Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Discussão sobre Freelanders
Galante
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 28 set 2011 13:28
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4, Dez-2000
RTI: 0

Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Mensagem por Galante »

Olá,
Estreio-me nestas andanças do Fórum por força de um Freelander TD4 3p de 2000 que me fez passar a gostar de automóveis. E o motivo é simples, é um conceito que faz sentido, mas que se apresenta cheio de maleitas! É engraçado analisar a quantidade de problemas que existem relatadas na internet com este modelo e mesmo assim há quem se apaixone por este modelo.

Um contexto pessoal: sendo um modelo adquirido usado com muitos Kms, não estranhei quando passado um ano tive que mudar elevador de 1 dos vidros, substituir as duas bombas de gasóleo, e uma cinta e polia do motor. Quando tive que soldar o chassis que estava quebrado comecei a compreender a fragilidade deste carro.

Bem, agora que ele está há mais de 3 meses sem problemas :D , começa-me a surgir um novo ruido que não sei identificar a causa. Preciso da ajuda de quem melhor entende disto.

Problema:

Quando circulo em rotundas a baixa rotação (1500-2500 rpm), ou quando estou em aceleração baixa a virar para a esquerda, ouve-se um ruído de rotação a bater de forma suave de baixo do carro (frente-centro) perto da caixa de velocidade. O ruído parece o de “pipocas a saltar” mas de forma suave ou um grilar. Quando surge, basta aliviar a aceleração, passar de caixa para uma mudança superior ou endireitar a curva e a coisa desaparece.

Será que me podem ajudar a identificar este problema? E já agora, existe processo caseiro/barato para corrigir?

Obrigado pela ajuda e comentários.
Avatar do Utilizador
orlando4x4
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 273
Registado: 13 jul 2009 23:44
Land Rover: Ex-Discovery Td5 99MY (Face-Lift Project)
Ex-Freelander Td4 02MY

e-mail: orlando4x4@gmail.com
Sócio LCP: 1879
RTI: 0
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Mensagem por orlando4x4 »

Galante Escreveu:Olá,
Estreio-me nestas andanças do Fórum por força de um Freelander TD4 3p de 2000 que me fez passar a gostar de automóveis. E o motivo é simples, é um conceito que faz sentido, mas que se apresenta cheio de maleitas! É engraçado analisar a quantidade de problemas que existem relatadas na internet com este modelo e mesmo assim há quem se apaixone por este modelo.

Um contexto pessoal: sendo um modelo adquirido usado com muitos Kms, não estranhei quando passado um ano tive que mudar elevador de 1 dos vidros, substituir as duas bombas de gasóleo, e uma cinta e polia do motor. Quando tive que soldar o chassis que estava quebrado comecei a compreender a fragilidade deste carro.

Bem, agora que ele está há mais de 3 meses sem problemas :D , começa-me a surgir um novo ruido que não sei identificar a causa. Preciso da ajuda de quem melhor entende disto.

Problema:

Quando circulo em rotundas a baixa rotação (1500-2500 rpm), ou quando estou em aceleração baixa a virar para a esquerda, ouve-se um ruído de rotação a bater de forma suave de baixo do carro (frente-centro) perto da caixa de velocidade. O ruído parece o de “pipocas a saltar” mas de forma suave ou um grilar. Quando surge, basta aliviar a aceleração, passar de caixa para uma mudança superior ou endireitar a curva e a coisa desaparece.

Será que me podem ajudar a identificar este problema? E já agora, existe processo caseiro/barato para corrigir?

Obrigado pela ajuda e comentários.
Olá e bem vindo....

esse relato, "cheira-me" ao IRD a "dar o berro" ou o viscoso (ou ambos)....

mas de certo que haverá aqui quem te dê mais informações precisas...
Avatar do Utilizador
Mário Antão
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 6946
Registado: 14 abr 2008 17:12
Land Rover: Ex-Discovery TD5
Ex-Freelander TD
Ex-Defender 300
Discovery 3
Sócio LCP: 1929
Localização: Adão-Lobo

Re: Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Mensagem por Mário Antão »

orlando4x4 Escreveu:esse relato, "cheira-me" ao IRD a "dar o berro" ou o viscoso (ou ambos)....

mas de certo que haverá aqui quem te dê mais informações precisas...
Pois, a mim também :roll:
Imagem
landfreelander
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 32
Registado: 11 ago 2011 01:32
Land Rover: Freelander TCIE 1999
RTI: 0

Re: Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Mensagem por landfreelander »

Boa noite
Seu carro tem o viscoso a ficar colado.
Se assim continua, irá de certeza dar cabo da caixa de transferências (IRD), se já não estiver.
Aconselho-o a subtituir o viscoso.

(Conteúdo parcialmente eliminado pela moderação)

Cumprimentos
Galante
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 28 set 2011 13:28
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4, Dez-2000
RTI: 0

Re: Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Mensagem por Galante »

Olá,

Obrigado a todos. Vou ter mesmo que ir pedir orçamentos e levar o carro à oficina.

Quanto a substituir o Viscoso, alguem sabe dizer valores de referência? E no Porto existe alguma garangem de referência para além da JOP?

Mais, eu assumia que os TD4 não tinham esse problema...

Obrigado mais uma vez.

BG
Avatar do Utilizador
Nitrous
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 980
Registado: 25 set 2010 15:51
Land Rover: Freelander TD4 Steptronic
Sócio LCP: 2468
RTI: 0
Localização: Águas Santas - Maia

Re: Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Mensagem por Nitrous »

Eu tenho levado o meu à Jipelandia e não tenho razões de queixa.
landfreelander
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 32
Registado: 11 ago 2011 01:32
Land Rover: Freelander TCIE 1999
RTI: 0

Re: Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Mensagem por landfreelander »

Boas
Autolages, em Tondela 969951107 tem viscosos a bons preços, e aplica-os.
Cumprimentos
Última edição por landfreelander em 02 jan 2012 13:07, editado 1 vez no total.
Galante
caloiro TT
caloiro TT
Mensagens: 4
Registado: 28 set 2011 13:28
Land Rover: LAND ROVER Freelander TD4, Dez-2000
RTI: 0

Re: Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Mensagem por Galante »

Olá a todos mais uma vez, queria apenas partilhar com satisfação de que este problema foi resolvido e que não custou um euro! Felizmente!!

Após visita à Garagem da Lapa (boa gente !!) lá detectaram que era um dos apoios da transmissão que estava desapertado, o que fazia com que sempre que o Viscoso entrava em maior esforço vibrava por todos os lados. Ufa.. A coisa passou-me ao lado. Felizmente.
Aparentemente os TD4 não estão tão expostos à sensibilidade do Viscoso.
Avatar do Utilizador
Gonçalves
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 224
Registado: 30 out 2011 08:27
Land Rover: Freelander Td4 - 2001
Sócio LCP: 2514
RTI: 0
Localização: Lisboa / Arredores

Re: Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Mensagem por Gonçalves »

Boa noite!
Aproveitei este tópico para não tr de abrir outro, tendo em conta que o tema é o mesmo!!
Esta semana a minha máquina começou a fazer um ruído igual ao descrito anteriormente, visitei uma oficina da LAND ROVER em Loures,e diagnosticaram que era a junta do cardan (a vulgar: cruzeta).
Hoje foi desmontei a transmissão, para não andar a piorar, ou danificar mais alguma coisa, e verifiquei que também vou substituir os apoios da transmição, já que eles se aprensentam desgastados, e assim devo aguentar a minha transmição, sem probelmas a curto prazo, (eu espero :roll: ) axo que também ja merecia uma vistoria, o carro tem 180.000Km e inda é tudo de origem.

Gostava de saber se alguem ja pediu material por este site, e qual a opinião: http://www.land-rover-parts-shop.com/pt ... &year=2001 encontrei aqui peças de marca de concorrência a preços acessiveis!

Fica aqui o meu contributo para se alguem tambem começar com ruídos destes, pelos vistos pode ser sempre mais do que uma única coisa.
Depois relato o feedback das montagens e resultado final.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

O site é de confiança e pertence à Motormáquina ;)

É uma loja on-line e que por vezes tem preços mais baixos do que a loja física.

Abraço
PmcFree
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 12
Registado: 11 set 2012 07:06
Land Rover: Freelander 2D 98
RTI: 0

Re: Freelander com barulho na tranmissão - ajuda

Mensagem por PmcFree »

Bom dia,

Gostaria de obter as vossas opiniões para o seguinte. Tenho um Freelander 2.0d de 98. Acabei de optar por remover o diferencial completo e ficar 4*2, estou muito satisfeito com a opção. No entanto deparo com um barulho de rolamento gripado, e dá me ideia que vem da junta do diferencial da frente com a própria caixa. Poderá ser o rolamento 4 foto em anexo link:
http://www.allbrit.de/UNI.cfmPAGE=83878 ... SPRACHE=EN
tendo em conta que deixou de estar sobre pressão… o barulho é intermitente e por vezes varia consoante a rotação do carro.
Obrigado
Melhores cumprimentos