RR P38 nova aquisição - ALGUMAS DUVIDAS!!! termostato

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 abr 2012 22:08
Land Rover: Range Rover HSE TD6 Vogue 03
Ex-RR DSE P38 2000 automático
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91
RTI: 0

Re: RR P38 nova aquisição - ALGUMAS DUVIDAS!!! termostato

Mensagem por RangeAddict »

Mais uma vez obrigado pelos comentários e dicas!

Rhymes, ele não sobe a temperatura abruptamente, ele anda a quente no fim do azul, junto ao 1º traço e se apanho grandes subidas ele sobe lentamente e nunca chegou às 12:00 fica sempre um pouco mais para o lado esquerdo...

hoje notei que na cidade, aqui no porto que tem bastantes subidas, ao fim de umas tantas aconteceu isso e permanece até que apanhe um troço em que ganhe mais velocidade, tipo se entro numa via rápida, quando dou conta ele já está outra vez junto ao traço... mas nunca tem uma subida nem descida bruta!

JotaPê engraçado, hoje quando levei ao tal mecânico, estávamos lá na conversa com o capo aberto porque pelos vistos estava mal fechado, mas reparei que ele apertou os tubos... será coincidência!

Já agora fiquei curioso com esse teste. Porquê que é os tubos ficam rijos que nem pedra ? E se estiverem está relacionado com problemas de motor?

Outra questão, um amigo que tem um igual comprou um EAS reset tool, que liga à centralina se por ventura ele der um erro no EAS e arrear e não subir!
Parece um utensílio muito útil para emergência e não ter de chamar um reboque!!! Alguém já comprou e já teve de experimentar? Estou a pensar mandar vir um!!!

http://www.ebay.co.uk/itm/Air-Suspensio ... 563fabd1c0

Meireles amanhã vou tirar umas fotos e ponho aqui!!! Só tirei uma a que está no inicio do post!

Paulo Jorge vou fazer isso!!! Mas para medir só mesmo ligando à maquina ou estavas te a referir a outro método? Se é outro como poderei fazer?

Obrigado a todos... não me sinto sozinho!!!
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Seja muito bem vindo gonçalo dias

mais um sofa sobre rodas que já está a deixar o seu proprietario :crazy:

Se os tubos ficaom rijo com pedras... não me parece nada de bom...

Antes de ficar :yikes: e a cismar com a coisa... pois a cisma não mata mas mói... nada como levar a maquina a fazer uma visita a um mecanico que trate essas maquinas por TU... depois é só :driving:

Relativamente a suspensão pode optar por esta opção:

http://www.rangerovers.net/repairdetail ... tware.html

;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
jomadimasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 ago 2010 22:20
Land Rover: P38 2.5 DSE 1996
Sócio LCP: 2463

Mensagem por jomadimasilva »

Boas FLG
Acho que os tubos não ficam rijos. Pois não Gonçalo Dias???

Para a suspenção segue o link no post do FLG, se te ajeitares tens o esquema do cabo, podes contruir um por menos de 5€ , o software é gratuito

cumprimentos
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Obrigado FLG e Jomadimasilva!

Não os tubos estão moles!

A questão do Reset tool é que não precisa de computador... especialmente um PC... só tenho macs e de férias costumo deixar-los longe de mim :-)

Este acessório fica sempre dentro do carro e se um diar o azar vier! Pode ser uma salvação principalmente se estiver num sitio pouco acessível!

O software e ligação é óptimo pelo facto de podermos calibrar conforme referiu o JotaPê certo!

Este tool seria só como SOS!... o que acham?
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0

Mensagem por JotaPê »

Quanto ao EAS kicker eu tenho e funciona na perfeição.
No entanto, se quiseres calibrar a suspensão não dá.
Os tubos se ficarem tipo pedra significa que ou tens um airlock (mais fácil r€solv€r) ou a cabeça a deixar passar compressão, logo, junta ou cabeça nova.
Isto já é um cenário pessimista.
Goza o carro e deixa de lado os problemas por antecipação.
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562

Mensagem por nuno_fpinto »

Voltando a pegar neste tópico....hj ao deambular pelo manual do utilizador....cá está....comportamento do ponteiro da temperatura...

6. Temperature gauge

Once the engine coolant has reached its
normal operating temperature the pointer
should be almost vertical (the precise position
will vary depending on the ambient
temperature). If the pointer moves towards
the RED segment a RED warning light in the
temperature gauge illuminates. Should the
pointer move INTO the red segment, stop the
vehicle as soon as safety permits and seek
qualified assistance before continuing.
Cumprimentos,
Nuno Pinto

"Um Range Rover não "perde óleo", marca o seu território......."
Imagem
MEIRELES
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 fev 2012 15:57
Land Rover: RANGE ROVER 2.5 DSE 1998
À procura de um série III :)
Sócio LCP: 2522

Mensagem por MEIRELES »

(the precise position
will vary depending on the ambient
temperature).

Ora cá está, o normal seria na vertical, mas pode variar consoante o ambiente....e não esquecer que as nossas poltronas, a ventoinha está sempre a bombar...
Já agora! Nunca te passou do meio?
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

A variacao a que se referem relativamente á vertical é minima, tipo 2,3 graus para a direita ou para a esquerda, nunca 20 ou 30 graus em qualquer direccao.

O meu já passou do meio em situacoes de esforco, umas duas vezes, mas logo que o termostato abriu ao maximo e o viscoso/ventoinha a bombar , voltou ao meio. :god:
Cumprimentos,
Nuno Pinto

Imagem
Rhymes
júnior TT
júnior TT
Registado: 31 mar 2011 18:00
Sócio LCP: 0

Mensagem por Rhymes »

O meu no dia a dia anda sempre no 2.º quarto do mostrador, ou seja, entre o azul e o meio.

Mesmo a apertar com ele (leia-se 140.150 kMs/h) na 2.ª feira passada em que estava muiiiiitoooo calor no país todo, quase não passou de meio. (1, 2 graus para a direita), mas também estava mesmo uma brasa !

Variações... enfim... mas é como digo, mesmo a apertar o gajo aguentou-se bem.
zegato79
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 jul 2012 22:49
Land Rover: Range Rover P38 2.5 Dse 1999

Mensagem por zegato79 »

Boas.
Tambem sou um feliz proprietario de um Range P38 de 1999.
Gostava de saber onde fica a oficina desse senhor tão conhecido de nome Ze Luis.
Obrigado.
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

gonçalo dias Escreveu: .....

Uma questão que ainda não me responderam. Um amigo tem um igual ao meu de 2001 e diz que estes modelos de manhã ao ligar ligam as ventoinhas e fazem muito barulho e depois acalmam. O meu não Faz.
Hoje questionei o facto de não fazer ao mecânico da Maia Zé Luis. Ao qual me respondeu que esses fazem porque precisam de misturar o viscoso que se deposita... e porque já não está 100%. Se não faz de manhã é porque a não precisa porque o liquido não se deposita. Que é bom sinal! Gostava de saber mais opiniões sobre este tema!
Olá Gonçalo,

O teu tópico passou-me ao lado :vergonha:

Em relação ao "barulho", o meu em 4 anos que o tenho faz igual ao do teu amigo, ou seja, em frio a ventoinha atraca.
Há algum tempo atrás, um amigo teve que por um viscoso novo, e ficou a atracar em frio, passado algum tempo volta ao normal.

Em relação a temperatura nas 12H.
Também andei "sismado" por causa disso... :?? , esqueci o assunto!
(Fiz um passeio em TT, com redutoras, 35ºC, AC ligado e o ponteiro andava 12H e pouco.....).
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

edit: repetido :?2
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Boas,

Rhymes, Tomcat e Nuno.

Em relação à temperatura, fiquei mais sossegado quando na Bencar me disseram para não me preocupar pois alguns ou muitos são assim, andam na zona azul se não estiverem em esforço, desde que não aqueça é o importante foi o que referiram. Sei que agora quando estive de férias na costa vicentina, apanhei dias muito quentes e que não era preciso muito para o ponteiro andar no meio. Nunca passou do meio! Mas se a temperatura não estiver muito alta e se for em estradas sem ter subidas o ponteiro desce para o azul, mas basta apanhar umas subidas velentes e lá vai ele para o meio, ou basta apanhar muito calor que ele vai para o meio! Como o Rhymes disse do dele, anda sempre a variar entre o azul e o meio, sobe e desce. Quando regressei do Algarve em direcção ao porto, estava muito quente e sempre a 120km/h o ponteiro andava no meio, quando a temperatura desceu à medida que se aproximava o fim do dia e que eu me dirigia ao norte, o ponteiro também desceu! Por isso o meu varia conforme o ambiente e condições em que se encontra.

Quanto ao barulho do teste do sistema de arrefecimento ao pegar, afinal faz, só que só o ouço fora do carro! Por isso é que tinha levantado esta questão! Lá em baixo nas ferias pus o menino a trabalhar e tive de sair e ai percebi o barulho do sistema a funcionar! que depois abranda.

Zegato, não te sei esplicar bem onde fica a oficina do Zé Luis, fui lá uma vez quando comprei o Range, pois ele tinha sido o anterior dono, lembro-me que é perto do continente da Maia, mas posso te dar o contacto dele.

cumprimentos,
gonçalo
marcovieira
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 01 set 2012 06:02
Land Rover: RR P38 2.5DSE 99

Mensagem por marcovieira »

Olá, sou o Marco e sou novo por aqui.
Sou mais um apaixonado por todos os RR e comprei um RR DSE de 99 na segunda feira passada. Bem bonito, impecável, 230mil*reais*, azul escuro fantástico, 1 dono mais uma herdeira, e depois da revisão feita e correias novas, fiz-me a estrada.
Ontem sexta feira, após sair de casa na hora de almoço, 35 graus de calor na rua, e Ac ligado, a 3 km de casa o ponteiro da temperatura estava no máximo. Resultado = nem tive tempo de
Parar no local onde estava, só ouvi um estouro que parecia um tiro
=radiador rebentado.
Resumindo, o calcanhar de Aquiles de qualquer carro é o sistema de refrigeração, neste modelo devemos ter o dobro da atenção.
Agora é sistema de refrigeração quase completo a ser montado, e por sorte a cabeca do motor esta ok.
Ou seja, nao vale a pena facilitar, é substituir e usufruir Lolololo
Boa sorte!
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Bom dia,

Só agora reparei neste topico...

respondendo rapidamente:

Andar a saltar do azul para o meio, o termostato está a funcionar mal ou é inexistente (a função do termostato é manter uma temperatura certa no motor, "tranca" o sistema de refrigeração até atingir 80º e depois vai libertando agua progressivamente para manter a temperatura constante, ponteiro vertical + coisa - coisa), aposto que esse range só lá tem o sitio.

Consumos, sendo um automatico, NUNCA vai fazer abaixo de 11lts, se tiver repro/box a media sobe (o meu era 12,5lts), mas como o topico é antigo já deves ter percebido. 8,5lts é possivel sim mas num manual em autoestrada a velocidade moderada.

Barulho de ventoinha, barulho a frio significa ventoinha aftermarket (allmakes, britpart, etc), a ventoinha original não faz barulho a frio, provavelmente pela qualidade do gel de silicone utilizado. Quanto ao funcionamento do mesmo, ele atraca e desatraca atraves da transferencia interna do liquido através duma valvula que abre e fecha comandada pela molinha que vêem na frente do viscoso, essa mola estica ou encolhe consoante a temperatura e vai abrir ou fechar a dita valvula.

Abc
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Obrigado SERSANRR...

Em relação ao termóstato ainda continua uma incognita, muitos dizem que alguns são assim inclusive na Bencar, mas de facto o menino tem se portado bem! Em esforço ele sobe para as 12h e depois se deixar de estar em esforço e em estrada ele desce novamente para o fim do azul. Existe sempre uma variação do ponteiro. Se não houver esforço ele anda ali sempre no fim do ultimo traço do azul. Mas nunca passou das 12h.

Quanto aso consumos, ainda bem que te posso desapontar com o "NUNCA". Desde que o tenho, tenho feito umas aventuras de norte a sul de portugal, estradas sinuosas, praias de difícil acesso, descidas de falesias e subidas com redutoras, circulação normal entre estrada e cidade e os resumos de consumos desde que o tenho em depósitos atestados, efectuados com cálculos do odómetro vs litros, com um software para o iphone foram: 9,9 / 10,3 / 10,2 / 10,2 / 10,7 / 9,8. Tenho uma média só de cidade de 12,8.

abraços,

gonçalo
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

O meu tambem chegava a marcar 10.9 em autoestrada nas viagens grandes, mas como média a andar normalmente 12,50 / 13 a menos q andasse a "morrer", de apontar que no meu tinha pneus largos e rack. Podes te considerar um sortudo se os cálculos da media estão correctos, pelo consumo, quer por nunca ter aquecido além das 12h em esforço. O teu anda nos 10 10,5 o q dependendo da condução acredito, (desde q não envolva tt aí a média sobe por vezes para mais do dobro)
O ponteiro no azul é aquela base, se está bom não mexas lol
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

A média é calcula por software do iphone, mas se fizer à mão é igual! Introduz a cada vez os km que tem no odometro, os litros, e a cada vez que se enche ele diz a media do deposito anterior! tenho uma média geral de 10,2.

O meu Range tem uma box logo o computador de bordo deixa de funcionar bem, pois a BI não está ligada ao computador. No computador de bordo a média que diz é de 6.4! lol era um sonho! Agora ando a melhorar as performances, cada vez sinto melhor o menino, e devo estar a reduzir o consumo no computador anda agora nos 5.5!

Sei que deveria conseguir fazer uma media de 8/9 se andar entre os 80 e 90 na Auto-estrada, mas só em Auto-estrada! Fiz Porto-Algarve a 120km/h geralmente nas subidas 100km/h para não entrar em esforço, fui ainda a Peniche e dei lá umas voltas, atestei o deposito antes de sair e quando cheguei a Portimão atestei novamente e deu-me uma média de 10,2.

SERSANRR os consumos são em condução economica! Contenho-me para fazer bons consumos! Na minha carrinha 320 de 2001 consegui por ela a gastar 5,8 em condução mista, com muita cidade e algumas scuts! :-)

Já agora o software para o iphone chama-se GAS CUBBY, é porreiro para termos a noção do que gastamos em combustível além das médias, pode-se também introduzir as despesas de manutenção e acrescentar mais do que um veiculo.

abraços,

gonçalo
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

Bem o consumo tem que se lhe diga....

no meu, tb automatico, já fiz em viagem daqui para o Gêres e voltar pela nacional, com mais as voltinhas em 7 dias por lá...média de 9.8 de DEPOSITO. Tudo depende do pé...e o pastelar tb tem que se lhe diga, pq para conseguir médias eficazes é preciso manter o bicho entre 80 -120, embalado, e dp só lhe dar uns cheirinhos de ves em quando :lol:...é mais uma arte q outra coisa..

Relativamente ao facto de andares sempre no azul, significa q andas com o motor a frio, o q não é o melhor para motor, mas pronto, sempre melhor azul do que vermelho :god:
Cumprimentos,
Nuno Pinto

Imagem
moreirinha
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 dez 2005 18:45
Land Rover: RangeRover P38 DSE 1996
Defender 90 TD5SoftTop 2000
Serie III 88 Diesel 1975

Mensagem por moreirinha »

O meu levou termostato novo e passou a andar na vertical, o ponteiro, o que lá estava avariou na posição aberta. Se tem termostato tem que trabalhar junto ás 12h, já que é essa a única função do termostato. A melhoria nos consumos foi enorme! os motores de combustão térmica são mais eficientes aquecidos, por ter o termostato sempre aberto, e estar sempre no azul, o motor estava sempre a trabalhar frio.

Também meti um viscoso novo e nota-se perfeitamente o trabalhar dele, ou da ventoinha. O meu como é da britpart faz barulho logo quando se liga, para desaparecer daí a 1 minuto, e depois só se ouve quando é preciso. Consta que os originais não fazem barulho a frio, mas quando chega a altura de ligar a ventoinha tem que se ouvir e bem! não é o viscoso que faz o barulho, é a ventoinha!