Sai água pela tampa do vaso de expansão...

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
jpclourenco
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 08 out 2011 02:02
Land Rover: Defender TF5 2500 1999
RTI: 0

Sai água pela tampa do vaso de expansão...

Mensagem por jpclourenco »

Desde há já algum tempo que tenho um problema no Defender TD5 de 1999.
Sai sempre alguma água pela tampa do vaso de expansão.
Levou há um mês e pouco um radiador novo, uma tampa do vaso de expansão e um termostato. Foi bem sangrado mas deita sempre alguma água pela tampa.
Notei ainda com a tampa aberta, que o nível está correto com o carro desligado e quando o ligo e começa a chegar à sua temperatura normal, o nível de água sobe e por vezes chega mesmo a sair àgua.
Foi feito ainda um teste para ver se a junta de cabeça tinha algum problema mas está em perfeitas condições.
Antes de colocar o termostato, foi testado para ver se abria à temperatura certa.
Notei ainda que mesmo depois do motor estar frio e após algumas horas, quando abro a tampa do vaso de expansão, sai sempre algum ar como tivesse alguma pressão, isto é normal?
Ando maluco com isto e não consigo descobrir porque isto acontece. Alguém me consegue dar umas dicas sobre o problema.
Muito obrigado
t_soares
master TT
master TT
Registado: 06 out 2009 00:15
Land Rover: Disco 200 & Disco 300
Sócio LCP: 0

Re: Sai água pela tampa do vaso de expansão...

Mensagem por t_soares »

Boas...

Isso so pode ser a culaça ou a junta no minimo....

Como é que testaram a cabeça?? tiraram fora??
MCFerreira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 08 abr 2013 23:50
Land Rover: Defender 90 2.4TD 2008

Mensagem por MCFerreira »

O meu Defender TD4 tb derramava, mas foi so trocar a tampa e acho que ficou bom... Nunca me pareceu que cria-se pressão. Já me aconteceu criar pressao noutro carro que tive, e inclusivé derramava do tampão. Era a junta da culassa...Mas para testarmos a cabeça tivemos que tirar fora... Espero que ajude!
MCFerreira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 08 abr 2013 23:50
Land Rover: Defender 90 2.4TD 2008

Mensagem por MCFerreira »

Já agora, alguem me sabe se o tampão do TD5 é igual ao do TD4? o qie comprei é de um TD5 e o meu motor é o TD4, ficou sem derramar mas n sei se trará problemas futuros?
jpclourenco
caloiro TT
caloiro TT

t_soares Escreveu:Boas...

Isso so pode ser a culaça ou a junta no minimo....

Como é que testaram a cabeça?? tiraram fora??
Foi testado numa casa que fabrica e repara radiadores. Acho que os sujeitos têm agora um kit que testa o monóxido de carbono e é feito no vaso de expansão (http://www.tuning.online.pt/forum/teste ... 32791.html).

Não deita fumo branco mas também pode acontecer de ser uma fuga mínima e que só cria algum ar dentro do circuito de refrigeração, pois sei que nos td5 a junta é de metal e diferente dos 200 ou 300 tdi que é de cartão.
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva jpclourenco

é normal ganhar um pouco de pressão no vaso... agora ao ponto de deitar agua fora :nono:

Se como foi dito o problema não é do tampo, mesmo não deitando fumo branco pode ter um problema na junta ou na cabeça do motor...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
jpclourenco
caloiro TT
caloiro TT

FLG Escreveu:Viva jpclourenco

é normal ganhar um pouco de pressão no vaso... agora ao ponto de deitar agua fora :nono:

Se como foi dito o problema não é do tampo, mesmo não deitando fumo branco pode ter um problema na junta ou na cabeça do motor...
No dia de ontem fiz um teste. Deixei o jipe ganhar a temperatura normal de funcionamento e com a tampa do vaso aberta, deixei que ditasse água para fora de vez em quando. Apertei com o acelerador durante cerca de 5 minutos e fui controlando. Quando a água chegava quase ao nível da tampa e já não deitava nada para fora, fechei a tampa e fui dar uma volta puxando bastante por ele em subidas acentuadas (sempre em 2ª e 3ª). Agora fui ver o nível de água e está na linha certa (coolant level). O que me leva a pensar, ou tenho uma fuga muito pequena e esporádica algures ou apenas existia algum ar dentro do sistema e que pelos procedimentos que fiz acima, eventualmente terá saído. Se for uma fuga na junta de cabeça, voltará a criar ar dentro do sistema não é assim? E já agora, os procedimentos que efetuei estão corretos?
Obrigado
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Se tiver agua acima do nível é normal que saia fora...

Pode ter o circuito mal sangrado ou ar a entrar no sistema... nada como verificar o aperto das abraçadeiras e o estado dos tubos.

O josecamorim já disse que acontece o nível baixar até um certo ponto no vaso de expansão... depois de baixar até um certo nível nunca mais baixa... nada como fazer o teste... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
Fabio Prata
master TT
master TT
Registado: 31 jan 2008 11:17
Land Rover: Ex Defender 90 300tdi 1995,defender 90 td5 2005,defender 110 td5 2006.Discovery 3 SE 2007.actual defender 110xs 2011
Sócio LCP: 2400

Mensagem por Fabio Prata »

Boas
O primeiro defender td5 que tive perdia agua. Foi a LAND ROVER
Aqui varias vezes por isso e porque estava na garantia.
E agua continuava a baixar até um certo nível. A LAND ROVER até me
Aumentou o tempo de garantia. Um dia um colega de trabalho disse me
Para marcar o nível a que a agua ficava e não me preocupar.
Ir vendo mas não por mais agua.
Fiz isso e depois de fazer muitos km e fazer um pouco de tt
Cheguei a conclusão que não baixava mais do que aquilo.
Pode ser isso que se passa.
Nunca tive problemas até o vender.

Fabio
Imagem
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929

Mensagem por Mário Antão »

Fabio Prata Escreveu:...Nunca tive problemas até o vender.
Pois, esse foi o teu maior problema :stick:
:D
Imagem
jpclourenco
caloiro TT
caloiro TT

Estive a verificar os tubos e braçadeiras e lembrei-me de fazer uma coisa.
Removi o interior da tampa do vaso de expansão antiga e reparei o conjunto (a mola estava deslocada) e experimentei a pôr a tampa no depósito no dia de ontem. Já fiz alguns quilómetros (cerca de 45kms) com ele à temperatura normal, e o que é certo é que não sai água nenhuma. Quando está frio o nível está no sitio certo. Será que é problema da tampa que comprei (juntamente com o radiador) e que não deixa sair ar nenhum (possivelmente avariada ou não é para o TD5), e daí criar muita pressão porque não sai o ar existente e vão saindo algumas gotas com a pressão ou será mesmo da junta de cabeça?
Achei só estranho e com esta tampa (a antiga) após algumas horas depois de parar não existe praticamente pressão no interior quando tiro a tampa o que não acontecia com a outra (nova).
Fabio Prata
master TT
master TT
Registado: 31 jan 2008 11:17
Land Rover: Ex Defender 90 300tdi 1995,defender 90 td5 2005,defender 110 td5 2006.Discovery 3 SE 2007.actual defender 110xs 2011
Sócio LCP: 2400

Mensagem por Fabio Prata »

Mário Antão Escreveu:
Fabio Prata Escreveu:...Nunca tive problemas até o vender.
Pois, esse foi o teu maior problema :stick:
:D
:roll:
Imagem
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

de que marca era a tampa ?

a marca pode dizer muita coisa ...
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
jpclourenco
caloiro TT
caloiro TT

paulo jorge Escreveu:de que marca era a tampa ?

a marca pode dizer muita coisa ...
O que vejo no interior da tampa é "PRESCO" mas junto também duas imagens de uma tampa igual

Imagem

Imagem

Já andei a pesquisar na internet se pode ser montado um sensor do nível da água. Alguém pode dar-me alguma informação de um sensor que seja fiável e económico
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Viva jpclourenco

no 200/300 costuma-se instalar este:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=2&t=19559

existem outros universais que podem ser instalados em qualquer deposito fazendo apenas um furo lateral... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
jpclourenco
caloiro TT
caloiro TT

jpclourenco Escreveu:Estive a verificar os tubos e braçadeiras e lembrei-me de fazer uma coisa.
Removi o interior da tampa do vaso de expansão antiga e reparei o conjunto (a mola estava deslocada) e experimentei a pôr a tampa no depósito no dia de ontem. Já fiz alguns quilómetros (cerca de 45kms) com ele à temperatura normal, e o que é certo é que não sai água nenhuma. Quando está frio o nível está no sitio certo. Será que é problema da tampa que comprei (juntamente com o radiador) e que não deixa sair ar nenhum (possivelmente avariada ou não é para o TD5), e daí criar muita pressão porque não sai o ar existente e vão saindo algumas gotas com a pressão ou será mesmo da junta de cabeça?
Achei só estranho e com esta tampa (a antiga) após algumas horas depois de parar não existe praticamente pressão no interior quando tiro a tampa o que não acontecia com a outra (nova).
Foi descoberto finalmente que era a junta de cabeça queimada. Foi planada a cabeça e levou junta nova e ficou perfeito.
Ontem fui fazer uma prova e de um momento para o outro a temperatura subiu quase até ao vermelho. Fui verificar e dei conta que perdi grande parte da agua que deveria estar no radiador. Quando tirei a tampa, reparei que a válvula não estava lá. Tirei a borracha vedante e desmontei aquilo. A válvula estava por baixo e tinha saído do seu sítio. Voltei a colocar, enchi novamente o depósito e voilá. Ficou a trabalhar mas não é normal a válvula sair. Possivelmente será a tampa do vaso de expansão que acabou por deixar evaporar a água. Alguém pode dar a sua opinião relativamente a isto?
Obrigado
t_soares
master TT
master TT
Registado: 06 out 2009 00:15
Land Rover: Disco 200 & Disco 300
Sócio LCP: 0

Mensagem por t_soares »

jpclourenco Escreveu:
jpclourenco Escreveu:Estive a verificar os tubos e braçadeiras e lembrei-me de fazer uma coisa.
Foi descoberto finalmente que era a junta de cabeça queimada. Foi planada a cabeça e levou junta nova e ficou perfeito.
Ontem fui fazer uma prova e de um momento para o outro a temperatura subiu quase até ao vermelho. Fui verificar e dei conta que perdi grande parte da agua que deveria estar no radiador. Quando tirei a tampa, reparei que a válvula não estava lá. Tirei a borracha vedante e desmontei aquilo. A válvula estava por baixo e tinha saído do seu sítio. Voltei a colocar, enchi novamente o depósito e voilá. Ficou a trabalhar mas não é normal a válvula sair. Possivelmente será a tampa do vaso de expansão que acabou por deixar evaporar a água. Alguém pode dar a sua opinião relativamente a isto?
Obrigado
As vezes testa-se a colaça e troca-se e esquece-se de testar o bloco que muitas das vezes tb nao esta bom... e com colaça nova e bloco velho os problemas de aquecimento vao-se manter..... pode nao ser o caso, é apenas uma possibilidade... ;)