P38 - AIR INTAKE PERFOMANCE ?!

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
laiginha
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 set 2009 22:52
Land Rover: RR P38 2.5DSE AUTO MY2001
Sócio LCP: 3624
RTI: 0

P38 - AIR INTAKE PERFOMANCE ?!

Mensagem por laiginha »

Boas Pessoal,

Este é um a assunto que me venho debatendo pessoalmente há longa data, pois sempre notei que esta maquinas com os ar fresco da noite e o motor a boa temperatura parecem ter uma vida própria e sem necessitar de qualquer Repro…!!! Tenho trocado algumas opiniões com alguns “gurus”mas sem opinião formada da sua real eficiência…Contudo nunca vi nada aplicado ao modelo P38 pelos vários fórum que frequento…! Penso que o benefício seja imediato dada a garantia de estarmos a colocar ar fresco no turbo e evitar todo aquele circuito aquecido a “lume bando” sobre a cabeça do motor, bem como toda a perca de carga na respectiva linha de alimentação…! O exercício não seja de todo fácil já que será necessário reposicionar a MAF junto do turbo (acréscimo da cablagem eléctrica) e redireccionar a “purga” vinda da válvula CCV…?!

Desejava anexar algumas fotos apenas a título elucidativo e repescadas da www do que acima expus, para que os mais audazes possam opinar ou mesmo relatar possíveis experiencia similares com este motor…

Imagem

Imagem

Fico grato pela partilha de opiniões e possíveis experiências feitas com este motor em prol de um melhor desempenho… :thumbup:

Um forte abraço Land RRovista, :wave:

JLL
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 ago 2010 22:20
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
Sócio LCP: 2463

Re: P38 - AIR INTAKE PERFOMANCE ?!

Mensagem por jomadimasilva »

Boas

No 525tds tens isso feito
laiginha
júnior TT
júnior TT

Mensagem por laiginha »

Boas Caro jomadimasilva,

Sei que sim...Razão que sempre me suscitou porque não num P38? Quando anda sempre "encalorado" com mais peso as costas e solicitamos por ele em dias quentes em deterimenteo da perca de performance...! Na minha analise a transformação ou inclusão do motor do 525 TDS no P38 numca fora bem conseguida pela LAND ROVER...!!! Algo remediado a época e assim foi permanecendo com pequenas melhoria...

Fico grato por mais opiniões e experiências...

Um forte abraço,

JLL
rp38
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 ago 2012 22:55
Land Rover: range rover 2.5 dse 96

Mensagem por rp38 »

boas laiginha ;) não tenho duvidas que essa alteração seria muito bem vinda aos 38 ou seja dar~lhe mais ar quamdo ele mais precisa mas....não sei se os sr. inspectores dos ipo iriam deixar passar essa pequena alteração em claro!! :ohnao:
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

Laiginha esperas pelo menos 1 mês e vais ter a opinião do Afonso .

nessa altura podes tirar algumas conclusões .
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
laiginha
júnior TT
júnior TT

Mensagem por laiginha »

Boas Paulo Jorge, e restante Pessoal,

Fico agradado que andes com a mão na massa neste assunto…! Quiçá venha a sair uma solução testada e comprovada? Eu próprio já fiz algumas experiências e não terei grandes dúvidas, queria apenas ter certezas antes mesmo de avançar com algo definitivo, pois estou convicto que este motor e em particular para o P38 lhe falte ar fresco (caso comprovado quando o vemos em passeio nocturnos a bombar que nem um cavalo de batalha?!!! :ok: )…! Penso mesmo que para quem já tenha feito uma repro a coisa fique mesmo brutal?!!! Mas são sempre conjecturas no meu pensamento sem possibilidade de aferir com uma ferramenta de diagnostico, e assim possa validar antes e após upgrade as temperaturas e melhoria efectiva de performance obtida…Para não se ficar apenas no campo psicológico como muitos upgrades que se fazem e são insignificantes as efectivas melhorias…Penso eu de que!

Grato pela partilha de experiências, :clap:

JLL
Joel Pereira
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 jun 2009 19:56
Land Rover: Range Rover P38
Sócio LCP: 2151

Mensagem por Joel Pereira »

Vou mais pela opinião do Paulo Jorge,um filtro desses montado dentro daquele cofre abrasador dificilmente irá funcionar bem...pra quem não queira montar um snorkel mais vale melhorar a entrada de ar da caixa original...
laiginha
júnior TT
júnior TT

Mensagem por laiginha »

Boas Joel,

Tal como havia exposto ai é que esta ao busílis da questão…! Para se poder eliminar todo o comprimento da linha de admissão e colocar a aspiração num ponto “fresco” permitindo ao turbo respirar ar o mais frio e denso possível, que uma vez comprimido ira garantir uma boa resposta do motor…Isto no meu pensamento e experiência! Mas o exercício possa não ser tão linear face ao espaço disponível e das variáveis…O tempo assim dirá decorrente outras opiniões e experiência neste assunto…?

Boas RP38,

Não ser certamente por essa alteração que irão implicar...Quanto lá passam com esta alteração e não tem feito nenhuma observação...! Mas teoricamente qualquer alteração é susceptível de reparo mas não de reprovação neste caso!

Um Land Abraço,

JLL
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Boas a todos

algo dentro deste genero poderia ajudar:

http://www.knfilters.com/air_intake.aspx

... se a "caixa" permitir isolar bem o calor que vem do motor com uma tomada de ar directa a alimentar o filtro poderia ser mesmo uma boa ajuda... :driving:

Já tive anteriormente um montado no Disco e o "sobiar" ao acelerar era de ficar :eek3: ... como é obvio com esse sistema nada de poder aventurar-se em ambienTTes com "aúa"... o que me levou depois a optar pela colocação do snorkel.
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
laiginha
júnior TT
júnior TT

Mensagem por laiginha »

Boas Caro FLG,

Fico grato pela partilha de experiência e indicação dada…Já havia andado por este fornecedores que não carece de apresentação, mas nada encontrei em especifico para os P38 Diesel…! Contudo melhor avaliando os casos que tem disponíveis para outras marcas registei este que possa servir de indicação ou inspiração para ao que pretendo levar por diante numas próximas ferias, quando possa abundar mais o tempo para estas engenhocas…!?

http://www.knfilters.com/video/77-3071KS_Install.html

Nota : Reconheço que para que pretende fazer TT mais puro seja o indicado a implementação de um snorkel, bem como a protecção da “BECAS” não vá a coisa começar a fica húmida dentro do habitáculo…E o resultado venha ser desastroso para um P38! Quiçá uma dia...!

Agradeço uma vez mais a partilha da experiência quando vinda de um Mestre nestas andanças… :thumbdown:

JLL
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

No caso do meu Disco utilizei material da Pipercross:

http://www.pipercross.net/competition/p ... versal.asp

http://www.pipercross.net/competition/p ... sories.asp

foi feita na altura um separador em alumínio para isolar o calor... ficou impecável...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
laiginha
júnior TT
júnior TT

Mensagem por laiginha »

Boas Caro FLG,

Julgo saber que esta geração de filtros da Pipercross sejam tecnicamente mais bem concebidos no seu desempenho em comparação com os de fibra de algodão da K&N, e de mais fácil manutenção...Correcto?

Um forte abraço LR,

JLL
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Viva lainginha

num comparativo o filtro que escolhi da Pipercross era o mais eficiente de todos... tanto a nivel de filtragem bem como a nivel de menor restrição a passagem do ar... no entanto nos filtros tipo tablete tive problemas com o da Pipercross... bem como já tive problema com um conico da K&N... ambas as marcas trocaram os ditos sem qualquer problema.

Tem aqui um topico sobre filtros:

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=8&t=23684

Outra marca que me falta testar e me deixa com a pulga atras da orelha:

http://www.itgairfilters.com/index.asp

:driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
laiginha
júnior TT
júnior TT

Mensagem por laiginha »

Viva Caro Filipe Garcia,

Fico grato pela pronta partilha da tua experiência com esta geração de filtros...Pois inicialmente comecei com filtro da K&N para o P38, mas reconheço que este construção de filtro permita uma melhor desempenho de filtragem por níveis, com uma mais fácil manutenção e quiça se consiga por preços mais competitivos?? Algo verdadeiramente a considerar na lista de futuro upgrade e debate...Já que a opção de snorkel ainda não esteja no meu pensamento por agora para o P38!

Contudo a maior dificuldade para ao exercício que me debato seja o ponto de colocação de um hipotético caixa com filtro cónico e depois obter umas curvas em Alumínio para substituir o componente na imagem, para lhe incutir o sensor MAF e ligação ao respiro da válvula CCV…

Imagem

JLL
laiginha
júnior TT
júnior TT

Mensagem por laiginha »

Venho relançar este tema por forma a avaliar se já alguém tenha feito a data algo do género e possa partilhar experiencias e dos bons resultados obtidos, para tirar minimizar o efeito do tempo quente que se aproxima, terrível para estas maquinas …Certamente que sempre ajudara respirar fresco em alternativa ao marinado do circuito de alimentação de origem…!

Grato pela vossa partilha.

Um forte abraço Land Rovista :thumbup:

José Leal
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Olá Laginha,

Recentemente fiz a limpeza do filtro da tampa das válvulas.
E notei melhorias.

A semana passada limpei o IC e o sensor MAP.
O RR ficou ainda mais "leve".

Próximo upgrade que tenciono fazer, tendo em conta os diversos relatos positivos, redireccionar o respiro para outro lado que não seja o da admissão.

Acho que esta ultima alteração é capaz de trazer mais resultados positivos.....
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

tomcat Escreveu: o sensor MAP.
O RR ficou ainda mais "leve".

Próximo upgrade que tenciono fazer, tendo em conta os diversos relatos positivos, redireccionar o respiro para outro lado que não seja o da admissão.

Acho que esta ultima alteração é capaz de trazer mais resultados positivos.....
o "manfias" já trabalha com isso fora a algum tempo e posso te dizer que no escape deixei de ter fumo quando o motor ainda esta frio.

esta a entrar para dentro de uma garrafa
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
laiginha
júnior TT
júnior TT

Mensagem por laiginha »

Boas carrisimos Tomcat e Paulo Jorge,

Gratos pela vossa respostas, contudo Paulo na consegui decifrar o teu comentário:

"o "manfias" já trabalha com isso fora a algum tempo e posso te dizer que no escape deixei de ter fumo quando o motor ainda esta frio.

esta a entrar para dentro de uma garrafa"
. Já que o que pretendo seja "injectar" ar fresco na admissão externa evitando a linha de tubagem existente de origem , pois a anulaçao da valvula ccv fiz com recurso a um filtro de agua que se pode obter em qualquer casa de especialidade ou material de piscinas.Penso mesmo que havias já criado um upgrade género no teu P38 com unidade de filtro integrado..Tiveste bons resultados na perfomance final?

Um forte abraço e bons passeios

Laiginha
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Laiginha,

Divagando pelo meus arquivos e recordando um tópico do extinto FLR....
Fiquei com a ideia do que "problema" afecta em particular os MY98 para cima, ou seja, os com EGR, colectores de plástico, ou para simplificar, os modelos com MAF.

Para quem já ligou um destes RR a uma máquina, há de parecer algures "agir intake temperature" de -38’C.
Há pouco tempo vi num fórum, um desses modelos com uma sonda de temperatura dos modelos anteriores.
Ao averiguar melhor, descobri que na Ficha(do P38)da nossa MAF, não há "fio" referente ao sensor de temperatura.
(Algo que tu Laiginha, podes facilmente analisar.)

Pode estar aqui o "problema" do famoso comportamento.

Paulo Jorge, tb notas este comportamento do RR?

Nota: estou a partilhar apenas
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
laiginha
júnior TT
júnior TT

Mensagem por laiginha »

Boas Tommcat

Este tem sido um dos meu dilemas sobre este tema pois a temperatura vai aumentando e o intercooler não da conta do recado, visto analisando no seu todo a linha de entrada do ar para os motores alterada após MY98(?) : entrada de ar na cava da roda esquerda, Caixa do filtro de ar,tubagem por cima do motor(!!), passagem pelo turbo, arrefecendo no intercoller insanduichado no meio dos permutadores de calor(ac+radiador?!!!).Certamente que em dias quentes a perfomance do motor ficara comprometida comparativamente com o comportamento dos motores possuídos de energia quando conduzidos em noites frescas com o motor "aquecido", situação constatada pela maioria dos fieis propriatarios destas maquinas misteriosas..??

Um forte abraço,

Jose Leal