Quero melhorar o P38

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Carregal
júnior TT
júnior TT
Registado: 02 fev 2009 10:29
Land Rover: RR 300Tdi Classic - 1994

EX:
LAND ROVER Serie - 1973
RR 2.5 DSE - 2000
Sócio LCP: 334

Re: Quero melhorar o P38

Mensagem por Carregal »

mcapinha
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 set 2008 21:19
Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2511
RTI: 0

Mensagem por mcapinha »

tomcat Escreveu:Retomando o tópico.
(2)Como já referi, vou colocar as ventoinhas do AC a trabalhar como backup/automático, já descobri o "maldito" fio azul/preto.
A minha pergunta é: ligaram o fio directamente a "massa" ou colocaram algum relay??
Não queria andar com mais fios.

Sendo o teu um MY99, não tem já essa alteração ? Não tem o 3º sensor na cabeça para fazer disparar as ventoinhas ?
Em relação ao relay, tenho quase a certeza absoluta de que não precisas, porque quando ligas o azul/preto à massa, ele vai activar o relay das ventoinhas (é corrente de controlo, não é corrente de potência portanto). Só não tenho a certeza absoluta porque a última vez que olhei para os esquemas eléctricos disso foi há uns 2 anos e depois nunca fui para lá de montar um sistema manual para ligar as ventoinhas no máximo, quando me apetece.
tomcat Escreveu: (3)Apesar de haver, mesmo neste tópico, informações contraditórias em relação ao uso da ventoinha eléctrica e sua performance no P38A, eu estou a ponderar aplicar no meu RR.
(confesso que eventualmente numa primeira fase Outono, Inverno).
Dado que o meu viscoso está bom, (ou seja, não faz sentido gastar dinheiro numa Kenlowee), além do Peugeot 207CC que outras ventoinhas acessív€is e funcionais numa "sucata" temos?
Deixa ver se o Gameiro aparece aqui e dá o input dele. Eu, pessoalmente, não me metia nisso. A sentimento, parece-me que o caudal gerado por uma eléctrica é bem inferior ao do viscoso. Se as eléctricas fossem uma opção viável, de certeza que vinha de fábrica assim :sing:
Imagem
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

mcapinha Escreveu: Sendo o teu um MY99, não tem já essa alteração ? Não tem o 3º sensor na cabeça para fazer disparar as ventoinhas ?
Em relação ao relay, tenho quase a certeza absoluta de que não precisas, porque quando ligas o azul/preto à massa, ele vai activar o relay das ventoinhas (é corrente de controlo, não é corrente de potência portanto). Só não tenho a certeza absoluta porque a última vez que olhei para os esquemas eléctricos disso foi há uns 2 anos e depois nunca fui para lá de montar um sistema manual para ligar as ventoinhas no máximo, quando me apetece.
Obrigado (simplificou) a parte de ser, baixa corrente.
sinceramente, não sei se tem ou não :vergonha: o 3º sensor.
Mas mesmo que tenha, disparar aos 100ºC... até que o efeito "refrescante" surga, já pode ser muito tarde.... apenas isso.
mcapinha Escreveu:
tomcat Escreveu: (3)Apesar de haver, mesmo neste tópico, informações contraditórias em relação ao uso da ventoinha eléctrica e sua performance no P38A, eu estou a ponderar aplicar no meu RR.
Dado que o meu viscoso está bom, (ou seja, não faz sentido gastar dinheiro numa Kenlowee), além do Peugeot 307CC que outras ventoinhas acessív€is e funcionais numa "sucata" temos?
Deixa ver se o Gameiro aparece aqui e dá o input dele. Eu, pessoalmente, não me metia nisso. A sentimento, parece-me que o caudal gerado por uma eléctrica é bem inferior ao do viscoso. Se as eléctricas fossem uma opção viável, de certeza que vinha de fábrica assim :sing:
Penso como tu, e o meu "problema" de implemantar/testar é de ser a cara metade a circular com o RR diariamente.
(para ela uma luz VERMELHA no painel, é uma luz vermelha :bolas: )
Pelo que não poderei "analisar" o funcionamento, sem estar "stressado".

Se há relatos de pessoas a usarem sem stress (@FLG;@windman;@outland;Gameiro (este com uma XPTO)), associado ao facto de ter trocado email com @datatek (que só tem as do AC, outro clima é verdade).
Não sei até que ponto não é mesmo viável....

É que tive a portunidade de "ouvir" um DSE sem viscoso..... e tb quero!!!!!
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

Paulo ja falas te pessoalmente com o RUI "windman" ?

liga lhe e fala um pouco com ele para ouvires a opinião dele sobre a ventoinha no dse dele pode ser que mudes de opinião mais rapidamente :)

quanto ao vaso.

será mais um extra que o tal range ira levar para se testar e ver como funciona.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE

Mensagem por joao carvalho »

paulo jorge Escreveu:Paulo ja falas te pessoalmente com o RUI "windman" ?

liga lhe e fala um pouco com ele para ouvires a opinião dele sobre a ventoinha no dse dele pode ser que mudes de opinião mais rapidamente :)

quanto ao vaso.

será mais um extra que o tal range ira levar para se testar e ver como funciona.
Paulo, isso sim. O vaso, na minha opiniao, é que é um upgrade e é pena que a LAND ROVER nao se tenha lembrado deste pormenor.. O problema é encontrar isso. Mais vale ir á BM e comprar novo porque numa sucata pedir "um deposito de expansão pó M3 faxabor...." São logo 300€ só para a parte M3....
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
6 LUGARES "o LARANJINHA"

mas no meu caso não será o vaso do m3 mas sim o vaso original do p38

joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Mas o sensor está no vaso ou na tampa?
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
6 LUGARES "o LARANJINHA"

no m3 esta no vaso

editado entretanto pois confundi os vasos
Última edição por paulo jorge em 20 mai 2013 23:31, editado 1 vez no total.

joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Percebido :thumbup:
costatt
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 jan 2010 23:34
Land Rover: Range Rover P38
Sócio LCP: 2460

Mensagem por costatt »

O sensor está no vaso, e para que não fique duvidas

Imagem
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
6 LUGARES "o LARANJINHA"

tens rasão COSTATT agora fui eu que me baralhei :)

nos outros é que é na tampa...

mmgameiro
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 dez 2006 22:04
Land Rover: http://clientes.netvisao.pt/kids2009/fotos/rodape.jpg

RR TD VM 1991
RR DSE 96
Sócio LCP: 0

Mensagem por mmgameiro »

tomcat Escreveu:
mcapinha Escreveu: Sendo o teu um MY99, não tem já essa alteração ? Não tem o 3º sensor na cabeça para fazer disparar as ventoinhas ?
Obrigado (simplificou) a parte de ser, baixa corrente.
sinceramente, não sei se tem ou não :vergonha: o 3º sensor.
Mas mesmo que tenha, disparar aos 100ºC... até que o efeito "refrescante" surga, já pode ser muito tarde.... apenas isso.
mcapinha Escreveu:
Dado que o meu viscoso está bom, (ou seja, não faz sentido gastar dinheiro numa Kenlowee), além do Peugeot 307CC que outras ventoinhas acessív€is e funcionais numa "sucata" temos?
Penso como tu, e o meu "problema" de implemantar/testar é de ser a cara metade a circular com o RR diariamente.
(para ela uma luz VERMELHA no painel, é uma luz vermelha :bolas: )
Pelo que não poderei "analisar" o funcionamento, sem estar "stressado".

Se há relatos de pessoas a usarem sem stress (@FLG;@windman;@outland;Gameiro (este com uma XPTO)), associado ao facto de ter trocado email com @datatek (que só tem as do AC, outro clima é verdade).
Não sei até que ponto não é mesmo viável....

É que tive a portunidade de "ouvir" um DSE sem viscoso..... e tb quero!!!!!

Boas Pessoal
Em Relação há ventoinha elétrica estou 100% satisfeito mas atenção a minha ventoinha é mais forte que o próprio viscoso, o viscoso tem cerca de 4500 CFM de caudal e a minha tem 5000CFM (http://www.fordmuscle.com/archives/2006 ... index3.php) neste link tem um exemplo
Na altura estive a estudar qual a melhor solução visto que esta ventoinha não é nada barata eu por acaso consegui uma por 50€ pouco usada mas o Paulo Miguel largou quase 500€ por uma nova vinda dos USA
a alternativa que encontrei na altura foi uma Zirgo (http://www.zirgo.com/catalog/Cooling-Fa ... ans/ZFU16S)
Mas atenção a Montagem desta ventoinha como eu tenho implica algumas alterações para la conseguir enfiar a dita ventoinha...
uma coisa útil pra baixar a temperatura quando se puxa por ele é passar o IC pra frente dos radiadores faz toda a diferença
Com a montagem fiz um esquema de segurança com leds para se alguma coisa correr mal em andamento eu saber antes que seja tarde...
E como falam também fiz o upgrade do vaso do M3 com sensor que vale muito a pena é uma segurança que já me salvou uma vez junto com o funcionamento das ventoinhas do AC em caso SOS
Procurem com paciência no ebay pelo vaso o meu custou-me 30€ já com portes no ebay Alemão e encontrei la outros que na altura publiquei...
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

costatt Escreveu:O sensor está no vaso, e para que não fique duvidas

Imagem
Olha um P38 sem a borracha no sitio :)
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

mmgameiro Escreveu:Em Relação há ventoinha elétrica estou 100% satisfeito mas atenção a minha ventoinha é mais forte que o próprio viscoso, o viscoso tem cerca de 4500 CFM de caudal e a minha tem 5000CFM (http://www.fordmuscle.com/archives/2006 ... index3.php)
Gameiro, a ventoínha coube no sitio sem ser preciso alterar nada? Sei que o IC passar para a frente foi um upgrade, mas no entanto a ventoínha por sí só cabe no sitio sem mexer em mais nada (fora o viscoso, claro) ?
Que tal a resposta do motor? Nota-se muito a diferença de inércia?
mmgameiro
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 dez 2006 22:04
Land Rover: http://clientes.netvisao.pt/kids2009/fotos/rodape.jpg

RR TD VM 1991
RR DSE 96
Sócio LCP: 0

Mensagem por mmgameiro »

joao carvalho Escreveu:
mmgameiro Escreveu:Em Relação há ventoinha elétrica estou 100% satisfeito mas atenção a minha ventoinha é mais forte que o próprio viscoso, o viscoso tem cerca de 4500 CFM de caudal e a minha tem 5000CFM (http://www.fordmuscle.com/archives/2006 ... index3.php)
Gameiro, a ventoínha coube no sitio sem ser preciso alterar nada? Sei que o IC passar para a frente foi um upgrade, mas no entanto a ventoinha por sí só cabe no sitio sem mexer em mais nada (fora o viscoso, claro) ?
Que tal a resposta do motor? Nota-se muito a diferença de inércia?
Boas João, Não a ventoinha não cabe depois de tirar o viscoso tens de "inventar" espaço para poderes montar eu mudei os apoios do apoio do radiador e com isso cheguei tudo pra frente uns 7 cm que era o necessário e dei um pequeno corte no plástico da própria ventoinha agora entre a ventoinha e o motor (as polis) tenho menos de um centímetro mas é seguro porque o motor oscila só para os lados e não pra frente

Em relação ao resto que perguntas nota-se a diferença em primeiro lugar no consumo no conforto o motor faz bem menos barulho e eu acho que fica com mais genica. Podes sempre um dia com o motor mesmo completamente frio numa manha tiras o viscoso e andas uns minutos poucos para veres a diferença...
Outra das vantagens grandes é poderes controlar a ventoinha antes dos problemas aparecerem por exemplo se vais subir uma serra como eu faço no verão quando vou para a Arrábida se puxas por ele com +/- 40º de temperatura é certo que ele possa começar a ficar com calor em alternativa antes de subir ligo a ventoinha para prevenir e depois se for o caso ainda ligo as do AC.
Mas em subida normal funciona na perfeição sem qualquer tipo de problemas fazes uma viagem em auto estrada e a ventoinha nunca se chega a ligar o que prova que o viscoso em grande parte do tempo so esta la a estorvar.
se fores a minha pagina do face tens la fotos das alterações que fui fazendo se quiseres saber mais alguma coisa podes perguntar. o mail do face é mmgamas@gmail.com
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Boas!

Já testei as ventoinhas do AC.

Infelizmente, não gostei do "pico" de corrente que origina no arranque. :?
Pelo que vou "inventar" um esquema por forma a activar primeiro a velocidade baixa e passado X segundos activar a velocidade rápida.
Alias, penso que é mesmo assim no comando feito pela Hevac.
Alguém sabe qual (e onde fica) o "simples" fio para activar a velocidade lenta das ventoinhas do AC?

Aproveito para partilhar uma info sobre uma ventoinha "acessível" e pelos vistos com boa "tiragem".
É a ventoinha dos Clio 1.9D (disseram-me que as dos 1.5 Dci é a mesma, confirmem).
Esta informação foi me partilhada pelo @outland e por uma oficina que tb trabalha com 4*4 e que aplica em viaturas para "TTrial".
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Ora bem, dado que isto está muito parado....
joao carvalho Escreveu: ....

Paulo, isso sim. O vaso, na minha opiniao, é que é um upgrade e é pena que a LAND ROVER nao se tenha lembrado deste pormenor.. O problema é encontrar isso. Mais vale ir á BM e comprar novo porque numa sucata pedir "um deposito de expansão pó M3 faxabor...." São logo 300€ só para a parte M3....
Pois, farto dos valores pedidos, toca a arranjar alternativas...
e aqui está:
Imagem

Vaso de expansão de op#l Omega2 com motor tds ;)
Ainda vou ter que estudar como colocar, mas por 10€ :sing:

Em baixo

A odisseia....
Imagem
Um abraço.

FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Agora é que vai for tomcat ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Este tópico parou um bocado pela minha parte pois nao tenho tido tempo para andar de volta do range, e nestes dias de calor tenho preferido deixá-lo na garagem e andar no utilitário.

Do muito que tenho lido há um outro pormenor bastante importante e que poucos se lembram de falar. O numero de pás da ventoínha influencia muito o caudal de ar. E ao contrário do que eu pensava, as ventoínhas com menos pás acabam por ser mais eficientes. O unico contra é que fazem algum ruído a trabalhar. Não acreditei até ver :thumbup: Nos momentos em que essas ventoínhas nao rodam, ou rodam pouco, o caudal de ar é maior. Num cofre onde o fluxo de ar já é pouco, isso ajuda. E por falar em fluxo de ar, vale a pena ver o radiador de ac que, no meu caso, estava cravado de insectos.

Tomcat essa ventoinha que aparece na foto, também é do omega?
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

joao carvalho Escreveu: ...
Do muito que tenho lido há um outro pormenor bastante importante e que poucos se lembram de falar. O numero de pás da ventoínha influencia muito o caudal de ar. E ao contrário do que eu pensava, as ventoínhas com menos pás acabam por ser mais eficientes. O único contra é que fazem algum ruído a trabalhar. Não acreditei até ver :thumbup:
Confirmo as questão do número de pás e das "rectas" vs curvas ;)
joao carvalho Escreveu: Nos momentos em que essas ventoinhas não rodam, ou rodam pouco, o caudal de ar é maior.
Por isso estou a "magicar" um modo "verão/ AC" ;).
Aliás o problema (além da característica do nosso motor (quente)) de ir para eléctrico, é isso mesmo, não temos "ventilação", que temos com o viscoso.

Ao passarmos para uma eléctrica, vamos ter temperaturas de disparo, ou seja, tudo ou nada.

Por isso necessitamos de um bom compromisso, entre eficiência das ventoinhas e consumo eléctrico, onde colocar sensor e gama de temperaturas :bolas:

Porque +- a partir dos 70 km/h as ventoinhas não estão lá a fazer nada.... nem o viscoso( a não ser a dita ventilação...)
joao carvalho Escreveu: Tomcat essa ventoinha que aparece na foto, também é do omega?
Não... :sing:
Um abraço.