BECM avariada no P38 - resolvido!

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929

Re: "avarias estranhas" no P38

Mensagem por Mário Antão »

rp38 Escreveu:
Mário Antão Escreveu:Gostei do Titulo do "poste"... "varias estranhas no P38" :cool:

É um verdadeiro mistério este 4x4 :D
pois mas ja não é o unico!!hoje em dia tudo o que tem electronica complexa ao fim de alguns anos....aparecem os probs!! olha que os td5 com tão boa fama, mas alguns...ja estão a dar que falar. só a malta da velha guarda (200/300/vm)é que ainda se pode rir de nós!! :clap: :rofl:
Isto é como tudo na vida. A eletrónica tem vantagens e desvantagens, o resto é "conversa" :roll:
Imagem
joao carvalho
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 out 2012 19:09
Land Rover: Range rover 2.5 DSE
RTI: 0

Mensagem por joao carvalho »

Mário Antão Escreveu:
rp38 Escreveu:
Mário Antão Escreveu:Gostei do Titulo do "poste"... "varias estranhas no P38" :cool:

É um verdadeiro mistério este 4x4 :D
pois mas ja não é o unico!!hoje em dia tudo o que tem electronica complexa ao fim de alguns anos....aparecem os probs!! olha que os td5 com tão boa fama, mas alguns...ja estão a dar que falar. só a malta da velha guarda (200/300/vm)é que ainda se pode rir de nós!! :clap: :rofl:
Isto é como tudo na vida. A eletrónica tem vantagens e desvantagens, o resto é "conversa" :roll:
A electronica veio trazer conforto, facilidade de utilização e segurança. No entanto a electronica também tem manutenção periodica ao contrario que 99% das pessoas julgam. De x em x anos, tendo em consideração o tipo de fabricante(s) de componentes que integram uma centralina (o factor qualidade é muito importante) é preciso fazer uma revisao analitica em bancada e substituir o que já estiver fora dos parametros originais.
No campo "qualidade", ao contrario do que se julga, a qualidade dos componentes da BECM do P38 (por exemplo) é excelente! fiavel e durável! o que falha por vezes devido a factores externos, pode ser alguma falha de comunicação entre sistema digital/logico e sistema analogico/comando. Nos p38, bem como em qualquer carro, é muito importante ter em atenção (por ordem de importancia):
-Pontos de massa
-Oxidação de conectores - Na Becm então é crítico
-Pontos de solda partidos nos pcb (conhecidos como "soldas frias")
-Nivel de humidade nas placas microprocessadas (digitais)
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

joao carvalho Escreveu: ...
-Pontos de massa
-Oxidação de conectores - Na Becm então é crítico
-Pontos de solda partidos nos pcb (conhecidos como "soldas frias")
-Nivel de humidade nas placas microprocessadas (digitais)
Ora nem mais!!!
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Mav
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 dez 2010 22:48
Land Rover: Discovery 300tdi 5p
Sócio LCP: 0

Mensagem por Mav »

Amanha depois de ir liga-lo à maquina e ver o que se poderá resolver ou não, vou dar uma boa vistoria a todas as ligações da BECM, tiro o banco e verifico tudo. Estava a pensar tira-la e abrir a tampa a ver se se nota algum compnente queimado, será boa ideia? No caso de o problema ser mesmo algo dentro da BECM, há alguem com bons conhecimentos de eletronica que me consiga verificar o estado dos componentes e trocar algum que possa ser necessário? Aqui dá para ter uma boa ideia do que me espera e por acaso a maioria dos sintomas do meu P38 estão aqui descritos: http://www.rangerovers.net/repairdetail ... index.html

Cumps.
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Boas @mav;

Já fizestes o TDC (trabalho de casa)... ;) , em relação ao desmontares a BECM...

Se estiveres a vontade e seguires os passos todos com calma....

Tens o código do RR em caso de bloqueio?
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

joao carvalho
júnior TT
júnior TT

Embora ache dificil a becm avariar assim do nada é preciso, SEM ESQUECER, desligar a bateria! Basta o negativo dela.

Após desligar o negativo, entrar dentro do carro e rodar a chave até á posiçao de ignição. E para que? Para que os condensadores de filtragem que estão nas centrais do carro, tenham oportunidade de descarregar qualquer tensão acumulada.
Após isto é seguro mexer nas centralinas.

Abrir a Becm, na minha opiniao, ou com conhecimentos de electronica ou entao só para ver ou despistar algo. Cuidado a mexer por causa de electricidade estática!
joao carvalho
júnior TT
júnior TT

tomcat Escreveu:Boas @mav;

Já fizestes o TDC (trabalho de casa)... ;) , em relação ao desmontares a BECM...

Se estiveres a vontade e seguires os passos todos com calma....

Tens o código do RR em caso de bloqueio?
Tomcat o codigo é o EKA, certo?
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

joao carvalho Escreveu:
Tomcat o codigo é o EKA, certo?
Sim, esqueci-me de lhe chamar o nome devido ;)
Um abraço.

joao carvalho
júnior TT
júnior TT

No problem :thumbup:
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

joao carvalho Escreveu:Embora ache dificil a becm avariar assim do nada é preciso, SEM ESQUECER, desligar a bateria! Basta o negativo dela.

Abrir a Becm, na minha opiniao, ou com conhecimentos de electronica ou entao só para ver ou despistar algo. Cuidado a mexer por causa de electricidade estática!
Concordo contigo.

@mav, se os erros já os detectastes e são na BECM, eu só a abriria depois de ter os componentes para fazeres tu mesmo/ entregar fora.

Pois segundo a velha máxima do FLG "... num P38A, se funciona...... não mexe....." :D
Um abraço.

Mav
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mav »

Por acaso nao tenho esse código eka...

O abrir a Becm seria só para ver se por acaso alguma das ligações entre as placas nao esteja solta ou haja alguma ferrugem ou sujidade em algum sítio pois nao será necessário tocar nos contatos, apenas nas placas em si. Trocar qualquer tipo de componente eletrônico nao me aventuro a fazer, com a minha sorte pifava logo de vez, a ser necessário prefiro pagar a alguém que saiba o que faz para o fazer e também que saiba bem identificar e comprar os componentes necessários que disso pouco pesco! Primeiro passo vai ser amanha ligar o carro a maquina, nãos seja mesmo qualquer coisa com erros que possa ate vir a ser corrigida sem intervenções mais diretas. O problema será se for algo mais grave, arranjar quem mexa no interior da becm...
Mav
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mav »

Ora já passou pelo Mecanico e o primeiro conselho/passo é experimentar outra caixa de fusíveis, alguem tem ou conheça quem tenha uma que me empreste por 30min para testar?

EDIT: passei o resto da tarde a desmontar o interior, tirar o banco do pendura e tirar a BECM! Abri-a em casa com bastante luz e está com muito bom aspeto o interior, não se nota oxidação, soldas partidas, fusiveis queimados, transistores com mau aspeto nem os proprios reles... e agora, será que está tudo bem? Estava muito limpinha e tudo com otimo aspeto para a idade! Será que afinal o problema será mesmo a caixa de fusiveis do motor?? Outra coisa que descobri é que o alternador deve estar meio marado pois a trabalhar medi a bateria e não passa dos 13,6v alem de que hoje, depois de 2 dias sem meter o RR a trabalhar, a bateria estava praticamente morta, tive de recorrer a cabos e outro carro... realmente um P38 é mesmo um hobbie...
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

que erros é que a maquina deu ?
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Mav
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mav »

Ele nem ligou à maquina... disse que não valia a pena enquanto não testasse outra caixa de fusiveis e que os erros não identificariam possiveis problemas na BECM, será? Se calhar tenho de ir a outro sitio liga-lo à maquina, algum conselho onde? Tu tens maquina, senão ia ter contigo?
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Mav Escreveu:Ora já passou pelo Mecanico e o primeiro conselho/passo é experimentar outra caixa de fusíveis, alguem tem ou conheça quem tenha uma que me empreste por 30min para testar?
Edita a tua localização, realmente faz parte da lista...... :sing:
Mav Escreveu: EDIT: passei o resto da tarde a desmontar o interior, tirar o banco do pendura e tirar a BECM! Abri-a em casa com bastante luz e está com muito bom aspecto o interior, não se nota oxidação, soldas partidas, fusíveis queimados, transístores com mau aspecto nem os próprios reles... e agora, será que está tudo bem? Estava muito limpinha e tudo com óptimo aspecto para a idade! Será que afinal o problema será mesmo a caixa de fusíveis do motor??
Infelizmente, só mesmo "picando" os relays é que podes analisar...
Terás de identificar na BECM, o que controla a "potencia" (seja ele um relay ou os MosFets), para despistares se o erro é daí.
Parte dos outros stress podem estar no manipulo (daí as escovas, máximos não ligarem).
Mas realmente a caixa de fusíveis faz parte dos stressss do P38A, ainda por cima nas versões iniciais.
Mav Escreveu: Outra coisa que descobri é que o alternador deve estar meio marado pois a trabalhar medi a bateria e não passa dos 13,6v alem de que hoje, depois de 2 dias sem meter o RR a trabalhar, a bateria estava praticamente morta, tive de recorrer a cabos e outro carro...
Pessoalmente tive um stress e salvo erro com a voltagem que comentas ou muito próximo.
Tive que reparar salvo erro a "ponte" rectificadora.
Ficou agora nos 14,** V, quer em seco quer com tudo ligado(máximos,nevoeiro, resistências dos vidros(F e T)).

Qual a capacidade da bateria em CCA e A/H?

Se puderes, liga um amperímetro em série e verifica se passado alguns minutos a BECM "adormece".
De memória, penso que fica nos 2A quando está acordada... passando para uns valores muito mais baixos (não me recordo quais).
Mav Escreveu: realmente um P38 é mesmo um hobbie...
Essa tem direito de autor.... ;)
Um abraço.

Mav
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mav »

Boas, edito a localização? Já lá está que sou do Seixal...

Na parte dos manipulos, os piscas funcionam, as escovas e mijas da frente funcionam (exceto o intermitente), a intensidade da iluminação tambem funciona e os maximos se mexer a luz no quadrante acende sempre, logo "sabe" que o manipulo foi ativado, embora as luzes nada! Ou seja, não acendem as luzes dos maximos nem funciona a escova e mija de trás. Poderá mesmo assim ser dos manipulos? Fora isto a luz de nevoeiro de tras, as luzes de marcha atras e o fecho central das portas de tras tambem não funcionam... enfim!

O problema que tiveste foi no alternador? Por acaso às vezes quando ligo o RR (e ainda tem bateria) ele dá o erro de avaria no alternador! A bateria por acaso não reparei a potencia, quando lhe mexer vejo, mas é bem grande e recente. Agora tenho é de a deixar sempre desligada para não ficar sem nada enquanto está parado :(
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Mav Escreveu:Ele nem ligou à maquina... disse que não valia a pena enquanto não testasse outra caixa de fusíveis e que os erros não identificariam possíveis problemas na BECM, será? Se calhar tenho de ir a outro sitio liga-lo à maquina, algum conselho onde? Tu tens maquina, senão ia ter contigo?
Mav, terás que ligar a uma máquina e como o Paulo comentou, verificar erros e limpar (toma nota dos que estão armazenados).

Com a máquina (pelo menos as que eu "vi"), poderás saber o "estado" on-line de tudo.
p.e. se a BECM detectar a marcha atrás está activa, e as luzes não acendem, terás que rever a tudo, desde fios; relay na caixa de fusíveis, quer relay/mosfet na BECM.
Se metes a marcha atrás e a centralina não detecta esse estado, poderá simplesmente o sensor estar avariado....
Algo "simples".

O que quero alertar-te, é com os stress todos que tens, terá que ser alguém com uma máquina que "entre" no P38A em tudo!!!!
Um abraço.

Mav
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Mav »

Pois, tou a ver que dificil vai ser encontrar quem tenha essa maquina e perceba disso... :(
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

eu tenho equipamento de diagnostico e tenho tambem caixa de fusiveis para teste

só tens que vir ate sintra
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Mav Escreveu:Boas, edito a localização? Já lá está que sou do Seixal...
Desculpa, ao responder não deu para ver!!!!
Mav Escreveu: Na parte dos manipulos, os piscas funcionam, as escovas e mijas da frente funcionam (exceto o intermitente), a intensidade da iluminação tambem funciona e os maximos se mexer a luz no quadrante acende sempre, logo "sabe" que o manipulo foi ativado, embora as luzes nada! Ou seja, não acendem as luzes dos maximos nem funciona a escova e mija de trás. Poderá mesmo assim ser dos manipulos?
Desculpa, não tenho andado recentemente no RR, mas alguns stress que comentas não estão na mesma "haste"certo?
Poderá ser isso....
Mav Escreveu: Fora isto a luz de nevoeiro de tras, as luzes de marcha atras e o fecho central das portas de tras tambem não funcionam... enfim!
Deixa para já o fecho central, trata do que é importante, ou seja o que poderá dar chumbo na inspecção.
Mav Escreveu: O problema que tiveste foi no alternador? Por acaso às vezes quando ligo o RR (e ainda tem bateria) ele dá o erro de avaria no alternador! A bateria por acaso não reparei a potencia, quando lhe mexer vejo, mas é bem grande e recente. Agora tenho é de a deixar sempre desligada para não ficar sem nada enquanto está parado :(
Sim o meu problema foi na ponte rectificadora, não tive avisos nenhuns.
Comecei a sentir que por vezes e normalmente após viagens nocturnas, que o RR a seguir estava mais lento a rodar.
Até que um dia a mulher ligou a dizer que não tinha bateria.... mais tarde averiguei que foi após uma viagem de dia, mas com muito nevoeiro....
Ou seja, o alternador não carregava o suficiente Versus o consumo.

Como o teu já te avisa, pode ser mesmo isso.
Acho que me ficou por uns 60€ a reparação.

No entanto, um P38A, com bateria fraca dá uma série de erros "estranhos" :D "
Um abraço.