algarves
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Seja muito bem vindo Chorondus

boa sorte na compra do Free.
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
mikeRANGErover
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 fev 2009 22:46
Land Rover: Range Rover
Sócio LCP: 2046

Mensagem por mikeRANGErover »

Chorondus Escreveu: Até outubro tinha um grand v#t@ra de 2006 (impecável, mas gostava demasiado da oficina) e que a minha cara metade me obrigou a vender após o motor rebentar pela segunda vez (azares!!)
E os Vitaras tem fama de fiaveis...
Boa sorte com o free. :cool:
diogo r
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 set 2012 23:12
Land Rover: LAND ROVER Freelander td4 2000

Mensagem por diogo r »

Parabéns pela futura aquisição do teu Free

Quando comprei o meu tmb arrisquei e comprei-o 4x2. Tinha medo que a caixa de transferencias ou mesmo o viscoso tivessem danificados, mas não. Já andei com ele Cerca de 3mil KM ( Comprei o meu free a cerca 4meses) Só o viscoso me está agora a prender.

Às vezes é uma questao de sorte
Hugo Branco
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 15 nov 2012 21:34
Land Rover: Freelander Di 1999

Mensagem por Hugo Branco »

:signbemvindo: e boa sorte com a nova máquina!

Abraço
mamgo77
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 dez 2012 20:29
Land Rover: defender 90" 200tdi 93´
Sócio LCP: 2651

Mensagem por mamgo77 »

Boas vindas do Reino do Algarve, já somos uns quantos do sul... que zona és?
conheço um Chorondo aqui na Zona...
Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Bem vindo ;)

Julgo que já nos falamos ;)

Abraço e boa sorte ;)
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

Esqueci me de referir o Encontro Nacional Freelander... Nao sei se já haverá free por essa altura mas... Não haverá melhor altura para ver tanto free junto!!
Chorondus
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Chorondus »

Bom, parece que a minha aventura freelander começou logo com 1 capricho da máquina. E ainda nem o vi ao vivo e a cores....Adquiri 1 free de 4/2002, na cidade do porto, parece que o dono anterior cuidou bem dele (aliás comprei-o aqui neste forum). Aproveitando que vivia no Porto, pedi ao vendedor que o deixasse na jipelandia, o que ele de forma prestável fez.
Como vivo no Algarve, tratei de tudo com o sr CS e saiu uma bela revisão na máquina, com tudo o que importava verificar.
Ontem, tudo já pronto, pedi a um familiar que vive na Maia para o ir buscar e traze-lo para eu poder usar e abusar ainda nesta sexta-feira.
Azar. O free amuou e parou ainda antes da via norte, sem ter feito 5KM!!!!!!Resultado, está outra vez na jipelandia e para azar meu só na terça-feira é que irei saber o que se passou e se é uma dolorosa chata....Sei que são dados a caprichos, mas como diz o outro, não havia necesssidade..... :o :ohnao: :mad: :bolas:
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

Deve ter amuado por nao ter sido o dono a ir busca-lo!!

Se eu fosse o Free tb amuava!!

Nao há de ser nada
Abraço
Chorondus
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Chorondus »

Actualizando a avaria: Parece que a caixa de velocidades (automática) do free TD4 entregou a alma ao criador.Não sabia que este era um dos riscos da máquina.Na jipelandia vão enviar a caixa para a bélgica para reparação (pelo menos 15 dias) e já nada me livra de uns mil euros de despesa. :bolas:
De facto, a coisa começou mal.
Aceito o aviso da máquina que gosta de mimos e depois de reunião familiar (felizmente ainda tenho casa,por momento pensei que a Maria iria mudar a fechadura!! :lol: )decidi pedir ao CS que fizesse a troca dos injectores e do viscoso, bem como a verificação do sistema de refrigeração.Afinal, entendi o recado da máquina :cry: . Agora vou precisar de "roubar" o trabalho do "arrumador" do parque aqui junto a casa, e conseguir mais umas "moedinhas" .Mas devo sobreviver! Apesar da hostilidade cá em casa :stick: :rocket:
Actualizarei a coisa....
baptistama
pleno TT
pleno TT
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback

Mensagem por baptistama »

isso é q foi azar...
quanto à "hostilidade das Marias" a única forma de a combater é dar-lhes a chave,
depois corres o risco de nunca mais lhe pôr as mãos em cima
Freepedro
master TT
master TT

Mensagem por Freepedro »

Foi o corpo de valvulas que foi ao ar nao?
Ja tive de fazer reparaçao dele e rondou esse valor, embora nao tenha entregue a alma ao criador mas... A caixa da jatco teve mts problemas a este nivel a tb da embraiagem que engrena as 3a, 4a e 5a velocidades...

Em conduçao tt a caixa é das melhores coisinhas!

Boa sorte com o free!
Abraço
Chorondus
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Chorondus »

Bom, a máquina já cá está comigo há 1 semana.Aproveitei a estadia do free da jipelandia para recondicionamento da cx para pedir umas "pequenas reparações" de forma a evitar outras surpresas. Assim, mimei-o com uma bomba de combustível, viscoso, apoios, recondicionamento do radiador e haja Euros!.
Fez a viagem para o Algarve em dia de calor com o ar condicionado a funcionar e tudo certo.
já fui experimentar a máquina numas "Paredes" que tenho aqui perto e é melhor que esperava. Numa das "paredes", bastante inclinada, esperava alguma dificuldade e nada!!Nem derrapou na terra e pedras soltas!!!Alguns comentários que diminuem o free não me parecem justos.
Claro, que na terça já foi confrontado com um capricho chato: Decidi fazer uma pequena volta por uma zona chamada de Barranco do Velho (Muito agradável!!) e quando chegou ao pico, reparei que o indicador da temperatura estava louco e a atingir o "ponto vermelho". Parei a tempo de ver que estava " a chover" debaixo do free. :ohnao: Em resumo, despejou o anticongelante todo. Lá veio o reboque e oficina de lands rovers do Virgilio Barros com ele.nem queria acreditar quando no dia seguido o Sr. Virgilio me disse que não via nenhum problema, tinha colocado mais liquido, que não saiu e que, depois de uns 100 Km ali continua.Nada de furos em tubos, nem problemas no termostato, nada!!!! Isto é que é uma máquina caprichosa!!O VB disse mesmo que nunca viu nada assim!! A coisa mais parecida estava nos motores DSE que faziam algo semelhante. Parece que por vezes o termostato bloqueava o liquido que era despejado. Mas nestes free nada se sabe sobre isto. Alguém já teve um problema destes??? Bom, adiante, a cx automática é fabulosa e o consumo parece andar nos 10l/100. :crazy: A ver se nada mais acontece...
,
BrunoBranco
pleno TT
pleno TT
Registado: 22 out 2012 01:35
Land Rover: EX Discovery 200 TDI - 1993
EX Freelander 2.0 Di - 1999
Range Rover 200tdi

Mensagem por BrunoBranco »

:signbemvindo:

Isso é que foi azar! Se calhar ele não estava com muita vontade de sair do norte! :D

Mas depois de toda essa revisão vais ver que te vai trazer muitas alegrias :cool:

Quanto ás capacidades TT... quem diz que é carro para subir passeios é pq nunca experimentou ou viu um a fazer TT! :dance:

Abraço e boas :driving:
ze_oliveira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 20 mar 2013 12:25
Land Rover: Modelo: Freelander 2.0 DI
Ano: 1999

Mensagem por ze_oliveira »

conseguiste ver ao certo por onde saia o anticongelante? Ao abrir o capô (partindo do principio que o abriste para inspecionar) reparaste se a tampa do reservatório do anticongelante estava devidamente fechada? Algumas das abraçadeiras estaria bem/mal apertada?
Bomba de água estava a funcionar?
Enquanto vês isso tudo, vê também a vareta do óleo, certifica-te que não encontras liquido anticongelante no óleo do motor. Seria mau sinal se sim...
Enfim... há muito por onde pode ter surgido o problema. Boa sorte, e mantem-nos a par da situação.
orlando4x4
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 jul 2009 23:44
Land Rover: Ex-Discovery Td5 99MY (Face-Lift Project)
Ex-Freelander Td4 02MY

e-mail: orlando4x4@gmail.com
Sócio LCP: 1879

Mensagem por orlando4x4 »

Chorondus Escreveu:Bom, a máquina já cá está comigo há 1 semana.Aproveitei a estadia do free da jipelandia para recondicionamento da cx para pedir umas "pequenas reparações" de forma a evitar outras surpresas. Assim, mimei-o com uma bomba de combustível, viscoso, apoios, recondicionamento do radiador e haja Euros!.
[...] reparei que o indicador da temperatura estava louco e a atingir o "ponto vermelho". Parei a tempo de ver que estava " a chover" debaixo do free. :ohnao: Em resumo, despejou o anticongelante todo.[...] Bom, adiante, a cx automática é fabulosa e o consumo parece andar nos 10l/100. :crazy: A ver se nada mais acontece...
,
é com alguma nostalgia que vejo/leio comentários do ex-meu Freelander td4....e ainda por cima, quando leio as desgraças que lhe tem sucedido....parece mesmo que está com "enguiço" e não queria deixar-nos....comprei-o em Outubro de 2011 com 104.466kms, vendi-o em 2013/abril com 118Mkms, ou seja com ele fizemos cerca de 14Mkms, com alguns precalços, claro, mas nada de alarmante; aliás, o mais alarmante ocorreu o ano passado em Espanha com o rebentamento de um remendo mal feito (remendo é sempre um remendo) por um "xiço esperto" no circuito de refrigeração (já relado aqui no forum)...mas desde então num ocorreu qualquer fuga de água, subida de temperatura...nada x nada!

Deixo aqui alguns dos registos que fazia (e continuo a fazer das minhas viaturas) duramte os 14Mkm

resumos das despesas:
Imagem

resumos dos consumos (uma parte):
Imagem

resumo de manutenções:
Imagem

Continuo incrédulo com a avaria da caixa....o resto....penso que foi por opção do Nuno/Chorondus....agora mais esta do liquido de refregiração!!??!! "cum catano"

Li que da lista de reparações, estava o recondicionamento do rediador....então verifica se tudos os tubinhos estão bem apertados....se o radiador não ficou obturado.....enfim...é muito estranho....1º após manutenção geral, a caixa "parte"...2º após reparação geral (incluindo recondicionamento do radiador) o liquido sai todo?!!!....estranho...no minimo....

Conforme já tive oportunidade de o escrever em e-mail....muitos e muitos kms de prazer com o Free.....

Um Abraço,
Orlando4x4....(agora 4x2 :vergonha: :( )
Chorondus
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Chorondus »

Boas caro Orlando!
De facto, as demais reparações foram opção minha de forma a ficar tranquilo com as habitais questões dos freelanders.
A coisa mais chata foi mesmo a cx, mas tinha de acontecer, e acontece-me a mim... Azar!Sem problemas. :cool:
Esta questão do anticongelante despejado, não há explicação. O próprio mecânico não me soube explicar e, pelo que sei, é pessoa habituada a LAND ROVER (aliás, nunca vi tantos LAND ROVER juntos como vi na oficina dele!!).
Hoje fiz mais de 100 KM, com calor, ar condicionado em pleno e nada!Provavelmente, na ocasião estava demasiado calor (+-38º), as subidas eram violentas, nenhuma brisa no ar e claro, como burguês, tinha de fazer TT com AC! :rofl:
Enfim, posso afirmar que gosto deste pequeno Free e que estou contente com a compra apesar destes azares.
Caro Orlando, apesar destes percalços, todos os mecânicos que viram o free estão de acordo em dizer que o mesmo estava muito bem tratado e conservado, tal como eu já sabia quando lhe fiz a proposta, depois de seguir os seus posts neste forum.
Agora será preciso ver se a máquina deixa de amuar...
Um pequena nota: Quem desenhou o free entendeu que precisava de inovar e que para isso teria de se lembrar das coisas mais estúpidas possíveis para colocar. Alguém me explica o que faz o manipulo de abertura do capot do motor no lado do banco do pendura?????Nem vou comentar o tempo que levei a encontrar a coisa......