AJUDA: Barulho do Motor estranho

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
GRTERROR
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2012 20:06
Land Rover: Defender 90 TD5
RTI: 0

AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por GRTERROR »

Quando arranco, sinto um barulho tipo "Máquina de costura", e depois quando a rotação sobe deixa de fazer, parece que só acontece quando rodo um pouquinho acima do relantim e se pressionar o acelerador e a rotação sobe deixa de fazer.... o que será desta vez...
GRTERROR
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2012 20:06
Land Rover: Defender 90 TD5
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por GRTERROR »

Será que ninguém me pode ajudar?.....
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por FLG »

Valvulas... Injectores?!... :??
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Bichodumatu
master TT
master TT
Mensagens: 1396
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421
RTI: 0
Localização: Baguim do Monte - Gondomar

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por Bichodumatu »

Que óleo tem no motor? km etc...?

É de onde? ouvindo ao "vivo" seria melhor
GRTERROR
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2012 20:06
Land Rover: Defender 90 TD5
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por GRTERROR »

O Oleo que tem é 5W30 f#rd A1/B1' tem 115000 Km, sempre ' cantou' um pouco, mas comparado com os Defender de amigos, os deles não fazem e são mais silenciosos. Reprogramei o carro à 1000 Km e mantém-se, o meu mecânico quando o carro estava na garantia, viu os injectores e segundo ele mudou anilhas e estão todos calibrados, uma vez que o carro não falha....mas reparei que me apareceu oleo na centralina. A 1ª vez limpei, pareceu-me que o barulho desapareceu, ficou mais silencioso e a responder melhor, mas desta ultima vez que limpei ficou igual e já não notei diferença. Pensei que fosse colector empenado mas presumo que se fosse, o barulho mantinha-se mesmo aumentando a rotação, penso eu..... Já não sei o que fazer. Adoro o meu Defender, mas se não é do c. é das calças... Se me puderem ajudar agradecia
GRTERROR
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2012 20:06
Land Rover: Defender 90 TD5
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por GRTERROR »

Sou da zona do Douro mais propriamente de TABUAÇO
GRTERROR
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2012 20:06
Land Rover: Defender 90 TD5
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por GRTERROR »

Peço desculpa pela ignorância mas se fossem válvulas não faria o barulho sempre, aumentando até com a rotação? Já agora as tuches são hidráulicas ou mecânicas?
Bichodumatu
master TT
master TT
Mensagens: 1396
Registado: 23 jul 2010 14:45
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 HT Van - 2002
Sócio LCP: 2421
RTI: 0
Localização: Baguim do Monte - Gondomar

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por Bichodumatu »

Com a repro manteve-se, aumentou ou diminuiu o barulho?
Penso que o Amorim quer dizer qualquer coisa.... Fala com ele
Falar de barulhos sem ouvir em directo não é muito fácil...
Avatar do Utilizador
Capelo_Td5
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 756
Registado: 18 mar 2011 22:01
Land Rover: Defender Td5 Soft Top 2005 Discovery 200 Tdi 1992
Sócio LCP: 2683
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por Capelo_Td5 »

Esse barulho de "máquina de costura" vem da centralina quando está ao ralenti?

Se for isso acho que é normal. A minha está atrás do banco de meio e quando não acelero ouve-se muito pouco.

Nada como falar com o mestre dos Td5.

Abraço
Apresentação: viewtopic.php?f=19&t=23269

Afinações de Bomba Injectora e Turbo 200Tdi/300Tdi/VM (enviar pm)
GRTERROR
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2012 20:06
Land Rover: Defender 90 TD5
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por GRTERROR »

Não, vem da frente, da zona do motor, mas vou mudar a cablagem dos injectores para ver se resolve...., já nem sei
GRTERROR
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2012 20:06
Land Rover: Defender 90 TD5
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por GRTERROR »

Com a repro manteve-se.... Mas por vezes de manhã quando ponho a trabalhar e arranco logo o carro não faz e até anda mais, fica mais vivo. Mas depois de o parar (desligar) novamente e voltar a arrancar e depois de quente fica igual...
GRTERROR
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2012 20:06
Land Rover: Defender 90 TD5
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por GRTERROR »

Aliás, noto que fica melhor nos das mais frios que fica com o relantim mais alto....
Nazaré
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 163
Registado: 12 fev 2012 23:50
Land Rover: LAND ROVER Defender TD5 ST 2002
RTI: 0
Localização: Abrantes

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por Nazaré »

Quem te fez a reprogramação?
GRTERROR
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2012 20:06
Land Rover: Defender 90 TD5
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por GRTERROR »

AutomotorSport em Viseu, mas já fazia isto antes... será que tem haver com "óleo" na centralina? E se mudasse a cablagem dos injectores?
Avatar do Utilizador
ricardo@lves
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 137
Registado: 20 fev 2012 20:32
Land Rover: Ex-Patroleiro
Discovery 300 TDI 11/1995
Sócio LCP: 2586
RTI: 0
Localização: Ermesinde-Maia

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por ricardo@lves »

Isso cheira a valvulas amigo, acho que devias ver as folgas disso num bom mecanico.
As melhoras para o TDFIVE ;)
Imagem
Abraço
Ricardo@lves
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por Mabeco »

Viva

O óleo na cablagem de injectores/centralina não costuma fazer barulhos, pode é gerar falhas no motor e dificuldade em pegar.

O barulho tipo máquina de costura costuma ser do colector de escape empenado, ou com fuga. Tenta ver se tens sujidade preta, de gases de escape, junto à saída do escape/junta do colector no quinto cilindro, o mais próximo do habitáculo. Terás que fazer um pouco de ginástica para veres bem, ou desmontar o resguardo do turbo, aquele que tem um símbolo de proíbido por a mão. Não esquecer de o fazer a frio, senão vais sentir o verdadeiro sentido do símbolo "proíbido por a mão". :mad:

Numa fase preliminar o barulho do colector pode ser intermitente, com uma pequena fuga, e variar o barulho com as diferenças de temperatura. Só quando já está muito abrasado é que faz sempre.

Nos carros com determinados tipos de reprogramações e com um trato mais para o lado de aproveitar a reprogramação é expectável que o colector venha a empenar.

Sentes falta de potência?

Abraço

Nuno
GRTERROR
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2012 20:06
Land Rover: Defender 90 TD5
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por GRTERROR »

Se calhar vou tirar o colector e ver num plano nivelado se está empenado... Aproveito e faço a reparação com o alargamento dos furos excepto do terceiro cilindro e eliminar as pregas de união. Se o barulho se mantiver então vou analisar as válvulas.... O que acham?
Avatar do Utilizador
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 122
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por Mabeco »

Viva

Um colector com fuga deixa logo marcas de fuligem preta na zona da fuga. Não é absolutamente necessário desmontá-lo para verificar isso, a desmontagem ainda é um belo petisco. Tira o resguardo do turbo, aproveitas e suas um bocado para tirar o parafuso que o segura no próprio escape rectificando igualmente os rebites desse suporte que devem estar rebentados ou prestes a rebentar, os parafusos que vão à cabeça são fáceis de tirar, e verificas com facilidade se tem fuga; até podes usar uma sabonária à moda antiga pincelada à volta da junção do colector à cabeça e ver se faz "bolhinhas".

Abraço

Nuno
Avatar do Utilizador
Meu Defense
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 84
Registado: 06 mar 2009 17:00
Land Rover: defender td5
Sócio LCP: 0
Localização: Pombal

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por Meu Defense »

Boas amigo...antes de mais Parabéns pelo Defender ke está impec e lindo.. :clap:
Só uma ajuda..para mim não será do coletor,,os sintomas k o meu fez kuando empenou era sim um assobio mais forte kuando se notava o turbo a encher e em pouco mais de 2 ou 3 dias notei logo preto na zona da fuga...,não sei o k poderá ser mas só estou a tentar ajudar..,com calma tudo se resolve...abraço
GRTERROR
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2012 20:06
Land Rover: Defender 90 TD5
RTI: 0

Re: AJUDA: Barulho do Motor estranho

Mensagem por GRTERROR »

Já tirei o colector, estava empenado mas já está impecável. Deu um trabalhão mas ficou 5 estrelas. Mas o barulho mantém-se, vou mandar ver as válvulas e novamente os injectores. Quando arranco ao relantim e precioso o acelerador devagar, começa a fazer, dá-me a impressão que algum injector está a "mijar" e bate.... Se pressionar mais o acelerador e a rotação sobe deixa de fazer. É estranho, pois neste momento infelizmente penso poder ser injector.... Se fossem válvulas não faria sempre a qualquer rotação? Já agora as tuches são mecãnicas ou hidráulicas, não será disso? Já nem sei...