DSE 96 ou DSE 97 ou DSE 98
-
jotasetubal
- júnior TT

- Registado: 12 abr 2011 01:23
- Land Rover: Range Rover DSE '99
- Sócio LCP: 2517
- RTI: 0
DSE 96 ou DSE 97 ou DSE 98
Caros landmaníacos,
Na minha procura activa por um RR DSE, tenho tido uma dúvida à qual não consigo ter resposta.
Os meus euros (tal como a esmagadora maioria dos portugueses) não abundam e tenho um orçamento de apenas 3500 para gastar.
Por este valor já se consegue encontrar alguns DSE à venda do ano de 98, mas no entanto, abundam os DSE de 97 e de 96 por este preço.
Assim, a minha dúvida é a seguinte:
Sabendo que os RR de 98 já têm TC às 4 rodas, muitos deles caixa automática e que muitos dos problemas eléctricos já foram resolvidos de fábrica, será que vale a pena gastar todo o meu orçamento num destes
ou
Investir num DSE dos anos de 97 ou 96, com os problemas eléctricos já aqui amplamente identificados e discutidos, com Traction Control apenas às rodas traseiras e caixa manual (muito provavelmente a precisar de trocar a embraiagem e o volante bimassa), e gastar o resto do orçamento numa máquina de diagnóstico?
Será que se comprar um RR de 96 ou 97 vou andar sempre a pensar que poderia ter melhor....
Venham de lá essas opiniões
Obrigado
Na minha procura activa por um RR DSE, tenho tido uma dúvida à qual não consigo ter resposta.
Os meus euros (tal como a esmagadora maioria dos portugueses) não abundam e tenho um orçamento de apenas 3500 para gastar.
Por este valor já se consegue encontrar alguns DSE à venda do ano de 98, mas no entanto, abundam os DSE de 97 e de 96 por este preço.
Assim, a minha dúvida é a seguinte:
Sabendo que os RR de 98 já têm TC às 4 rodas, muitos deles caixa automática e que muitos dos problemas eléctricos já foram resolvidos de fábrica, será que vale a pena gastar todo o meu orçamento num destes
ou
Investir num DSE dos anos de 97 ou 96, com os problemas eléctricos já aqui amplamente identificados e discutidos, com Traction Control apenas às rodas traseiras e caixa manual (muito provavelmente a precisar de trocar a embraiagem e o volante bimassa), e gastar o resto do orçamento numa máquina de diagnóstico?
Será que se comprar um RR de 96 ou 97 vou andar sempre a pensar que poderia ter melhor....
Venham de lá essas opiniões
Obrigado
- Afonso630r
- júnior TT

- Registado: 23 dez 2012 15:54
- Land Rover: Range rover p38a 2.5 dt 1995
- Sócio LCP: 2641
Re: DSE 96 ou DSE 97 ou DSE 98
Boas jota , eu no teu caso iria para o de 98 para além do TC tem mais 2cv mas é obivio que se houver um de 96 ou 97 em melhor estado não pensaria 2x , quanto ao TC é algo que podes alterar e colocar o TC nas 4 rodas que não é assim tou caro .. e quando fores ver um p38 seja de que ano for convem levares alguem que tenha algum conhecimento nestes carros para ter atenção a várias coisas 
e não fiques a pensar que poderias ter melhor porque como já disse o TC podes alterar para as 4 rodas .. e os 2cv com os anos que têm já nem notas diferença
e não fiques a pensar que poderias ter melhor porque como já disse o TC podes alterar para as 4 rodas .. e os 2cv com os anos que têm já nem notas diferença
Afonso Moura
Assistido por PJVL
Assistido por PJVL
-
joao carvalho
- júnior TT

- Registado: 05 out 2012 19:09
- Land Rover: Range rover 2.5 DSE
A minha opiniao muito sincera e directa:
Seja de 94 ou 2001 (isso mesmo), compra o que estiver melhor de todos e acima de tudo inspire confiança.
Isso dos primeiros darem problemas, para mim, nao sendo totalmente mentira e tendo sempre resolução, tem muita tanga/má fama á mistura. Quando quiseres veres vários de 95 e 96 que já passaram em muito os 500 mil basta dizeres
. Tem de ser por marcação porque andam todos os dias....
Prefiro um dos primeiros bem mantido e com km até dizer chega, que um dos mais recentes com historial duvidoso e todo bonitinho para vender
Um dos recentes, em condições, é sempre melhor obviamente...mas nao se vai lá com 3500€ (digo eu....e nos dias de hoje...)
O unico contra (a meu ver, sendo eu daqueles que ligam a tudo) dos primeiros DSE é as ditas "madeirinhas" das portas virem como opção e haverem bastantes sem elas, o que torna o interior a saber a pouco. Há o kit disponivel na LAND ROVER.
O cabedal dos primeiros tem fama de ser mais resistente.
O motor nao tem EGR e a electronica é mais simples
Seja de 94 ou 2001 (isso mesmo), compra o que estiver melhor de todos e acima de tudo inspire confiança.
Isso dos primeiros darem problemas, para mim, nao sendo totalmente mentira e tendo sempre resolução, tem muita tanga/má fama á mistura. Quando quiseres veres vários de 95 e 96 que já passaram em muito os 500 mil basta dizeres
Prefiro um dos primeiros bem mantido e com km até dizer chega, que um dos mais recentes com historial duvidoso e todo bonitinho para vender
O unico contra (a meu ver, sendo eu daqueles que ligam a tudo) dos primeiros DSE é as ditas "madeirinhas" das portas virem como opção e haverem bastantes sem elas, o que torna o interior a saber a pouco. Há o kit disponivel na LAND ROVER.
O cabedal dos primeiros tem fama de ser mais resistente.
O motor nao tem EGR e a electronica é mais simples
-
jotasetubal
- júnior TT

Afonso e João, obrigado pelas vossas respostas!
Realmente ando um pouco na dúvida. E o pior é que quanto mais se lê nos fóruns mais na dúvida se fica.
Foi por isso que coloquei esta questão, para que quem anda com eles todos os dias possa partilhar a sua opinião!
Os restantes proprietários, não se acanhem, mandem lá uns bitaites!
Realmente ando um pouco na dúvida. E o pior é que quanto mais se lê nos fóruns mais na dúvida se fica.
Foi por isso que coloquei esta questão, para que quem anda com eles todos os dias possa partilhar a sua opinião!
Os restantes proprietários, não se acanhem, mandem lá uns bitaites!
-
joao carvalho
- júnior TT

Jota, eu faria o que estivesse ao meu alcance para conseguir comprar o melhor possivel.
Eu comprei o meu de 96, e foi dos mais caros mesmo com my´s 98 e 99 mais baratos para escolher. Se hoje pudesse escolher voltava a comprar o mesmo. Problemas = 0 (zero)
Lógico que isto nao é regra geral. Vê com calma pois anda por aí muita coisa. Nao vale a pena cair no primeiro que aparecer. Quando o fores ver, mesmo com um camada de pó em cima, falas com o dono, vês com atenção o interior (e o cheiro dele), ouves o bater das portas (que mal se ouvem a fechar) e vês os perfis da carrocaria.. Aí vais perceber se é o tal ou não
Eu comprei o meu de 96, e foi dos mais caros mesmo com my´s 98 e 99 mais baratos para escolher. Se hoje pudesse escolher voltava a comprar o mesmo. Problemas = 0 (zero)
Lógico que isto nao é regra geral. Vê com calma pois anda por aí muita coisa. Nao vale a pena cair no primeiro que aparecer. Quando o fores ver, mesmo com um camada de pó em cima, falas com o dono, vês com atenção o interior (e o cheiro dele), ouves o bater das portas (que mal se ouvem a fechar) e vês os perfis da carrocaria.. Aí vais perceber se é o tal ou não
-
jomadimasilva
- júnior TT

- Registado: 12 ago 2010 22:20
- Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
- Sócio LCP: 2463
Boas
O meu é de 96 , já o tenho quase a 3 anos, e até hoje a reparação mais cara que teve foi as barras de direcção que as troquei na semana passada e foi tipo 100€ de resto avarias nada a não ser aquelas coisa de um carro com 16 anos, conheço casos de p38 mais recentes e com muito mais problemas electricos,
os de 96 pelo menos não tem problemas de egr nem de sensores massa ar
Quanto ao TC em 96 e 97 era opção ou seja pode ou não ter e quando tem apenas nas rodas traseiras, se não tiver é facil passar a ter nas 2 traseira, fiz isso no meu, quanto a passar a 4TC como os de fim de 98 para a frente já não é assim tão facil , pois tem-que se alterar a cablagem e trocar centralinas e modulador
se fosse hoje , penso que escolhia o mesmo.
(só sinto mesmo falta do 4TC e as madeirinhas nas portas)
)))
Cumps
O meu é de 96 , já o tenho quase a 3 anos, e até hoje a reparação mais cara que teve foi as barras de direcção que as troquei na semana passada e foi tipo 100€ de resto avarias nada a não ser aquelas coisa de um carro com 16 anos, conheço casos de p38 mais recentes e com muito mais problemas electricos,
os de 96 pelo menos não tem problemas de egr nem de sensores massa ar
Quanto ao TC em 96 e 97 era opção ou seja pode ou não ter e quando tem apenas nas rodas traseiras, se não tiver é facil passar a ter nas 2 traseira, fiz isso no meu, quanto a passar a 4TC como os de fim de 98 para a frente já não é assim tão facil , pois tem-que se alterar a cablagem e trocar centralinas e modulador
se fosse hoje , penso que escolhia o mesmo.
(só sinto mesmo falta do 4TC e as madeirinhas nas portas)
Cumps
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Boas TC as 4, tem que ser MY99 para cima, VIN *****XA410482.
Se puderes e o consumo não te afecta, vai para um automático.
acredita que dar 1000€ por um volante e embraiagem....e é uma questão de "quando".
Em relação, a my95 a 01, todos eles irão sofrer dos problemas típicos do P38A (fecho das portas,blend motors,radiador da soufagem e o stress de aquecimentos se os "itens" próprios não forem correctamente mantidos,etc).
Tenho meu desde 2008, até 2012 foi um carro diário e fez praticamente 70.000 km.
Tive algumas avarias..... Curiosamente a bruxaria do P38A nunca me afectou: e EAS.
Boa sorte.
Se puderes e o consumo não te afecta, vai para um automático.
acredita que dar 1000€ por um volante e embraiagem....e é uma questão de "quando".
Em relação, a my95 a 01, todos eles irão sofrer dos problemas típicos do P38A (fecho das portas,blend motors,radiador da soufagem e o stress de aquecimentos se os "itens" próprios não forem correctamente mantidos,etc).
Tenho meu desde 2008, até 2012 foi um carro diário e fez praticamente 70.000 km.
Tive algumas avarias..... Curiosamente a bruxaria do P38A nunca me afectou: e EAS.
Boa sorte.
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
-
JotaPê
- júnior TT

- Registado: 11 nov 2010 16:27
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- Sócio LCP: 0
O meu é de Dezembro de 98 e não tem TC nem a 2 nem a 4 rodas.
Quando fores comprar deixa algum €€ de parte para pequenos arranjos e revisão completa.
Quando fores comprar deixa algum €€ de parte para pequenos arranjos e revisão completa.
-
jotasetubal
- júnior TT

tomcat Escreveu: Se puderes e o consumo não te afecta, vai para um automático.
Estou a brincar! Realmente preocupo-me com o consumo, até porque no dia a dia só faço cidade, mas no entanto nunca faço mais de 10km, pelo que as diferenças de consumo devem ser irrisórias!
Além disso, também estou mais inclinado para uma caixa automática para tentar escapar-me à mudança da embraiagem e do volante!!
E, convenhamos, é trabalheira de ter que usar o pé esquerdo para usar a embraiagem e ter que usar a mão direita, que vai estar no encosto de braço a segurar a cabeça, para meter mudanças...
No entanto, apesar de ser caro usar cx automática em cidade, este RR terá que conhecer todos os cantos deste nosso portugal, dê por onde der! nem que seja em cima do reboque!!!
-
jotasetubal
- júnior TT

JotaPê Escreveu:O meu é de Dezembro de 98 e não tem TC nem a 2 nem a 4 rodas.
Foi importado? Ou era mesmo um opcional quando foi comprado novo?
-
jotasetubal
- júnior TT

joao carvalho Escreveu: vês com atenção o interior (e o cheiro dele)
o cheiro?
como assim?
-
joao carvalho
- júnior TT

Cheirinho a cabedal (metaforicamente, a qualidade
).. aquele aroma tipico dos ranges quando eram novos (eu lembro-me bem disso).
Isso sao "paneleirices" sem jeito nenhum mas dá logo para ver pelo interior, o tipo de vida que teve, o que andou a carregar, etc etc
Isso sao "paneleirices" sem jeito nenhum mas dá logo para ver pelo interior, o tipo de vida que teve, o que andou a carregar, etc etc
-
joao carvalho
- júnior TT

Tomcat já agora que falas nisso, por acaso sabes (a pergunta é estendida aos membros) se a conversão de manual para automático é facil (ou possivel) ??tomcat Escreveu:Se puderes e o consumo não te afecta, vai para um automático.
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Possível é.joao carvalho Escreveu:
Tomcat já agora que falas nisso, por acaso sabes (a pergunta é estendida aos membros) se a conversão de manual para automático é facil (ou possivel) ??
Necessitas: radiador de agua, radiador de óleo da caixa e sua ventoinha, caixa, ECU, consola....
Não sei se tens que mexer nas centralinas da gestão da bomba....
É tudo uma questão de vontade e de números.
Eu, avançaria para uma caixa auto.
Não comprei em 2008, por não encontrar um MY99 com C.A. Dentro do meu orçamento.
Mas atenção que uma CA é acima de tudo uma questão pessoal, e se optares Repro logo
Um abraço.
- Afonso630r
- júnior TT

- Registado: 23 dez 2012 15:54
- Land Rover: Range rover p38a 2.5 dt 1995
- Sócio LCP: 2641
como é que sabes que não tem TC?JotaPê Escreveu:O meu é de Dezembro de 98 e não tem TC nem a 2 nem a 4 rodas.
Afonso Moura
Assistido por PJVL
Assistido por PJVL
-
jotasetubal
- júnior TT

joao carvalho Escreveu:Cheirinho a cabedal (metaforicamente, a qualidade).. aquele aroma tipico dos ranges quando eram novos (eu lembro-me bem disso).
UFFAA!!!!
Por momentos assustei-me!!! de repente veio-me à memória um episódio do TOP GEAR em que fizeram uma cena tipo CSI com carros usados e onde encontraram, além de secreções nasais no volante, matéria fecal no assento do condutor, traços de heroína no porta luvas, encontraram secreções femininas no banco do pendura.....
Por isso, quando falaste em cheiros....fiquei....
hehehhe
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Também vi esse episodio jotasetubal
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
alem de tudo o que foi dito tens que comprar tambem o torque converter, drive plate apoios novos,tomcat Escreveu:Possível é.joao carvalho Escreveu:
Tomcat já agora que falas nisso, por acaso sabes (a pergunta é estendida aos membros) se a conversão de manual para automático é facil (ou possivel) ??
Necessitas: radiador de agua, radiador de óleo da caixa e sua ventoinha, caixa, ECU, consola....
Não comprei em 2008, por não encontrar um MY99 com C.A. Dentro do meu orçamento.
Mas atenção que uma CA é acima de tudo uma questão pessoal, e se optares Repro logo
o mapa que vem no motor manual não é igual ao mapa do carro auto.
na minha opinião nao vais ter vantagem em comprar e depois trocar.
ou compras auto ou manual.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
-
joao carvalho
- júnior TT

Eh pa assim nao vale mesmo a penapaulo jorge Escreveu:alem de tudo o que foi dito tens que comprar tambem o torque converter, drive plate apoios novos,tomcat Escreveu:Possível é.joao carvalho Escreveu:
o mapa que vem no motor manual não é igual ao mapa do carro auto.
na minha opinião nao vais ter vantagem em comprar e depois trocar.
ou compras auto ou manual.
Perguntei só por curiosidade mas assim se vai manter
- mcapinha
- júnior TT

- Registado: 13 set 2008 21:19
- Land Rover: 1980 Series III 88''
1998 Range Rover 2.5 DSE - Sócio LCP: 2511
Eu hoje estou do contra, mas há dias assim...
Em relação a meter TC às 4, num modelo que de origem só o tinha no eixo traseiro, nunca ouvi um relato de alguém que tivesse conseguido.
O Sersan andou durante algum tempo à volta disso, assim como uma série de malta no estrangeiro, mas nunca ninguém chegou sequer a tentar.
A centralina mudou, o modulador mudou, os cabos são diferentes.. enfim, um fartote para qualquer electricista. E depois ainda sobra a questão se a centralina "falará" com a ABS ECU "nova".
Portanto, para o OP, se o TC às 4 for importante, é de procurar de MY99 para cima
Em relação a meter TC às 4, num modelo que de origem só o tinha no eixo traseiro, nunca ouvi um relato de alguém que tivesse conseguido.
O Sersan andou durante algum tempo à volta disso, assim como uma série de malta no estrangeiro, mas nunca ninguém chegou sequer a tentar.
A centralina mudou, o modulador mudou, os cabos são diferentes.. enfim, um fartote para qualquer electricista. E depois ainda sobra a questão se a centralina "falará" com a ABS ECU "nova".
Portanto, para o OP, se o TC às 4 for importante, é de procurar de MY99 para cima