Ventoinha de 8 pás

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Ventoinha de 8 pás

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Alguém tem por cá uma ventoinha destas? A aplicação é directa? Notam muitas melhorias ao nível de arrefecimento do motor?

http://www.johnrichardssurplus.co.uk/pr ... fan-523410

Abraços

PS: Eu avisei que ia chatear.... ;)
Avatar do Utilizador
marco.marques
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 226
Registado: 13 out 2010 18:30
Land Rover: Serie III 88" 1972
Sócio LCP: 2389
RTI: 0
Localização: Vila do Conde

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por marco.marques »

Boas Carlos, a pouco tempo troquei a minha ventoinha por uma de 8 pás, mais até por causa de a base dessa ventoinha ter 2 polies! Mas quem ma vendeu disse-me que refrigerava melhor, daí ter colocado essa em vez de manter a minha de 4. A aplicação é direta, o apoio é exactamente igual...
Não te posso dizer por experiência própria de refrigera melhor ou não pois ainda não andei no serie desde que a coloquei, ainda tou em trabalhos, upgrades!!
Marco Marques
caminhosdatreta.blogspot.com

Veteranos 2012 - EILR 2012
Rates Billing 2013/2014/2015/2016
Avatar do Utilizador
tiagoc_s3
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 211
Registado: 28 abr 2011 22:55
Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
Sócio LCP: 2544
RTI: 0
Localização: Lisboa

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por tiagoc_s3 »

Tenho uma de 8 pás no novo motor, mas também não sei dizer o resultado, porque ainda não foi testado em condições "adversas". Mas já me disseram que estas de 8 pás são melhores. São as mesmas usadas nos modelos militares, se não estou em erro.

No motor anterior (com a ventoínha de origem), as subidas em dias quentes faziam sempre aquecer. Instalei uma elétrica na frente, para ligar manualmente quando fosse preciso. E ajudava bastante. É outra solução que podes testar (e mais barata).
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por JBorges »

O série que foi comigo a Marrocos levou uma destas ventoinhas e segundo o dono o carro ficou melhor. Não muito melhor mas um pouco melhor...
Lembra-te que a ventoinha faz parte de um conjunto, se não tiveres o radiador e a bomba d'água em condições a ventoinha nada faz.

Também podes montar uma ventoinha de plástico de 11 pás dos minis.

No ebay consegues bem mais barato.
Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por carlossilvalr »

Boas JBorges...

Essas dos minis de facto são BEM MAIS baratas... Há testemunhos? Será melhor do que as militares? Não terá as pás mais pequenas? Deve também ser mais leve, logo esforçar menos, não?

Abraço e obrigado
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por JBorges »

carlossilvalr Escreveu:Não terá as pás mais pequenas? Deve também ser mais leve, logo esforçar menos, não?
Sim são mais pequenas, mas muito muito mais leves; inclusive existe um modelo "tropical" para países quentes.
Pessoalmente recomendaria as de 8 pás; as dos militares não as dos V8 que não servem.
Imagem
Avatar do Utilizador
rudoland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 385
Registado: 17 mar 2011 19:34
Land Rover: SERIE III
RR DSE
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: COIMBRA

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por rudoland »

tu para montares essa ventoinha tens que montar uma bomba de agua militar igual a que vem nos LW e depois precisas esta peça http://www.johnrichardssurplus.co.uk/co ... 34_011.jpg
porque essa ventoinha encaixa de forma diferente e tem 4 parafusos laterais e nao frontais como as normais ;)
:sing:


:mad: ta maluco eu nem tinha visto o preço .... mas tu vais andar pra africa ou que?? mudaste pro alentejo???

125 libras por uma beentooinhhaaa tu tas e doido :mad:

ja pra nao falar na polie e na bomba de agua com portes e tudo gastas sempre 250 aerios com mais 1000€ compras um 2.5 igual ao meu s:)
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por JBorges »

Existem vários modelos de ventoinhas de 8 pás, é certo que as militares parafusam de lado, mas também existe outra que aperta com quatro parafusos e é plug-and-play nos 4 cilindros.
Imagem
Avatar do Utilizador
rudoland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 385
Registado: 17 mar 2011 19:34
Land Rover: SERIE III
RR DSE
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: COIMBRA

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por rudoland »

JBorges Escreveu:Existem vários modelos de ventoinhas de 8 pás, é certo que as militares parafusam de lado, mas também existe outra que aperta com quatro parafusos e é plug-and-play nos 4 cilindros.
sim mas a que ele mostra e a que aparafusa de lado por isso e que eu falei ;)
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por JBorges »

Sim tens razão, aparafusa de lado.
Uma igual:http://www.ebay.co.uk/itm/GENUINE-LAND- ... _906wt_602
Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Exacto tb já tinha visto essa JBorges... E de facto é de aplicação directa.... Então e as dos minis... São bem mais baratas :) É que devo receber o Série pronto para o verão :)... E ás tantas estreia-se com uns Km valentes se as coisas acalmarem para estes lados....

Abraços
Avatar do Utilizador
rudoland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 385
Registado: 17 mar 2011 19:34
Land Rover: SERIE III
RR DSE
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: COIMBRA

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por rudoland »

carlossilvalr Escreveu:Boas

Exacto tb já tinha visto essa JBorges... E de facto é de aplicação directa.... Então e as dos minis... São bem mais baratas :) É que devo receber o Série pronto para o verão :)... E ás tantas estreia-se com uns Km valentes se as coisas acalmarem para estes lados....

Abraços
a que o jborges te mostrou nao e de aplicacao directa :bolas: :bolas:
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por carlossilvalr »

Ok :) Queres que te ligue não é??? :)

Amanhã :) :)

E as dos minis já ouviste dizer alguma coisa?

Abraço
Avatar do Utilizador
rudoland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 385
Registado: 17 mar 2011 19:34
Land Rover: SERIE III
RR DSE
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: COIMBRA

Re: Ventoinha de 8 pás

Mensagem por rudoland »

E as dos minis já ouviste dizer alguma coisa?

Abraço[/quote]


as dos minis sao dos carrinhos de brincar . estamos a falar de carros de homem ou de carrinhos de friccao ?? :sing: :sing: