Sai água pela tampa do vaso de expansão...
- jpclourenco
- caloiro TT

- Registado: 08 out 2011 02:02
- Land Rover: Defender TF5 2500 1999
- RTI: 0
Sai água pela tampa do vaso de expansão...
Desde há já algum tempo que tenho um problema no Defender TD5 de 1999.
Sai sempre alguma água pela tampa do vaso de expansão.
Levou há um mês e pouco um radiador novo, uma tampa do vaso de expansão e um termostato. Foi bem sangrado mas deita sempre alguma água pela tampa.
Notei ainda com a tampa aberta, que o nível está correto com o carro desligado e quando o ligo e começa a chegar à sua temperatura normal, o nível de água sobe e por vezes chega mesmo a sair àgua.
Foi feito ainda um teste para ver se a junta de cabeça tinha algum problema mas está em perfeitas condições.
Antes de colocar o termostato, foi testado para ver se abria à temperatura certa.
Notei ainda que mesmo depois do motor estar frio e após algumas horas, quando abro a tampa do vaso de expansão, sai sempre algum ar como tivesse alguma pressão, isto é normal?
Ando maluco com isto e não consigo descobrir porque isto acontece. Alguém me consegue dar umas dicas sobre o problema.
Muito obrigado
Sai sempre alguma água pela tampa do vaso de expansão.
Levou há um mês e pouco um radiador novo, uma tampa do vaso de expansão e um termostato. Foi bem sangrado mas deita sempre alguma água pela tampa.
Notei ainda com a tampa aberta, que o nível está correto com o carro desligado e quando o ligo e começa a chegar à sua temperatura normal, o nível de água sobe e por vezes chega mesmo a sair àgua.
Foi feito ainda um teste para ver se a junta de cabeça tinha algum problema mas está em perfeitas condições.
Antes de colocar o termostato, foi testado para ver se abria à temperatura certa.
Notei ainda que mesmo depois do motor estar frio e após algumas horas, quando abro a tampa do vaso de expansão, sai sempre algum ar como tivesse alguma pressão, isto é normal?
Ando maluco com isto e não consigo descobrir porque isto acontece. Alguém me consegue dar umas dicas sobre o problema.
Muito obrigado
- t_soares
- master TT

- Registado: 06 out 2009 00:15
- Land Rover: Disco 200 & Disco 300
- Sócio LCP: 0
Re: Sai água pela tampa do vaso de expansão...
Boas...
Isso so pode ser a culaça ou a junta no minimo....
Como é que testaram a cabeça?? tiraram fora??
-
MCFerreira
- iniciante TT

- Registado: 08 abr 2013 23:50
- Land Rover: Defender 90 2.4TD 2008
O meu Defender TD4 tb derramava, mas foi so trocar a tampa e acho que ficou bom... Nunca me pareceu que cria-se pressão. Já me aconteceu criar pressao noutro carro que tive, e inclusivé derramava do tampão. Era a junta da culassa...Mas para testarmos a cabeça tivemos que tirar fora... Espero que ajude!
-
MCFerreira
- iniciante TT

- Registado: 08 abr 2013 23:50
- Land Rover: Defender 90 2.4TD 2008
Já agora, alguem me sabe se o tampão do TD5 é igual ao do TD4? o qie comprei é de um TD5 e o meu motor é o TD4, ficou sem derramar mas n sei se trará problemas futuros?
- jpclourenco
- caloiro TT

Foi testado numa casa que fabrica e repara radiadores. Acho que os sujeitos têm agora um kit que testa o monóxido de carbono e é feito no vaso de expansão (http://www.tuning.online.pt/forum/teste ... 32791.html).t_soares Escreveu:Boas...
Não deita fumo branco mas também pode acontecer de ser uma fuga mínima e que só cria algum ar dentro do circuito de refrigeração, pois sei que nos td5 a junta é de metal e diferente dos 200 ou 300 tdi que é de cartão.
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Viva jpclourenco
é normal ganhar um pouco de pressão no vaso... agora ao ponto de deitar agua fora
Se como foi dito o problema não é do tampo, mesmo não deitando fumo branco pode ter um problema na junta ou na cabeça do motor...
é normal ganhar um pouco de pressão no vaso... agora ao ponto de deitar agua fora
Se como foi dito o problema não é do tampo, mesmo não deitando fumo branco pode ter um problema na junta ou na cabeça do motor...
- jpclourenco
- caloiro TT

No dia de ontem fiz um teste. Deixei o jipe ganhar a temperatura normal de funcionamento e com a tampa do vaso aberta, deixei que ditasse água para fora de vez em quando. Apertei com o acelerador durante cerca de 5 minutos e fui controlando. Quando a água chegava quase ao nível da tampa e já não deitava nada para fora, fechei a tampa e fui dar uma volta puxando bastante por ele em subidas acentuadas (sempre em 2ª e 3ª). Agora fui ver o nível de água e está na linha certa (coolant level). O que me leva a pensar, ou tenho uma fuga muito pequena e esporádica algures ou apenas existia algum ar dentro do sistema e que pelos procedimentos que fiz acima, eventualmente terá saído. Se for uma fuga na junta de cabeça, voltará a criar ar dentro do sistema não é assim? E já agora, os procedimentos que efetuei estão corretos?FLG Escreveu:Viva jpclourenco
é normal ganhar um pouco de pressão no vaso... agora ao ponto de deitar agua fora![]()
Obrigado
- FLG

Se tiver agua acima do nível é normal que saia fora...
Pode ter o circuito mal sangrado ou ar a entrar no sistema... nada como verificar o aperto das abraçadeiras e o estado dos tubos.
O josecamorim já disse que acontece o nível baixar até um certo ponto no vaso de expansão... depois de baixar até um certo nível nunca mais baixa... nada como fazer o teste...
Pode ter o circuito mal sangrado ou ar a entrar no sistema... nada como verificar o aperto das abraçadeiras e o estado dos tubos.
O josecamorim já disse que acontece o nível baixar até um certo ponto no vaso de expansão... depois de baixar até um certo nível nunca mais baixa... nada como fazer o teste...
- Fabio Prata
- master TT

- Registado: 31 jan 2008 11:17
- Land Rover: Ex Defender 90 300tdi 1995,defender 90 td5 2005,defender 110 td5 2006.Discovery 3 SE 2007.actual defender 110xs 2011
- Sócio LCP: 2400
Boas
O primeiro defender td5 que tive perdia agua. Foi a LAND ROVER
Aqui varias vezes por isso e porque estava na garantia.
E agua continuava a baixar até um certo nível. A LAND ROVER até me
Aumentou o tempo de garantia. Um dia um colega de trabalho disse me
Para marcar o nível a que a agua ficava e não me preocupar.
Ir vendo mas não por mais agua.
Fiz isso e depois de fazer muitos km e fazer um pouco de tt
Cheguei a conclusão que não baixava mais do que aquilo.
Pode ser isso que se passa.
Nunca tive problemas até o vender.
Fabio
O primeiro defender td5 que tive perdia agua. Foi a LAND ROVER
Aqui varias vezes por isso e porque estava na garantia.
E agua continuava a baixar até um certo nível. A LAND ROVER até me
Aumentou o tempo de garantia. Um dia um colega de trabalho disse me
Para marcar o nível a que a agua ficava e não me preocupar.
Ir vendo mas não por mais agua.
Fiz isso e depois de fazer muitos km e fazer um pouco de tt
Cheguei a conclusão que não baixava mais do que aquilo.
Pode ser isso que se passa.
Nunca tive problemas até o vender.
Fabio
- Mário Antão
- maníaco TT

- Registado: 14 abr 2008 17:12
- Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3 - Sócio LCP: 1929
Pois, esse foi o teu maior problemaFabio Prata Escreveu:...Nunca tive problemas até o vender.

- jpclourenco
- caloiro TT

Estive a verificar os tubos e braçadeiras e lembrei-me de fazer uma coisa.
Removi o interior da tampa do vaso de expansão antiga e reparei o conjunto (a mola estava deslocada) e experimentei a pôr a tampa no depósito no dia de ontem. Já fiz alguns quilómetros (cerca de 45kms) com ele à temperatura normal, e o que é certo é que não sai água nenhuma. Quando está frio o nível está no sitio certo. Será que é problema da tampa que comprei (juntamente com o radiador) e que não deixa sair ar nenhum (possivelmente avariada ou não é para o TD5), e daí criar muita pressão porque não sai o ar existente e vão saindo algumas gotas com a pressão ou será mesmo da junta de cabeça?
Achei só estranho e com esta tampa (a antiga) após algumas horas depois de parar não existe praticamente pressão no interior quando tiro a tampa o que não acontecia com a outra (nova).
Removi o interior da tampa do vaso de expansão antiga e reparei o conjunto (a mola estava deslocada) e experimentei a pôr a tampa no depósito no dia de ontem. Já fiz alguns quilómetros (cerca de 45kms) com ele à temperatura normal, e o que é certo é que não sai água nenhuma. Quando está frio o nível está no sitio certo. Será que é problema da tampa que comprei (juntamente com o radiador) e que não deixa sair ar nenhum (possivelmente avariada ou não é para o TD5), e daí criar muita pressão porque não sai o ar existente e vão saindo algumas gotas com a pressão ou será mesmo da junta de cabeça?
Achei só estranho e com esta tampa (a antiga) após algumas horas depois de parar não existe praticamente pressão no interior quando tiro a tampa o que não acontecia com a outra (nova).
- Fabio Prata
- master TT

- Registado: 31 jan 2008 11:17
- Land Rover: Ex Defender 90 300tdi 1995,defender 90 td5 2005,defender 110 td5 2006.Discovery 3 SE 2007.actual defender 110xs 2011
- Sócio LCP: 2400
Mário Antão Escreveu:Pois, esse foi o teu maior problemaFabio Prata Escreveu:...Nunca tive problemas até o vender.![]()
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
de que marca era a tampa ?
a marca pode dizer muita coisa ...
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
- jpclourenco
- caloiro TT

O que vejo no interior da tampa é "PRESCO" mas junto também duas imagens de uma tampa igualpaulo jorge Escreveu:de que marca era a tampa ?

Já andei a pesquisar na internet se pode ser montado um sensor do nível da água. Alguém pode dar-me alguma informação de um sensor que seja fiável e económico
- FLG

Viva jpclourenco
no 200/300 costuma-se instalar este:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=2&t=19559
existem outros universais que podem ser instalados em qualquer deposito fazendo apenas um furo lateral...
no 200/300 costuma-se instalar este:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=2&t=19559
existem outros universais que podem ser instalados em qualquer deposito fazendo apenas um furo lateral...
- jpclourenco
- caloiro TT

Foi descoberto finalmente que era a junta de cabeça queimada. Foi planada a cabeça e levou junta nova e ficou perfeito.jpclourenco Escreveu:Estive a verificar os tubos e braçadeiras e lembrei-me de fazer uma coisa.
Ontem fui fazer uma prova e de um momento para o outro a temperatura subiu quase até ao vermelho. Fui verificar e dei conta que perdi grande parte da agua que deveria estar no radiador. Quando tirei a tampa, reparei que a válvula não estava lá. Tirei a borracha vedante e desmontei aquilo. A válvula estava por baixo e tinha saído do seu sítio. Voltei a colocar, enchi novamente o depósito e voilá. Ficou a trabalhar mas não é normal a válvula sair. Possivelmente será a tampa do vaso de expansão que acabou por deixar evaporar a água. Alguém pode dar a sua opinião relativamente a isto?
Obrigado
- t_soares
- master TT

- Registado: 06 out 2009 00:15
- Land Rover: Disco 200 & Disco 300
- Sócio LCP: 0
As vezes testa-se a colaça e troca-se e esquece-se de testar o bloco que muitas das vezes tb nao esta bom... e com colaça nova e bloco velho os problemas de aquecimento vao-se manter..... pode nao ser o caso, é apenas uma possibilidade...jpclourenco Escreveu:Foi descoberto finalmente que era a junta de cabeça queimada. Foi planada a cabeça e levou junta nova e ficou perfeito.jpclourenco Escreveu:Estive a verificar os tubos e braçadeiras e lembrei-me de fazer uma coisa.
Ontem fui fazer uma prova e de um momento para o outro a temperatura subiu quase até ao vermelho. Fui verificar e dei conta que perdi grande parte da agua que deveria estar no radiador. Quando tirei a tampa, reparei que a válvula não estava lá. Tirei a borracha vedante e desmontei aquilo. A válvula estava por baixo e tinha saído do seu sítio. Voltei a colocar, enchi novamente o depósito e voilá. Ficou a trabalhar mas não é normal a válvula sair. Possivelmente será a tampa do vaso de expansão que acabou por deixar evaporar a água. Alguém pode dar a sua opinião relativamente a isto?
Obrigado