Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
- leon
- júnior TT

- Mensagens: 289
- Registado: 27 out 2011 20:33
- Land Rover: Freelander TD4
- RTI: 0
- Localização: vila nova de gaia
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Mais uma coisa que tenho de ter em conta.....belo tópico

- baptistama
- pleno TT

- Mensagens: 791
- Registado: 13 dez 2011 01:00
- Land Rover: Freelander Di Softback
- RTI: 0
- Localização: Lisboa/VRSA
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
após umas voltinhas por Vila Real de Sto António e + 300km de volta a Lisboa confirmo q o tubo se aguentou e bem e ñ têm fugas,
as fotos a seguir são do tubo já colocado, está um pouco afastado do rail pq sem a ferramenta apropriada ñ consegui fazer as curvas mais apertadas, as faixas vermelhas à volta do tubo são fita de neoprene (aproveitamento de um velho fato de mergulho) q coloquei onde o tubo entrava em contacto com partes do motor para evitar transmissão de calor ao tubo de vácuo q liga ao turbo e para prevenir vibrações e consequente ruído e degaste.

fixado com 2 braçadeiras ao rail existente na parte frente/baixo do motor

passagem entre motor de arranque e turbo
as fotos a seguir são do tubo já colocado, está um pouco afastado do rail pq sem a ferramenta apropriada ñ consegui fazer as curvas mais apertadas, as faixas vermelhas à volta do tubo são fita de neoprene (aproveitamento de um velho fato de mergulho) q coloquei onde o tubo entrava em contacto com partes do motor para evitar transmissão de calor ao tubo de vácuo q liga ao turbo e para prevenir vibrações e consequente ruído e degaste.

fixado com 2 braçadeiras ao rail existente na parte frente/baixo do motor

passagem entre motor de arranque e turbo
-
Lobomau
- júnior TT

- Mensagens: 52
- Registado: 01 abr 2010 19:15
- Land Rover: Freelander 3Portas 2.0 Di 8/ 2000
Série III 109" 1981 - Sócio LCP: 2294
- Localização: Ponte de Lima / Vila Real
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Boas,
Infelizmente não tenho nem o jeito nem o espaço para poder resolver o problema de outra maneira que não seja COMPRAR.
Assim sendo preciso de adquirir a montanha de tubos.
Alguém me pode dizer onde encontrar os ditos????? Para além da LAND ROVER, claro!
É que mesmo no site da foto que o FLG tinha postado, este produto já não aparece lá.
Obrigado
Lobomau
Infelizmente não tenho nem o jeito nem o espaço para poder resolver o problema de outra maneira que não seja COMPRAR.
Assim sendo preciso de adquirir a montanha de tubos.
Alguém me pode dizer onde encontrar os ditos????? Para além da LAND ROVER, claro!
É que mesmo no site da foto que o FLG tinha postado, este produto já não aparece lá.
Obrigado
Lobomau
- RR V8
- maníaco TT

- Mensagens: 4241
- Registado: 05 set 2009 21:27
- Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976 - Sócio LCP: 2207
- RTI: 0
- Localização: Póvoa de Varzim - Estela
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
carlossilvalr Escreveu:Esta ferramenta dava jeito...
http://www.ebay.co.uk/itm/LASER-TOOLS-4 ... 500wt_1054
Penso que todos os mecânicos tem isto...o meu pelo menos tem!!!
-
carlossilvalr
- maníaco TT

- Mensagens: 4830
- Registado: 16 jan 2006 20:23
- Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82 - Sócio LCP: 373
- RTI: 0
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
O meu também... O Freelander é que não tem visto o mecânico muitas vezes... Ainda b€€€m...
Quando lá for vou testar. Ele agora faz 300 Km por mês e se houver festa... No outro dia após 3 semanas parado lá se foi a bateria...
Abraço
Quando lá for vou testar. Ele agora faz 300 Km por mês e se houver festa... No outro dia após 3 semanas parado lá se foi a bateria...
Abraço
- Bullxer
- júnior TT

- Mensagens: 73
- Registado: 11 fev 2014 21:27
- Land Rover: Freelander 2.0Di
- RTI: 0
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Venho desenterrar este tópico porque neste sábado tive a fazer a reparação da bobine do motor de arranque do Free, e para meu espanto vi que os tubos também estão a descascar, pelo vistos não é defeito mas sim feitio!!!
Fui saber preços e ia-me dando uma coisinha má....qualquer coisa como +/- 250€ + o coelho
A solução que vou arranjar, é substitui-los por tubo maliavel de borracha, EPDM ou silicone. Penso que é a mais duradoura e económica!
Fui saber preços e ia-me dando uma coisinha má....qualquer coisa como +/- 250€ + o coelho
A solução que vou arranjar, é substitui-los por tubo maliavel de borracha, EPDM ou silicone. Penso que é a mais duradoura e económica!
-
paulo jorge
- maníaco TT

- Mensagens: 3368
- Registado: 17 mai 2006 22:07
- Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS" - Sócio LCP: 2451
- Localização: MAFRA
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
A melhor solucao e utilizar tubos de latao.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/
P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
- Bullxer
- júnior TT

- Mensagens: 73
- Registado: 11 fev 2014 21:27
- Land Rover: Freelander 2.0Di
- RTI: 0
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
paulo jorge Escreveu:A melhor solucao e utilizar tubos de latao.
Acredito que sim...mas fazer as curvas todas nao deve ser pêra fácil.
Só vi uma parte do tubo onde está com mau aspecto, mas no pc vi o tubo todo completo e aquilo mete medo com tanto pormenor
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Amigo Carlos; nem me fales nessa cena, ando as cabeçadas com o do meu sogro por causa disso; já se retificou 2 vezes colaça; já se verificou toda a tubagem e continuo a partir pedra, não faço ideia para onde vai o liquido; agora vao para testar o bloco para tentar descobrir se temos para lá alguma estaladela; muito estranho, tem niveis de compressao corretos, puxa lindamente, só acho é que manda muito fumo negro cá para fora, comparado com o meu que não se lhe vê uma unica nuvenzinha, aquele é um defumadouro.carlossilvalr Escreveu:Bem depois de ter inspeccionado o meu e ter visto uma emenda num outro tubo do circuito esses acho que não estão maus.
Agora eu tenho um fenómeno esquisito. Sem qualquer sintoma de junta queimada a água vaza do circuito lentamente, mas sinceramente ás vezes parece que a água cresce. Sempre nas mesmas situações.
Agora mesmo deparei-me com isto
http://translate.google.pt/translate?sl ... index.html
Será que há ganho de ar dentro do circuito?
É estranho...
Abraço
-
carlossilvalr
- maníaco TT

- Mensagens: 4830
- Registado: 16 jan 2006 20:23
- Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82 - Sócio LCP: 373
- RTI: 0
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Boas
Só assim por acaso, não vai para a IRD pois não? Já não era o primeiro :-)
Abraço
Só assim por acaso, não vai para a IRD pois não? Já não era o primeiro :-)
Abraço
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Punisher Escreveu:Amigo Carlos; nem me fales nessa cena, ando as cabeçadas com o do meu sogro por causa disso; já se retificou 2 vezes colaça; já se verificou toda a tubagem e continuo a partir pedra, não faço ideia para onde vai o liquido; agora vao para testar o bloco para tentar descobrir se temos para lá alguma estaladela; muito estranho, tem niveis de compressao corretos, puxa lindamente, só acho é que manda muito fumo negro cá para fora, comparado com o meu que não se lhe vê uma unica nuvenzinha, aquele é um defumadouro.carlossilvalr Escreveu:Bem depois de ter inspeccionado o meu e ter visto uma emenda num outro tubo do circuito esses acho que não estão maus.
Agora eu tenho um fenómeno esquisito. Sem qualquer sintoma de junta queimada a água vaza do circuito lentamente, mas sinceramente ás vezes parece que a água cresce. Sempre nas mesmas situações.
Agora mesmo deparei-me com isto
http://translate.google.pt/translate?sl ... index.html
Será que há ganho de ar dentro do circuito?
É estranho...
Abraço
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Bullxer Escreveu:paulo jorge Escreveu:A melhor solucao e utilizar tubos de latao.
Acredito que sim...mas fazer as curvas todas nao deve ser pêra fácil.
Só vi uma parte do tubo onde está com mau aspecto, mas no pc vi o tubo todo completo e aquilo mete medo com tanto pormenor
Malta vou deixar aqui uma dica; vale o que vale; eu já recorri várias vezes a uma técnica rudimentar para curvar tubos no torno sem o risco de os estrangular e que permite exercer força neles á vontade , que é enche-los de areia, para que haja volume no interior mas que permita a moldagem. Como disse, vale o que vale, mas a mim já me safou algumas vezes.
Saudações free.
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Conheço inúmeros Free's que o liquido de refrigeração vai sumindo lentamente há anos sem qualquer sinal de fuga e vão continuando a rolar sem qualquer problema.
-
tiago_silva
- pleno TT

- Mensagens: 611
- Registado: 30 out 2012 23:03
- Land Rover: Freelander TD4, 5 portas.
Discovery 200 Tdi. - Sócio LCP: 2657
- RTI: 0
- Localização: São Torcato, Guimarães
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Ahah. Já somos dois...FLG Escreveu:Conheço inúmeros Free's que o liquido de refrigeração vai sumindo lentamente há anos sem qualquer sinal de fuga e vão continuando a rolar sem qualquer problema.



Não querendo plagiar o Freepedro: Não é meu... Mas ela sabe o que faço com ele... Para mal dos meus pecados! lol
viewtopic.php?f=19&t=24573
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Pois FLG, concordo parcialmente contigo, mas a mecánica e uma ciência exata e isso terá sempre explicação e solução. Pessoalmente convivi com esse problema 3 anos, facto, mas andava sempre indignado; nada de marcas na tubagem, nada na alcatifa, nada no oleo....mas um dia a coisa revelou-se. Num daquele dias bem frios liguei a chauffage e comecei a ter visões...achei eu!!!!! pareceu-me ver um ligeiro vapor verde no habitáculo; resultado 2 fugas minimas no radiador, tás a imaginar...desmontar tablier todo, radiador novo da concorrencia, pois são bem melhores que os originais, visto não serem de cobre e já lá vão 4 anos e nunca mais tive de andar com liquido refrigerante na mala do bicho.FLG Escreveu:Conheço inúmeros Free's que o liquido de refrigeração vai sumindo lentamente há anos sem qualquer sinal de fuga e vão continuando a rolar sem qualquer problema.
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Não faço a minima ideia ainda para onde vai, agora vou fazer um bypass no radiador da chauffage, para despistar mais um elemento, o passo seguinte é mandar o bicho para testar o bloco.carlossilvalr Escreveu:Boas
Só assim por acaso, não vai para a IRD pois não? Já não era o primeiro :-)
Abraço
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Mensagens: 24071
- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
- Localização: Viana do Castelo
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Já fiz inúmeros testes e deram negativo...
Foi assim que na altura detectei os Heater/Coolent Pipes... Tubo junto do radiador... rela na caixa... vaso expansão+tampo etc...
Chegaram a dizer-me que poderia ser eventualmente uma microfissura junto ao colector do turbo que é comum ...
Já fez cerca de 100.000 kms e contiua a consumir cerca de 250 ml em cada 10.000 km.
No Disco consumo aúa = ZERO... MAQUINA
Foi assim que na altura detectei os Heater/Coolent Pipes... Tubo junto do radiador... rela na caixa... vaso expansão+tampo etc...
Chegaram a dizer-me que poderia ser eventualmente uma microfissura junto ao colector do turbo que é comum ...
Já fez cerca de 100.000 kms e contiua a consumir cerca de 250 ml em cada 10.000 km.
No Disco consumo aúa = ZERO... MAQUINA
- Punisher
- júnior TT

- Mensagens: 354
- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
- Localização: V.N.Famalicão
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Amigo FLG;
Penso que os tubos que falamos são os que anexo; se assim for...mais um conjunto que entregou a alma ao criador; ainda bem que só decidiram furar quando cheguei a casa de pois de 240Km a rebocar o barco em auto-estrada. Já estive a falar com o Carlos e com o Avelino e ao que parece ainda não há para já solução alternativa fiável; assim sendo segunda lá vai o bicho para a oficina para trocar por novos. Ainda tentei eu mesmo, mas ainda dá muita lavoura e a posição e ferramentas não ajudam....para mal dos meus pecados. Alguém sabe a referência correta dos tubos?????????' Agradeço.

Saudações Free.
Penso que os tubos que falamos são os que anexo; se assim for...mais um conjunto que entregou a alma ao criador; ainda bem que só decidiram furar quando cheguei a casa de pois de 240Km a rebocar o barco em auto-estrada. Já estive a falar com o Carlos e com o Avelino e ao que parece ainda não há para já solução alternativa fiável; assim sendo segunda lá vai o bicho para a oficina para trocar por novos. Ainda tentei eu mesmo, mas ainda dá muita lavoura e a posição e ferramentas não ajudam....para mal dos meus pecados. Alguém sabe a referência correta dos tubos?????????' Agradeço.

Saudações Free.
- Bullxer
- júnior TT

- Mensagens: 73
- Registado: 11 fev 2014 21:27
- Land Rover: Freelander 2.0Di
- RTI: 0
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
Punisher Escreveu:Amigo FLG;
Penso que os tubos que falamos são os que anexo; se assim for...mais um conjunto que entregou a alma ao criador; ainda bem que só decidiram furar quando cheguei a casa de pois de 240Km a rebocar o barco em auto-estrada. Já estive a falar com o Carlos e com o Avelino e ao que parece ainda não há para já solução alternativa fiável; assim sendo segunda lá vai o bicho para a oficina para trocar por novos. Ainda tentei eu mesmo, mas ainda dá muita lavoura e a posição e ferramentas não ajudam....para mal dos meus pecados. Alguém sabe a referência correta dos tubos?????????' Agradeço.
Saudações Free.
A referencia deles é PEP103060.
Neste momento só conheço duas soluções possiveis, e quando digo conheço é porque já vi ao vivo e nao em foruns ou de de boca.
1 - Compras o conjunto original que ascende os 280€
2 - Substituis tudo por tubos em borracha, onde fazes a festa por uns 30€/40€.
Pessoalmente e porque sou proteccionista irei optar por uns originais quando me acontecer, mas a verdade é que se substituir tudo em borracha, fica bom senão melhor, e nunca mais tens problemas
- baptistama
- pleno TT

- Mensagens: 791
- Registado: 13 dez 2011 01:00
- Land Rover: Freelander Di Softback
- RTI: 0
- Localização: Lisboa/VRSA
Re: Cuidado com Heater/Coolent Pipes...
o meu "remendo" continua lá (desde Fevereiro 2012) e sem fugas, mas a alternativa de fazer a tubagem em cobre ainda me parece a mais viável,
só precisava de conseguir pôr a mão num conjunto velho porque ñ posso ter o Free parado...
só precisava de conseguir pôr a mão num conjunto velho porque ñ posso ter o Free parado...



