Quero melhorar o P38

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE
RTI: 0

Re: Quero melhorar o P38

Mensagem por joao carvalho »

Mais lenha para a fogueira..
Aproveitei a folga e estive a investigar o porquê de tudo estar bem e o ponteiro ás vezes andar a "dançar" na zona do meio, mesmo com este calor.
Depois de algum tempo de reflexao, ajudado por um copo de verde fresquinho :lol: , toca de sacar fora o termostato. Era de marca branca (nem marca tinha) e só dizia 80 que penso ser os 80ºc. Fui á bmw buscar um termostato original para ele. Custa 40€, nao acho nenhuma fortuna por material bom. Pois bem, o diametro da valvula do original é maior que o de marca branca!! Fiz o teste da panela ao antigo e só aos 80 é que começou a abrir. O original aos 80 já está quase aberto na totalidade!

Outra coisa (tomcat, a respeito das ventoínhas). O viscoso dispara com o calor do radiador correcto? Se as ventoínhas do AC dispararem, por exemplo, por volta dos 85ºc ou perto, a massa de ar quente que vao deslocar "chapam" logo no viscoso, o que acelera o tempo de resposta dele, logo o motor acaba por manter a temperatura certa de forma mais estavel. Parece certo este raciocinio?
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

joao carvalho Escreveu:Mais lenha para a fogueira..
Aproveitei a folga e estive a investigar o porquê de tudo estar bem e o ponteiro ás vezes andar a "dançar" na zona do meio, mesmo com este calor.
Depois de algum tempo de reflexao, ajudado por um copo de verde fresquinho :lol: , toca de sacar fora o termostato. Era de marca branca (nem marca tinha) e só dizia 80 que penso ser os 80ºc. Fui á bmw buscar um termostato original para ele. Custa 40€, nao acho nenhuma fortuna por material bom. Pois bem, o diametro da valvula do original é maior que o de marca branca!! Fiz o teste da panela ao antigo e só aos 80 é que começou a abrir. O original aos 80 já está quase aberto na totalidade!
Eu particularmente, não achei nada barato 40€...
Noutras marcas (Origem), 25€; 30€.....
Interessante o abrir, mas não te esqueças que um é novo o outro é "velho", além do mais tenho lido a XX temperatura, é a partir da qual começam a abrir....
(já agora, que termómetro usaste? queria "aferir" um manómetro made by RPC com sonda)
joao carvalho Escreveu: Outra coisa (tomcat, a respeito das ventoinhas). O viscoso dispara com o calor do radiador correcto? Se as ventoinhas do AC dispararem, por exemplo, por volta dos 85ºc ou perto, a massa de ar quente que vão deslocar "chapam" logo no viscoso, o que acelera o tempo de resposta dele, logo o motor acaba por manter a temperatura certa de forma mais estável. Parece certo este raciocínio?
O viscoso dispara, com o calor que vem da frente, seja ele do radiador do AC,Intercooler ou radiador de água.
Sim por um lado faz sentido, lê este tópico http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=9&t=26686.
Ou seja, no meu caso o ponteiro já estava para a esquerda, mas tinha ainda o viscoso atracado.

Não te esqueças, que o viscoso "atraca", mas antes de atracar ele está a sugar ar.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

tomcat Escreveu: Eu particularmente, não achei nada barato 40€...
Noutras marcas (Origem), 25€; 30€.....
Interessante o abrir, mas não te esqueças que um é novo o outro é "velho", além do mais tenho lido a XX temperatura, é a partir da qual começam a abrir....
(já agora, que termómetro usaste? queria "aferir" um manómetro made by RPC com sonda)
Tinha no Ebay um da wahler por 27,50€ mas tinha de estar á espera uma semana e tal.
Eh pa de 25 para 40 também é menos uma saida á noite para mim, portanto, tanto faz :thumbup:
Termometro, usei um antigo de laboratório em mercurio. É preciso QB para isto. Pronto o abrir, tendo em conta que um é velho e o outro nao ainda vá lá... agora o diametro de dentro é que foi a surpresa.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Por falar em termostatos....

Ou o meu TS "bloqueou" semi-aberto, ou então dado o facto de remover as borrachas laterais (mas tornando a por a do corta fogo), nunca vi o ponteiro do RR tão em "baixo" e com AC ligado e não me lembro de ter enfrentado estas temperaturas exteriores tão altas.

Deixo aqui o meu testemunho.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Tomcat, também tenho novidades.

Coloquei o novo termostato no sitio (o da BMW), O-ring novo, e sangrei o sistema todo "by-the-book".. Vi e revi tudo e fui dar uma volta com o carro ontem ao fim da tarde, com o AC ligado e a enfrentar subidas. No exterior a temperatura andava nos 35ºC. O ponteiro fico estático um milimetro (mais ou menos) antes do meio, e mesmo em esforço nao passou daí. Usei o anticongelante original na proporção certa.

Tenho, no entanto, cerca de 25 cm dos extemos da borracha do corta fogo, cortados. Vou meter a borracha nova no sitio (nao cortada) e tirar conclusões.

As laterais que falas sao só aquelas tiras que fazem o prolongamento que vem da frente, certo?
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

joao carvalho Escreveu: ...
Tenho, no entanto, cerca de 25 cm dos extremos da borracha do corta fogo, cortados. Vou meter a borracha nova no sitio (não cortada) e tirar conclusões.

As laterais que falas são só aquelas tiras que fazem o prolongamento que vem da frente, certo?
João, são mesmo essas.
Usa uma chave de fendas larga, para facilitar a sua remoção.

Outra coisa, e pode ser coincidência, esporadicamente o meu RR, tinha a mania de ir para a posição TT... em andamento.
Depois de fiz esta operação (borrachas laterais) nunca mais notei.
(o sintoma tudo indica que seja o drive pack nas couves, só me lembrei/associei depois de ter lido na net um tipo que pôs uma ventoinha de
Pc, a ventilar a caixa EAS :sing: e deixou de ter "comportamentos estranhos").....
Um abraço.

rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

uma coisa que me aconselharam a fazer logo que comprei o meu foi retirar a tampa de EAS!! :ler: é que nós não vivemos propriamente na Suecia... :lol: :driving:
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

tomcat Escreveu:Por falar em termostatos....

Ou o meu TS "bloqueou" semi-aberto, ou então dado o facto de remover as borrachas laterais (mas tornando a por a do corta fogo), nunca vi o ponteiro do RR tão em "baixo" e com AC ligado e não me lembro de ter enfrentado estas temperaturas exteriores tão altas.

Deixo aqui o meu testemunho.
E confirmo isso. Retirei as laterais, meti.lhes um etiqueta e foram para a mala. Coloquei a nova do corta fogo que cá tinha e entao nao é que o range nao voltou mais a passar o traço do meio ?!?! Depois de ler tudo o que pude ler até hoje chego á conclusao que um dos melhores upgrades é mesmo retirar as borrachas laterais. A partir basta apenas que tudo o resto esteja em condições. Nao tive nenhum stress com a refrigeração do p38 até hoje mas nao há duvida que aquela corrente de ar pela lateral desce (e de que maneira) a temperatura dentro do cofre.
Quando vierem as chuvas (sobretudo o inverno) tornam-se a pôr :thumbup:
mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511

Mensagem por mcapinha »

Alguém mete aqui uma foto dessas laterais, por favor?
Imagem
zegato79
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 jul 2012 22:49
Land Rover: Range Rover P38 2.5 Dse 1999

Mensagem por zegato79 »

Tambem agradecia uma fotografia.
Obrigado.
nelsonf
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 mai 2013 00:56
Land Rover: range rover 2.5 DT P38
Sócio LCP: 2928

Mensagem por nelsonf »

umas fotos vinha mesmo a calhar :lol:
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Nao tenho fotos mas é muito simples. São, tao somente, as borrachas que estao fixas no capô que fazem batente com os guarda lamas. O capô tem 3. Uma á frente e duas de lado. Basta retirar as de lado (com jeito para nao partir as molas que as seguram)
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Imagem
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223