LAND ROVER Serie III

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

Bem as laminas da suspensão já não tem ferrugem nenhuma, já só falta pintar e deitar óleo...
Agora reparei que quando o carro está a trabalhar, há lá uma espécie de recipiente que deita muito gasóleo ou óleo...
Fiz um video que mostra isso mesmo... gostava que alguém dissesse aquilo o que é.

http://www.youtube.com/watch?v=ZSgxJEVcfBo
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por JBorges »

O "recipiente" é a bomba injectora do gasóleo.
Com sorte é só uma porca desapertada ou um tubo roto, costuma ser do tubo que vem do filtro (CAT amarelo), mete a mão e tenta encontrar uma porca, se sim aperta, devagar.
Marco
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 2446
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462
Localização: Aveiro

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por Marco »

Estou a gostar de seguir este tópico! Continuem a perguntar e a ajudar!
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

sim tem lá uma porca pequenina que é de onde está a pingar...
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por JBorges »

Então já sabes, com o carro a trabalhar aperta, devagar.
Quando parar de pingar, seca com um pano, vai dar uma volta, passa a mão e verifica se está seco, se não, aperta um pouco mais.
Avatar do Utilizador
rudoland
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 385
Registado: 17 mar 2011 19:34
Land Rover: SERIE III
RR DSE
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: COIMBRA

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por rudoland »

CarlosFreitas Escreveu:Bem as laminas da suspensão já não tem ferrugem nenhuma, já só falta pintar e deitar óleo...
Agora reparei que quando o carro está a trabalhar, há lá uma espécie de recipiente que deita muito gasóleo ou óleo...
Fiz um video que mostra isso mesmo... gostava que alguém dissesse aquilo o que é.

http://www.youtube.com/watch?v=ZSgxJEVcfBo

esse serie III deve fazer uns 20l aos 100 :lol:
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

JBorges Escreveu:Então já sabes, com o carro a trabalhar aperta, devagar.
Quando parar de pingar, seca com um pano, vai dar uma volta, passa a mão e verifica se está seco, se não, aperta um pouco mais.
JBorges, deixei-lhe uma MP, não sei se reparou.
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por JBorges »

Já respondi.
Outro assunto - tens ferramenta? devias ter um conjunto de chaves de bocas e/ou luneta.
Vais aprender que a chave de 13 é a rainha...
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

Pequena Actualização:

-Bem depois de eu andar a procura da tal fuga do escape nas juntas e isso afinal a fuga era mais um "buraco"....

Imagem

-Estava a pensar tapar esse buraco com uma folha de aluminio muito fininha e soldada á volta.. O quê que acham?

-Tambem já comprei chaves de boca e luneta com a tal chave 13 incluida, tinta Hammerite(recomendada pelo JBorges) para pintar as laminas da suspensão e um pincel para isso, e 4 casquilhos para os amortecedores da frente...

Imagem

-AH ! e tambem as palas para os pneus de trás.

Imagem

-Hammerite

Imagem Imagem

-Laminas da suspensão já desenferrujadas e desengorduradas:

Imagem
Avatar do Utilizador
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3224
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849
Localização: Póvoa de Varzim

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por Gil Craveiro »

No escape é melhor substituir por inteiro esse tubo...
Ao pores uma chapa por fora dessa crias turbulencia e diminuis a eficacia da saida dos gazes...
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por JBorges »

Mete anilhas nos casquilhos.
Prepara-te que vai ser um pincel retirares os velhos...

Quando pintares as molas aproveita e pinta o respiro do motor, é o cogumelo azul que está plantado em cima do motor...

Quando montares as pálas tenta montar na parte interior da travessa traseira, em principio devem estar lá os buracos.

Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

Já estive a tentar á pouco mas aquilo só mesmo á martelada...
Ainda não tem os buracos para por as palas mas isso não é problema nenhum,.

É preciso algum macaco para segurar o carro quando tirar os casquilos?
Avatar do Utilizador
joaquimdonario
master TT
master TT
Mensagens: 1440
Registado: 06 ago 2005 19:59
Land Rover: Defender 110 HCPU 1999
Sócio LCP: 436
RTI: 0
Localização: Aveiro

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por joaquimdonario »

Há pela net alguns truques/dicas para retirar os casquilhos das molas:
- queimar a borracha com um maçarico;
- cortar de dentro para fora, por forma a ganhar alguma folga e depois retirar à martelada ou sob pressão;
- com as molas fora do Series, colocar num daqueles macacos "de bancada, das oficinas" (não sei a designação correcta) e sob pressão retirar!

Já mudei (com ajuda de mecânico) nas minhas molas e cortei, depois queimei parte da borracha e retirei à martelada (não tinhamos macaco)!
JBorges
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 368
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253
Localização: Lisboa

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por JBorges »

joaquimdonario Escreveu:...retirar os casquilhos das molas...
A ideia é tirar os casquilhos dos amortecedores e não das molas.
CarlosFreitas Escreveu: ...preciso algum macaco para segurar o carro quando tirar os casquilos...
Para tirares os sinoblocos tens que tirar o amortecedor e para isso tens que tirar a roda.

Trava o carro, calça-o bem e levanta a roda com um macaco hidráulico.

Uma regra: Segurança acima de tudo.
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

-Já pintei a suspensão, os trincos e a zona do tablier
Imagem
Imagem
Imagem

-Agora 2 duvidas:

Para arranjar estas 2 laminas é preciso tirá-las fora e endireitar certo?
Imagem

E qual é o objectivo ou função destas luzes
Imagem



-
Avatar do Utilizador
Luis M.S.G.C.
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 182
Registado: 14 jan 2010 09:13
Land Rover: .
Serie III 109 1978
Discovery 300 TDI 1994
Defender 90 TD5 2006
Sócio LCP: 2319
RTI: 0
Localização: Ponte de Sor

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por Luis M.S.G.C. »

Boas,

Verde: indicador de pressão de oleo do motor.
Azul: indicador dos maximos.
Laranja: Indicador das velas de incandescencia.

Cumps
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por nuno.1 »

CarlosFreitas Escreveu:
Para arranjar estas 2 laminas é preciso tirá-las fora e endireitar certo?

-
Sim, convém ver se la no meio nao ha outras partidas que nao se vejam e que tenhas de substituir por novas.

Podes levar a um torneiro para despasmar as molas. Ganhas logo altura no serie.
Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

Alguem sabe dizer para quê que serve esta fita que está na suspensão da parte de trás?

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Avatar do Utilizador
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 4397
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870
RTI: 0
Localização: Guarda

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por nuno.1 »

CarlosFreitas Escreveu:Alguem sabe dizer para quê que serve esta fita que está na suspensão da parte de trás?

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
São cintas limitadores que servem para não deixar cruzar os eixos mais do que supostamente devem cruzar e assim ajudar tambem os amortecedores no seu trabalho.

No meu caso como despasmei as molas e a suspensão subiu tive de as tirar, e acaba por andar bem sem elas, permitindo um cruzamento de eixos maior. Claro que depois perde-se estabilidade em estrada, pois funcionam como barras estabilizadoras, mas num series estabilidade é coisa que não existe. ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
CarlosFreitas
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 65
Registado: 27 jul 2011 20:54
Land Rover: LAND ROVER Serie III 88'1980
RTI: 0
Localização: Funchal, Madeira

Re: LAND ROVER Serie III

Mensagem por CarlosFreitas »

E é normal só haver do lado direito?
Não devia ter do lado esquerdo