E não há problemA em estar assim então?marco.marques Escreveu:boas,
esse tubo é ligado a um depósito que fica mesmo ao lado do radiador, que pela foto não tem!
esse tubo é apenas um respiro, se bem que eu uso o depósito meio cheio com água...
LandAbraço
LAND ROVER Serie III
- CarlosFreitas
- júnior TT

- Mensagens: 65
- Registado: 27 jul 2011 20:54
- Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
- RTI: 0
- Localização: Funchal, Madeira
Re: LAND ROVER Serie III
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: LAND ROVER Serie III
Esse tubo deve estar ligado a um vaso de expansão.
Quando o motor está ligado a pressão aumenta a agua expande para esse vaso.
Se não houver o vaso o motor vai perdendo agua...
Quando o motor está ligado a pressão aumenta a agua expande para esse vaso.
Se não houver o vaso o motor vai perdendo agua...
- CarlosFreitas
- júnior TT

- Mensagens: 65
- Registado: 27 jul 2011 20:54
- Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
- RTI: 0
- Localização: Funchal, Madeira
Re: LAND ROVER Serie III
ENtão depois compro esse vaso..nuno.1 Escreveu:Esse tubo deve estar ligado a um vaso de expansão.
Quando o motor está ligado a pressão aumenta a agua expande para esse vaso.
Se não houver o vaso o motor vai perdendo agua...
Agora estou mais preocupado com aquilo da embraiagem se me dessem uma ajudinha era muito fixe...
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: LAND ROVER Serie III
Ora bem, relativamente à embraiagem essa tampa está horrível, tens mesmo de a substituir, assim como esse liquido de embraiagem. Possivelmente por estar espesso acabou por danificar alguma coisa na bomba de embraiagem, ou então acaba mesmo por não passar e a bomba não funciona.
O liquido de embraiagem é barato, é o mesmo usado para os travões, Dot4, se não me engano.
Podes tentar retirar esse e substituir com um novo e ver se a bomba funciona, mas provavelmente estará danificada por andar la esse liquido espesso.
Quanto ao caso de expansão depois tiro fotos do meu e meto aqui, para teres uma ideia de como é.
O liquido de embraiagem é barato, é o mesmo usado para os travões, Dot4, se não me engano.
Podes tentar retirar esse e substituir com um novo e ver se a bomba funciona, mas provavelmente estará danificada por andar la esse liquido espesso.
Quanto ao caso de expansão depois tiro fotos do meu e meto aqui, para teres uma ideia de como é.
CarlosFreitas Escreveu:Já estive a ver onde está a bomba da embraiagem e vi isto:
-Será por causa da tampa que está cheia de furos e podre? Já pensei que o pedal da embraiagem está "sem peso" porque a tampa não isolou o deposito e entrou ar... e também vi que o óleo que está dentro está bastante espesso (quase como uma espécie de massa). Assim a embraiagem não funciona , acho eu...
-Também reparei que tem um tubo no radiador que sai da tampa e não está ligado a nada... É normal?
- CarlosFreitas
- júnior TT

- Mensagens: 65
- Registado: 27 jul 2011 20:54
- Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
- RTI: 0
- Localização: Funchal, Madeira
- CarlosFreitas
- júnior TT

- Mensagens: 65
- Registado: 27 jul 2011 20:54
- Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
- RTI: 0
- Localização: Funchal, Madeira
Re: LAND ROVER Serie III
[/quote]nuno.1 Escreveu:
Podes tentar retirar esse e substituir com um novo e ver se a bomba funciona, mas provavelmente estará danificada por andar la esse liquido espesso.
Como é que consigo retirar o liquido que está dentro?
- hpc
- júnior TT

- Mensagens: 72
- Registado: 08 ago 2010 12:55
- Land Rover: Serie III 88 1973
- Sócio LCP: 2359
- RTI: 0
- Localização: Porto/Amarante
Re: LAND ROVER Serie III
Boas,
Está muito bonito o seu serie, essa cor fica muito bem
Quanto ao tubo do radiador, no meu por incrivel que pareça também não está ligado a nenhum vaso de expansão e sempre andei com ele assim e nunca foi necessário adicionar liquido no radiador, está sempre cheio...Será que não virá só com os series a partir de algum ano...? Mas Nuno se puser aqui as fotos já agora também tenho curiosidade de ver
Quanto à bomba o melhor deverá ser mesmo substituir tendo em conta o estado em que se encontra a sua e o preço relativamente barato da mesma.
Cumprimentos
Está muito bonito o seu serie, essa cor fica muito bem
Quanto ao tubo do radiador, no meu por incrivel que pareça também não está ligado a nenhum vaso de expansão e sempre andei com ele assim e nunca foi necessário adicionar liquido no radiador, está sempre cheio...Será que não virá só com os series a partir de algum ano...? Mas Nuno se puser aqui as fotos já agora também tenho curiosidade de ver
Quanto à bomba o melhor deverá ser mesmo substituir tendo em conta o estado em que se encontra a sua e o preço relativamente barato da mesma.
Cumprimentos
- hpc
- júnior TT

- Mensagens: 72
- Registado: 08 ago 2010 12:55
- Land Rover: Serie III 88 1973
- Sócio LCP: 2359
- RTI: 0
- Localização: Porto/Amarante
Re: LAND ROVER Serie III
Boas,
Está muito bonito o seu serie, essa cor fica muito bem
Quanto ao tubo do radiador, no meu por incrivel que pareça também não está ligado a nenhum vaso de expansão e sempre andei com ele assim e nunca foi necessário adicionar liquido no radiador, está sempre cheio...Será que não virá só com os series a partir de algum ano...? Mas Nuno se puser aqui as fotos já agora também tenho curiosidade de ver
Quanto à bomba o melhor deverá ser mesmo substituir tendo em conta o estado em que se encontra a sua e o preço relativamente barato da mesma.
Cumprimentos
Está muito bonito o seu serie, essa cor fica muito bem
Quanto ao tubo do radiador, no meu por incrivel que pareça também não está ligado a nenhum vaso de expansão e sempre andei com ele assim e nunca foi necessário adicionar liquido no radiador, está sempre cheio...Será que não virá só com os series a partir de algum ano...? Mas Nuno se puser aqui as fotos já agora também tenho curiosidade de ver
Quanto à bomba o melhor deverá ser mesmo substituir tendo em conta o estado em que se encontra a sua e o preço relativamente barato da mesma.
Cumprimentos
- CarlosFreitas
- júnior TT

- Mensagens: 65
- Registado: 27 jul 2011 20:54
- Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
- RTI: 0
- Localização: Funchal, Madeira
Re: LAND ROVER Serie III
Não é bem a questão do preço porque é cerca de 30 € mas é mais o trabalhão que dá a trocar, porque é preciso tirar os para-lamas e mais uma capa de dentro ...hpc Escreveu:Boas,
Quanto à bomba o melhor deverá ser mesmo substituir tendo em conta o estado em que se encontra a sua e o preço relativamente barato da mesma.
Cumprimentos
Queria só agora ver se a bomba está boa trocando apenas o óleo e pondo um novo... A minha dúvida é mais em como tirar o óleo antigo.
- hpc
- júnior TT

- Mensagens: 72
- Registado: 08 ago 2010 12:55
- Land Rover: Serie III 88 1973
- Sócio LCP: 2359
- RTI: 0
- Localização: Porto/Amarante
Re: LAND ROVER Serie III
Pois isso também é verdade, mas nisso já não posso ajudar pois não faço a mínima ideia de cmo se tira o liquido, talvez terá algum orificio por baixo, nao sei...Mas como disse que o oleo já está muito espesso deverá ser complicado limpar aquilo bem, mas alguém que esteja mais dentro do assunto que se pronuncie 
- marco.marques
- júnior TT

- Mensagens: 226
- Registado: 13 out 2010 18:30
- Land Rover: Serie III 88" 1972
- Sócio LCP: 2389
- RTI: 0
- Localização: Vila do Conde
Re: LAND ROVER Serie III
bem, nunca retirei por completo o óleo do sistema, mas penso que se abrir as porcas de purga junto aos tambores das rodas e na bomba principal e com um compressor, deve conseguir empurrar o óleo todo para fora! depois é uma questão de colocar novo e experimentar se a bomba tá a funcionar!
LandAbraço
LandAbraço
- Luis M.S.G.C.
- júnior TT

- Mensagens: 182
- Registado: 14 jan 2010 09:13
- Land Rover: .
Serie III 109 1978
Discovery 300 TDI 1994
Defender 90 TD5 2006 - Sócio LCP: 2319
- RTI: 0
- Localização: Ponte de Sor
Re: LAND ROVER Serie III
Bons dias,
Para mudar as bombas tanto a de travão, como a de embraiagem principal ou secundaria não é preciso tirar nenhum dos guarda lamas, basta desaparafusar o suporte de cada uma das bombas, tirar os tubos e sai o suporte com o pedal e com a bomba tudo junto, com alguma ginastica dá para tirar o da embariagem sem tirar o do travão, embora o deposito de oleo dos travões tenha sempre que sair, se bem que mesmo assim é mais facil do que andar a tirar guarda lamas... Quanto á bomba de embraiagem secundaria, debaixo do serie consegues tirar uma e colocar outra.
A bomba de embariagem que esta no serie, muito provavelmente não tem nada de especial, com a bomba cá fora, basta tirar a capa de borracha que esta na ponta, depois puxar o veio que vem de dentro, sempre com cuidado e devagar e a ver a posição em que saiem embolos molas, etc com tudo isso cá fora, limpas tudo muito bem, o interior da bomba, as borrachas de dentro, molas, etc. e de o cilindro não estiver riscado ou danificado e as borrachas recequidas a bomba está boa.
Espero que ajude... Mais alguma coisa em que eu possa ajudar, é só dizer.
Cumps
Para mudar as bombas tanto a de travão, como a de embraiagem principal ou secundaria não é preciso tirar nenhum dos guarda lamas, basta desaparafusar o suporte de cada uma das bombas, tirar os tubos e sai o suporte com o pedal e com a bomba tudo junto, com alguma ginastica dá para tirar o da embariagem sem tirar o do travão, embora o deposito de oleo dos travões tenha sempre que sair, se bem que mesmo assim é mais facil do que andar a tirar guarda lamas... Quanto á bomba de embraiagem secundaria, debaixo do serie consegues tirar uma e colocar outra.
A bomba de embariagem que esta no serie, muito provavelmente não tem nada de especial, com a bomba cá fora, basta tirar a capa de borracha que esta na ponta, depois puxar o veio que vem de dentro, sempre com cuidado e devagar e a ver a posição em que saiem embolos molas, etc com tudo isso cá fora, limpas tudo muito bem, o interior da bomba, as borrachas de dentro, molas, etc. e de o cilindro não estiver riscado ou danificado e as borrachas recequidas a bomba está boa.
Espero que ajude... Mais alguma coisa em que eu possa ajudar, é só dizer.
Cumps
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: LAND ROVER Serie III
Ora cá está uma foto:hpc Escreveu:Boas,
Quanto ao tubo do radiador, no meu por incrivel que pareça também não está ligado a nenhum vaso de expansão e sempre andei com ele assim e nunca foi necessário adicionar liquido no radiador, está sempre cheio...Será que não virá só com os series a partir de algum ano...? Mas Nuno se puser aqui as fotos já agora também tenho curiosidade de ver![]()
Cumprimentos


O vaso de expansão serve para isso mesmo, quando a pressão aumenta a agua expande para o vaso.
O vaso tem um tubo aberto para baixo, para dar sempre possibilidade á agua para sair, caso a pressão aumente demais.
É muito importante verificar sempre estes tubos, no meu caso um dos tubos entupiu e rebentou uma rela do motor, pois a agua não tinha para onde expandir e saiu por uma rela, que estão lá mesmo para isso, mas que é chato é
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: LAND ROVER Serie III
Fica aqui um link para uma página que possui os manuais de oficina dos LAND ROVER. Neste caso de restauro serão muito importantes!
Verifique o manual 4 (Workshop manual part 4 clutch, fuel, cooling, exhaust, gearbox ) que está la isso do radiador e da embraiagem.
http://www.landroverweb.com/LAND ROVER/p ... r-manuals/
Força aí!
Verifique o manual 4 (Workshop manual part 4 clutch, fuel, cooling, exhaust, gearbox ) que está la isso do radiador e da embraiagem.
http://www.landroverweb.com/LAND ROVER/p ... r-manuals/
Força aí!
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: LAND ROVER Serie III
Já agora, se fosse para andar assim sem nada, para quê ter lá a abraçadeira?
[url=http://imageshack.us/photo/my-images/228/dscf2790f.jpg/]
[url=http://imageshack.us/photo/my-images/228/dscf2790f.jpg/]

-
JBorges
- júnior TT

- Mensagens: 368
- Registado: 14 ago 2006 15:47
- Land Rover: Série 3 88" 1981
- Sócio LCP: 2253
- Localização: Lisboa
Re: LAND ROVER Serie III
A tampa está furada? Deixa estar; é da idade!!CarlosFreitas Escreveu:...tampa que está cheia de furos e podre? Já pensei que o pedal da embraiagem está "sem peso" porque a tampa não isolou o deposito e entrou ar... e também vi que o óleo que está dentro está bastante espesso (quase como uma espécie de massa). Assim a embraiagem não funciona , acho eu...
O óleo da embraiagem é igual ao dos travões, se está espesso - perdeu as propriedades hidraulicas, tens que purgar todo os sistema e meter óleo novo.
Se queres fazer bem feito, verificas as bombas (todas).
O óleo para travões/embraiagem pode ser o GALP EXPERT TRÁVIA 4 (DOT 4).
- CarlosFreitas
- júnior TT

- Mensagens: 65
- Registado: 27 jul 2011 20:54
- Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
- RTI: 0
- Localização: Funchal, Madeira
Re: LAND ROVER Serie III
Com o sistema todo quer dizer o sistema da embraiagem certo?JBorges Escreveu: O óleo da embraiagem é igual ao dos travões, se está espesso - perdeu as propriedades hidraulicas, tens que purgar todo os sistema e meter óleo novo.
Se queres fazer bem feito, verificas as bombas (todas).
Como é que consigo purgar o sistema da embraiagem, só sei purgar o dos travões...
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: LAND ROVER Serie III
Penso que está na página 17 do manual: http://www.landroverweb.com/Pdf-files/M ... Part_4.pdfCarlosFreitas Escreveu:Com o sistema todo quer dizer o sistema da embraiagem certo?JBorges Escreveu: O óleo da embraiagem é igual ao dos travões, se está espesso - perdeu as propriedades hidraulicas, tens que purgar todo os sistema e meter óleo novo.
Se queres fazer bem feito, verificas as bombas (todas).
Como é que consigo purgar o sistema da embraiagem, só sei purgar o dos travões...
- CarlosFreitas
- júnior TT

- Mensagens: 65
- Registado: 27 jul 2011 20:54
- Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
- RTI: 0
- Localização: Funchal, Madeira
Re: LAND ROVER Serie III
Hoje estive a tarde toda a arranjar a parte da embraiagem...
O mais complicado foi encontrar a bomba secundária da embraiagem porque não sabia bem onde estava, e ainda por cima estava toda tapada com terra.
Depois foi só desenroscar o tubinho que liga a bomba principal á secundária para ver se estava entupido... Depois percebi que o tal liquido viscoso só estava nas paredes de dentro da bomba principal e que afinal não havia óleo nenhum dentro das 2 bombas e dos tubos (tudo seco) .
Para voltar a encher com óleo foi só voltar a enroscar os tubos todos e tirar a pequena válvula da bomba secundaria... Começar a deitar óleo e bombear com o pedal da embraigem até jorrar da bomba secundária apenas óleo fresquinho, depois voltei a colocar a vávula e coloquei a nova tampa da bomba principal e acabou...
Antes o pedal da embraigem estava muito solto, conseguia chegar ao chão sem esforço... Agora está muito mais pesado e já é preciso força para tocar no fundo.
Escrevi isto tudo porque mais alguem pode precisar de fazer igual ou apenas por curiosidade
Amanha vou testar porque hoje já é tarde.
Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos os membros que "ajudaram"
Este foi o óleo que usei:

O mais complicado foi encontrar a bomba secundária da embraiagem porque não sabia bem onde estava, e ainda por cima estava toda tapada com terra.
Depois foi só desenroscar o tubinho que liga a bomba principal á secundária para ver se estava entupido... Depois percebi que o tal liquido viscoso só estava nas paredes de dentro da bomba principal e que afinal não havia óleo nenhum dentro das 2 bombas e dos tubos (tudo seco) .
Para voltar a encher com óleo foi só voltar a enroscar os tubos todos e tirar a pequena válvula da bomba secundaria... Começar a deitar óleo e bombear com o pedal da embraigem até jorrar da bomba secundária apenas óleo fresquinho, depois voltei a colocar a vávula e coloquei a nova tampa da bomba principal e acabou...
Antes o pedal da embraigem estava muito solto, conseguia chegar ao chão sem esforço... Agora está muito mais pesado e já é preciso força para tocar no fundo.
Escrevi isto tudo porque mais alguem pode precisar de fazer igual ou apenas por curiosidade
Amanha vou testar porque hoje já é tarde.
Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos os membros que "ajudaram"
Este foi o óleo que usei:

- CarlosFreitas
- júnior TT

- Mensagens: 65
- Registado: 27 jul 2011 20:54
- Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
- RTI: 0
- Localização: Funchal, Madeira
Re: LAND ROVER Serie III
Hoje estive a trocar o resto dos casquilhos e reparei nisto... Parece-me que não é bem assim:...
-
-A seta vermelha aponta para a parte de baixo da manete das altas, para tentar mostar a localização do problema.
-A amarela mostra uma espécie de anilha de plástico que está solta.
-A azul aponta para uma borracha que esta toda rota.
-E a verde mostra uns dentes que acho que supostamente deviam estar para dentro.
Agora queria saber o que este ferro com os dentes e se há problema em estar assim...
Outra pergunta::
-No amortedor é suposto vermos os casquilhos?

Opiniões?
-

-A seta vermelha aponta para a parte de baixo da manete das altas, para tentar mostar a localização do problema.
-A amarela mostra uma espécie de anilha de plástico que está solta.
-A azul aponta para uma borracha que esta toda rota.
-E a verde mostra uns dentes que acho que supostamente deviam estar para dentro.
Agora queria saber o que este ferro com os dentes e se há problema em estar assim...
Outra pergunta::
-No amortedor é suposto vermos os casquilhos?

Opiniões?





