Converter 4x4 para 4x2

Discussão sobre Freelanders
nunojorge
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 19
Registado: 27 ago 2011 15:48
Land Rover: LAND ROVER Freelander
2.0DI
Ano 2000
RTI: 0

Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por nunojorge »

Boas como o meu viscoso esta a dar a sua alma ao criador, a minha duvida é:
O que é preciso para converter o meu free para 4x2? Antes que aquilo me parta alguma coisa

Basta tirar os eixos de transmissão e o viscoso?
Se o fizer fico na mesma com controlo de tracção nas rodas da frente?
O controlo de ajuda à descida fica a funcionar na mesma?

Eu nao preciso do freelander para TT, porque para isso tenho o meu #mm

Obrigado
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Na minha opinião a melhor solução é fazer um furo com uma broca do diâmetro de um rebite e andar com o furo aberto uns dias. Depois tapas com um rebite. Ficas lá com toda a mecânica mas com o sistema aliviado. O nosso anda assim!

Abraço
landfreelander
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 32
Registado: 11 ago 2011 01:32
Land Rover: Freelander TCIE 1999
RTI: 0

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por landfreelander »

Boas

Caso tires a transmissão com o viscoso, ficarás sem tracção no eixo traseiro. O mesmo acontece se fizeres um furo no viscoso.
Em tempo de chuva, a segurança na estrada nunca será a mesma.
Além disso, não passa na inspecção.
O melhor é fazer como eu, comprar um viscoso pedindo a percentagem de tracção que pretendes no eixo traseiro.
Dessa forma, passarás a andar com o free nas devidas condições, nunca estragando nem o IRD nem o diferencial.
Vale mais gastar 300 euros, com ele já montado, do que vir a ter um acidente por falta de aderência do free. :bolas:

Cumprimentos
PA
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 79
Registado: 07 ago 2006 12:36
Land Rover: Defender 110
Freelander TD4
Defender 90
Disco 200 TDI
Sócio LCP: 58
RTI: 0
Localização: Vieira de Leiria

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por PA »

Boas,

Ele realmente há coisas que não me entram na cabeça, mas porque raio é que alguém compra um TT para depois "castrar" a
mecânica de forma a ficar com um "carro normal" ? Uma questão monetária ? Bem se for isso ... então o melhor é vender o
LAND ROVER e comprar um carro normalíssimo que mesmo com tracção somente dianteira será sem duvida mais seguro que
o Freelander castrado.

Abraços,
PA
nunojorge
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 19
Registado: 27 ago 2011 15:48
Land Rover: LAND ROVER Freelander
2.0DI
Ano 2000
RTI: 0

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por nunojorge »

Pode ficar descansado que não precisei de castrar o meu, afinal o problema eram os apoios do diferencial traseiro, e se á coisas que não tem de entrar na sua cabeça é o porquê de ter comprado este carro, que é mais um SUV com tracção do que um TT, e o comprei é porque tenho as minhas razões, mas de qualquer maneira obrigado pela a sua preocupação.
PA
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 79
Registado: 07 ago 2006 12:36
Land Rover: Defender 110
Freelander TD4
Defender 90
Disco 200 TDI
Sócio LCP: 58
RTI: 0
Localização: Vieira de Leiria

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por PA »

nunojorge Escreveu:Pode ficar descansado que não precisei de castrar o meu, afinal o problema eram os apoios do diferencial traseiro, e se á coisas que não tem de entrar na sua cabeça é o porquê de ter comprado este carro, que é mais um SUV com tracção do que um TT, e o comprei é porque tenho as minhas razões, mas de qualquer maneira obrigado pela a sua preocupação.

Boas caro Nuno,

Não é necessário agradecer :sing:

É óbvio que cada um tem as suas razões para comprar um determinado veiculo em terminada altura, e só temos que respeitar isso, nem sequer
foi isso que coloquei em questão, a intenção era somente a de manifestar a ideia de que um Freelander somente com tracção dianteira é um
desperdício, não vale a pena stressar com os meus comentários. Mas ainda bem que todo se resolveu pelo melhor.

Cumprimentos,
PA
Avatar do Utilizador
CarlosOliveira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 315
Registado: 03 ago 2005 23:57
Land Rover: Range Rover V8
Freelander 2.0
Sócio LCP: 465
Localização: Famalicão

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por CarlosOliveira »

Boas

O meu que tem cerca de 8 dias aqui em casa ja vinha sem a transmiçao
mas devido as vibraçoes vou meter outra vez.
Como estava a prender nada como fazer dois furos e hoje ja vai para o sitio.
Se calhar vou optar por uma soluçao dita pelo carlossilvalr, que é meter um bojao num dos furos e no outro uma peça que agora fugiu-me o nome
mas é aquelas que tem por exemplo nas cruzetas e assim injecto uma massa para lubrificar.

Mas a médio prazo é meter um conjunto novo, tudo depende do ird, e do seu estado... ja nao bastava um a pingar oleo, tinha que arranjar outro :god: :god:
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por carlossilvalr »

Boas Carlos

Tal como te pedi via telem. depois dá o feedback.

Abraço
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por FLG »

CarlosOliveira Escreveu:...no outro uma peça que agora fugiu-me o nome
mas é aquelas que tem por exemplo nas cruzetas e assim injecto uma massa para lubrificar....
Grasser... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
landfreelander
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 32
Registado: 11 ago 2011 01:32
Land Rover: Freelander TCIE 1999
RTI: 0

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por landfreelander »

Boas
Amigo, comprei um viscoso recondicionado por 250 euros com dois anos de garantia.
Com esse viscoso, não perdi aderência no eixo traseiro, e diminuí o consumo em cerca de 1 litro aos 100, não danifica a caixa de transferências nem o diferencial traseiro.
Isso porque o viscoso está com um ratio 70/30 entre eixos, dianteiros e traseiros.
Deixo aqui o contacto se quiserem, pois penso que é melhor andar com o free com tracção às 4, por uma questão de segurança, e inspecção:
AutoLages: 96 995 11 07.
Cumprimentos
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Já agora esse viscoso traz o chamado amortecedor? (peça de borracha) Tiveste de entregar o velho?

É uma hipótese a considerar se um dia voltar ao 4x4... Quais os consumos que consegues agora?

Abraço e obrigado pela partilha.

PS: CarlosOliveira há feedback?
Avatar do Utilizador
CarlosOliveira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 315
Registado: 03 ago 2005 23:57
Land Rover: Range Rover V8
Freelander 2.0
Sócio LCP: 465
Localização: Famalicão

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por CarlosOliveira »

Boas

ja esta no sitio o dito cujo e as tais anamalias as 2 mil desapareceram...

Neste momento anda a despejar o ranho que por sinal é bem viscoso... depois vai levar só massa la dentro para nao secar e ficar mais solto.

Mas para ficar a 100 % tenho ainda de mudar apoios de motor, que dizem que tambem ajuda a tremer um pouco.

Em primeiro lugar vai ser é a mudança de oleos e correia de distribuiçao

Tou a espera de correio a ver se chega la uma prenda de natal com o rave...

De mecanica para ja vai ser isso... vou colocar umas fotos no forum um dia deste das minhas amantes... duas a lixar-me a carteira. :cry: :cry:
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por FLG »

CarlosOliveira Escreveu:...Tou a espera de correio a ver se chega la uma prenda de natal com o rave...
Boas CarlosOliveira

o Pai Natal disse-me que em principio sai hoje... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosOliveira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 315
Registado: 03 ago 2005 23:57
Land Rover: Range Rover V8
Freelander 2.0
Sócio LCP: 465
Localização: Famalicão

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por CarlosOliveira »

carlossilvalr Escreveu:Boas Carlos

Tal como te pedi via telem. depois dá o feedback.

Abraço
~

Boas depois de andar cerca de uma semana, so hoje foi possivel, a despejar aquela para peganhenta que tinha dentro do viscoso, foi o dia de meter o grasser de 6 mm para assim puder meter uma massa para lubrificar a peça e nao chegar a secar por completo.
operaçao de 5 minutos, pior foi mesmo ter de limpar o que se tinha espalhado pelo fundo do free... vai ter de ir a banhos :D

Adeus vibraçoes, sinto só umas muito pequenas mas ja podera ser apoio do motor. etc etc etc.

Por isso aconselho a fazerem essa operaçao, pois aquele viscoso ja nao tinha cura, e mal nao lhe fez...

Obrigado carlos pela dica
landfreelander
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 32
Registado: 11 ago 2011 01:32
Land Rover: Freelander TCIE 1999
RTI: 0

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por landfreelander »

Boas
Pois é amigos, fazer esse processo é muito mais barato, sem duvida.
Mas, lá se foi a tracção no eixo traseiro.... :( :( :(
Segurança na estrada, não será a mesma sobretudo em tempo de chuva.
E quando chegar a hora da inspecção periódica obrigatória, reprovará; o carro tem tracção às 4 permanentemente.... :god:
Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
VaReTaS
master TT
master TT
Mensagens: 2563
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404
RTI: 0
Localização: Madrid

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por VaReTaS »

landfreelander Escreveu: Segurança na estrada, não será a mesma sobretudo em tempo de chuva.
E quando chegar a hora da inspecção periódica obrigatória, reprovará; o carro tem tracção às 4 permanentemente.... :god:
Boas,

Isso é muito relativo. Os restantes carros também só têm tracção à frente e não é por isso que se andam aí todos a atravessar quando chove :roll:

O importante é saber o que se tem e, em função disso, adequar a condução às condições, como se deve fazer sempre.

Reprovar na inspecção?!? Não me parece que isso seja motivo para reprovar, até porque há por aí alguns Free's que andam só com tracção à frente e não me consta que tenham sido reprovados por isso. Mais. Como é que o inspector vê se tem tracção às 4 ou não?!? Muitos deles nem sabem o que é um travão de mão ao diferencial, quanto mais.... :??
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4830
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373
RTI: 0

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por carlossilvalr »

landfreelander Escreveu:Boas
Pois é amigos, fazer esse processo é muito mais barato, sem duvida.
Mas, lá se foi a tracção no eixo traseiro.... :( :( :(
Segurança na estrada, não será a mesma sobretudo em tempo de chuva.
E quando chegar a hora da inspecção periódica obrigatória, reprovará; o carro tem tracção às 4 permanentemente.... :god:
Cumprimentos.

Boas

Carlos ainda bem que ficaste satisfeito... :ok:

Já agora landfrelander já conduziste uns Km com algum em 4x2? E comprei o meu em 4x4 e fiz-lhe uns bons Km de auto-estrada / cidade. Hoje em 4x2 há cerca de 10.000 digo-te que para a utilização que dou auto-estrada / cidade / aldeia está impecável!!!

Ah e inspecção? Nunca reprovou!

Perde capacidades TT? CLARO! Mas comprei este carro para substituir um 206 e para deixar de ter preocupações com passeios tampas de saneamento e buracos... Que são um martírio para quem tem um Discovery e nem sabe que elas existem, e depois se anda de rasteiro...

Abraço
landfreelander
iniciante TT
iniciante TT
Mensagens: 32
Registado: 11 ago 2011 01:32
Land Rover: Freelander TCIE 1999
RTI: 0

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por landfreelander »

Boas
Amigo Carlos, o Freelander é um carro que por lei tem que ter a tracção às 4 rodas.
Digo isso, porque quando fui com o meu à inspecção com o meu, apenas com tracção ao eixo dianteiro, os inspectores ao testarem os travões do eixo dianteiro puseram uns rolos no eixo traseiro. Quando viram que as rodas do eixo traseiro não rodavam sobre os rolos, aperceberam-se que o viscoso não transmitia traccção para o eixo traseiro e chumbaram-me o carro.
Agora, se o seu passa dessa forma, poderá ter a ver com falta de conhecimento das leis dos inspectores onde leva o carro à inspecção, ou então, uns eurozitos a mais para eles fecharem os olhos e aprovarem-no.... :o :o
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
CarlosOliveira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 315
Registado: 03 ago 2005 23:57
Land Rover: Range Rover V8
Freelander 2.0
Sócio LCP: 465
Localização: Famalicão

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por CarlosOliveira »

landfreelander Escreveu:Boas
Amigo Carlos, o Freelander é um carro que por lei tem que ter a tracção às 4 rodas.
Digo isso, porque quando fui com o meu à inspecção com o meu, apenas com tracção ao eixo dianteiro, os inspectores ao testarem os travões do eixo dianteiro puseram uns rolos no eixo traseiro. Quando viram que as rodas do eixo traseiro não rodavam sobre os rolos, aperceberam-se que o viscoso não transmitia traccção para o eixo traseiro e chumbaram-me o carro.
Agora, se o seu passa dessa forma, poderá ter a ver com falta de conhecimento das leis dos inspectores onde leva o carro à inspecção, ou então, uns eurozitos a mais para eles fecharem os olhos e aprovarem-no.... :o :o
Cumprimentos
Boas

Claro que o carro se for a inspecçao poderá chumbar, mas eu neste momento sei o carro que tenho e em que estado esta. como so vai em nov de 2012 ate la vai andar assim.

preocupa-me mais em mudar a correia de distribuiçao ( que tenho de encomendar aos ingleses assim que souber os numeros de todo o material necessario) e só um dia mais tarde irei me virar para i viscoso, ird, pois este tambem deve estar defeituoso.

Como foi adquirido para ser carro de levar o catraio e para a minha esposa nao notar muito de passar do range para o free, foi o mais adquado, claro que agora tenho dois a pingar na garagem :bolas:

Mas mais vale andar com ele assim do que quando estava a prender o rodado traseiro.

Vamos a ver como se porta agora no inverno, correntes de neve e la vai ele ate montalegre...

um dia ponho aqui fotos da nova amante.... :) :)
Imagem
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Re: Converter 4x4 para 4x2

Mensagem por FLG »

CarlosOliveira Escreveu:...claro que agora tenho dois a pingar na garagem :bolas:
:rofl: :lol:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem