Consumos&Problemas - HELP

Discussão sobre Freelanders
Avatar do Utilizador
Freelas
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 20
Registado: 01 fev 2012 09:59
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por Freelas »

Boa noite caros landrovistas,

venho por este meio colocar-vos algumas questões, mas antes de mais inicio a clássica apresentação. Possuo algures pelo Alentejo um LAND ROVER Td4 de 2000, com 111000km que é a minha paixão. Acontece que o mesmo passa a vida na oficina e na area de serviço, para grande infelicidade minha. Desde que o adquiri em Abril de 2010, este menino levou um sensor da cambota, permutador novo, deixou-me apeado em Lisboa(sem nem eu proprio, tal como o belo do mecânico nos apercebermos bem porque, ficando a questão milagrosamente resolvida 400€ mais tarde).
No que respeita a consumos, é só passar das 2000 rotações que este menino mais parece que tem o deposito roto lolol. Até aqui tudo "pacifico", o que me causa algum desconforto é dar com alguns tesourinhos no forum, ao qual referem que os dito cujos podem precisar de substituir o viscoso, transmissões, etc... O que implica novas idas ao bolso, ou seja reparações mais avultadas. Alguém amavelmente me pode enumerar formas de prevenção das mesmas e se é de facto garantido que esse material se poderá deteriorar com o tempo? Não podendo deixar escapar incólume a questão, da redução de consumo neste 4x4? Com estas condicionantes todas, ando até a ponderar vender o meu Freelas, pois o dinheiro não é fêmea cá para estes lados. Pelo que em ultima instância venho pedir-vos a vossa opinião.

Grato pela atenção dispensada
Saudações Landrovistas
Freelas
Avatar do Utilizador
Nitrous
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 980
Registado: 25 set 2010 15:51
Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
Sócio LCP: 2468
RTI: 0
Localização: Águas Santas - Maia

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por Nitrous »

Bem vindo ao forum Freelas.

Os consumos em qualquer carro dependem sobretudo do pé direito.

Para se perceber melhor o teu problema de consumos, precisava de saber que consumos estás a fazer e se o teu carro é manual ou automático.

Para reduzir os consumos começava por verificar se não existem fugas nos tubos, que é uma situação normal.

Depois podes fazer as seguintes modificações:

- Anular EGR (limpar a peça por onde entra o ar no motor, não sei como se chama).
- Verificar/substituir os filtros.

O que ainda não fiz e que também julgo que pode ter influência nos consumos. Anular o catalisador.

De momento é o que me lembro.

Quanto a outros problemas, julgo que apenas terás de te preocupar com o viscoso que se começar a prender terás de o substituir. Tens de pensar no viscoso como uma embraiagem, mais cedo ou mais tarde tem de ser trocada.
Avatar do Utilizador
Freelas
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 20
Registado: 01 fev 2012 09:59
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por Freelas »

Antes de mais muito obrigado pela resposta e ajuda, Nitrous. Sem querer abusar muito.
O meu Freelas é de caixa manual e com vinte euritos faz cerca de 150 km em cidade, sem tirar os olhos do quadrante claro(2000 rotações). Em trajectos mais alongados(viagens) e atirando-me para numeros como 50€ perfaz à volta dos 300 km na casa dos 110/120 km/h, ou seja uma fortuna . Pois, realizo com alguma frequencia trajectos de "longa distancia" acima dos 300 km pelo menos uma vez por semana.
Reduz em muito o consumo "castrar(viscoso)" este menino? Se o viscoso for extraído não poderá causar uma menor estabilidade ao veiculo? As repros tambem são opção?
Resta dizer que o dito cujo só se passeia em estrada. Acha que está a gastar acima de média?
PS: vou providenciar junto da oficina todas as hipóteses que referiu e mais uma vez, obrigado a si e ao forum por ajudarem a manter uma legião de lanrovistas

Freelas
Saudações Landrovistas
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Sinceramente para que se possa ajudar na perfeição nada como fazer as contas ao consumo em litros... ;)

Aí sim saberemos se é muito ou pouco...

Conheço alguém que deve passar cá a dizer que castrar e chipar é do melhor ;)

O meu está castrado e consome 7.1.

Abraço
Avatar do Utilizador
HelderF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 182
Registado: 29 ago 2011 20:48
Land Rover: Freelander 2.0 DI
Sócio LCP: 2509
RTI: 0
Localização: Porto

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por HelderF »

Boas freelas
Eu no meu free meto 40€ de gasoleo todas as semanas e da-me sempre para 400km sempre nos 120, 130km/h com 4x4.
Abraço
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Freelas
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 20
Registado: 01 fev 2012 09:59
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por Freelas »

Helder F 40€??? Isso é belissimo. Poderá ter influencia a idade do j##p?
Avatar do Utilizador
HelderF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 182
Registado: 29 ago 2011 20:48
Land Rover: Freelander 2.0 DI
Sócio LCP: 2509
RTI: 0
Localização: Porto

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por HelderF »

Sim freelas meto 40€ mas nas bombas do jumbo que dá sempre mais qualquer coisa que na Galp e faço 50km por dia +- entre AE e cidade. Na minha opinião penso que a idade não conta muito mas sim o tratamento mecânico que uma pessoa dá ao bichinho que tem na garagem. Só para teres uma ideia eu tenho um Ibiza a gasoleo de 95 e quando o comprei ele fazia medias que ate me assustava por vezes bebia 10l e desde que tratei dos problemas mecânicos que ele tinha passou-me a beber na casa dos 4,5l, 5l. Claro que um ibiza para um land não tem comparação mas era so para veres a questão da idade.
Abraço
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Freelas
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 20
Registado: 01 fev 2012 09:59
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por Freelas »

Que posso eu substituir para obter tais consumos Helder F? Também abasteço numa area de serviço aqui na zona por -6/l. O Filtro do ar, foi substituído nem à um mês e filtro do gasoleo foi à um ano por exemplo. Na zona do Alentejo conhecem algum bom mecanico que perceba de Land Rovers? Principalmente de Freelanders lol
Avatar do Utilizador
Miguel Lança
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 39
Registado: 16 jul 2011 12:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi
RTI: 0

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por Miguel Lança »

Tavas a falar da minha pessoa??? :lol:


carlossilvalr Escreveu:Boas

Sinceramente para que se possa ajudar na perfeição nada como fazer as contas ao consumo em litros... ;)

Aí sim saberemos se é muito ou pouco...

Conheço alguém que deve passar cá a dizer que castrar e chipar é do melhor ;)

O meu está castrado e consome 7.1.

Abraço
Avatar do Utilizador
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 6946
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929
Localização: Adão-Lobo

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por Mário Antão »

Em relação ao viscoso, penso que o TD4 já não trás os problemas do modelo anterior.

Eu no meu Free resolvi o problema metendo-o a "puxar" só a duas rodinhas e anda muito bem assim, para eu ir para o trabalho está "bótimo" ;)

Em relação aos consumos, não noto diferença em relação a estar 4x4 ou 4x2, é por volta dos 6,5L/100km.

Dizes que metes combustível mais barato, mas isso às vezes não compensa, além de te não dar muita saúde à mecânica, também desaparece muito mais depressa. Eu recordo-me que quando tinha a minha op#l cheguei a encher o depósito em hipermercados e fazia-me pouco mais de metade dos Klm. :roll:
Imagem
Avatar do Utilizador
Miguel Lança
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 39
Registado: 16 jul 2011 12:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi
RTI: 0

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por Miguel Lança »

Mário Antão Escreveu:Em relação ao viscoso, penso que o TD4 já não trás os problemas do modelo anterior.

Eu no meu Free resolvi o problema metendo-o a "puxar" só a duas rodinhas e anda muito bem assim, para eu ir para o trabalho está "bótimo" ;)

Em relação aos consumos, não noto diferença em relação a estar 4x4 ou 4x2, é por volta dos 6,5L/100km.

Dizes que metes combustível mais barato, mas isso às vezes não compensa, além de te não dar muita saúde à mecânica, também desaparece muito mais depressa. Eu recordo-me que quando tinha a minha op#l cheguei a encher o depósito em hipermercados e fazia-me pouco mais de metade dos Klm. :roll:
X2 :D

Em relação a combustiveis baratos tenho a seguinte opinião:

Estás numa esplanada cheio de calor, pedes uma cola e o empregado diz: PREFERE COCA COLA OU COLA DO LIDL??

Ora sendo mais barata a do Lidl.... PREFIRO COCA COLA!! :D

Os nossos Land´s merecem o melhor dos melhores, e não é com uma diferença de 5 ou 10€ por depósito que ficamos mais pobres.... CERTO?

Se andarmos com a pestana aberta conseguem-se descontos de até .10c por litro nas gasolineiras de marca....

Aquele abraço!
Avatar do Utilizador
discoze
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 43
Registado: 19 nov 2010 17:53
Land Rover: Discovery300 - 1998
Foi feito para mim
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Póvoa Santa Iria

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por discoze »

O meu é um discovery mas esta questão aplica-se a todos. Tudo depende do que se carrega no acelerador, por exemplo o meu faz médias entre os 8.7 e os 16.6.
Avatar do Utilizador
orlando4x4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 273
Registado: 13 jul 2009 23:44
Land Rover: Ex-Discovery Td5 99MY (Face-Lift Project)
Ex-Freelander Td4 02MY

e-mail: orlando4x4@gmail.com
Sócio LCP: 1879
RTI: 0
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por orlando4x4 »

Freelas Escreveu:Antes de mais muito obrigado pela resposta e ajuda, Nitrous. Sem querer abusar muito.
O meu Freelas é de caixa manual e com vinte euritos faz cerca de 150 km em cidade, sem tirar os olhos do quadrante claro(2000 rotações). Em trajectos mais alongados(viagens) e atirando-me para numeros como 50€ perfaz à volta dos 300 km na casa dos 110/120 km/h, ou seja uma fortuna . Pois, realizo com alguma frequencia trajectos de "longa distancia" acima dos 300 km pelo menos uma vez por semana.
Reduz em muito o consumo "castrar(viscoso)" este menino? Se o viscoso for extraído não poderá causar uma menor estabilidade ao veiculo? As repros tambem são opção?
Resta dizer que o dito cujo só se passeia em estrada. Acha que está a gastar acima de média?
PS: vou providenciar junto da oficina todas as hipóteses que referiu e mais uma vez, obrigado a si e ao forum por ajudarem a manter uma legião de lanrovistas

Freelas
Saudações Landrovistas

Boas...

acho que 20€ e 150km é bom!!! sim!!!! sim!!! não se esqueçam que se trata de um veículo 4x4 com motor 2.0 TD 16V e 112cv (mais coisa menos coisa).
estamos a falar, no minimo de 20€ -> 13 litros para 150 km...isto dá qualquer coisa como 8,75l/100km.....o que é muito razoável....o meu faz com os mesmos euros menos kms.....ou seja está a gastar uma média de 10 a 11l/100km ( o meu é de cx automática)...

quanto ao resto....é como dizem os restantes landrovianos, o desgaste das peças ditam as despesas .... o IRD o Viscoso, os apoios do dif traseiro, tubos de combustoveis, bomba de gasoleo de baixa pressão.....são tudo peças que mais tarde ou mais cedo....entregam a alma ao seu criador....

houve que compare com o Dicsovery....aí é que dói!!! o meu TD5 (igualmente com cx automática) faz médias de 17l/100km em circuito urbano!!!!!!
Avatar do Utilizador
Freelas
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 20
Registado: 01 fev 2012 09:59
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por Freelas »

Muito obrigado a todos pela ajuda. Na segunda o Freelas já tem consulta marcada, vamos lá ver o que vai ser necessario substituir again para manter este bichinho. Precisava urgentemente saber se alguem conhece, ouvir falar de algum mecanico na zona de Evora em que os LandRovers sejam definitivamente a sua praia?

Freelas
Avatar do Utilizador
limpinho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 104
Registado: 28 jan 2012 19:33
Land Rover: Modelo freelander Tipo td4 Motor bmw Ano 2000
Sócio LCP: 2521
RTI: 0
Localização: coruche

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por limpinho »

Boa noite, comprei o meu ai em évora na brazland á 12anos mas só fiz a 1ª revisão ai.
Já vão 210 000km e eu é que tenho feito toda a manutenção, mas deves procurar um mecanico com experiencia em freelander para não estragarem o que está bom e fazerem gastar € aonde eles não são precisos gastar.
O mecanico da Cátia deve ter experiencia informa-te com ela.
Se fores ao Encontro na Figueira diz que pode-mos ir juntos sou de Coruche.
Cumprimentos vm
Avatar do Utilizador
Freelas
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 20
Registado: 01 fev 2012 09:59
Land Rover: Freelander td4
RTI: 0

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por Freelas »

A Brazland faliu entretanto, o meu verdinho também foi por lá adquirido. Quem é a Catia? Por Évora falam muito de um individuo que é o Rodolfo, mas tambem alegam que abusa na mão de obra e sinceramente não me inspira muito confiança. Claro, que poderei estar redondamente enganado... Para já vou ter que passar este encontro, quem sabe para um proximo. Abraço
Avatar do Utilizador
catia_hingis
master TT
master TT
Mensagens: 1487
Registado: 17 mar 2011 12:23
Land Rover: Freelander TD4, 3p Nov 2000
Discovery 300Tdi, 5p Jun 1996
Sócio LCP: 2268
RTI: 0

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por catia_hingis »

Freelas Escreveu: Quem é a Catia?
Sou eu...why? :lol:
-Tenho um coração LAND ROVER - Assistido por SegurAudio
Imagem
http://www.facebook.com/#!/LandRoverFreelanderPortugal - Like!
Só por hoje...sou grata!
Avatar do Utilizador
limpinho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 104
Registado: 28 jan 2012 19:33
Land Rover: Modelo freelander Tipo td4 Motor bmw Ano 2000
Sócio LCP: 2521
RTI: 0
Localização: coruche

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por limpinho »

Boas, desculpa Cátia de falar do teu nome sem te pedir mas penso que é por uma boa causa, a tua oficina não é tão longe assim de Evora.
A Brazland eu sei que faliu, comprei para a esposa no stand da frente um brinquedo novo 0km um BMW M, foi a maneira de a mulher me dar o Freelander para eu desfrutar dele.
Cumprimentos VM
Avatar do Utilizador
catia_hingis
master TT
master TT
Mensagens: 1487
Registado: 17 mar 2011 12:23
Land Rover: Freelander TD4, 3p Nov 2000
Discovery 300Tdi, 5p Jun 1996
Sócio LCP: 2268
RTI: 0

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por catia_hingis »

limpinho Escreveu:Boa noite, comprei o meu ai em évora na brazland á 12anos mas só fiz a 1ª revisão ai.
Já vão 210 000km e eu é que tenho feito toda a manutenção, mas deves procurar um mecanico com experiencia em freelander para não estragarem o que está bom e fazerem gastar € aonde eles não são precisos gastar.
O mecanico da Cátia deve ter experiencia informa-te com ela.
Se fores ao Encontro na Figueira diz que pode-mos ir juntos sou de Coruche.
Cumprimentos vm

Aaaaaaah...agora já vi isto e já percebi! Não há qualquer problema em falares do meu nome!
Quanto ao BMW...epaaah, gostava de dar uma voltinha :driving:
-Tenho um coração LAND ROVER - Assistido por SegurAudio
Imagem
http://www.facebook.com/#!/LandRoverFreelanderPortugal - Like!
Só por hoje...sou grata!
Avatar do Utilizador
limpinho
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 104
Registado: 28 jan 2012 19:33
Land Rover: Modelo freelander Tipo td4 Motor bmw Ano 2000
Sócio LCP: 2521
RTI: 0
Localização: coruche

Re: Consumos&Problemas - HELP

Mensagem por limpinho »

Boas, Cátia ésta foi a 1ª tentativa para a esposa me dar o FREE não deu resultado,dá deus nozes a quem não tem dentes.
Imagem
2ª tentativa já deu resultado fiquei finalmente com o FREE
Imagem
Com o FREE em meu poder já posso poupar a minha menina
Imagem