joao carvalho Escreveu:Mais lenha para a fogueira..
Aproveitei a folga e estive a investigar o porquê de tudo estar bem e o ponteiro ás vezes andar a "dançar" na zona do meio, mesmo com este calor.
Depois de algum tempo de reflexao, ajudado por um copo de verde fresquinho

, toca de sacar fora o termostato. Era de marca branca (nem marca tinha) e só dizia 80 que penso ser os 80ºc. Fui á bmw buscar um termostato original para ele. Custa 40€, nao acho nenhuma fortuna por material bom. Pois bem, o diametro da valvula do original é maior que o de marca branca!! Fiz o teste da panela ao antigo e só aos 80 é que começou a abrir. O original aos 80 já está quase aberto na totalidade!
Eu particularmente, não achei nada barato 40€...
Noutras marcas (Origem), 25€; 30€.....
Interessante o abrir, mas não te esqueças que um é novo o outro é "velho", além do mais tenho lido a XX temperatura, é a partir da qual começam a abrir....
(já agora, que termómetro usaste? queria "aferir" um manómetro made by RPC com sonda)
joao carvalho Escreveu:
Outra coisa (tomcat, a respeito das ventoinhas). O viscoso dispara com o calor do radiador correcto? Se as ventoinhas do AC dispararem, por exemplo, por volta dos 85ºc ou perto, a massa de ar quente que vão deslocar "chapam" logo no viscoso, o que acelera o tempo de resposta dele, logo o motor acaba por manter a temperatura certa de forma mais estável. Parece certo este raciocínio?
O viscoso dispara, com o calor que vem da frente, seja ele do radiador do AC,Intercooler ou radiador de água.
Sim por um lado faz sentido, lê este tópico
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=9&t=26686.
Ou seja, no meu caso o ponteiro já estava para a esquerda, mas tinha ainda o viscoso atracado.
Não te esqueças, que o viscoso "atraca", mas antes de atracar ele está a sugar ar.
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...