Sou novo aqui no forum e venho me apresentar e apresentar algumas duvidas sobre o meu novo Range!
Após 7 anos sem o vicio dos Ranges... o bichinho adormecido despertou e adquiri o meu 4º Range.
Tive hà uns anos atrás um RR de 91 com motor VM, um RR 200tdi de 93 e um Classic de 94 300tdi.
Para passar por todos os modelos fiquei encantado com este DSE automático de 11/2000, com 188.000km... e classe 1
Mas pouco conheço dos P38, apenas do que investiguei aqui no forum e de um amigo que tem um igual e adora o dele!
Pareceu-me que o carro estava muito bom, levei a um mecânico expert ao qual disse que "estava bom" e comprei-o, mas não reparei até ontem no ponteiro do termostato!!!
Ontem fiz uma viagem na autoestrada de 50km, a 120km e reparei que o ponteiro mal passava do frio, ficava mesmo no fim do azul!
Depois apanhei uma estrada de monte bem íngreme e reparei que o ponteiro subiu quase às 12 mas não chegou, e de seguida entrei em estrada plana e ele voltou ao azul!!!
Hoje fiz cidade com transito e subidas e reparei que ele a dado momento também subiu quase até às 12 e depois voltou ao azul!!!
Associado a esta questão, amigos que têm este mesmo modelo, dizem que de manhã quando se liga ele parece um avião liga as ventoinhas e depois fica normal,
o meu não faz nada, apenas ouço o relanti normal do carro!
Fiquei assustado! Será que é apenas o termostato avariado?
Já li aqui no forum algumas questões semelhantes mas também não fiquei esclarecido.
Pode ter algum problema de motor? Ou será apenas relacionado com o termostato e refrigeração do motor?
Outra questão! Reparei ontem à noite que estava ligeiramente descaído para o lado esquerdo!
De manha fui à garagem e medi, do pavimento à carroçaria e depois liguei tornei a medir, depois desci e medi, e por fim levantei-o e medi novamente!
medição de manhã - frente direita 81,5 frente esquerda 80,5 traseira esquerda 84 traseira direita 82
medição após o ligar - frente direita 81 frente esquerda 80,5 traseira esquerda 83 traseira direita 82
medição em baixo - frente direita 74,5 frente esquerda 74,0 traseira esquerda 75,5 traseira direita 75,5
medição depois de o subir - frente direita 81,5 frente esquerda 81,5 traseira esquerda 83,5 traseira direita 82,5
*medidas aproximadas
Isto é normal? Estas ligeiras diferenças são normais! Está descalibrado?
O carro quando fui fazer o check up não tinha reparado, e ligado ao computador não deu qualquer erro! Pode ter alguma fuga no balão traseiro direito?
Por fim gostava de colocar mais esta questão.
Ontem quando fiz os 100km de Autoestrada a 120km/h com o cruise control ligado, fiz o reset do computador de bordo e cheguei ao destino com média de 7.0 litos. Na volta veio a minha mulher a conduzir e estava a chover veio mais devar e chegamos com média de 6.5l. Hoje apos fazer cidade subiu para 7.5l. Quando o comprei vinha com media de 10.5L.
Será que o computador tem problemas ou ele pode fazer mesmo estes consumos?
Estou adorar voltar aos Ranges ao longo destes 7 anos sem range sempre que passava um dava-me uma grande nostalgia!
Eu troquei a minha carrinha BMW 320d para voltar, a carrinha nunca me deu 1 problema...
Fiquei um pouco apreensivo por comprar um DSE, uns falam tão mal outros morrem de amor!
Estou a adorar o carro e a sua condução... apenas um pouco assustado com os problemas que esta maquina pode trazer!!!
Se alguém me puder ajudar nestas questões e pudesse partilhar a sua opinião ficava muito agradecido!
Com os melhores cumprimentos,
gonçalo